leandro karnal fala sobre zygmunt bauman e o diálogo da segurança e do efêmero

Leandro Karnal, como palestrante desta edição do Café Filosófico, fala sobre o sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman, cujo qual reflete sobre o poder destruidor da guerra e o poder de um novo ethos dado pela internet, a partir da releitura que fez sobre o mal-estar da civilização de Freud.

Como administrar a explosão de informações que levam grupos a bolhas excludentes? Como repensar a memória da barbárie declarada e objetiva das guerras em meio à sutileza de outra destruição, a do homem individual e livre? A vontade de segurança é redefinida pelo caráter passageiro e contraditório do nosso individualismo, que se exibe a todo instante em redes, tornando o verbo ser, curiosamente, transitivo.

Source: instituto cpfl

Transcrição:

Corpos e mentes surge sempre que alguém lê escreve joga corres o risco emocionou e desde 2003 nós a usamos para mudar as pessoas a mudar uma ideia por vez com cinema música arte debates esporte e programas que incentivam o protagonismo social com ela criamos experiências que conectam transforma realidades assim essa energia forma uma rede uma rede múltipla que estimula a reflexão e renova a esperança

Nós chamamos de energia do conhecimento com ela vencemos a escuridão instituto cpfl 15 anos compartilhando conhecimento não não muito boa noite eu sou o mário mazzilli sou diretor do instituto cpfl sejam todos muito bem vindos à gravação do café filosófico cpfl um programa do instituto cpfl que nesse ano de 2018 assim como o instituto completa 15 anos

A noite de hoje nós teremos uma edição especial do café filosófico que conta com a parceria da secretaria da cultura do estado de são paulo da fundação osesp e da nossa parceira mais antiga tv cultura agradeço aqui enfaticamente o empenho de todas as equipes que em parceria com o nosso time do instituto cpfl se dedicaram para realização desse evento cabe a nossa noite gostaria de chamar aqui ao palco o presidente do grupo cpfl

Energia senhor andré dorf boa noite a todos é uma alegria muito grande um orgulho muito grande para nós da cpfl a está aqui hoje nessa noite mais um evento comemorativo dos 15 anos do instituto cpfl e do café filosófico eu quero lembrar que já foram mais de 700 edições do café filosófico que normalmente é gravado na nossa sede lá em campinas então hoje nós vamos ter uma noite

Especial com todos os convidados todos vocês além dessas 700 edições já foram mais de 450 transmissões em streaming pelo nosso site pelo site do instituto cpfl pela página no facebook e no youtube bom hoje não é dia de grandes discursos eu quero é fazer um agradecimento especial à secretaria estadual de cultura a fundação padre anchieta fundação osesp as equipes técnicas do instituto e dos

Parceiros e dos nossos parceiros no instituto cpfl um agradecimento especial aos curadores convidados e aos nossos conselheiros a e um agradecimento mais do que especial aos seguidores e telespectadores do café e de todas as atividades empreendidas pelo instituto cpfl e eu não podia deixar também de fazer um agradecimento especial ao mário mazzilli diretor do instituto e líder a ao longo desses últimos anos de todas essas atividades

Obrigado mário boa noite bom evento autores [Aplausos] bom só algumas informações a gente passar a ao programa essa gravação como todas as que nós fazemos está sendo transmitido online pelo youtube e pelo facebook também ela integra a série grandes intérpretes para questões do século 21 que tem a curadoria do historiador josé alves de freitas neto aqui também presente nesta noite hoje

Nós teremos o historiador leandro karnal com o tema palma diálogo da segurança e do efêmero canal é historiador e professor da unicamp conferencista e autor de diversos títulos entre os quais pecar e perdoar teatro da fé conversas com um jovem professor foi curador de exposições e tem sido colaborador freqüente no jornal o estado de são paulo e na própria tv cultura após a fala inicial de karnal nós

Teremos um momento para perguntas do público e da internet nossas assistentes passaram pela platéia e aí por cima pelas áreas superiores da sala recolhendo as perguntas que deverão ser escritas e se possível da forma mais objetiva para que nós tenhamos tempo de fazê lo de fazer o maior número possível delas as pessoas que estão nos camarotes que desejarem também fazer perguntas por favor procure as nossas assistentes que estarão nos corredores ao fundo dos

Camarotes muito bem sem mais informações eu gostaria de chamar ao palco o convidado desta noite leandro karnal [Aplausos] [Música] funcionando boa noite gente muito boa noite é um imenso prazer estar aqui com vocês por vários motivos óbvios primeiro que eu fiz parte muitas vezes desse café filosófico é um café que

Ajudou a definir uma parte da minha carreira é um serviço extraordinário da cpfl fazer pessoas em larga escala discutirem temas é uma noite especial de comemoração dos 15 anos também porque essa noite ocorre aqui onde uma grande parte da minha felicidade como morador desta cidade já ocorreu desde o primeiro concerto nessa sal eu venho regularmente e todas as vezes que possa sou muito feliz aqui

É uma noite especial por isso é uma noite também especial porque obviamente hoje é aniversário de shapes e de nascimento e morte e é uma experiência de vida essa experiência de público esse assédio obrigado é uma experiência muito boa e muito bonita que recém abertas os tíquetes ele se esgotaram tão rapidamente eu volto a dizer o que eu disse ontem em

São josé dos campos uma platéia de 5 mil pessoas em uma praça o brasil que lota uma sala para ouvir um professor falar de outro professor eu falando de um grande pensador que é o baumann é um brasil que vale a pena um brasil que eu acredito é o brasil que tem futuro quando uma noite de segunda-feira em um lugar lindo mas cercado de cenas um pouco menos bonitas as pessoas lotam

Essa sala não para aquilo que tradicionalmente se nota que é bom também cantores e outros mais lota uma sala para ouvir em idéias em uma noite de segunda feira então tudo isso converge para que eu repita a frase do falso para benefício esse é o momento que pode parar seu momento que eu sinto perfeito esse é o momento que eu sou feliz dando aula 37 anos estando em são paulo há 31 anos

Este é o modelo que realmente me enche de esperança de novo nada de novo não tem limites aqui e este é um momento especial e eu preciso agradecer antes de passar a fala há muitas pessoas primeira cpfl que foi extremamente generosa comigo desde o início valorizou e investiu em vários sentidos a tv cultura da qual sou também apresentador do jornal e que penso muito sobre o modelo da tv cultura especialmente jornalismo plural múltiplo

Agradecer ao meu amigo aqui presente pessoa josé alves procurador desse módulo com tantas pessoas tão importantes agradecer à minha equipe que está por detrás disso a equipe do crato igor luciana patrícia e fabiana que são o poder organizador por detrás da minha presença aqui acima de tudo e do fundo do coração agradecer a vocês que lotam essa só agradecer a vocês que acreditam na possibilidade do debate que escaparam da

Polarização quase obsessiva que nós vivemos que decidiram estar presentes pensar e que têm dúvidas plausíveis dúvidas possíveis vocês vieram aqui e eu gostaria de oferecer exatamente o que eu posso oferecer uma visão parcial de alguém que leu alguma coisa não leu outras uma visão subjetiva e pra que vocês ao saírem daqui digo essa idéia eu adorei o digão essa idéia eu acho um pouco complicada ou outros digam a saída é um

Horror eu acho um absurdo é isso que eu quero eu não quero mínimo uns eu não quero gente seguindo um muro não sou meu malvado favorito eu não quero ninguém seguindo ou simplesmente foi se aqui fosse o som olhou foi se voltou pronto voltou a um pronto e testado dezenas de vezes antes se chama lei de morte não ainda não voltou bem acima de tudo é impossível não amar o que eu tenho o privilégio de

Ter a minha frente à sala são paulo no espaço tão nobre espaço tão extraordinário dessa cidade com tão poucos espaços que sejam acolhedores de cultura a sala são paulo aqui lotado nessa noite não me deixa desanimar não me deixa deixar de pensar que este país talvez não vale a pena pelos seus dirigentes mas certamente vale a pena pelo seu público pelo seu povo elas pessoas dessa sociedade que como eu e como vocês trabalham acordam cedo

Trabalho e no fim do mesmo entregar o imposto de renda com uma raiva profunda no fim deste mês este somos nós o diálogo que eu discuti com o meu colega e curador josé alves era o diálogo da segurança e do efêmero era um diálogo voltado à reflexão sobre um autor que desde muito cedo eu acompanhei o polonês zygmunt bauman polonês nascido em 1925 e falecido há pouco tempo em 2017 com 92 anos incompletos completaria só em novembro

Morreu em janeiro mas um homem que manteve até o final uma lucidez extraordinário um homem que não teve perda de memória atravessou tragédias de câncer da esposa problemas de saúde da filha e um homem que atravessou tragédias históricas do século 20 por exemplo o holocausto judaico o totalitarismo soviético no qual ele esteve engajado durante algum tempo e finalmente chegou a acompanhar a

Revolução da internet e ao contrário de todas as pessoas maduras como eu segundo bayma sempre foi atualizado crítico da internet mas nunca deixou de explorar instagram nunca deixou de explorar fez e ele acompanhou em alguns livros ele cita o msn em alguns livros ele cita o orkut e lentamente especialmente no século 21 ele cita aquelas referências que nos caracterizam hoje vai manter uma trajetória interessante porque ele

Começa com um militante da resistência contra o fascismo luta no exército polonês de resistência barbary nazista e por muito tempo considera que a presença soviética uma presença libertador lentamente foi percebendo que o abandono da ditadura nazista ea chegada da união soviética não tinha sido libertadora enfrentou essa trajetória quase clássica do intelectual de esquerda do século 20 começou socialista apesar dele ter dito até o fim da vida que era socialista mas

Começou socialista e pró soviético foi se afastando da união soviética medida que fatos como a rebelião polonês e um grande 56 à medida que em 68 um expurgo universitário na polônia à medida que 68 primavera de praga e acima de tudo uma experiência muito dolorosa para ele o pai dele se aproximou da embaixada de israel em varsóvia e foi preso e ele também por ter tentado emigrava israel o pai dele ele nunca fez essa trajetória

Logo é um homem que foi revendo a idéia do socialismo histórico e chegou a acompanhar pela sua longa vida chegou a acompanhar a queda do muro de berlim a glasnost e perestroika e toda transformação do socialismo histórico entre 5366 ele lançou uma vasta quantidade de obras que eu confesso a vocês com vergonha e humildade que eu não li nenhuma porque todas essas obras durante 13 anos por escritas em polonês língua que eu não domingo

Então eu sempre imagino que ele esteja um tesouro extraordinário e que um dia poderia ler mas não li nenhum visitou israel brevemente e emigrou para lidos na inglaterra e lá em letras a partir de 73 ele passou a produzir exclusivamente em inglês de um artigo de um texto já na década de 90 e foi se afastando da experiência do socialismo histórico foi se afastando da sua própria polônia a quem voltou apenas algumas vezes e foi se tornando cada vez

Mais crítico e é amparado em um sucesso cada vez maior há um traço interessante porque ele é um sociólogo formal é um sociólogo de linguagem formal de linguagem científica mas desde um livro de 64 que já acontecera vocês eu não lhe pertence ao período de 13 anos de obras em polonês ele lançou um texto chamado sociologia cotidiana esse texto fala para os poloneses como eles devem ver as coisas da sociedade ao

Andar na rua uma espécie de experiência socrática de uma sociologia real uma espécie de contato com as pessoas para que elas pudessem pensar a partir do real pensar a partir dessa experiência sem nunca ter perdido a característica do rigor conceitual que é próprio de um sociólogo baumann queria desde o início ser entendido por mais gente e desde o primeiro texto que eu li de bauman há quase dez anos

Eu fiz uma pergunta por ter muitos textos dele que talvez seja hoje um pouco especular um pouco de reflexo meu o que se ganha e o que se perde quando você se torna famoso o que se ganha o que se perde quando os holofotes estão sobre você o que se ganha e se perde quando você abandona o rigor acadêmico e parte com uma linguagem mais fácil que não é errada e não é contraditório nem superficial mas ela é mais plana é mais próxima do grande público em 1997

Baumann chegou à idade de 72 anos idade em que a maioria dos professores eu inclusive pensamos diretamente obsessivamente na aposentadoria aos 72 anos olhamos atravessamos o cabo da boa esperança olhamos calicute à frente e sentimos que estamos no fim esse é o momento que baumann deu uma guinada importante se vinha lançando livros que o tornaram inclusive conhecido no meio acadêmico primeiro texto que eu li dele

Extraordinário modernidade holocausto no qual ela faz uma reflexão muito bonito baumann começa a tocar em um texto que a maioria dos sociólogos não tope pega um livro de 1930 de freud mal estar na civilização também traduzido às vezes para ser mais fiel alemão mal estar na cultura ou a civilização e seus descontentes como o título inglês ele pega esse texto em que floyd analisa cultura a civilização e junta um texto em 1927 futuro de uma ilusão dois textos

Proíbe anos e começa a pensar o que eu poderia escrever passados tantos anos entre a escrita de fraude ea minha escrita atual 1927 30 em 1997 porque essa proximidade floyd baumann são de origem judaica froid baumann tiveram que abandonar seu lar por causa do nazismo froid balmant interesse por arte froid baumann tinha pesquisa na área de filosofia talvez tudo isso tenha aproximado mas acima de tudo ele se interessou por esse

Conflito freudiano entre civilização que do mês tica que rebaixa que ordena que pede a você que não seja impulsivo que não seja emotivo demais e acima de tudo que não seja publicamente sexuado com a vontade do indivíduo livre cheio de impulso inclusive vontades que floyd vai chamar de pulsão de morte vontades de eliminação das pessoas a civilização para o austríaco era reprimir os sentidos

Quanto mais eu reprimisse mas eu estudaria o que é mais ou menos óbvio quanto mais repressor for uma sociedade repressora quanto mais repressor foi um estado mais se produz filosofia língua e assim por diante porque para floyd eu só estudo quando eu não estou exercitando a sexualidade essa é uma teoria floridiana a renúncia o instinto causa uma tensão incontornável entre o indivíduo o estado

Ea sociedade e assim fica uma questão mais ou menos penso em ti eu vou fazer como baumann dar um exemplo concreto o que impede que algumas pessoas especialmente as que estão mais à frente realizem o desejo mais profundo da humanidade neste momento o desejo mais institucional e sagrado o desejo acima de todos os desejos que é fazer uma selva o que impede que as pessoas mais próximas tendo uma escada que não se

Atirem no palco e venham fazer uma self máximo da civilização ponto máximo do desenvolvimento humano que é a selphy exatamente porque se vocês fizerem isso o grupo vai condenamos os amigos vão se envergonhar haverá repressão e eu como pessoa educada ou reprimir esse instinto esse choque entre o que eu desejo e o que a sociedade deseja é a tensão elementar e atenção básica axial que move toda cultura e toda a

Sociedade a cultura é um ato repressivo os alemães usam muito culto e alemão os franceses muito civilización a cultura é um ato repressivo a idéia é pessimista de fraude é uma reflexão importante e precisamos retomar então o texto de 27 quando froid traça uma fascinante correspondência que vale sempre a pena ler o seu amigo francês rolan simon especialista em literatura poesia mística que iria ganhar o prêmio nobel inclusive ele traça com rolando um

Debate ele fred ateu com rolão quase místico e o interesse deles por conhecimento faz com que surja um conceito que freud atribuir o amigo apesar de não dizer o nome já que floyd desculpei esse conceito de um amigo mas o conceito de rolan roberts chama sentimento oceânico sentimento oceânico é fundamental em fraude que significa o meu eu diluído no topo o grande sonho de todas as pessoas encontrarem uma religião encontrar em um

Time de futebol encontrarem uma torcida encontrarem o seu eu diluído no todo pra que eu resolva de vez essa tensão entre o indivíduo eo grupo entre o meu desejo o desejo dos outros sentir-se um com o universo diluir se como uma gota no oceano esse é o grande sonho dos místicos esse é o grande sonho que freud analisa como um processo no qual eu necessariamente quero perder a minha individualidade para evitar o atrito entre minha

Individualidade e o todo o sentimento oceânico para floyd a separação entre mim eo mundo é o nosso grande tema o medo que nasce quando o bebê segundo freud totalmente coerente com uma observação de santo agostinho é muito diferente baumann agostinho e fraudes em a mesma coisa quando o bebê pela primeira vez percebe que o seio da mãe não é parte dele e isso é o primeiro trauma de um ser humano o seio não funciona como ele não

Controla ou sei segundo freud está nascendo aqui a individuação está aqui o afastamento impossível de o controlar que o afastamento entre mim e outro ora todos nós somos indivíduos todos nós sentimos mas ninguém sente o que eu sinto quando eu dou uma topada em uma pedra todos meus amigos podem ser solidários mas é uma solidariedade retórica porque eles não estão sentindo a dor

Ora essa questão para floyd como agostinho tinha notado inveja de uma criança de dois anos com o irmão de seis meses sendo amamentado essa questão froid rolar por prossegue ea riqueza desse debate extraordinário e floyd ilustrado por um amigo muito culto como o próprio freud freud começa a pensar como se recupere esse sentimento oceânico como é que eu volto a ser um como eu supero a divisão mas abandonei

Freud voltemos ao nosso foco bom eu havia dito que em 1997 baumann está naquela fase em que quase todos nós pensamos na aposentadoria encerrar a carreira mas bahuan é um clássico intelectual baumann um clássico pensador como um clássico artista como um artista de verdade palma não interpreta que seja possível que um dia ele pare de pensar e parar de produzir como michelangelo como rafael ele quer produzir até a morte até seu último dia que foi acontecer com

Aconteceu ele morreu poucos dias depois de ter terminado de revisar seu texto próximo próximo seu preço pós consumo que se chama retrô topics ou seja a bárbara nazista que atingiu os 2 fez com que ambos baumannii floyd pensassem muito muito na violência humana na morte na divisão entre as pessoas o polonês não estava algo distinto do austríaco a inflexão do mundo para floyd era o desejo se ânico a repressão sexual ou a

Sexualidade que se espraiava por toda a consciência do indivíduo bauma introduza uma coisa estranha o mundo de fraude no seu livro de 97 o mal-estar da pós-modernidade obviamente uma referência o texto em 1930 confessado logo no primeiro parágrafo o polonês diz uma coisa completamente diferente não é a sexualidade que nos frustra ou não exatamente ou apenas a sexualidade o que nos frustra é uma

Característica da nossa sociedade chamada consumo o que me torna um cidadão é o consumo o axioma da minha liberdade é baseada na ansiedade para a o consumo o axioma mais importante da virada bom unyahna é o definidor de que eu só sou o seu consumo e que a nossa sociedade produz párias produtos da lex produz pessoas afastadas do todo que são as que não consomem em reportagem recente neste domingo ao descobrir que são paulo tinha

20 mil pessoas morando nas ruas é um número assustador é uma pequena cidade ou até maior que muitas cidades pequenas e por que essas pessoas não causam comoção causam apenas alguma reportagem porque não são consumidores e não sendo consumidores são afastados da condição da existência para baumann o conceito de pós modernidade que ele passa a usar é obviamente uma citação de lotar e poderia obviamente tanto lutar como godri a haviam pensado nesse

Conceito antes e um crítico muito importante hoje esquecido no brasil mário pedrosa em 66 fez um texto sobre hélio oiticica e comentou que a arte de hélio oiticica pela primeira vez em português o texto apareceu que já vi em francês e inglês a arte de hélio oiticica era uma arte pós tudo inclusive pós moderno a partir de pensadores brasileiros e franceses surgir um significado que bahuan vai desenvolver o que é pós

Modernidade isso daria 15 dias de aula mas um professor tem que aprender a ser breve a pós modernidade em primeiro lugar significa a falência das metas narrativas amplas que significa isso as metas narrativas são aquelas narrativas vastas gerais que dão sentido à todas as coisas que eu posso entender exemplo clássico a bíblia explica tudo de onde veio tudo como está e tudo para onde vamos

A bíblia não explica a história do povo judeu ou a história dos primeiros cristãos a bíblia diz no princípio deus criou o céu ea terra não a minha terra não a terra dos judeus mas essa que nós habitamos e no final no apocalipse último livro do novo testamento da bíblia encerra isso e essas metas narrativas bíblicas tiveram concorrentes a partir do século 17 18 iluminismo a partir do século 19 o marxismo ea

Partir do século 19 e 20 o idealismo todas essas metas narrativas são universais e nós estamos a viver o fim das narrativas de tipo meta narrativa não há mais explicações gerais faliram as narrativas que cedem as pessoas as narrativas passam a ser curtas tópicas só tem valor para mim surgiu um indivíduo que rejeita bíblia e lidou de seia se o indivíduo que rejeita shakespeare e

Diz nada disso vale eu penso diferente a característica da pós-modernidade a minha opinião é constituída de sentido o colapso da modernidade é o colapso da razão e ascensão dessa manipulação dos signos dessa capacidade deslocar sentidos para o indivíduo e narrativas cada vez mais passageiras cada vez mais curtas em um livro que eu li na década de 80 dando aula um pequeno livro da coleção primeiros passos da brasiliense jair ferreira dos santos faz um textinho

Pequeno uma extraordinária intensidade no qual logo conta uma pequena piada que talvez faça entender naquela época o que vinha a ser pós modernidade naturalmente é piada de intelectual na promoção tem graça nenhuma mas é importante conta para jair ferreira dos santos no livro que é pós moderno editora brasiliense ele conta que uma mãe empurra um carrinho pela calçada e outra vem na mesma situação e elogia o bebê como

Manda a etiqueta e diz como é lindo o seu filho ea mãe precisa ver a foto dele em cores ora no momento que eu estabeleço que a foto dele em cores o simulacro aquilo que está no lugar dele o signo manipulado é superior ao bebê real nesse momento estou entrando na pós-modernidade o abandono do concreto do objetivo científico e geral e o surgimento do simulacro o fato que eu já notei dezenas de vezes que se vocês

Estivessem aqui na minha frente e houvesse dois telões voltados a vocês na minha experiência a maior parte das pessoas olharia para o telão nós vamos a um show para ver o telão porque a pessoa concreta está muito inatingível nós cuidamos mais da foto do que o prazer da viagem perdemos horas para que a foto fique perfeita e menos horas para aproveitar a viagem porque está nascendo aqui o

Pós-moderno na condição pós-moderna a vida não é mais um problema ser resolvido mas experiências em série todas destinadas ao devir ao se fazer algo inacabável os consumidores eram os clássicos seres da pós-modernidade por isso a pós modernidade é chamada em vários textos principalmente lotar como a lógica cultural do capitalismo tardio a pós modernidade foi criticada como uma lógica cultural de um capitalismo que está esgotando as possibilidades

Estruturais e tradicionais e passando para outro campo baumann a usar esse conceito se apropria de uma ideia bastante conhecida não é original nele no livro o mal-estar da pós-modernidade ele amplia a versão e vai introduzir aquilo que freud não falou que o projeto tradicional o projeto anterior após modernidade é o projeto de controle do estado é o projeto da eugénie a os grandes

Estados do século 20 praticaram o gene a a união soviética pastando chamado reacionários burgueses culex etc a alemanha nazista mandando matar judeus ciganos testemunhas de jeová homossexuais negros comunistas o projeto tradicional do grande estado era eugénie a eu de bom e nós nascimento origem de afastar os indesejáveis o projeto da pós modernidade não é mais de o gene a o projeto da pós modernidade é afastar

Quem não pode consumir quem não se insere na lógica do consumo substituímos campos de concentração por shopping centers com a mesma lógica segundo bom dizer quem pode e quem não pode quem tem acesso ontem acesso quem é feliz ou quem é infeliz quem está fora da cadeia de consumo perde a própria humanidade quem está fora da cadeia de consumo se torna alguém para como já tinha dito no caso a redenção é dada pela aquisição de

Bens e aí se nota diferença entre baumannii floyd fraude nunca fui socialista baumann vem de uma tradição socialista fraude nunca introduziu uma crítica às classes sociais baumann introduziu duramente desde o início uma percepção de uma sociedade montadas subclasses excludentes e rivais ora o não consumidor é ou não ser mais do que apenas consumo citando baumann essa cultura a nossa tem pavor a solidão chamada liberdade

O desejo e manchado de medo nossa cultura tem pavor a solidão chamada liberdade nossa cultura gosta do acompanhamento do tutorial da internet e assim por diante posteriormente ele afirmaria não nessa obra porque ainda não era muito comum que redes sociais celulares e tablets era necessidade premente imperativa de vencer a solidão sem pagar o ônus do contato físico retomando a ligação com floyd de que nós temos horror o contato

E temos que reprime lo assim agora no nosso novo mundo admirável mundo novo pós-moderno citando o título the rocks lei a partir de shakespeare nesse admirável mundo novo o mais importante é que eu consiga ter contato com todos sem ter o ônus de ninguém porque agora eu posso entrar na internet xingar alguém agora eu posso entrar na internet entrar na página de um grande filósofo entrar na página de um grande historiador

Entrar na parte de qualquer pessoa que se dedica 30 40 50 anos ao tema e dizer aos meus 18 anos se está completamente errado é uma maravilha e mais eu posso lhe chamar de babaca sem medo de reação física porque eu não estou lá como leandro eu estou como tigrão 72 ea partir desse momento eu ganho o empoderamento que afasta toda e qualquer risco de contato físico ou de risco qualquer está

Resolvido segundo obama o dilema freudiano não preciso mais me isolar para ser livre porque a internet proporcionou a mais complexa dialética e complicada forma de isolamento já inventado por ser humano eu tenho 50 mil amigos porque eu não tenho nenhum eu tenho 10 mil seguidores porque ninguém me segue eu mostro fotos para muita gente mas ninguém vai guardá lo sob on da light em busca do seu light

Achamos a forma perfeita no face no instagram de mascarar a solidão buscar aprovação social sem os riscos de qualquer problema se tudo está desconstruindo o mundo caiu comenta bauma no livro de 1997 que chegaria a vez dos párias porque a vez dos excluídos porque os excluídos odeiam as estruturas dominantes os excluídos querem derrubar as estruturas dominantes mas agora graças à internet os excluídos tem essa chance surpresa

O par é contemporâneo pode se tornar até uma revista alguém que chega ao sistema de consumo mas nunca será perdoado pela sua origem ou por será revista a internet não eliminou as distâncias e eu vou voltar ao tema que baumann volta à internet reforçou e baumann volta isso em dois textos se comercialmente no último texto de a internet reforçou algo que supúnhamos morto na internet recriou reinventou o tribalismo o fechamento em

Torno de um grupo eu sei que é difícil vocês imaginarem mas a polarização na internet pelo mundo eu sei que é complicado supor mas o mundo está muito polarizado também a mudança permanente agora dá margem a imersão de coisas que supúnhamos eliminadas no século 19 nacionalismo xenofobia tribalismo porque exatamente a desconstrução foi uma desconstrução técnica mas não social bem meu objetivo essa noite de forma

Alguma meu objetivo não é sintetizar o mal-estar da pós modernidade mas a inflexão de 1997 baumann continua sendo extraordinário socióloga às vezes chamado de filosofia pelo seu grande filósofo pelo seu grande conhecimento filosofia mas algo mudou na sua simpática casa um livro na inglaterra na sua simpática casa ele começa a receber jornais começa a receber entrevistas começa a falar na

Televisão é convidado para escrever para jornais estrangeiros como italiano corriere della serra é convidado a dar palestras ele odiava avião isso impediu talvez uma presença mais constante começaram a tratar o sociólogo de origem polonesa como o papa da pós-modernidade ele descobriu uma coisa que desagradou muito da qual ele reclamou dezenas de vezes ele não escreveu sobre a pós modernidade por ser adepto dela

Ele escreveu sobre a pós modernidade que ele é crítico da pós-modernidade ele abomina pós modernidade mas todo mundo dizia vamos agora falar com o papa da pós modernidade e ele começou a se incomodar de tal forma que tal jeito que ele abandonou pra sempre o conceito de pós moderno esse livro extraordinário 97 nunca mais ele utilizou como centro de análise pós modernidade porque ele cansou e a partir de 2000 ele achou o termo que

Substituiria pós-modernidade conceito bobear esco conceito um típico que possa estruturalista e utilizou um conceito novo este sim de inteira lavra dele passou a utilizar o conceito de líquido e ele achou um novo caminho líquido parecia mais neutro a expressão era forte metáfora claro da falta de forma da falta de fronteira da transparência sem molduras que a metáfora da baumann decidiu ingressar no

Mundo líquido aí a liquidez e não dou tudo em 2013 ele lança um dos seus maiores best-sellers amor líquido um dos livros mais lidos de palma uma reflexão sobre relações pessoais o tema relações pessoais atrai muita gente era uma tentativa similar ao que luc ferry fazia na frança de popularizar uma reflexão como luc ferry fez em tantas obras baumann descobriu que o amor líquido

Vendia muito então ele lançou em 2005 e 2006 a vida líquida medo líquido e no mesmo ano tempos líquidos passou a exagerar na liquidez seus livros diminuíram de tamanho porque o mercado pressupunha livros que pudessem ser mais bem vendidos pressupõe a livros que não fossem tão grossos como all está na pós modernidade ou modernidade e o local que é um tijolo ele passou a vender muito e aí lançou também apesar de não usar no título

Não sou uma das minhas obras preferidas que eu dou quase todos os alunos que é a arte da vida de 2008 ele não usa líquido no título mas inundou texto de liquidez as pessoas responderam a um bordão a um jargão elas responderam uma frase que identificou baumann e isto ponto de vista do marketing é muito bom ele passou a estar associado a uma ideia e os eu li o último livro seus últimos dez anos apesar de não usar mais o termo

Líquido seu último livro ainda fala de liquidez ele não usa mais o título quem não lê de fato baumann quem não esgotou sobra não se adensou em cinco ou seis livros vai cometer uma injustiça brutal freqüente daquelas pessoas que dizem que bayma inventou o termo liquidez e isso resume todos seus mais de 40 livros isso é uma bobagem absoluta baumann autor eruditismo como marketing como freud baumann o homem poliglota baumann

Dialoga com a televisão com literatura francesa dialoga com o russo que ele lê dialoga com todos os grandes autores ocidentais e orientais seus livros são inundados de exemplos de análises sofisticadas mas as pessoas passaram a criticá lo ele é o homem da liquidez tirando liquidez bauma não se sustenta é preciso entender que o problema de bauman não foi o conceito liquidez o problema segundo balmant foi ter feito

Sucesso intelectuais perdoam tudo intelectuais perdão falta de caráter intelectuais perdón alguém roube desde que seja da sua mesma orientação política intelectuais perdão absolutamente qualquer coisa – o sucesso o sucesso é uma irritação profunda ea melhor maneira de atacar o sucesso é sempre dizer ele é superficial ele é bobinho não leiam leiam a mim a inveja eu sei que é sempre uma surpresa é muito forte no meio acadêmico

Talvez porque a gente não ganhe muito nos resta apenas a inveja das pessoas porque também a inveja existe entre políticos também inveja existe entre artistas mas ali se lida com mais dinheiro então inveja atenuada pela vida boa os intelectuais dirige em grande parte da sua energia criar uma pasta sua energia invejar quem criou mais ou fez mais sucesso vem texto elegante com muito conhecimento

Ele acaba reproduzido uma análise que ele vai desenvolver um verdadeiro projecto que nele vai grudar como vida líquida as pessoas de nível médio as pessoas medianas vão dizer exatamente o que ela sempre dizem aquilo que uma pessoa que lê pouco hobbs ao homem é o lobo do homem maquiavel os fins justificam os meios que aliás maquiavel nunca escreveu isso usou um homem em estado natural é bom as pessoas vão passar julgar o bordão

Porque de fato as não leram leviatã o príncipe não leram o contrato social e ficam repetindo bordões e acusam baumann de ser apenas um bordão todas as pessoas que se dedicarem a ler cinco ou seis de bauru vão entender que ele não repete os mesmos argumentos argumentos que ele não volta aos mesmos argumentos que ele usa uma conceituação clara sólida e muito fundamentado e acima de tudo ele consegue dar exemplos muito cotidianos e muito interessantes como se fosse um

Novo sócrates andando pela agra e fazendo perguntas aos atenienses é essa a questão a mais o mundo líquido acabou vitimando baumann no meio acadêmico considerado um divulgador de idéias um jornalista e não um pensador de primeira grandeza não aquele homem sólido capaz de dizer que a verdadeira heurística ontológica de hermenêutica contemporânea é são as afirmações e pedir dicas aí sim você é inteligente aí você é

Brilhante quando você fala de forma que ninguém entenda você é um intelectual sólido já que ser entendido é o principal medo da academia froid inventou a angústia associada à sexualidade finalização baumann acrescentou a questão de classe de consumo e à liquidez se soma todo esse repertório evidente ele passou a escrever muito mais juntando suas crônicas ao corriere della serra e lançou um livro simples de

Pequenos textos repetindo que umberto eco fazia na itália pequenas crônicas sendo acusado da mesma forma que bom ele passou a escrever 44 cartas do mundo líquido dizendo coisas muito claras muito diretas mas muito lineares a minha preferida do texto é quando ele disfarça a ses não são mais farmácias lojas agora são farmácias porque as lojas vendem remédios para depressão se você está mal compre uma bolsa se você está deprimido renove o guarda

Roupa se você não tem mais sentido na sua vida gaste que o sentido virá automaticamente as farmácias deveriam emitir talão de receitas elas se transformaram no ponto de consumo porque o consumidor na ilusão de ser sujeito ao comprar disse ele no texto se torna objeto de consumo que ele transforma seu próprio corpo em outdoor de marcas em seu corpo passa a ser uma marca que ele exibe feliz aumentando cada vez mais

Os registros de marca da sua roupa tudo aquilo que baumann tempo atingir as pessoas a ponte escrever sobre educação de crianças a ponto de escrever sobre todas as atividades humanas simplificando a linguagem sem eliminar a complexidade do pensamento talvez de quando em vez arrependido desse espírito mais amplo ele lança livros como ensaio sobre o conceito de cultura em 2012 e que o leitor de amor líquido de vida líquida

Vai ler paz rouba mais um livro bola em perna no primeiro parágrafo baumann com raiva faz um livro técnico absolutamente sofisticado quase ilegível para a maioria das pessoas acho que era um recado eu também sei pensar difícil eu também sei ser hermético apesar de ser um livro extraordinário os entrevistadores acorriam a lhe dizer o hipnotizador pelas suas sobrancelhas imensas e brancas de taturana

Despenteado pela sua calma em explicar o termo liquidez conheceu grande fortuna crítica e quando ele chegou aos 82 anos uma década final de vida baumann conheceu o sucesso pessoal financeiro e social coisa que ele nunca havia experimentado convidado a receber um prêmio na câmara europeia de estrasburgo não tem que tocar o hino do seu país ele pensou a polônia expulso a inglaterra não é o meu país que o toco

Ele mandou tocar o hino da europa ou seja o movimento de beethoven da nona sinfonia ode à alegria que o hino da europa pra ele ele era um europeu não um polonês e não inglês só para dar um exemplo de como ele dava entrevista para o jornal o globo aqui do brasil ele disse a jornalista carla monteiro uma frase absolutamente linear e fascinante estamos constantemente correndo atrás o que ninguém sabe é correndo atrás de que quase que descreve a nós em são

Paulo todos apressados todos atrasados todos tendo que correr para o nada e chegando lá tendo que correr para outra coisa todas as pessoas entendem essa frase no qual ele mostra que o esvaziamento de sentido de vetor de teleologia é uma das características da pós-modernidade eu tenho que aparecer ocupado sempre teclando sempre digitando sempre mandando coisas mas eu não tenho nada absolutamente nada dessa importância

Ora a habilidade do ângulo polonês com a frase de penetração midiática por estratégia ou por talento próprio ele escrever a língua acadêmicas e era bilíngüe escrevia línguas para o grande público ao analisar os famosos martins de 2011 que toda a imprensa estava tratando em londres como uma nova revolta como um novo movimento que a artista como um novo domingo sangrento como uma ressurreição suscitar da luta de classes

Baumann se opôs a todas as análises e disse que os motins de londres de 2008 não queria redefinir classes sociais mas queria incluir consumidores excluídos no processo de consumo a questão era política não era liberdade igualdade fraternidade não eram as barricadas 1830 em paris o de 1848 ele nota que o principal alvo dos morros jeans era quebrar vitrines e pegar iphones e comentem um texto extraordinário que as coisas que mais

Foram roubadas foram carregadores e fontes de celular que a gente nunca tem né eles são um mistério a prova de que o saci existiam baumann ao invés de pensar como luta de classes como sua formação inclinaria ele fala de acordo com o seu conceito traduzido em 97 no livro que eu citei como uma nova forma de inclusão no consumo se o antigo conceito pós modernidade à cultura próprio do capitalismo tardio a base

Nova época o novo mundo tem uma maçã mordida o desejo das pessoas é esse os jovens não são mais revolucionários os jovens são apple nários os jovens não querem mais um mundo famélico como victor hugo escreveu nos miseráveis não roubo mais como jean valjean é uma coisa pra comer alguma coisa para me conectar os crimes passam a ser de status e eu te roubo não exatamente os seus bens mas o seu tênis importado e do seu celular

Esse é meu objeto são crimes de status não mais crimes famélicos eram motivo capitalista dentro do capitalismo não eram mais os brioches mas os smartphones essa é a novidade de bauman palma não lança não lança um movimento de condenação a isso ele não fala de ter uma geração melhor ou mais profunda frase típica de quem está envelhecendo no meu tempo pelo contrário ele comenta que em paris ouviu de sarto site morreu em 80 baumann

Gera um homem e do sul ele ouviu em paris uma conferência de sato em que o filósofo existencialista dizia que vocês têm que desenvolver um projeto de vida que siga toda a sua vida a partir de valores que vocês tenham decidido como corretos e ele disse ‘não há mais projeto de vida ninguém planeja vida além de um semestre nenhum jovem fica no emprego mais por 40 anos a geração que baumann conheceu a geração

Z é uma geração que pensa médio prazo a manhã e longo prazo maio e aí vai aquela ideia que a minha geração teve eu sou o último ano de baby boomer aquela geração que entrava no emprego e tratar o emprego como um projeto de vida lá eu queria morrer lá eu queria entrar e morrer aquilo que o modelo toyota consagrou no japão a fidelidade uma empresa se não existe mais a um aluno que anuncia

Baumann que obtivera 500 amigos em um só dia baumann comenta eu tenho 90 anos e eu consegui cinco amigos mas bala não julga o aluno apenas comenta que ele e aquele jovem tinham duas moções distintas do que era amizade ele aquele jovem pensavam diferente mas voltemos ao tema título desse modo medo a epígrafe da obra medo líquido é fascinante é uma epígrafe tirada de

Outro gênio ele terá que é cervantes que ao lançar em 1605 a primeira parte o seu caixote escreve o medo tem muitos olhos enxerga coisas no subterrâneo ora o medo não é exclusivo dos humanos porque os animais também têm medo logo medo não é exclusivamente cultural o medo também é instintivo ele é biológico não é uma invenção apenas da sociedade a novidade da pós modernidade é que ao invés do medo direto do século 16 da

Peste do fim do mundo ao invés do medo direto de 1939 do flagelo da guerra agora nós temos os medos que enxergam nos subterrâneos – plasma medos em forma medo sem limite à internet colabora para isso talvez alguns aqui já nem lembra então ouçam o tio em 2000 a internet divulgou bug do milênio o mundo iria acabar porque eu chegar a zero zero os computadores voltariam a 1900 e capaz

De distinguir já que os computadores usavam apenas dois dígitos para registrar o an os aviões caíram os bancos gerariam todas as contas você perderia seus depósitos sua aposentadoria iríamos todos das cavernas de novo imprima seu extrato na noite de 31 de dezembro retire seu dinheiro do banco não ande de avião no revellion porque a meia-noite um mundo terminar a todos aqui como eu

Já eram adultos e maduros em 2000 sabem que não ocorreu nada absolutamente nada o mundo continua tão tedioso quanto no ano anterior mas a internet passou a criar uma possibilidade divulgar como um vírus o medo em preciso um medo que atinge a todos a internet tornou coletiva percepção de uma tragédia com uma experiência terrível do furacão katrina em agosto de 2005 faz séculos que o caribe o sul dos

Estados unidos são atingidos por furacões mas a televisão à internet os tablets celulares passaram a gostar em 2005 katrina se aproximando katrina está chegando não sabemos se ele vai para a flórida ou para o texas alguma cidade vai ser destruída o katrina vem vindo e todas as pessoas fugiram de todos os lugares ele acabou atingindo só nova orleans e foi trágico a casca da civilização diz baumann é

Frágil ea internet explorer esses limites debaixo do meu verniz de educação existe o cão selvagem diz baumann vamos dar um exemplo aqui a 1500 pessoas educadas simpáticas e tranquilas para fins de cálculo aqui a 1500 pessoas silenciosas confortáveis que fizeram ao menos uma refeição hoje alguns duas alguns três ou quatro aqui há pessoas que estão bem sentadas

Sem nenhuma dor notável somos o melhor da espécie humana educados ordenados entramos aqui sem brigar sairemos em ordem essa é a situação humana não fechem suas portas diminua se o oxigênio anuncia que ficaremos aqui um mês e apenas um danoninho sobre a mesa e eis que roubei jean na mente vai voltar ao estado de guerra de todos contra todos

Porque eu sou simpático você e você é simpático amigo que não dispôs disputamos a mesma fonte de alimento ou mesmo a no momento que eu colocar em confronto pelo instinto do cérebro reptiliano mais profundo que nós temos o cão selvagem a flora é aquilo que já havia sido denunciado em um livro fabuloso que virou um filme extraordinário o senhor das moscas lord of the fly que belzebu o demônio que é senhor das moscas

Pegue alunos simpáticos com faces rosadas de gravatinha com o windsor na inglaterra faça esse avião cair numa ilha faz eles passarem fome e aquele inglês fleumático tem um colégio interno vira um monstrinho surgem cada um grande elenco um bebê de rosemary que nós não sabíamos que tínhamos a civilização é uma casca a civilização a pequena patina que pode ser eliminada a qualquer momento

O grande medo para bauma vem de outra fonte o grande medo vem da fonte de ser excluído e como ele estava escrevendo esse livro no apogeu de um reality show na inglaterra ele disse que o reality show é a catarse em que eu posso invés de ser excluído o nosso grande medo eu posso excluir telefonando eu quero que ele seja eliminado isso me dá um poder de transferir meu

Medo da exclusão para televisão ele aprofunda a idéia do reality show porque na inglaterra havia também a big brother o que leva tanto gente a dizer que não vai votar na inglaterra já que é optativo voto lá o que leva tanta gente dizer não exercerem meu dia meu direito cívico mas eu votarei no big brother como nós chegamos a esse ponto em que alguém não omiti seu desejo participar do big brother mas não quer participar das

Eleições do parlamento como nós chegamos a esse ponto para ele faz parte de um processo um mistério ele não usa a expressão eu usaria dessa nova psicose dessa nova neurose melhor dizendo que se chama fomo que é o f de medo de ficar de fora missing out o medo de ficar de fora já é uma doença classificada nos estados unidos a fome vem ao lado da noiva o fobia a nomofobia o medo de ficar sem o seu telefone

Conectado à internet e uma terceira doença ainda não classificada mas já detectada o medo de meu celular não ter mais bateria ele provoca palpitação taquicardia nas pessoas tudo isso já lembrava de lidar com nosso medo é que termine o meu mundo não exatamente o mundo a liquidez atual reforçou o caráter temporário da vida os limites do mundo foram quebrados completamentos porque surgiram novos

Players que sempre estiveram lá mas agora reivindicam a reinvenção social surgem movimentos de orgulho gay surgem movimentos feministas surgem movimentos de lésbicas de orgulho negro surgem movimentos que querem um espaço onde antes não tinha e eu estou cada vez mais cercado em londres por colegas islâmicos nos estados unidos por latinos em roraima por venezuelanos os mundos dos bárbaros estão chegando e aumenta o meu medo enormemente o aumento do medo no

Mundo líquido que baumann descreve é o aumento exatamente da frase agilidade e da minha incapacidade de pensar grandes projetos que garantam alguma segurança parte do iluminismo fundou toda a idéia de combate ao medo na idéia de tecnologia em razão para controlar a enciclopédia se pretendia a enciclopédia almejava ser uma explicação do mundo inteiro voltar escreveu sobre o terremoto lisboa e comentou como seria bom ter tecnologia para prever

É curioso que toda a racionalidade que os iluministas anunciar chega no século 21 projeto assassino e racional chamado auschwitz ou seja racionalidades barra essa pulsão de morte e facilita os assassinos essa pulsão de morte quem nos protege no mundo de hoje que proteção cada um e cada uma de vocês têm a proteção dos senhores das armas atômicas somos protegidos portanto e pelo presidente da coreia do note terrível minha segurança depende tanto o mundo

Não vai terminar se o presidente da coreia do norte não perder a cabeça são eles que me controlam o medo é muito profundo e para piorar apesar das tragédias naturais seriam universais existe um medo da pobreza porque um terremoto de 7.3 no japão há três anos causou 25 mortos em um terremoto de 7.0 escala richter no haiti causou 316 mil mortos os terremotos ocorrem em todos os

Lugares onde há falhas geológicas mas os ricos sentem a tragédia diferentes dos pobres nenhuma outra questão importante a chuva que eu admiro é diferente para quem vive à beira de um córrego não coberto o terror global aumentou muito esses medos se a tecnologia produziu aviões cada vez mais seguros cada vez menos com risco de acidente o medo líquido produziu a necessidade de examinar se o meu vizinho tem

Estereótipo de algum terrorista se meu vizinho tiver esse esteriótipo estiver usando o computador em uma língua que pareça terrorista eu começo a assustar e aí vem uma grande questão para baumann que é extraordinário qual é o problema do medo se ele é históricos inerente à espécie humana se os homens das cavernas tinham medo se os homens medievais tinham medo o

Problema do medo atual é que sendo eles subterrâneo generalizado como lembra cervantes na epígrafe faz com que eu abra mão da minha liberdade para fugir do medo eu aceito que examine muito antes de entrar num avião porque afinal há terrorismo eu aceito viver em condomínios fechados eu aceito viver atrás de grades eu aceito que o estado coloque câmeras como londres em todos os lugares e essas câmeras filmam todos eliminando a

Intimidade eliminando individualidade mas porque eu aceito essa barbaridade porque é isso ou o terror é isso o ataque e aí é muito interessante porque ele cita no seu livro que a nossa capacidade de entregar a nossa liberdade atingir um caso muito específico que todos aqui lembram do brasileiro que foi assassinado no metrô de londres pela polícia londrina não sendo um elemento perigoso não estando armado e como se sabe sequer tendo ocorrido naquele

Momento a polícia executou em nome do medo do terror já que londres acabara de viver um terrível atentado e os londrinos lamentaram nos jornais os londrinos escreveram que era preciso mais treinamento para a polícia mas ninguém protestou apenas alguns brasileiros estrangeiros porque os londrinos diziam foi uma tragédia mas antes isso do que outra bomba no metrô o medo nos tornou profundamente covardes a confiança no estado aumentou porque

Nós queremos ser felizes a qualquer curso queremos ser felizes e seguros a qualquer custo fomos levados a crer que a felicidade está acessível a todas as pessoas diferentes do século 12 por exemplo queremos ser felizes inclusive invenção burguês do 19 queremos ser felizes no casamento é extraordinário é uma invenção burguês do 19 desconhecida para estocar a cia francês de 18

Desconhecida no império romano eu devo amar a pessoa com quem estabeleceu um contrato matrimonial e pra sempre e cada dia mais ora quem deixará de fornecer ao banco todos os seus dados privados se isso vai protegê-lo de um hacker pode um ladrão o banco pede que vocês dêem tudo para protegê lo de um invasor da sua conta quem deixará de dar o sua digital está a aumentar a segurança

E aí uma coisa extraordinária para refletir que não é de palmas mas nasce da idéia dele é o caso de uso que berg e facebook que obama não acompanhou é um caso interessante todos ofereceram ao face todas as informações e todos deram ao face um indiano com quem anda o que comem todos deram na sua rede social tudo e agora dizem do quebeque não está usando direito esses dados não é uma defesa de mark zuckerberg

Mas é um pensamento que antes dele manipular dados nós voluntariamente entregamos todos esses dados o registro que compra o registro onde vou registro informo em são paulo o meu cpf para o governo informa tudo comunico a todos depois disso o governo está muito invasivo na minha vida privada é isso que é uma das marcas contemporâneas quando obama lembrou o famoso inverno do

Descontentamento 7879 citação do recado terceiro quando os ingleses fizeram muitas greves e isso possibilitou a ascensão de uma conservadora margaret thatcher e lembrou que os ingleses estão insatisfeitos com os salários o resultado levaram ao poder uma mulher que desmontou o sindicato que defendia os salários ou seja voluntariamente eu faço isso voluntariamente eu penso exatamente nessa questão num mundo líquido para baumann o

Silêncio em nome da morte de jean charles de menezes é o sinal criminoso que nós perdemos toda a humanidade em função do medo toda solidariedade em função do medo deixamos de ser seres autônomos porque o medo nos domínios e pensamos antes segurança depois direitos humanos quando eu passo a selecionar quem tem direito a direitos humanos já cometi um erro brutal porque é óbvio

Que a palavra de direitos humanos qualquer pessoa que seja humana tem direito a ela todos têm inclusive um senador da república todos são no fundo bem no fundo mais fundo ainda seres humanos os direitos humanos são para nós para quem corre no crime a quem trafica para quem comete um assassinato porque não é a defesa do crime mas é a defesa da individualidade

A defesa de um direito fundamental para baumann outra coisa que está provocando tudo isso é que os intelectuais pararam de se engajar politicamente na busca de uma sociedade mais livre mais respeitadora dos direitos humanos e passaram a apresentar apenas propostas políticas ou de engajamento político e não mais de reflexão citando rio a famosa frase que também aparece no final de blade runner a

Versão original quando replicante salva vida de harrison ford ele diz citando rego de aula o senhor e escravo viver com medo é ser escravo e para bauma nós nos tornamos voluntariamente escravos do nosso favor aceitando sermos prisioneiros nas nossas casas aceitando o toque de recolher nas ruas aceitando fechar os vídeos subir muros e contratar guardas aceitando voltar à idade média

Porque as invasões bárbaras estão ali e aceitando que isso de um lucro extraordinário para muita gente porque há muita gente vivendo da indústria do medo junto à indústria de drogas a indústria de armas é uma das mais prósperas do mundo eu para ser salvo a metáfora de bauman a minha para ser salvo eu aceito qualquer salvo conduto inclusive a ponta do chicote para sair do buraco da insegurança eu pego que me jogar em inclusive a ponta do chicote

Aceitando o controle em nome da segurança óscar guarda havia dito que o progresso ea realização de utopias mas baumann disse que nosso tempo é um tempo de fim de utopias nós não usamos mais como desde o século 16 thomas more havia instituído o progresso de uma sociedade instituída como um modelo que deve corrigir o modelo que deve corrigir o presente ao invés da reforma social diz baumann e

Coletiva instituímos espólio de competição individual apropriados a retrô topiaria título do seu livro póstumo nasce provoca quatro questões que apenas indicarei que não é o nosso objetivo primeiro voltamos a hobbies ea crença no caráter destrutivo do projeto social a guerra permanente não há mais um leviatã mas centenas de pequenos leviatãs autoritários não há mais um grande leviatã uma grande

Ditadura mundial arriscando o mundo como nazismo mas a empresa a escola o condomínio e todos os lugares onde as regras do leviatã são aceitas pelas pessoas tudo isso é complementado por uma expressão dele muito interessante que além do estado do leviatã queremos a volta útero que é o isolamento em tablets e celulares a auto satisfação que a regra atual a liberdade é apenas individual o útero

Cria a zona de conforto a câmara de ecos viés de confirmação e sala de espelhos quatro expressões que obama nos mas que não são deles zona de conforto onde eu só escuto pessoas que concordam comigo viés de confirmação que todo mundo diz no meu grupo que determinado político é a salvação do brasil câmara de eco que eu digo viva fulano as pessoas dizem viva então entendo que é coletivo e acima de tudo o viés do espelho onde eu

Só a liminar se fisicamente que a volta do útero redes sociais são por excelência volta útero o medo de perder a única coisa que parece a valer no mundo líquido a individualidade nossa liberdade e nossa promessa de felicidade que se realiza na reconstrução nostálgica de um mundo que jamais existiu infelizmente a construção desse passado retrô tópico para baumann não é a fantasia de blindagem diante o réu mas é

O processo e impedir um avanço uma solução mais ampla a retrô topiaria é uma nostalgia deletéria da nossa que impede que eu sonho com o futuro e idealiza o passado que não voltava quando na minha infância todos eram gentis quando uma infância ninguém jamais foi assaltado quando a minha infância não tinha essa sacanagem quando a minha infância todos andavam por são paulo com cestas de morango distribuindo as pessoas felizes

Absolutamente felizes nosso hábito de reinventar o passado como um espaço tópico negando a utopia de futuro faz com que baumann city a frase de um homem certamente mais à direita do que ele apesar de ser do partido democrata ele cita o discurso de posse de roosevelt só devemos temer é o próprio medo porque ele acha que russell tocou no ponto com é a única coisa que pode destruir qual é o único processo que pode te afastar da

Sua liberdade é o teu medo eu tenho medo quando eu fico mais enfática eu uso tudo de novo do rio grande do sul é quase um ato reflexo só o teu medo amigo que só o teu medo é a barreira diante da felicidade da liberdade da entrega ao outro as retro tobias significam acima de tudo institui o medo como meta o isolamento do útero e as câmaras de eco só devemos temer nosso medo voltando a rússia só podemos ser impedidos por nós

Mesmos só podemos vencer a nossa sociedade frases de bauman objetivos baumannii anos desigual violenta e racista misógina homofóbica excludente pela superação do medo só sairemos da caverna platônica e atualizando uma metáfora de platão só sairemos do fundo da caverna onde vemos projeções no fundo onde vemos imagens fantasiosa não temos nenhuma clareza de olhar se nós pudermos novamente sair à

Luz do dia novamente reconhecer em cada um uma parte indispensável da humanidade com iguais direitos a mim saímos das câmaras de eco saímos dos vieses de confirmação saímos das bolhas sistêmicas que reforçam tudo aquilo que eu penso saímos dessa caverna retrô tópica que incapaz de pensar o futuro reconstrói o passado e incapaz de estabelecer laços sociais sólidos se refugia nas redes

Sociais incapaz de abraçar a mãe de coraçõezinhos cafona pra todas as pessoas incapaz de ter um contato pessoal e num mundo de um bom-dia antipático onipresente inútil gelado só sairemos dessa caverna retrô tópica platônica é boa para guardar só sairemos dessa caverna retrô tópica platônica se tivermos a coragem que platão incita em todos que querem pensar saia luz

Perceba o mundo e perceba que não adianta nem nós aqui nessa sala extraordinária mente bonita com acústica perfeita com cadeiras confortáveis cerca pelos novos bárbaros pela cracolândia pelo mundo que está cercando essas ilhas de estabilidade que eu faço questão de não notar que eu faço questão de passar rápido que eu faço questão de não perceber na esperança inútil que se eu não olhar para eles eles nunca chegaram até mim

Historicamente todo movimento de bárbaros entre aspas como lembra kaváfis o poeta grego todo o movimento de bárbaros tende a eliminar a segurança dos civilizados quando eu conseguir sair da caverna retrô tópica quando eu conseguir reinstituir um padrão humano de todos quando eu conseguir restabelecer solidariedade encerra baumann já morto quando o livro foi publicado em fim

Nós teremos de novo top a chance de corrigir e finalmente testaremos de olhar para trás e começaremos a olhar pra frente começaremos a seguir para frente a maior lição de bola não são apenas os livros a maior lição de bauman está na vida que ele levou em meio a experiências trágicas do holocausto perseguição de um governo totalitário poloneses soviético perseguindo sempre o que ele acreditava

Voltado aos seus valores humanísticos e éticos profundamente ligado à sua família dizendo até a véspera da sua morte com mais de 91 anos no ano em que completaria 92 bahuan diz a vida fascinante vale a pena viver eu estou aqui eu sou humano à vida dele foi fascinante a obra dele é extraordinária mas exemplo de vida foi aquilo que ganhe disse na índia a maior lição que eu deixo a minha biografia

O resto é secundário se a gente tivesse essa coragem se eu tivesse a coragem se eu seguisse essa coragem baumannii ana eu tenho certeza que eu seria melhor o mundo seria melhor que as pessoas teriam melhores era isso que eu queria dizer nessa linda noite emocionante nessa sala são paulo pela primeira vez que ocupa esse palco e não a platéia onde eu fui feliz tantas vezes muito obrigado pela atenção

De vocês muito obrigado mesmo do fundo do coração obrigada obrigado muito obrigado [Música] obrigado muito obrigado o café filosófico é filmado então eu não posso levantar porque eu tenho eu sou um professor que não gosta fica parado e só que aqui por causa das regras de câmera e de marcação de cena eu não posso

Levantar gostaria de estar andando gostaria de ser avó gostaria de estar mais presente mas hoje estou fixo aqui como relicário para ser homenageado e não tocado temos agora um momento de perguntas e está então com a palavra quem vai perguntar por favor obrigado canal é agente transmitindo ao vivo agora tanto no site do instituto quanto no aplicativo no youtube também no facebook tivemos um alcance de cerca de 50 mil

Pessoas que passaram para dar uma olhada na palestra de vários lugares não só do brasil e do mundo inteiro aqui pessoas que nos acompanham estados unidos república dominicana uruguai inglaterra alemanha méxico portugal e até no japão amanhã já estão vendo essa palestra ao vivo agora e alguns elogios também aqui só para repassar a graciele porque adoro te ouvir sincero consistente a ana diz que você brilhante como sempre e eliane falou que você literalmente resumiu a

Vida dela com essa pressa e da longa e próspera é pra começará a primeira pergunta vai vir o curador vou chamar ele aqui pedir um montão palmas pra ele e pro josé alves de freitas neto obrigado o leandro parabéns pela palestra realmente era o que esperávamos na final de contas discutir os grandes intérpretes para questões século 21 não poderia deixar de tratar de bauman que talvez esse circo todo seja o nome que

Mais têm impacto nesse início de século 21 mas a minha pergunta é bem direta é a seguinte é a falar bastante mundo líquido na maneira como obama trata será que nós não estamos num universo que talvez 20 anos depois tenhamos espaços para mais dramas sólidos do que líquidos considerando fanatismo sectarismo c toda ordem de ismos e de segurança de certas pessoas será que de fato existe um projeto para o mundo líquido é uma questão fascinante

Obrigado pelas perguntas é uma questão fascinante porque baumann quando diz líquido não quer dizer pelo contrário é quase uma obsessão dele que nossos problemas foram resolvidos baumannii escreve sobre o fanatismo paulo escreve sobre violência palma escreve sobre a pobreza só que o que ele quer dizer é que se antes nós cultivávamos ódios ou problemas por séculos durante 700 anos cristãos e mouros

Enfrentar na península ibérica a guerra da reconquista hoje os nossos olhos são muitos passageiros hoje os nossos olhos vão mudando o que não quer dizer que nossos problemas não continue extraordinariamente com gentes balmant chama atenção o tempo todo sobre a pobreza uma chama atenção sobre o escândalo da desnutrição especialmente infantil baumann toma partido em função dos mais desfavorecidos claramente

Revelando sua origem de pensamento socialista a revelando uma sensibilidade sociólogo muito importante então quando se fala em like não se quer dizer que nós resolvemos os problemas e nem de que os problemas deixaram surgir no livro medo líquido ele cita uma frase conhecida que somos a primeira geração da história que pode cometer suicídio planetário se antes gengis khan podia devastará as seu neto kublai khan podia dirigir o

Império gigantesco hoje um aperto de botão pode distinguir a vida como a conhecemos no planeta ou seja não é que o problema seja menor mas a nossa questão de foco em relação aos problemas é absolutamente oscilante o que é como eu já disse em várias palestras para ser breve muita gente quer perguntar o que é o mundo sólida de alguma forma é o mundo que me formou por ter nascido no interior do rio

Grande do sul eu pertenço a uma geração que aqui em são paulo seria alguém de mais de 70 anos porque o rio grande do sul tem uma para lá xxi com o são paulo de uns 20 e 25 anos então vive uma experiência que aqui um paulistano uma paulistana talvez tenha vivido uma geração à frente da minha minha mãe me batia e não tinha dúvida alguma que isso me faria uma pessoa melhor seguir o velho axioma criança chantilly bate crianças nossos

Professores nos castigavam eu vivia uma família muito amorosa mas com práticas autoritárias como quase todas as famílias eu vivi uma escola autoritária um país autoritário o brasil é uma ditadura minha escola meditadores minha família era uma ditadura o argumento se resume a não pode porque qual partido não você não entendeu esse é o mundo sólido acima de tudo um mundo

Onde as pessoas não tinham dúvida apesar dos problemas tem os mesmos de hoje fome assassinato pedofilia violência contra as mulheres são os mesmos de hoje só tem a questão você quer colocar seu filho numa escola construtivista enfatizando o conteúdo ninguém tem resposta uma pessoa um pouco mais distante dos pólos vai dizer tanto faz vai dar errado o que é jeito sinta-se livre a questão do mundo sólida exatamente a questão que não duvida e talvez por isso a violência

Nazista seja tão notável para nós mas aí o que adverte bauma não sobre problemas menores hoje mas adverte uma vez um texto muito bonito há duas maneiras de eua e impedir que vocês tenham acesso à verdade a primeira maneira censurar como fazem todas as ditaduras de direita ou de esquerda eu censure você não tem acesso à verdade a segunda maneira é atual afogá-lo os blindados jogar tanta coisa na internet

Tantas fake news tanta variedade que você não tem mais a mínima ideia do que é certo ou errado é uma forma sofisticada democrática aberta capilarizada atomizado que fazer com que ninguém mais pensa a falta tradição de ditadura o excesso tradição de estado de direito ou seja somos quase uma ditadura perfeita sofisticado no qual o grande irmão já existe e as pessoas são controladas não mais por teletelas como na hora do órgão mas por telas de

Celular pelas quais as pessoas morrem ao dirigir e morre um andar na paulista são assaltadas ou atropeladas que é mais importante olhar a tela do celular do que preservar a vida esse é o mundo líquido mas não que os problemas tenham diminuído obviamente obama reconhece que eles são iguais ou maiores que no passado outra questão por gentileza é são duas perguntas que vieram na internet uma do gustavo aqui hoje que ele diz é já que o

Dilema da liberdade e segurança para baumann é insolucionável como seria interpretado a volta do pensamento conservador e pronto pra abrir para abrir mão das liberdades ea outra é da eliana sodré está relacionada que é qual seria o grande medo atual seria o medo de perder a liberdade se eu seguir baumann pegando pela última questão nós não temos medo de perder a liberdade nós temos medo de perder a segurança

Vou acrescentar a bauma não testará ordinário drauzio varella volume 3 da sua trilogia prisional chamado prisioneiras especialista em sistema prisional drauzio varella nos diz os presos e as presas que eu conheci jamais pensaram no conceito liberdade presos e presas pensam apenas uma coisa sobreviver eles não sonham com a liberdade não olham pela janela como o conde de monte cristo no castelo de if não suspiram na janela a se eu fosse

Livre eles suspiram para preservar a liberdade e pegando o exemplo do drauzio varella uma facção criminosa ao dominar os presídios oferece a segurança que o estado antes não oferecia oferece a ordem e os presos estão felizes grosso modo inseridos nessa ordem autoritária mas uma ordem que preserva a vida das pessoas logo não é liberdade o grande drama humano mas é sobrevivência então voltando a idéia de que o grande

Medo atual talvez não seja ou certamente não é que eu seja menos livre mas eu ficar de fora eu ficar sem acesso e ficando de fora e sem acesso não conseguir existir as pessoas entregam sua liberdade com relativa facilidade não há nada mais expressivo e poético que o brilhante filme de almodóvar a ata também especialmente num momento em que a mulher que está sendo sequestrada e mantida refém diz um certo a síndrome de estocolmo ao seu agressor até a mim eu

Quero eu quero exatamente isso porque aí não se engane por mais que a gente escreva sobre liberdade o grande sonho humana segurança liberdade é um desejo importante muito mais teórico do que prático o que explica a ascensão de parte desse novo conservadorismo perguntem às pessoas se elas querem a águia portos liberdade de imprensa eo pluripartidarismo ou querem cesta básica

Eu posso dizer que não quero cesta básica por que não dependo dela mas se eu tivesse que escolher entre comida e habeas corpus eu preferiria comida então quem garante certa liberdade individual que é o projeto conservador original que não haja um estado controlador é uma pessoa que promete a 1 liberdade a um segurança e ao todos que vai exercer seu papel policial reprimenda e isso torna carrasco e verdugo em meu nome eu não

Preciso mais sujar as mãos não precisa mais ser o carrasco verdugo que o estado assume esta posição o repressor então essa sedução é muito fácil de entender e ela não é brasileira é hoje mundial absolutamente mundial é um risco toda posição extrema em política é um risco um risco para a liberdade e para a democracia outra questão é uma questão que aqui do público da marisol cordeiro

Ela te pergunta quais são as alternativas para manter se lúcido e são na pós modernidade sem se excluir totalmente da civilização quais são as alternativas é muito complicado responder a isso mas eu diria que uma das questões mais importantes é você saber que custo você pagará pela inclusão que custo você pagará por publicar fotos em redes sociais que custo você pagará pela abertura da sua individualidade e da sua

Liberdade que custo você pagará ao permitir ser fotografada em qualquer situação inclusive íntima não interpretando corretamente como seria que uma vez que a imagem entrou na internet não sai mais então que custo você paga em nome dos seus valores que custo você está disposto a enfrentar em nome daquilo que você realmente acredita o que eu acho aqui aquilo que nós recebemos em troca do mundo chamado

Líquido é muito pouco comparado com aquilo que abrimos mão aquilo que entregamos para preservar a segurança é pouco comparado com aquilo que recebemos apaga é pouco logo eu tenho que perguntar abertamente qual é de fato a minha intenção meu objetivo e meu valor respondendo isso eu posso saber que várias coisas merecem os sacrifícios várias lutas merecem um grande sacrifício mas as lutas expressiva a

Luta contra o racismo a luta contra a violência contra as mulheres jamais a luta de trânsito jamais o bate-boca de internet com quem você está discutindo quando discutindo sua rede social o que você ganha trocando acusações petróleo em cushing recomendação que eu fiz os meus alunos toda vez que você for insultado lei é um conto de machado de assis chegar ao final do ano você estará culto e solo e outro da banda no seu lote

É necessário que o bebê para que algo seja venenoso voltando a uma frase que eu uso muito não toque em tambor para maluco dançar tenham valores claros entendam que olhos da pessoa pertence a ela e é um direito dela e é um sinal claro voltando a fraude que a realização sexual dela está muito reduzida está concentrado na rede social não que a minha esteja ótimo mas pelo menos eu não quero que isso seja um objetivo não que isso seja o meu foco

Estabeleçam valores substantivos afastem-se dos valores objetivos e evitem o ódio a qualquer custo porque ele não constrói absolutamente nada em garagens abertamente em lutas que valem a pena essas lutas pela educação pela alfabetização pela defesa da infância estas valem a pena o trabalho serviço em pé as outras são ódios de resoluções pessoais

A próxima vez eu é também do público diz assim é bom mas alertou sobre as redes sociais como uma armadilha mas de qual é a armadilha se refere à da exposição a da necessidade de exposição a da falta de vida fora da rede social como eu tenho mais idade baumann mais do que eu tenho ao falecer nós consideramos por formação que o contato real é superior o contato virtual eu não tenho certeza se isso é verdade

Eu já fui testemunha de adolescentes namorando um de frente para o outro através do whatsapp onde frente para o outro ocupando as mãos de forma diferente que ocupava na mesma idade para mim é um absurdo o fato de que quando eu sento com alguém para comer quando eu sento com alguém para conversar a pessoa olha no celular eu fico irritado e me sinto ofendido que significa isso que eu estou mais velho que eu tenho outro padrão não que isso

Seja ruim a grande questão é saber se o contato real é diferente do contato virtual talvez foi uma pessoa seja talvez para a outra não mas o que de fato eu quero esse o contato virtual não é simplesmente reflexão baumannii ana uma maneira de eu me proteger dos riscos da relação uma maneira de impedir a agressão e de controlar porque a todo instante eu posso bloquear sair dizer um palavrão ou mandar um coraçãozinho o meu

Controle é total em uma relação ao vivo meu controle não é total eu sou obrigado a negociar mais então há que se saber se a minha presença virtual não é uma presença que nasce exclusivamente da minha incapacidade negociar meu narciso a minha incapacidade negociar a diversidade também capacidade de sair da minha câmera de segurança da minha câmera de eco no meu viés confirmativo aí nesse caso

Abertamente eu diria que o contato virtual não é fruto de uma nova geração de uma nova percepção mas é fruto de um tipo específico de covardia hoje que é a covardia de não enfrentar a adversidade e o drama de fazer negociação com as pessoas existirem negociar viver em família negociar ter amigos esposa marido namorado é negociar em inglês a diariamente vomitar alguns ingulir outros no dia seguinte e tentar chegar a um ponto em que a conversa pode ocorrer

Na rede social é deletado excluído logo após um palavrão e a ideal é que a pessoa assume o perfil e volta eu deleto novamente se é esse o ponto eu diria que o contato ao vivo desafia mais e fazer crescer mais o contato virtual desafia – mas é óbvio que essas regras mudam que quando eu era adolescente não se podia mandar uma carta datilografada para alguém porque era uma falta de educação quem escrever à mão ninguém hoje acho que é uma falta de

Educação mandar whatsapp de aniversário alguns anos se achava que era importante ligar mas o whatsapp vai substituir esse contato e todos estamos correndo lembra bauma não se sabe para onde logo é melhor o whatsapp que a ligação oi é seu aniversário eu estou ligando para dar os parabéns estou dirigindo então então parabéns muitos anos eu tô no trânsito então então você brega assim é é é aí eu prefiro whatsapp rápido que eu possa ver

Depois bem tudo isso é para a gente refletir que não há um padrão voltando às acre que a essência não percebe a existência primeiro existência depois essência que uma pessoa pode ser feliz através de uma rede social agora qual é o ponto do mundo pós moderno que está representando um equívoco são aqueles jovens especialmente no japão que não consegue mais sair do

Quarto é um tipo de agorafobia é um tipo de medo o ambiente externo ficam trancados no quarto sem conseguir sair conectados internet esse talvez seja o risco maior de um futuro que ninguém mais se desafio no contato pessoal esse é o grande o grande risco das coisas temos invertido que na minha infância minha mãe mandava voltar que estávamos na rua e inter e agora as mães têm que pedir pelo amor de deus vai

Brincar na rua sexta que seu tablet o dia inteiro esse é um risco atom é infelizmente em tempo só para mais uma pergunta era a gente vai juntar duas perguntas aqui na verdade dá uma tv pela internet um arquivo pelo público a ana paula sousa pergunta ela quer que você fale um pouco da questão da espiritualidade no mundo líquido e o davi guedes aqui do público ele fala que segundo dawkins qualquer um que se baseia sua moral na religião

Seria preso algum dia você acha que o mundo líquido atual tem algum tipo de modalidade universal e imutável uns ele é mundo líquido por definição não pode ser universal nem imutável isso representa de filosofia chamamos de um oxímoro uma contradição de termos na frase contradição estrutural de termos então a espiritualidades no segundo semestre vou discutir com vários colegas em café filosófico se a fama a exposição a presença midiática não seriam novas

Formas de mística de achar um sentido externo a vida no qual likes substituem orações e no qual minha imagem é uma verdadeira imagem sagrada correndo o mundo nós vamos ter que pensar que nem as religiões tradicionais do mundo chamado sólido era universais a maior religião do planeta o cristianismo tem hoje dois bilhões de pessoas logo ela é em relação aos sete milhões e

Meio das pessoas ela é minoritária apesar de ser majoritária como religião as outras religiões têm 1 bilhão tem 1 bilhão e 400 ou tem alguns milhares então nem as religiões antigas eram explicações universais mas deram explicações suficientes para grupos fechados na sua própria bolha tudo isso eu refletir que a ética a moral ea busca de guias para o

Comportamento podem vida filosofia podem vir das religiões podem vir de uma reflexão pessoal ser religioso não significa ser ético ser ateu não significa ser ético ser filósofo não significa ser ético sei que é uma surpresa mas precisam saber disso a ética não tem uma fonte única e sua vertente religiosa que é moral não tem uma vertente única desde o século 19 que emite continuou ensino ando pensando que

Talvez o último questão tenha morrido na cruz mas no mundo líquido deveria haver uma vantagem eu não acho mais que exista um discurso totalizador que necessariamente um discurso autoritário só quem não pressupõe divergência heresia heterodoxo dia mas apenas ortodoxia então essa grande questão a grande questão atual não é exatamente religiosa ainda que em países como estados unidos

E brasil a religião tenha muito mais importante do que em países da europa por exemplo mas a grande questão e achar qualquer referência válida comunicável objetiva direto que convença mais pessoas todas as convicções são parte do mundo líquido e são reduzidas na discussão a seguinte frase é sua opinião posso eu expressar 200 mil argumentos ea pessoa me bom é sua opinião a água férias em graus centígrados ao nível do

Mar é a sua opinião simplesmente porque o eu emergiu e domina o eu estar aqui joel é uma dificuldade para a comunicação sempre foi mas agora é uma dificuldade muito específico como vai ser o futuro nunca perguntei isso o historiador com muita sorte e muito esforço ele tem alguma intuição sobre o passado o historiador não sabe o dia seguinte o historiador não sabe de nada sobre o

Futuro o futuro será aquilo que nós fizermos a tendência atual é que esse futuro ainda radicalize essa individuação líquida através de redes sociais e talvez pela tradição histórica o movimento pendular se incline por outro lado você nós vamos voltar a valorizar toque conhecimento abraço beijo carta manuscrita e da tatoo tudo pode acontecer será o que nós fizemos o futuro pertence agentes históricos que fazem história mas como lembra o alemão

Não fazem como gostariam mas fazem história depende exclusivamente da nossa ação e com isso terminamos gente o acabou digam a agora eu posso levantar posso levantar obrigada obrigada muito obrigada [Música]

75 Comentários:

Comportamento & Cidadania

Parabéns Café Filosófico pela magnífica ideia de convidar o Professor e Historiador Leandro Karnal para falar sobre um tema tão importante para o ser humano !!! Políticos de todos os países deveriam estudar filosofia e ter como exercício constante a prática da reflexão !

Fernanda Luiza Vieira da Rocha

Sublime! De derrubar lágrimas de tão profundo e ao mesmo tempo perfeitamente descritivo como um historiador poderia fazer!! Professor Karnal, grande mestre! Muito obrigada !

Marjory Maggie

Não há como não admirar o professor Karnal

Marilda Das Gracas Jacob De Oliveira

Novamente, agradeço pela a magnífica apresentação sobre pós- modernidade, embasado em Bauman, enfatizando o lado físico, biológico, psicológico, social e culturais… Parabéns!!!

Mariabonita Silva

Bom dia professor, obrigado por esta aula de conhecimentos aprendi muito, o sr disse tudo que eu gostaria de dizer não com tanta sabedoria , apesar de ter 20 anos a mais que o sr, minha experiência ficou pequena assisto seus vídeos para melhorar meus conhecimentos

Wander Caetano

Boa noite. Já tinha visto e hoje vivendo a Pandamia, penso que nesse momento, tudo que é diálogo, hoje faz todo o sentido. Lamentável que nossa estupidez tenhas nos levado a esse momento. Obrigado Professor. Sou e serei sempre seu fã.

Comando Alfa: Mário Sérgio

Freud, Bauman e Karnal, perfeito! Parabéns!

Gleides Rosa de Jesus Silva

Sem palavras, que bela exposição do nosso querido professor. Parabéns ao canal. Dizer que somos afogados pelo excesso foi fechar com chave de ouro.

Ana Catarina

Não me canso de ouvir essa fala… é uma síntese do nosso “mundo líquido.” Triste e real!!!

guaciraqm

Parabéns ao Instituto CPFL e obrigada por todos esses anos de Café Filosófico!

Marilda Das Gracas Jacob De Oliveira

Agradeço com toda consideração… Fabulosa palestra!!! Parabéns!!!

Gerson Silvério

O melhor é que esta na integra, sem cortes ou inclusões de explicações externas a própria palestra, algo que ocorre com frequência quando o programa é transmitido pela TV Cultura.

como diria a pensadora contemporânea Julia:

1:16:00 quando ele fala sobre o medo líquido, lembro da canção “caçador de mim” do Milton Nascimento e ela começa a fazer mais sentido.

Marilda Das Gracas Jacob De Oliveira

Obrigada, pela apresentação, enfatizando o lado físico, biológico, psicológico, social e culturais…Parabéns!!!

Comportamento & Cidadania

Posso ser feliz dentro do equilíbrio ! Os exageros tornam-se doenças

Marcelo Jefferson Semolini

Senhor Leandro a pouco te conheci.
Sou apaixonado por Sagan, doutora Suzana Herculano, prof Marcelo Gleiser e agora o senhor.
Quando me conquistou, no mesmo dia que lhe ouvi dizer.
” Eu posso identicar a inteligencia alheia nos outros mas nào consigo desinvolver em mim” , modéstia da sua parte.
Mas como pode ver, por mais que me esforce, apenas me identifico.
Tudo que msis queria na vida.
Mascer denovo mas ter a chance de poder me esquivar de mals caminhos.
Acordar a os 51 é o pior de todos os comas vivido no mundo.
Salve família e alguns parentes.
Olhar para traz doe a alma e até o fios de cabelos.
Grato por sua existência.

Filipe Santos Magalhães

Uma das melhores falas do Leandro. Parabéns.

João Neto

Começa no 07:14

Veja do começo! A Palestra começa bem no início, depois de alguns avisos.

Existe uma introdução importante sobre Bauman, o século XX, sua vida e obra. Não pule tanto.

Bernardo Music

Maravilhoso!

Crislaine Faustino

Ótimo conteúdo simplesmente fantástico!

Crislaine Faustino

Leandro Karnal sensacional!

Wander Caetano

Sensacional! Parabéns Professor.

Rozemberg Barbosa

Viver com medo de ser feliz.
A felicidade é um jogo difícil de se jogar.
Porquê as pessoas são apoiadas mesmo tendo tantas dificuldades de entender o jogo?
Quando estou triste não encontro motivos para viver.
Quando estou feliz os motivos para continuar vivendo são pequenos.
Na minha infância, um conto de fadas.
Na minha adolescência, uma continuidade.
Tudo acabou com as responsabilidades.
A realidade da maioridade… das responsabilidades.
Um pesadelo!
sei o que odeio, esqueço o que amo.
Não tem integridade integralmente.
Minha maioridade diz: é preciso odiar para se proteger, o amor é
um jogo!
Não sei jogar.
Estou aqui por motivos que não compreendo integralmente.
Não tenho integridade.
O que fazer jovem ainda!?
Como viver uma vida?
Esperar a morte.
É tudo tão rápido!
Jogo duro de se jogar!
Eu tenho medo!

Cristina Gouveia

Excelente. A fala dele é realidade e a verdade. Fala com todo respeito dos céus, da Terra, do produto da terra, do produto de Deus, do produto dos homens. O temor a Deus é o princípio da sabedoria. Não sinto que o Leandro Karnal é a teu. Sinto que é um filósofo formulando seu conhecimento, sua opinião pessoal a respeito de tudo e de todos. Incentivando a humanidade a ser realistas e verdadeiro porque vamos prestar contas ao ser superior a nós e ao mesmo tempo se fez o menor que se sujeitando a carregar sobre si. Para este homem de coração grande pudesse explicar pra nós na nossa geração que o AMOR A É O MAIS IMPORTANTE BASE PARA A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE E DE UMA VIDA SEM FIM. Amo sabedoria.Obrigada Karnal.

Marques

Só devemos temer o próprio medo, eu tenho medo de não conseguir alcançar meus objetivos, sou um adulto desempregado e vivo muito bem, poderia ser melhor claro se tivesse mais luxo em minha vida, morro de medo de não conseguir isso

Branco Pereira

Quando vejo esse homem e sei que é brasileiro, tenho certeza, tudo ainda pôde dar certo nesse pais e que nossos mitos atuais são só uma grande brincadeira com a ligua portuguêsa uma grande piada, coisas de brasileiros.

Marcia zul

Inteligente. Elegante. Estudioso.

Claudete Batista

Gratidão

Comportamento & Cidadania

Uma noite que , políticos e dirigentes desse país , “deveriam “ estar presente ou ver esse vídeo !

Felipe Belei

Ao tempo de 44:40 quando o prof. diz que ele não é o Gru do filme Meu Malvado Favorito… só eu que pensou que ele parece mais o Dr. Evil do filme Austin Powers?? rs

Thyana Klaudya

Não sou Minion, mas sigo loucamente o Café Filosófico!

Cristina Gouveia

Nos explicam tudo e todos com o melhor seu. Bem humorado. Sem ferir ninguém. Trazendo consciência e razão. Deus já te abençoou. A glória é de Deus. Imagine, se um homem ungido com tal esforço de enriquecer com sabedoria e valores. Quanto mais Jesus Cristo de Nazaré, o Galileu o filho de Deus, que 3 dias e 3 noites eram poucos para escutar. Parabéns!!! Leandro karnal. Amo você falar. Tu tens algo semelhante a Deus. O teu coração que desejas o mundo melhor. És incrínvel.Você dar de volta a Deus o que Deus te possibilitou da melhor forma. Multiplicando teus talentos. Tu és especial para nós. Humanidade precisa de um homem assim como você. Luz e sal na Terra. Teu espirito reflete pra nós a existência de Deus. Para que amemos a Deus e o próximo sem loucuras.

PC

Perfeito professor.

Fernanda Sousa Pinto

Sensacional!

bruno gustavo

Fantástico!!

Maria de La-Sallete Mota Simões

LEANDRO KARNAL

Dinho Prado

gosŕei muito da palestra

Eliana Yong

Os intelectuais, viraram estrelas, YouTuber, na sociedade líquida ultraliberal!

Vozão!

Karnal daria um excelente advogado de defesa

lucky valizas

MARAVILLOSO
GRACIAS A CPFL

Clovis Luis Marcolin

Brilhante.

Maurício Delat

A única pessoa que temo é a mim mesmo!

Rodrigo Oliveira

Brilhante

Ercilia Arruda Pollice

Karnal quero conhece- lo pessoalmente
Sou de Campinas. Vamos marcar um café. Abraço!

X19

a cultura é um ato repressivo…
que porrada.
genial.

Marcos Prado Masliaev

Como será então a realidade gasosa ou plasmática? Ou a realidade da matéria quintessenciada?

Maria Teresa Silva

PARABÉNS!!!!!!!!!!!!! MARAVILHA!

Maria de La-Sallete Mota Simões

BRILHANTE

Made

Penso que a vontade pelo consumo, até pela violência, só pode acontecer se a fome estiver saciada. Quem tem fome tem na saciedade alimentar a sua maior preocupação, assim como Jean Valjean dos “Miseráveis” de Victor Hugo.

Wilson Pessoa

Ótimo bravo

Jose Pinheiro

Eu penso que a inveja é de todas as pessoas por norma!!!!

ywnas siga

” cultura é um ato repressivo” essa frase resume a palestra!

Célia M. S.

INTERESSANTE D+…Caiu pra mim como uma luva…

Marilda Das Gracas Jacob De Oliveira

A vida de Bauman, foi dedicada a escrever sobre a importância do ” ser humano,” físico, biológico, psicológico e culturais… Portanto, o cérebro do ” ser humano” está sempre em transformação, cuja finalidade a preservação da” vida,” assim a ciência avançou muito pouco sobre a compreensão do” mesmo”, para que, nada o controlasse…, desta forma, a ciência está sempre buscando respostas para avançar mais, avança, mas o cérebro do ser humano, muda contínuamente… Impossível, compreender ” o cérebro humano,” e os estudos científicos continuarão, pois, caso contrário os cientistas não teriam ” mais nada para estudarem. O quê seria dos jovens cientistas? Teriam que apenas, que, rever os avanços dos cientistas anteriores… Parabéns Professor Leandro Karnal, pela a magnífica palestra…

Comportamento & Cidadania

Sentar diante de alguém num jantar e pegar o celular para olhar e ficar nele , é consideravelmente falta de educação !!! São hábitos grosseiros adquiridos com o tempo e sem limites .

Alfredilza Moreira da Silva

Professor karnal eu amo vc. Ah se eu pudesse te ver abracar te….

Maria Andrade

OBRIGADO!

HEKEL ROCHA

os 56 min em diante se aplica muito ao momento de corona que estamos vivendo.

Pastor Rubens Filho

Esta é uma diferença que os gregos já sabiam,ou seja,a diferença entre opinião(doxa) e episteme(Verdade)!!!O ser humano não pode reduzir a verdade a sua subjetividade.É claro que existem verdades universais e gerais como a vida,o mundo,o universo,a natureza,o ser humano!!!Negar estas verdades é negar a própria realidade,ou seja,loucura!!!Esta visão subjetiva e relativa da “pós-modernidade” é esmagada pela própria realidade!!!Um historiador que diz e acredita que realidades gerais ou verdades universais não existem não devia usar um celular,um carro,um avião ou um canal de televisão!!!Devia se submergir nas suas profundas reflexões subjetivas e pessoais!!!Mas,suas reflexões ou subjetividade podem ser contra a própria realidade!!!Imaginem um homem que diz não existe a realidade(verdades universais) e se joga de uma ponte pensando que pode voar,ou atravessar uma avenida sem medo de ser atropelado por pensar que não pode ser atingido por um carro,ou pensar que pode pegar uma faca e não se cortar!!!Cuidado a subjetividade pode ser contra a objetividade,ou seja,realidade,ou seja,verdade!!!Cuidado,sua “verdade”, doxa, opinião, subjetividade podem te matar ou te levar para o inferno!!!

heloisa m.bhering

Bom Dia!

Edson Barros Santos

Karnal, evite a sedução de uma boa tirada quando o tema está se aprofundando. Quando você vai colher o plantado pela racionalidade não se contém e sede à comunicação simplória e risonha mais accessível ao público.
Por favor, desafie-nos a nos mantermos nas alturas sem atenuantes confortáveis e risonhas.

David de Jampa

2:53 começa a fala…

Roberto Medina

Realmente, a palestra só tem início após os 40:10, antes disso; é só apresentação do CPFL e do currículo do professor Karnal.

Nívah Abreu

100 leviatãs assistiram a palestra!

Wagner Dias

🇧🇷

Eduardo Barros

Antológico!

Ilton Paradizo

Não aguento nem ouvir a voz do Leandro Espiritual

Julia Avelar

Cigano

2 horas, 19 minutos e 42 segundos, bem gastos!

Gj .mb

40:05

Maria Auricélia

Viva 31 de março de 1964

Gerson Silvério

Lula livre.

Pastor Rubens Filho

Que contradição definir o mundo e o definir como líquido!!!Se o mundo é líquido não pode ser definido,senão definido,não pode ser compreendido,contemplado,a apologia a ignorância!!!

Danilo da Silva

Meu Deus, que cara chato e vulgar. Eu cai por acaso neste vídeo por usar o automático do Youtube. Ele passa uns dez minutos bajulando a plateia. Este é o maior fazedor de citações e de empulhação.

Pastor Rubens Filho

Esta é uma diferença que os gregos já sabiam,ou seja,a diferença entre opinião(doxa) e episteme(Verdade)!!!O ser humano não pode reduzir a verdade a sua subjetividade.É claro que existem verdades universais e gerais como a vida,o mundo,o universo,a natureza,o ser humano!!!Negar estas verdades é negar a própria realidade,ou seja,loucura!!!Esta visão subjetiva e relativa da “pós-modernidade” é esmagada pela própria realidade!!!Um historiador que diz e acredita que realidades gerais ou verdades universais não existem não devia usar um celular,um carro,um avião ou um canal de televisão!!!Devia se submergir nas suas profundas reflexões subjetivas e pessoais!!!Mas,suas reflexões ou subjetividade podem ser contra a própria realidade!!!Imaginem um homem que diz não existe a realidade(verdades universais) e se joga de uma ponte pensando que pode voar,ou atravessar uma avenida sem medo de ser atropelado por pensar que não pode ser atingido por um carro,ou pensar que pode pegar uma faca e não se cortar!!!Cuidado a subjetividade pode ser contra a objetividade,ou seja,realidade,ou seja,verdade!!!

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