4 ervas para o estresse que fazem seus níveis de serotonina subirem.

Seu corpo possui duas glândulas adrenais localizadas logo acima de cada um dos seus rins. Como parte do seu sistema endócrino, as suas glândulas adrenais secretam mais de 50 hormônios, incluindo a aldosterona (que ajuda a regular a sua pressão arterial e volume sanguíneo), cortisol e adrenalina, sendo que esses dois últimos podem se tornar hiperativos devido ao estresse.

De fato, o seu eixo hipotálamo-pituitário-adrenal (HPA) é o sistema responsável pela gestão do estresse. Isso inclui estresse de todas as fontes possíveis, seja lesão ou doença, problemas de trabalho ou relacionamento, falta de sono ou dieta inadequada.

A exposição ao estresse crônico devido ao excesso de trabalho, inflamação crônica ou doença de longo prazo, por exemplo, pode resultar em disfunção do eixo HPA, comumente – embora talvez um pouco imprecisamente – chamada de “fadiga adrenal” ou “esgotamento adrenal”.

Adaptógenos para suporte adrenal

Uma hipótese mais recente é que a maioria dos casos de “fadiga adrenal” não é realmente devido à capacidade reduzida das glândulas adrenais de produzir cortisol. Mais frequentemente, o problema pode ser rastreado até a disfunção na porção de sinalização cerebral do eixo HPA, o que significa que o problema principal é com o hipotálamo e pituitário (a H e a P, e não tanto a A, ou a porção adrenal do eixo).

A insuficiência adrenal primária e secundária podem ser diagnosticadas com um exame laboratorial. Anormalidades mais sutis no eixo HPA, por outro lado, são mais difíceis de diagnosticar. Para identificar a disfunção do HPA, é recomendado um painel hormonal completo. Um dos melhores é o teste DUTCH (teste de urina seca para hormônios completos), um painel hormonal completo desenvolvido por Mark Newman, fundador do Laboratório Precision Analytical, em Oregon.

O teste DUTCH realmente supera todos os outros métodos quando se trata de contar a história sobre o que os seus hormônios estão fazendo, permitindo que você determine em quais áreas você deve se concentrar em termos de tomar ação corretiva. Vários nutrientes são conhecidos por apoiar a função adrenal, incluindo magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina C e gordura animal-baseada omega-3, como óleo de krill.

Certos adaptógenos também podem ser úteis se você estiver lutando com o estresse persistente. Quatro dos adaptógenos mais bem reconhecidos para o suporte adrenal são ashwagandha, rhodiola, ginseng e tulsi. Esses e outros adaptógenos são únicos porque ajudam o seu corpo a se adaptar ao estresse, em parte regulando os hormônios e melhorando a sua função imune.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima