“Visão Científica das Doenças Psicoemocionais”, com Anete Guimarães

Seminário na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com Anete Guimarães, psicoterapeuta e pesquisadora universitária do Rio de Janeiro-RJ, no sábado 28/11/2015, de 14 às 18h, com o tema “Visão Científica das Doenças Psicoemocionais”. Anete é filha de dois dos maiores nomes do meio espírita do Brasil, Ana Jaicy e Geraldo Guimarães. Ela nos mostra os mais novos estudos da estrutura da mente humana e suas nuances, com enfoque na Doutrina Espírita. Conheça uma das maiores autoridades do assunto no mundo. Felicidades! Saúde Paz e Alegrias para você e seus familiares! Virgilio Knupp (Presidente da SCEE). Sempre aos domingos fazemos a transmissão ao vivo de nossas palestras no Canal 4, confiram acessando http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canal4. Assistam nossas palestras publicadas na Rede Amigo Espírita através do link http://www.redeamigoespirita.com.br/video e no Youtube https://www.youtube.com/user/sceecolatina.

Source: sceecolatina

Transcrição:

No subtitles for this videos

73 Comentários:

Isabel Almeida

Estou mudando como pessoa e sintô-me evoluindo muito espiritualmente assistido as palestra desta mulher iluminada Obrigada Anete sou sua fã n° 1.

Antonius Soares

como sempre Anete Guimarães é didática, muito bem embasada e cita as referências nas suas reflexões, e aborda tema de extrema relevância com primazia inigualável, parabéns !

ulrichhobo hoboken

Me doi os ouvidos quando essa senhora fala ( Foneticamente: Daxau). Foneticamente ficaria melhor dizer (Darrau).

Cristina M M

Excelente! Eu estava na palestra que ela fez aqui na Alemanha! Foi um presente para nós! Muita gratidão pelos ensinamentos.

Alexandre Jerônimo

Parabéns, está palestra é. um verdadeiro tapa na cara da sociedade.

Dada Lima

Ela fala do neurônio espelho, muito importante para entrar na energia do que o outro sente.

Ana Cruz

Fazer um passeio no auto-conhecimento, muito bom.

Marta Rute Santos Silva

DEPOIS QUE PASSEI ASSISTIR AS PALETRAS DE ANETE EU PASSEI A ME VALORIZAR E A TER PACIENCIA ÃO PRONUNCIAR AS PALAVRAS ANTES DE DIZE -LÃS MUITO INTELIGENTE PARABÉNS QUE O ESPIRITO SANTO TE PROTEJA DE SABEDORIA E LUZ

ROZE PIAZZA

Maravilhosaaaaa…… Como não vi esse vídeo antes Senhorrrrrrrrrr ?????!!!!!!!

Mariaglaucialobo Lobo

Gratidão por mais este aprendizado querida Anete

CHAMA VIOLETA

Maravilhosa

Lindacy Debora de Moura Dias

Anete brilhando como sempre

Roseana Maria Boa Viagem

ANETE NESSE PROJETO ELES NÃO AVALIARAM A EMPATIA COM OS ANIMAIS ?

Casa Gostosa com Daniella Goracci

Fantástico, obrigada!

Cassandra Carvalho

Perfeita explanação!

Maria das Graças Alves

Anete você é uma benção!

Adriano Silva

acho ela incrível

Fabiana Nunes

Muita luz para você Anete. Obrigada pelas suas palestras.

Nicole Moreira

Anette você é incrível suas palestras trazem enorme esclarecimento e conforto

Lúcia Alves – Teclas e cordas

Excelente! Obrigada Anete por compartilhar conosco seus conhecimentos.

lugaof7

ESTA MININA BRILHA.

Assistência Técnica – Led Lcd ou Plasma Eletrônicos em Curitiba Confira Fone 41 3040-5187/3376-1555

D+ Anete é sempre assim clara objetiva e principalmente simples que todos podemos entender, Obrigado Anete.

Eduardo Palmeira

ela é ótima

Claudia Eugênia Alves de lima

Excepcional !

Paula Radi

Excelente!

j santos

nossa! que aula ..!

Nilcea Flório Martini

Anete, no exemplo que você citou da criança ora suja e ora limpinha deuxada na rua , acredito que as pessoas incomodariam-se menos com a suja , porque é comum ver essas crianças nas ruas , muitas vezes até servindo como armadilhas para roubos feitos por adultos que estão por perto.

luiz augusto mauricio Mauricio

anete, por favor, deixe as perguntas e as intromissões com opiniões dos participantes para a parte final da palestra. pois, quem assiste os videos tem outra inetração com o assunto, deseja dar continuidade no entendimento do raciocínio, e isso naõ acontece em função das muitas estocadas, com pontos de vista pessoal de cada participante.interagir sim, porem sem alterar o alinhamento e a atenção de quem vê o video.obrigado.

Darci Reccanello

siga em frente! eu fico muito feliz em ouvir suas palestras, são muito gratificante obrigada.

Andreia Santos

Maravilhoso!

Séphora Adriana

Eu amei muito! Palavras maravilhosas e curadoras!

Rita Cestari

Menguele viveu no Brasil, interior de São Paulo na cidade de Nova Europa

Bernadet Souzaa

como você é linda!!!!

Marina da Glória

Ai gente todo instante alguém atrapalha a palestra…isso é falta de educação, espera acabar e dps fala com ela em particular.

Ricardo Mendonça

Gratidão pelos ensinamentos!!!

Rose Carmo

Muito boa!Muito esclarecedora!Obrigada

minecraft mundo craft

muito bom

Josete Nascimento

O cientista citado é o Ph.D. em psicologia e professor da Universidade de Cambridge, Simon Baron-Cohen, que acaba de lançar o livro Science of Evil (A Ciência do Mal, ainda sem edição no Brasil), obra na qual revisa mais de 300 estudos da área.
Não confundir com Simon Cowell.

Abs

Liliane Freitas

Isso serve para nosso esclarecimento

Carlos Eduardo Giglio Franco

Excelente o seminário!!

Khrism Maxie Taylor

E se a pessoa assiste muito Teatro ou Filme, há vários tipos de emoções simuladas por diferentes pessoas, e ali, através daquela linguagem nem sempre verbal, reconhecemos algumas emoções, isto poderia facilitar a capacidade de ser empático?

minecraft mundo craft

parabéns muito

Rebina Tavares

Anete eu gostaria que você falasse sobre o aborto, me sinto em uma opinião de dois mundos, é um assunto muito crítico que não é muito cogitado pela nossa sociedade nem dentro de casa é mencionado.

Paulo Henrique de Oliveira

#aplausos

Luciene Sant’Anna

Só pra lembrar borderline nao tem nada a ver com psicopatia, psicopata tem ausencia de sentimento e o borderline é exatamente o oposto senti em excesso, os borderline explosivel realmente pode acabar agredindo nao por ausência de sentimento, mas porque excesso de sentimento deixa a pessoa descontrolada e ela pode acabar se prejudicando e prejudicando outros, PSICOPATA NAO PREJUDICA A SI PROPRIO.

Maria Eliz Medeiros

Palestra magnifica, como todas as outras que ja assisti com Anete Guimarães. Porem , quanto ao fato coisificar as pessoas, Acho dificil tratar-se quando isso é adquirido por um trauma acontecido em familia. Gostaria de uma resposta.

Antônio Gutschow

Boa tarde.Gostaria que fosse disponibilizado o nome dos autores de trabalhos científicos que foram mencionados nesta palestra.Alguns consegui encontrar outros não como Simon Kowell ou Cowell não encontrei desta forma mesmo no site da universidade de Princeton.Obrigado.

Miriam Dias Pinheiro

ADMIRO MUITO A DRA ANETE,SUA FORMA DE EXPOR OS TEMAS,DE FAZER PENSAR,E,DE MANTER O FOCO DE SUAS PALESTRAS!!!!!!!!!SOU MUITO GRATA A ESTE ESPÍRITO!

Fabíola Viana

Preciso deixar aqui minha observação quanto aos transtorno de Borderline citado no seminário. Nem todos os Border não são agressivos ou beirando a psicopatia. E se o border tiver comportamento agressivo ele age por impulso, devido a grande sensibilidade. Então, acho bom que ao falar sobre o borderline não seja colocado no mesmo patamar de um psicopatas. Usar esse paramentro é muito cruel. Coisificou.

Rosângela Gomes

Em geral, prestando muita atenção, cheguei aos pontos dos assuntos abordados. Mas perdoe a ignorância Dra Anete,qual o objetivo do assunto da “coisificação”? Todos estamos sujeitos a coisificar a natureza ou condição do que é outro, do que é distinto (alteridade)? Todos somos sujeitos a crueldade dependendo das circunstâncias? Grata.

Murilo Fagnani

Alguem sabe o link de uma palestra da Anete em que ela fala sobre a “coisificação”? Ela amassa uma folha de papel dando o exemplo de como irmãos se veem quando brigam.
Eu achava que a palestra que eu procuro fosse essa do vídeo que eu estou comentando, mas não consegui achar o trecho em que isso que eu disse (do papel) aparece.
Muito obrigado.

Edson Macedo

Como o ´´seminário´´ foi desenvolvido a partir do livro “Science of Evil” Dr. Simon Baron-Cohen, colo aqui o endereço http://www.amazon.com/The-Science-Evil-Empathy-Origins/dp/0465031420 onde querendo podem comprar o livro e também verificar as críticas que demonstram que o mesmo está longe de ser consenso no meio científico.

Mrc Qrz

Gosto muito de todas as palestras, mas acredito que ela não esteja se referindo a pessoas que foram diagnosticadas com depressão, ansiedade, ou qualquer outra doença emocional.
Sobre a empatia, tive dúvidas: temos empatia por animais, não deveríamos encherga-los segundo o sistema que identifica coisas? .

INACIO PINTO DE MADEIRA

Anete, não sei se você lê nossos palpites, mas vou supor que sim. Também peço desculpas caso o assunto tenha sido abordado depois do ponto em que a madrugada disse “termine amanhã”. Senti falta de uma abordagem sobre o papel da mídia de massa, tanto no sentido político quanto consumista, nesse processo coisificante e alienatório. Ah, lembrei-me agora de um dito meio antigo produzido pelo proverbial Paulo Salim Maluf : ESTUPRA MAS NÃO MATA, PÔ.É redundância dizer que você esteve ótima.

Gaúcho69 Gaúcho

Essa desculpa dos que bateram na mulher e alegaram dizendo que acreditavam estar batendo em uma prostituta pode ter sido apenas uma desculpa furada. Ao serem questionados pelo delegado e pela imprensa teriam que justificar de alguma maneira ainda que a resposta fosse absurda e não justificasse. Como os profissionais do sexo estão mais expostos a violencia pelo fato de estarem se relacionando com muitas pessoas desconhecidas essa desculpa furada poderia ser encarada, no entendimento dos agressores, pelos outros de forma menos repulsiva. E aquela desculpa furada de quem não tem outra desculpa para dar principalmente estando sob pressão. Ninguém em da consciência daria uma desculpa dessas acreditando nessa desculpa, pois a ninguém e permitido agredir ninguem independentemente da situação em que a pessoa candidata a vítima estivesse. Seria esperar muita estupidez dos agressores imaginar que eles acreditavam na desculpa que deram, pois agrediram de forma anônima. Levar a declaração desses jovens ao pé da letra para falar em coisificação parece ser um pouco inocente para quem pensa assim.

Dada Lima

No caso das assistentes de Menguele , era fazer ou morrer, cometemos atos cruéis para nos defender.

Aldo Pires

A resposta está na justificativa do pai, ou seja, o filho recebeu essa educação, consequentemente se tornou violento e intolerante.

Helena Oliveira

Excelente, é Divaldo de sais, enquanto Divaldo é Anete de vestido.

sonya wroblewski

Independente de ser herói ou vilão de filmes de ficção, o importante é o que ensinem valores morais, mas claro que o alicerce vem de pais responsáveis sobre o que é certo e o errado.
quanto ao ser objeto e o ser humano, não creio que seja aleatório a menos que haja explicação médica ou espiritual, pois acredito que a síntese de ser branco ou negro, mendigo ou mexicano, empregada ou prostituta me parece ser algo ligado ao preconceito, mas a particularidade difere quando é um caso isolado e pessoal, ou exemplo, eu só ataco quem me atacou antes, mesmo eu tendo filtro e sei diferenciar o que é objeto e o que é ser humano com todos , menos com quem atacou a mim e as pessoas quem eu amo, e sobre outros eu posso nem ter tido conhecimento antes, então eu me considero uma psicopata direcionada, os agravantes vem bem depois da minha raiva ou ironia, e se eu sou inocente ou não no momento eu não tenho conhecimento e nem posso desejar que esta pessoas queime no inferno por capricho, e sendo espírita eu tenho muito a aprender.

marco antônio bógus

Eu acho que falta a palestrante ( a Doutrina Espírita) falar sobre Vladmir Lenin ,Joseph Stalin , Mao Tse Tung , Fidel Castro, Che Guevara & Tran Dai Quang ,e todos os ditadores assassinos comunistas , já que a ideologia matou mais de 200 milhões … Sempre escuto amigos , conhecidos falar sobre Adolf Hitler ,que matou 6 milhões de pessoas , mas e Stalin que matou 30 milhões ?? Mao Tse Tung 60 milhões ??Lenin 17 milhões ?? Fidel Castro 117 mil ??

Anselmo Duarte

Eu adoro as palestras da Anete Guimarães. Muito obrigado. Só lamento que ela trate os ouvintes como se fossem débeis mentais.

Francisca Rivier

nao acho que ten direitos de julgar o proximo seja la quem for porque as pessoas na realidade querem ser diferente porque se nao sairiam no carnaval homem vestido de mulher e vice versa

Ester khrystina

Adoro as palestras da Anete Guimarães mas as vezes parece que ela desqualifica a psicologia 40:15, está que também é uma ciência. O curso leva em torno de cinco anos, de segunda a sábado, com seis estágios obrigatórios e muitas horas de atividades complementares e no final é feito o TCC sendo um artigo cientifico. No curso é estudado a parte medica e biológicas das psicopatologias, a parte social e é claro a psicológica. Existem linhas de pensamento como a psicanalise, humanistas, cognitivas e comportamentais, os psicólogos não receitam medicamentos mas assim que ahh a suspeita de algo de orgânico o tratamento é feito em conjunto com psiquiatra, neurologista…… Existem casos que podem não precisar de auxilio medico como por exemplo a pessoa que quer aprimorar suas habilidades sociais para se tornar um melhor líder na empresa que trabalha…… Existem péssimos profissionais psicólogos assim como em qualquer outra profissão. Quanto ao exemplo do menino que poderia estar perdido não podemos afirmar que as pessoas que pararam para ajudar o menino limpo e arrumadinho pensassem que ele sim era uma “pessoa”, mas precisamos conhecer a influencia cultural de cada país. Aqui quem sabe tenham feito a associação de que crianças bem arrumas e limpinhas não tenham tanta independência e autonomia e precisam de ajuda para localizar seus familiares, pelas criação mesmo. Já o menino desarrumado e sujo poderia muito bem ter saído de casa para vender algo no sinal, pedir esmola ou estar no centro da cidade simplesmente andando sozinho podem ser levantadas varias hipótese para os dois casos, não sendo objetivamente esse é gente e aquele uma coisa, claro que muitas crianças são vistas como objetos e que esta mal arrumada tem mais probabilidades. Cada caso é uma caso que mercê atenção.

Gaúcho69 Gaúcho

o exemplo da criança na rua e forçado para dizer que uma criança mendigo não foi encarada como pessoa e sim como coisa. Encontrar uma criança arrumada e só na rua gera preocupação porque pode ser uma criança perdida da família, mas um menor de rua não é identificado como alguém perdido e sim alguém habituado a viver na rua. Se encontramos pela rua, e com o perdão da comparação, um cão de raça, bem cuidado isso pode levar a uma preocupação adicional a que teríamos se encontrassemos um vira latas, pois o cão de raça poderia ser encarado como um cão perdido e sem a experiência para se manter vivo nas ruas com a possibilidade maior de ser atropelado e com mais dificuldade de encontrar alimento. Dizer nesse exemplo que deu que alguém que sinta mais preocupação pelo cão de raça que do vira latas considerando este como uma coisa só porque não é um cão cuidado é forçar a Barra! Já peguei vários cães de rua, mas se encontrar um cao na rua com aparência de perdido isso geraria em mim uma preocupação maior.

NOVA4ENERGY ™

Bomba!!!!

homens já moram em Marte! Comprovado!!
https://www.youtube.com/watch?v=N1DHFgh6BQk

Elisabete Navega

A palestrante induz o ouvinte a achar q ela tem formação na área médica ou na área da psicologia. Mas ela não tem. Nao consta inscricao no Conselho de Psicologia e nenhuma referencia de seu nome no curriculo lattes do CNPQ, requisito basico para qualquer pesquisador brasileiro. E não raro em suas palestras repassa informacoes equivocadas. Devemos ouvir com reservas, pois lhe falta capacitação técnica para fazer afirmações da maneira como faz. Ouçam palestras de médicos psiquiatras espiritas como Sérgio Lopes. É mais seguro e informativo.

Dada Lima

Se você tiver medo, comete sim, e não é só medo físico, nós agora temos medo do comunismo, pode sair até morte por causa disso.

raquel dias

a 5 anos atraz tomei uma decisão importante na minha vida graças a dr anete.e foi tudo na minha vida e hje com esta palestra tomarei outra melhor ainda muito melhor obrigado.e vou passar meus aprendizados para o próximo.

Auredson Romeu

Ela é muito prolixa.

Igor Andrade

Só para complementar, os esclarecimentos, sobre o movimento LGBT:

Qualquer, Orientação Sexual, ou Identidade de Gênero: não é crime, não é
doença, e não é pecado.

Todos os machistas, preconceituosos, e os homofóbicos, do Brasil, e do
Mundo, tem que entender, de uma vez por todas, que:

Qualquer, Orientação Sexual, ou Identidade de Gênero: não é crime, não é
doença, e não é pecado.

Qualquer, Orientação Sexual, ou Identidade de Gênero:

Não é crime:

1 – Pelos os princípios de igualdade, dos Direitos Humanos de 1948, da
Constituição Federal do Brasil de 1988, e da Lei do Marco Civil da
Internet no Brasil de 2014.

2 – Pelo o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, ter aprovado, o
casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, em 2011.

3 – Pela a Suprema Corte dos EUA, ter aprovado, o casamento entre
pessoas do mesmo sexo nos EUA, em 2015.

Não é doença:

1 – Pela a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1992.

1 – Pelo o Conselho Federal de Psicologia do Brasil, desde 1999.

2 – Pelo o Conselho Federal de Medicina do Brasil, desde 1985.

Não é pecado:

1 – Na religião Espírita Cristã, segundo o Chico Xavier, em 1971.

2 – Na religião Católica Cristã, segundo o Papa João Paulo II, em 1979.

3 – Na religião Evangélica Cristã, segundo a Assembléia Geral da Igreja
Evangélica Luterana no Canadá, em 2011.

Até o Dicionário Houaiss do Brasil, sabe disso tudo, quando mudou, a
definição de família, em 2016, para:

Núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente
compartilham o mesmo espaço e mantém entre si uma relação solidária.

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/05/dicionario-houaiss-reescreve-o-verbete-familia.html

Mais informações: http://orientacaoindentidadeatualidade.blogspot.com.br/2016/05/qualquer-orientacao-sexual-ou.html

Lucia Nobre

Tudo isso é mentira demais isso não existe

sn gou

vc diz muitas vezes ‘por quê’… chato. deem microfone à plateia

Robson Luís

Excelente!

ATENÇÃO: Os comentários não correspondem a opinião do proprietário deste site e foram extraídos de forma automática. Este artigo não possui fim comercial e tem por objetivo apenas o estudo da tecnologia Selenium. Caso algum comentário aqui presente seja abusivo ou fira alguma lei, favor nos informar para que possamos removê-lo o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima