Começando 2021 com emprego novo (como Desenvolvedor)


Porque tomei a decisão de trocar de emprego, mantendo minha função de desenvolvedor Android. Como me preparei para as entrevistas de emprego e quantas ofertas eu recebi.

▸ Playlist sobre carreira: https://youtube.com/playlist?list=PLXA_TifFgaBAR5DYA0a1wyuc4ZDlBrqap

▸ Torne-se um membro Evoluindo e receba videos exclusivos, prioridade no Ask Lucas Montano Show e acesso a grupo privado no Discord. https://www.youtube.com/channel/UCyHOBY6IDZF9zOKJPou2Rgg/join

▸ Comunidade Montano Server
http://bitly.com/montano-server

+???????????????????????? ???????? ????????????????????

▸ Chip ARM M1 – Unboxing MacBook
https://youtu.be/I4Eo4MPpWOs

▸ programador sênior de 2 anos (dois anos de experiência)
https://youtu.be/52TFDp9qKx0

▸ Node JS e o seu uso excessivo (com Rodrigo Branas)
https://youtu.be/H1o8GcjXb8k

▸ Objetivo: trabalhar como “Programador Junior” | Revisando Currículo de Programador
https://youtu.be/35UVmhOos5A

▸ 6 dicas para ganhar confiança na programação
https://youtu.be/YuRtpryzyDs

▸ 5 livros para Programadores (Soft Skills)
https://youtu.be/pnXWm01-EVo

Equipamentos ↴
Mic: https://amzn.to/3dxx91h
Câmera: https://amzn.to/3k8bOhx
Kindle: https://amzn.to/2Q7jrdL

Livros que me ajudaram muito! ↴
14 Hábitos de Desenvolvedores Altamente Produtivos: https://amzn.to/30b0DvM
Entendendo Algoritmos: https://amzn.to/2Wt9qIE
Clean Code: https://amzn.to/2R3WghC
Padrões de Projeto: https://amzn.to/2J5QPeM
The Dip – quando tu deve desistir: https://amzn.to/2lbB2lQ
Startup de $100: https://amzn.to/2H4DORR
Cracking the code interview: https://amzn.to/2n24ID3
De Zero a Um by Peter Thiel: https://amzn.to/2Z2N9Un
Lean Startup: https://amzn.to/2Kwvc8G
Principles by Ray Dalio: https://amzn.to/2YXug5j
On Tyranny by Tim Duggan: https://amzn.to/33uMCKe
A arte da guerra: https://amzn.to/31ALLpv
Cartas de um Estoico: https://amzn.to/2yVQkOY

Source: Lucas Montano

128 Comentários:

Marcos Beletato

Eai Lucas! Descobri seu canal hoje e já assisti alguns vídeos, tenho uma dúvida que gostaria muito de te perguntar. Atualmente estou prestes a terminar minha graduação porém não estou otimista quanto à entrada no mercado de trabalho dada a natureza do meu atual curso (química), a faculdade me forneceu tantas experiências frustrantes em relação aos professores e pessoas que nem sei se me sinto atraído pelo assunto mais, porém acho a área de programação muito interessante e promissora quanto à empregabilidade. No caso gostaria de perguntar qual sua opinião quanto ao ingresso nessa área? Deveria fazer uma graduação focada nisso começando do zero ou aproveitar esse meu curso e partir para uma pós fora da área encabeçando o mercado de TI? Muito obrigado e parabéns pelos vídeos, muito bons!

M Ol

Tenho uma dúvida. Estou traduzindo meu currículo só que possuo experiência em diversas empresas, curso e tal. Meu currículo está com umas 3 páginas. Sempre que vejo um modelo tem apenas uma página. Fico na dúvida se deveria deixar tudo em uma página ou se não se importam se eu enviar um maior. A empresa pede o PDF do currículo.

Clécio Borba

Não sou da área de T.I. mas gosto muito dos conteúdos do canal. Após o vídeo percebi onde errei na última entrevista onde visava o mesmo cargo que atuo porém numa empresa multinacional. Preparação é tudo para uma boa entrevista e a dica do freedback de terceiros que conhecem nosso trabalho irá ajudar muiiiiito neste refino de skil’s. Obrigado.

L.

O cara vive falando de criar seu próprio app, como empreender e os carai a quatro, mas é um gado de “firma”…. Daqueles trouxas tão rebaixados que se dispõe a estudar estrutura de dados e afins, simplesmente para passar em entrevista. Alguém com tantos anos de experiência continuar se sujeitando a isso, é no mínimo dos mínimos decepcionante hehehe
O cara se vende como sendo o guruzão da TI, que sabe de tudo, já fez e aconteceu, mas é incapaz de andar pelas próprias pernas… Curioso. Amanhã ele cria um curso ensinando como empreender na área de programação, enquanto bate cartão

Luiz André

kkkkkkkkkk

I’LL BE BACK!

Decepcionante é ver um comentário desses

Rafael

Nem todo mundo pode largar tudo para empreender. Então a maioria faz isso paralelamente ao trabalho principal.

I’LL BE BACK!

@Felipe Dallagnolo exatamente

Lucas Montano

aposto que tu é da turma “viver de renda”, eu sou da turma: diversificar fonte de renda e maximizar o retorno do meu tempo.

L.

@Rafael Se o cara depois de 300 anos trabalhando na área, ainda precisa ficar fazendo testes tosqueiras, das duas uma, ou as empresas são extremamente burras (o que sem dúvida é uma realidade) ou ele não sabe se vender ( o que também parece ser realidade, embora talvez ele mesmo se veja como o rei do marketing)…
Se ele se sujeita a fazer esses testezinhos toscos, não sei o que sobraria para newbies como a grande maioria de nós… Para que vou construir portfólio e experiência sendo que sempre vão me pedir essas merdas de teste que no fundo, não serve para nada?

Lucas Montano

Hahahahahahahah

Felipe Dallagnolo

Na verdade, se você realmente acompanhar o cara, vais perceber que o maior volume de conteúdos trata de carreira, não de empreendedorismo…
Além desse seu equívoco, eu não entendi qual o demérito em trabalhar para outras empresas. Empreendedor é mais importante do que funcionário? Se essa é a tua visão, melhor rever teus conceitos, ou o máximo que tu vai construir na vida é um negócio de fundo de quintal. Todo bom gestor sabe que quem constrói a empresa é o time.

I’LL BE BACK!

@L. como assim ele “se sujeita” a fazer esses testes? Se a empresa requere isso, ele vai fazer o que? Sentar e chorar por que o mundo não é como ele quer que seja?

L.

@I’LL BE BACK! Não falta gente que vive de ensinar os outros a construir apps de sucesso, sendo que eles próprios nunca fizeram um, ou dizem que fizeram, mas “não pode dizer o nome” ou qualquer outra desculpa/história que é inverificável.
A diferença desse tipo de postura para uma Betina da Empiricus, é minima… Só querem o nosso dinheiro, vendendo ilusões;

I’LL BE BACK!

@L. cada um faz as escolhas que julga corretas, o problema é querer atacar outra pessoa de qualquer maneira achando que é o dono da razão

L.

@I’LL BE BACK! Eu conheço muita gente experiente que não faz teste de forma alguma, se a empresa não quiser, problema é da empresa… Mas claro, essas pessoas acabam saindo dessa lógica de bater ponto enquanto arrota empreendedorismo/diversificação.
Eu acho que o caminho é a autonomia do profissional e não se sujeitar aos caprichos da empresa só para “ter uma oportunidade”, no geral, a empresa precisa muito mais de nós do que nós delas…. E alguém que saiba se vender e principalmente, saiba o valor do seu trabalho, não vai se sujeitar a muita coisa que certas empresas vão exigir.

Mas enfim, cada um cada um né… Quem quer ser esse tipo de “gado de firma”, aqui é o canal certo.

I’LL BE BACK!

@L. mas se esse é o problema, o Lucas já mostrou o app que ele criou e não lembro de ter visto ele vendendo curso…

Daniel Menezes

@L. tu é um fracassado cara, só assim pra explicar essa frustração desnecessária. Não entende nada de desenvolvimento de sistemas. Provavelmente foi enganado por investimentos mentirosos. Aqui falamos de trabalho duro de verdade, e não de soluções milagrosas.

L.

@I’LL BE BACK! Ele AINDA não começou a vender curso, embora ele use o canal dele para ganhar doações e também, vender a influência dele sobre nós… Então, muitas vezes ele fala certas coisas, que a gente pensa ser uma dica, e na verdade é uma propaganda velada que ele está fazendo.
Não tem nada de errado em querer ganhar dinheiro, o que fica feio é tentar maquiar isso com discursinho raso que não reflete a realidade, mas que serve para vender ilusão para um monte de gente inocente que está tentando começar numa área nova e acaba caindo no papo desses replicadores da lógica do “marketing digital”

rafa soares

Cara, vou responder para dar uma contribuição com o assunto, “Carreira x Empreender”. Mano, a realidade é que Essa ideia de “fazer um APP, ficar rico”.. Ou “começar o próprio negocio.” É muito mais uma minoria do que realidade. Vários “Bonzão” da TI são CARREIRISTAS.. Anders Hejlsberg, Guido van Rossum.. Criaram “linguagens de programação” e são funcionários.. Será que eles não manjam de TI? O ponto é que “Caminhar com as próprias pernas” envolve muito mais Business do que Conhecimento da área. Tudo vai do momento, as vezes você funda um negócio ele rende, ou não.. Simplesmente não se perdura, e ae em dado momento você vai se empregar.. Ser bom não tem nada haver com a questão “Carreira x Empreender”.

I’LL BE BACK!

@L. mas qual é o ponto de julgar uma pessoa por algo que você acha que ela vai fazer? Muita gente já pediu pra ele criar um curso, ele que não quis comprar a ideia. E que eu me lembre isso já tem uns 2 anos. Se ele realmente quisesse criar um curso pra lucrar em cima de gente iniciante na área, acho que ele já teria feito isso. Respeito sua opinião, realmente tem muito charlatão que vende curso sem conteúdo simplesmente pra lucrar, mas até agora o Lucas não mostrou ser essa pessoa, e, como dizem, todo mundo é inocente até que se prove o contrário.

L.

@rafa soares Verdade, bem igualzinho o Anders Hejlsberg, Guido van Rossum com o Lucas Montano né… Isso ai é tipo querer comparar o João vareta do 15 de piracicaba com o Messi, Neymar e Pelé… Não tem paralelo.

O problema que eu vejo, é que a grande maioria dos caras que criam conteúdo no youtube tem uma pegada muito próxima a de qualquer picareta vendedor de curso… Todos tme o mesmo discurso, se vendem como OS FODÕES e todos, são carreiristas, ao mesmo tempo que ensinam os outros a fazer um app de sucesso, como empreender na área de TI, como ser freelancer e os carai;

O meu problema não é o que as pessoas escolhem ou não, o problema é o balbalbalba que é criado para justificar algo que nem eles mesmo fazem/conseguem fazer

No geral, esses “grandes gurus” consideram fazer vídeo no youtube e vender curso como “empreender”, ao invés de usar a energia e conhecimento deles para fazer algo realmente que preste e vá fazer diferença na sociedade.

Não é só na área de desenvolvimento não, na área de dados também está cheia de pseudo Elon Musks que batem cartão todo dia e a noite fazem lives na twitch pra ganhar um extra dos otários

UPD

@L. muito texto vai tomar um banho tigresa

Robson Luz

Vc tá viajando , nunca vi o Lucas se propor a ser guru empreendedor de TI, por sinal já disse que faliu uma vez quando tentou, a pegada do canal sempre foi de tentar se aprimorar pra melhores vagas. Outra coisa é que não tem muito pra onde fugir sobre os testes, até empresa no brasil tá fazendo muito, quanto mais as empresas internacionais mais tops, ele só tá mostrando essa realidade pra quem quer uma coisa melhor.

UPD

@Robson Luz falou tudo mano

cmonbruh

Belo textão pena q tu ta falando nada com nada

Ezequiel Lorenzatti

Super relevante seu comentário, vou colocar ele na lista de pessoas que são exemplos que não devem ser seguidos e mostrar para os meus netos quando eles nascerem

Jefferson Lobato

Pq um cara que se dispõe a estudar estrutura de dados e afins é trouxa? Qual é o problema em ser funcionário e não dono de empresa? Não entendi nada.

O Programador

@L. Se vc vai julgar o trabalho do cara com “o discurso dele soa como o de um picareta pra vender curso” espero que, pelo menos, vc esteja ciente que isso é uma métrica totalmente subjetiva. É o que vc acha e não reflete a opinião da maioria (veja pelos demais comentários no canal). Mais objetivo seria tentar saber quantas pessoas ele consegue ajudar com o conteúdo GRATUITO que ele produz, por exemplo. E se, de fato, ele ajuda pessoas (seja ensinando, motivando ou apenas entretendo), acho que o trabalho dele tem valor e é justo que seja remunerado de alguma forma. Não entendo o motivo do seu hate.

Jefferson Lobato

Meu Deus, pq tanto ódio?

L.

@Robson Luz Qualquer pseudo empreendedor também conta a história de como ele quebrou e depois se re-ergueu fazendo aquilo que ele vende/faz rs
Até o Abilio Diniz, Paulo Lehmaan tem histórias tristes para contar quando querem convencer alguém de qualquer coisa. Isso se chama RETÓRICA.

Lucas Montano

L., eu acredito que tu tenha refletido muito sobre o assunto e chegou em uma conclusão. Uma conclusão que ao se deparar com meu vídeo, te trouxe um sentimento de “justiça a ser feita” ou “pilantra a ser desmascarado” e tu tá tentando me colocar em alguma premissa pra essa tua hipótese que tu já tem conclusão. A realidade: eu trabalho como programador desde 2007, já fundei múltiplas empresas no Brasil e hoje trabalho como Senior Engineer na Holanda. YouTube não é minha fonte principal, apps não são minha fonte principal, todas essas me dão uma diversificação de renda que me possibilita crescer e arriscar sem medo (como trocar de emprego no meio de uma pandemia). Conhece um pouco mais do que já criei de apps e depois me conta o que tu já criou. https://youtu.be/dJ0pGW2s2DA

Ezequiel Lorenzatti

@Jefferson Lobato Haters gonna hate, simples assim

L.

@Jefferson Lobato Sim, vc realmente não entendeu… E não foi só você, a maioria das pessoas aqui não entendeu, quase todos se sentem pessoalmente ofendidos pelas críticas, pois se identificam com o Lucas, o que acaba os tornando incapazes de entender o que realmente está sendo dito.
Mas normal, não dá para esperar muita inteligência de pessoas que se guiam por youtubers sabichões que tem opinião e história sobre tudo… Não atoa a maioria vai ficar a vida inteira patinando no mesmo lugar e ganhando pouco.

Jefferson Lobato

@Lucas Montano e ainda que vc não tivesse criado nada de app, o fato de estar dando dicas sobre como vc chegou onde chegou hoje já é de grande valia e é uma contribuição gigante pra quem deseja chegar nesse mesmo lugar. Existem pessoas como nós que tentamos ajudar um ao outro e existem pessoas que ficam de fora julgando quem só quer fazer o bem.

Jefferson Lobato

@Lucas Montano vou te falar, isso aí é alguém que trabalhou contigo, ficou pra trás e não aceita teu sucesso, aí vem com perfil de leaozinho, sem nome e fala qualquer porcaria pra ofender. O nome disso é inveja, relaxa.

Marcelo Blanc

Mano, esse @L. é maluco, rlx Lucas; esse leãozinho hater aí de meia tijela só quer confusão. Porquê ao invés de você se preocupar com o que o Lucas tá fazendo, não se preocupa com o que vc pode ou tem q fazer ? Cruz credo, vai rezar e cuidar da tua vida, e se vc não gosta do canal do cara sai daqui porquê tem muita gente que gosta e acha valido a contribuição dele pra comunidade ️️️️️️️

Tiago Paes

@Lucas Montano boa Lucas.. esse hater podia ter dormido sem essa

Não entendo pq as pessoas fazem comentários nos vídeos como esse cara, meu se não gosta do canal para de assistir, simples ️

L.

@Lucas Montano Não… não teve nada disso de um sentimento de justiça a ser feita e nem tentando desmascarar… Apenas dei minha opnião sobre esse blablabla todo difundido por vendedores de cursos, influencers e afins… Não é nada contra vc, vc apenas reproduz um “modelo” de canal que existem outros 500 iguais por aí, todos com o mesmo papo e histórias, mas poucos tem algo de fato à mostrar.

Eu entendo o seu lado, todos somos humanos e adoramos esse mundo de “blogueirinha”, de se sentir referência de algo e precisar ficar alimentando aquilo para não correr o risco de perder a influência que tem… Mas muitas vezes, poderia estar fazendo coisas infinitamente maiores, e sendo um exemplo de verdade ao invés de um simples animador de torcida, entende?

As vezes acho que esse tipo de coisa de ficar criando conteúdo, acaba sendo uma espécie de fuga dos profissionais que estão perdidos… E com o tempo, se tornam reféns do ego ou mesmo da possível grana que isso pode acabar gerando.

Mas enfim, cada um faz o que quiser da vida, e eu deveria ser agraciado pelo engajamento gerado aqui heheheheh, Caso as coisas que eu falei não se apliquem a você, simplesmente desconsidere, e caso a critica se aplique, reflita… Não tem motivo pra ficar tristonho ou se ofender, até porque muitas vezes repetimos estereótipos mesmo que inocentemente.

Cambio desligo, forte abraço

Luciano Felli

Falou novo Mark Zuckerberg! Poste seus apps aqui.

Jack Nicholson

@L. vc tinha que escrever esse sermão no canal do Tiago Fonseca e coach’s da vida e não aqui kk

L.

@Jack Nicholson Tenha a certeza que eu escrevo, e não só no Tiago Fonseca mas em vários outros que seguem absolutamente a mesma linha que ele =)
O interessante é que em todo canal que você apontar o dedo mostrando que o cara está querendo ser o malandro, aparece trocentos idiotas para defender o cara e falar que na verdade, quem critica tem inveja ou vão falar que vc está com “ódio”… O modus operandi do gado é o mesmo em todo lugar.
Quando se trata de marketing digital, a linha que separa entre a picaretagem e o que é lícito é muito tênue… E não demora pro caboclo começar se achar O MALANDRÃO e querer se dar um pouco bem em cima de sua audiência sedenta por se dar bem o quanto antes…. E isso tende a virar um problema porque você vira escravo daquilo.

Kevin Brendo

cara da próxima vez que você for postar algo na internet pensa um pouco antes

Juliana Marques

Eu compreendo a tua raiva desses coachs e vendedores de cursos que se acham o máximo, eu partilho do mesmo sentimento. Mas até o momento, o @LucasMontano não mostrou ser isso, o conteúdo dele é muito bom.

Outra coisa, do jeito que tu fala, um grande profissional com bom currículo fazer testes é humilhante. Por que tu pensa dessa forma? Toda empresa vai te pedir teste pra validar o conhecimento e experiência profissional que tu botou no teu currículo, embora alguns testes, de fato, não façam muito sentido

Fala um pouco sobre a tua vida profissional, você costuma se submeter a testes? Onde tu trabalha atualmente te testaram?

Victor Lima Dev

Galera dá ideia não! O Montano tem um ótimo canal com conteúdo fortíssimos! Um cara como esse que faz esses comentários só quer treta e ibope. Provavel que nem de TI seja, ou talvez nem carreira solida tenha… mesmo que tenha, não ganha nada entrando nos vídeos e falando asneiras sem ter conhecimento. Não é a primeira vez que ele faz isso nesse canal. Se pá é recalque kkkkkk

L.

@Victor Lima Dev Opa, verdade né? é claro que só pode ser recalque, inveja… O que mais poderia ser né?
Como eu disse acima, não importa quem você critique, não importa o ponto que vc levante, sempre vai aparecer 300 pela saco no mínimo pra tentar justificar e defender o “seu influencer” do coração… Parece fã do felipe neto hahahah

JSON.stringfy

Mano, que cara chatão, e ainda não fala nada com nada, nem acompanha o canal… e se fosse tão bom assim não se chamaria de “newbiee” como ele mesmo falou… Galera, o que é melhor fazer agora é deixar o guri falando só, ele já demonstrou que tem a mente fechada e não aceita o erro, depois, quem sabe, ele não apaga o comentário?

Paz ai L. quem sabe um dia vc entende de verdade oq significa “empreender” e como funciona em desenvolvimento de software, e saia da tua zona de conforto (que aparentemente parece ser um conto de fadas). Se cuida

João Victor

@L. fiquei curioso. Fala mais um pouco da tua carreira aí! Aliás, pq se esconde atrás de perfil fake?

L.

@João Victor Vixi…. Chegou mais um pela saco que se ofende com críticas feita à pessoas que ele nem conhece;
Desde quando para ter opinião sobre algo/alguém é necessário passar o CPF ou RG?
É o legítimo baba ovo tentando defender o seu influencer do coração… Nem as crianças fãs do Felipe Neto são tão toscas e mimizentas rs

The Polyglot Programmer

@L. Você além de humildade precisa aprender interpretação de texto. Amigo, se tem uma coisa que eu não sou é frustrado. Não julgue as pessoas somente pelo que você vê.

The Polyglot Programmer

O mínimo que se pode esperar de qualquer um é respeito que pelo visto você não sabe o que é.

Mas já que sabe tanto do que “NÓS” (porque parece que para você todos n=são iguais) sonhamos e queremos fazer. Fale mais da sua carreira aí.

L.

@The Polyglot Programmer mimimimimimi please comprem meu curso

The Polyglot Programmer

@L. hahahhahaha que curso amigo? Parece um papagaio. Estou achando que você já tentou vender um curso e não conseguiu, por isso tem essa idéia fixa.
Esquece dados pessoais. Não quero saber quem é você não. Mas fale da sua carreira, de tudo que conquistou e empreendeu, já que entende tanto do assunto.

L.

@The Polyglot Programmer Nossa é verdade né? Vcs fazem tudo de coração, sem esperar doação, sem esperar vender curso e nem palestra, sem vo sonho de vender subscribes e até mesmo influência/propaganda para marcas… Realmente, são bons samaritanos buscando apenas ajudar as pessoas desiluminadas =)

E eu não vou dar detalhe sobre nada, na real, nem sei porque to aqui explicando coisas para você… Minha crítica foi para o chefe, e não para a peãozada não, se enxergue e ponha-se no seu lugar…. Vai lá fazer vídeo para 30 ~ 70 pessoas, caso pare de ficar advogando para terceiros na internet, talvez os teus views subam.

Estou desligando aqui nas notificações desse comentário, porque o que tem de pela saco ofendidinho porque critiquei o guruzinho deles, não ta no gibi hahahah

The Polyglot Programmer

@L. boa.

beto _97

Vai continuar trabalhando com Android?

Vitor Rocha

Valeu por compartilhar sua experiência, Lucas

Edhie Tyrs

Acho que isso foi loucura pq a pandemia vai piorar e muitas empresas vão fechar as portas,
mas boa sorte

Clemerson BP

Parabéns irmão! Sucesso!

Carlos Lannister

Parabéns Lucas.

Leonardo Fernandes

Prrogramo desde 2016, em 2020 entrei na faculdade e consegui uma vaga de estágio para ser o único desenvolvedor de um mvp, ganhando como estágiario. Também estou estudando procurar novos trampos. Abraços Lucas.

Luciano Brum

Uma estatística pessoal: quando eu procurei meu primeiro emprego no Brasil enviei meu currículo para aproximadamente 95 empresas na região Sul do Brasil. Obtive feedback e retorno de cerca de 15, e destas, 4 foram retornos positivos. Destas 4, avancei até a etapa de entrevista em duas. Cheguei num ponto em que recebi muitos testes técnicos simultaneamente e não consegui dar conta de todos ao mesmo tempo devido aos prazos, então o ideal é chegar num número de empresas que seja possível dar conta para termos mais chances de nos dedicar com afinco nos processos seletivos. Valeu Lucas por compartilhar, parabéns e boa sorte na nova jornada !!

Daniel de Souza Neris

Parabéns Lucas Montano do canal Lucas Montano, esse vídeo é uma inspiração pro meu objetivo em 2021, obrigado, novidades em breve.

João Gabriel Chaves

Opa Lucas, gostaria de entender o que te motiva a continuar em uma empresa ao invés de tentar estourar com um App… nem precisa estourar, você mostrou um ganho de 100k+ em um único app… às vezes dois ou três apps desses não ultrapassa o seu salário como dev?

Lucas Montano

Não, se olhar o que empresas estão pagando para Senior na gringa vai ver que gira em torno de 400k reais por ano. Tu precisaria criar 4 daqueles apps todo ano para ter o mesmo retorno. Na minha opiniao, ter um emprego fixo em um pais de primeiro mundo + criar um projeto proprio no tempo livre é o melhor caminho no momento (enquanto a demanda por profissionais ainda é grande).

João Gabriel Chaves

@Lucas Montano entendi, realmente muda a perspectiva quando falamos de um salário na gringa, mas um App que faturou 100k poderia faturar 200, 300… se bem que você ainda pode tocar um ou outro projeto em paralelo enquanto está trabalhando, diminuindo os riscos.

Vlw pela resposta e parabéns pelo canal!

julio varella

@Lucas Montano será q faz sentido fazer essa conversão e falar que ganha 400k reais na europa? acho q o impacto de ganhar 5 mil euros por mes na holanda é menor que ganhar 30mil reais no brasil, não?

Brito Leopoldo

Já tentei para algumas vagas e até passei na primeira etapa que foi criar algumas querys, mas quando foi na entrevista não deu, acredito que foi isso que você disse, me analise e não tinha um feedback sobre mim.

Lucas Montano

outra vantagem de fazer multiplas entrevistas ao mesmo tempo é que vamos refinando as respostas

Abner Willys

Concordo plenamente na questão de participar de vários processos ao mesmo tempo. Tive essa experiencia só que no meu caso para Junior.

Participei de 5:
– As 5 cheguei na etapa de desafio técnico em todos. No teste técnico como não tinha tempo pra fazer todos, excluí 2 das empresas que menos me agradavam(para escolher essas 2 utilizei critérios de tecnologia que utilizavam, produto que eu gostaria de trabalhar e feeling mesmo durante a entrevista).
– rodei em 1 desafio técnico e nas outras 2 recebi a proposta. Por coincidencia 1 delas era aque eu mais gostei.
– Dessas 5 empresas: as 2 que descartei eram empresas de grande porte(inúmeros times de tec). A que rodei era uma de pequeno porte mas já com o MPV lançado(tinha 2 dev sr. eu seria o 1ºjr). Uma das que passei eu seria o 1ºdev da empresa, estavam com uma ideia na mão e queriam criar e lançar(ou seja eu seria tudo). E a que escolhi é uma Startup criada em março desse ano que saiu de 0clientes para 120mil na data desse post.

Concordo com o Lucas na questão de rodar os processos ao mesmo tempo. Fiquei bem tranquilo e consegui me desempenhar bem em todos, considerando que é meu primeiro emprego como dev. Abração espero ter contribuido de alguma forma

Gabriel Coimbra

Eu vou começar 2021 com o meu primeiro emprego na área

Cristiano – Original Studio

Admiro a competencia e educação de empresas de fora, aqui no Brasil eu cansei de trabalhar como dev numa empresa, o desgaste moral sempre é grande. Sei que tem exceções, mas acabei preferindo vender meus serviços como freela.

Darci Baptista

Cristiano, vc no caso é um dev freela para projetos mobile ?

Augusto Eduardo

Oi Lucas, sucesso cara! Tenho uma dúvida, o que vc pensa sobre consultoria gratuita? Me refiro a uma consultoria em relação ao um projeto que ela tem em andamento ou dar possiveis soluções para resolver problemas em sua empresa. Será que é uma boa forma de captar possiveis clientes para quem trabalha por conta?

Lucas Montano

tu pode ajudar pessoas para criar uma rede de networking, mas não trata isso como consultoria. na minha opinião não é benéfico para nenhum lado uma consultoria gratuita. se alguem pedir, fala que tu nao faz nada de graça mas esta disposto a ajudar em algum ponto específico.

Thiago Nunes

Fala Lucas, blz? Parabéns primeiramente pelo novo trampo.

Eu tenho uma dúvida se puder me responder. Ja tenho uma pequena experiência de quase 4 anos em desenvolvimento web, esse ano tive o sentimento de estar talvez subindo de nível ou em uma transição para pleno pelo menos. Sempre tive vontade de aplicar em uma oportunidade de fora do Br porque ganhar em dol ou libras ia fazer uma grande diferença pra mim e essa questão do nível sempre me barrou. Agora que estou um pouco mais confiante, tem um outro porém, eu não gostaria de me mudar (e atualmente com a pandemia nem tem como), se tu puder falar porque tu preferiu se mudar, e o que na tua opinião muda pra quem aplica em uma vaga remoto, se é mais difícil conseguir porque trabalharia em um fuso diferente e essas coisas.

Filipe Holanda

Perdeu a multa do FGTS

Davi Rezende

Muito massa! Me ajudou

Marcus Pizzetti

Lucas, boa sorte nesta nova etapa da tua carreira! Vale a pena ressaltar que quando entrevistando com mais de uma empresa, automaticamente tu fica mais attractive e te da um poder de negociação maior.

Alexandre Marques

Parabéns, Lucas!!! Boa sorte e sucesso nesse novo desafio e na sua vida.

marcus vinicius

Os vídeos desse cara são excelentes, porém ele é tão teórico que dá uma vontade de desistir da programação.

Lucas Montano

haha como assim teórico? eu tento mostrar o máximo a realidade da prática Marcus. me ajuda a entender essa e melhorar pra 2021 😀

marcus vinicius

@Lucas Montano porquê o senhor fala de um jeito que parece difícil , vai ver é paranóia minha. Mas seus vídeos me ajudam um cadinho
Tô tentando retornar a programação, em 2018 eu larguei porquê eu fiquei muito confuso mas seus vídeos me deram uma ajuda a querer voltar.

Caique Andrade

top o vídeo, obrigado!!

de Castro Jr

Qual real motivo da demissão, pois não foi respondido.

Pablo Pinheiro

Ótimo vídeo…

Gustavo M. de Oliveira

2 1/6???? kkkkk

Helânio Cézar

Baixei o Disney+ para praticar o inglês vendo os documentários que ele possui, mas sem ter a função de reduzir a velocidade do vídeo fica difícil acompanhar. Lucas, lança essa feature aí pra gente kkkkkkkk

Bruno Ferreira

Eita, Lucas pedindo demissão parece que estou em 2077, pois o mundo não é mais o mesmo.
Brincadeiras a parte, mas valeu pelas dicas

Airton Souza

A vida é um grande piada por muitos anos trabalhei com logística e supermercado e sempre sonhando em trabalhar na areá de tecnologia e a 1 ano consegui uma bolsa de ADS e agora que estava estudando focando muito em programação me surgiu uma oportunidade de me tornar gerente de um supermercado sendo que eu tinha prometido para mim mesmo que nunca mais voltaria para mercado, mas a vida como sempre não ta nem ai para suas vontades e a oferta era tão boa que me obriguei a aceitar e então vou continuar estudando mas ainda continuarei fora da minha área, mas enfim continuarei maratonando os seus videos, do Codigo fonte do Deschamps e por ai vai sucesso a todos.

Lucas Montano

quem sabe tu consegue melhorar algum sistema no supermercado, e ganhar eficiência com isso! curiosidade: a empresa em que eu trabalhava nasceu dentro de um supermercado (era um sistema interno).

Fred Coutinho

Recentemente me candidatei pra uma vaga de dev React Native. Infelizmente não consegui a vaga, mas fui aprovado nas duas primeiras fases do processo, que foram análise de currículo e avaliação do teste proposto. Apesar do meu fracasso na fase final isso já foi uma grande conquista pra mim e me motivou a buscar por mais oportunidades.

Rafael Lima

Lucas, você poderia compartilhar o roadmap que vc usou para estudo das Estruturas de Dados e algoritmos? Tu usou os livros clássicos mesmo?

Marcos Vinicius Geek

Vídeo incrível. Muito obrigado pelas dicas. Agora uma pergunta haha. Como é usar MAC? Na vida toda usei Windows, a uns 3 anos usei Linux que é disparado melhor que o Windows, na “minha” opinião. Mas por motivos financeiros não tive contato com MAC. Poderia fazer um vídeo abordando esse tópico ou por acaso teria um vídeo sobre por gentileza? Hehe Abç

Yander Alves

Lucão, tu fala inglês fluentemente?

Aryclênio Barros

Como que eu consigo participar de múltiplos processos caso eles necessitem de um “projeto eliminatorio”? Isso não é comum na Europa? Ou se sim, você costumou fazer os 5 de uma vez?

Conheci seu canal agora e já amo, salve do nordeste

Lucas Montano

um dos três pediu para fazer um app em um final de semana, os demais aplicaram perguntas técnicas e provas de algoritmo

Rodolfo Donã Hosp

Parabens Lucas pela nova trajetoria. Teria problema em falar quais empresas vc participou do processo? Somente a titulo de curiosidade mesmo pra ver qual produto te interessou

Yan Ernesto S. F de Oliveira

Fala pá nois quanto se ganha kkkkkkkkkkkk zoass

Alexandre Lopes

Você falou algo que me identifiquei muito nesses ultimos dias, já faço estágio de dev a dois anos e agora perto da formatura quero mudar de empresa, e com isso me candidatei a uma vaga, e fui até o final e não consegui, isso me abalou muito, logo depois apliquei pra várias empresas e estou fazendo processo em mais de 5, me sinto muito mais confortável e leve durante os processos, fazer vários de uma vez requer tempo livre mas é muito menos nocivo pro mental

Marcella

Você acha que para uma pessoa em início de carreira ( que não possui nem o primeiro emprego ainda) também é importante ter critérios para a vaga? Porque ouço alguns recrutadores falando muito de buscar algo com oque você se identifique e uma empresa com a qual você dê match.
Só que isso me é muito estranho, porque parece uma história de conto de fadas, na realidade parece que os iniciantes tem que se submeter a QUALQUER coisa pra conseguir PELO MENOS entrar no mercado, sem garantia de muita coisa. E é muito bonito e muito legal ouvir os representantes das empresas falando sobre a empresa no geral ( parte técnica e a parte organizacional) mas aquilo tudo parece muita fantasia.

Fábio Leonam

Suas lives sobre DSA ainda estão lá na plataforma roxa?

Willyam

Que coincidência, eu consegui meu primeiro emprego como Dev no final desse ano mas só começo em janeiro de 2021.
Bom, sucesso para nós!

Juan vitor Ruh

Qual linguagem man, Júnior ou estágio?

Willyam

@Juan vitor Ruh Javascript, fui contratado como dev React Júnior.

Lucas Montano

sucesso!

Douglas Dias Da Silva

Dale meu querido, que 2021 seja um ano de muito crescimento! É os “guri”…

Pedro Peral

Revendo esse vídeo alguns meses depois percebi que o spoiler estava bem na nossa cara… 00:13

Marcos Vinícius

E quanto menos experiência, deve aplicar pra mais vagas ainda pois essa proporção tende a ser menor devido à experiência.

Italo

Te desejo sucesso neste teu novo caminho Lucas!!!

Lucas, tu poderia fazer um vídeo sobre teus dias de faculdade por favor? Ajudaria muitas pessoas, inclusive eu

armagedonnn1

Parabéns pela mudança, 2021 também será de mudança pra mim, sai do trabalho pra empreender na área de games

João Pedro de Figueiredo

Ce parece o Elon Musk crackudo KKKKKKKK zoas gosto dos seu vídeos e sempre deixo o like kkkkkkkkkkk

Buk Queiroz

Tô querendo aprender Python ano que vem, começar em janeiro. Vocês acham uma boa?

Lucas Alves

começa agora, não deixa pra depois

Eh muito drama…

Já inicia pra começar 2021 bem

Felipe Maba

Seja bom no que faz, independente da linguagem. E a oportunidade aparece. Tacale pau

Nicolas Teófilo

Eu tbm

Ezequiel Lorenzatti

Linguagem é uma questão objetivo de uso e também uma questão pessoal, é complexo indicar linguagem x ou y, visto que dadas as distinções de sintaxe você vai aprender lidar com arrays, loops, desvios etc em qualquer linguagem que for estudar, se você já tem interesse em python cai de cabeça, ele é bastante utilizado com data science que é um mercado já bem sólido, mas ainda tem bastante possibilidade de expansão a curto/médio prazo.

Ezequiel Lorenzatti

Procura por “Python for Data Science – Course for Beginners (Learn Python, Pandas, NumPy, Matplotlib)” no youtube, vai te dar uma visão bastante sólida sobre o assunto, em prepara o café porque o vídeo tem 12 horas

Cássio Brito

@Lucas Alves melhor resposta!

Leonardo dm

Vai agora parceiro, Python é legal pra caramba!

Buk Queiroz

@Ezequiel Lorenzatti obrigado

Buk Queiroz

@Lucas Alves pois é, amanhã mesmo já tô começando

Buk Queiroz

@Rodrigo Salles verdade. Isso é uma boa idéia

Edhie Tyrs

python ja esta morto man

BlueDroid07

@Edhie Tyrs kkkkkkkkkkkkkkkkk

Rafael Andrade

#asklucasmontano show de informações, agradeço muito compartilhar sua experiência. Eu estou tentando migrar de profissão, e minha percepção, não sei se é de fato, é que programadores trabalham pouco tempo na mesma empresa, tipo período menor que 5 anos. Você confirma isso? Somente este ano de 2020 eu trabalhei em 5 empresas, se eu juntar 2019 totaliza 7, e se eu somar desde 2015 totaliza 12 empresas. Isso porque eu trabalho registrado desde 2003 e nunca fiquei mais de 2 anos na mesma empresa, e nunca fiquei 6 meses sem trabalhar. A pergunta é: para o RH da empresa de tecnologia, como é visto essa situação de não ficar muito tempo na mesma empresa?

Gundam 7463

Algoritimo, Estrutura de Dados e Matemática todo programador acha foda, mas poucos realmente tem saco pra estudar 🙂

Heraldo Lucena

Poucos estudam porque raramente é necessário, existem várias bibliotecas que já implementam esses algoritmos.

Guilherme Bencke

Eh pegar a lista do LeetCode e era isso… Infelizmente é para separar o pessoal que programa dos de curso de fim de semana

Tsuy

@Guilherme Bencke tu tem outra recomendação de sites que tem algoritmos para resolver ?

Davi campos

@Tsuy gosto do hackerrank ,inclusive nos comentários várias pessoas postam respostas caso vc fique preso ,acho muito didático

Null Pointer Gah

Entrei na programação por gostar desse tipo de coisa mais “computação pura”. Fiquei meio desanimado quando percebi que a maioria das vagas estão mais interessadas em saber se você sabe usar 200 frameworks do que saber estrutura de dados, sistemas operacionais e etc. Hoje em dia eu separo programação em dois lados: o lado do trabalho e o lado do hobby. O lado do trabalho é onde você estuda frameworks, API’s e tecnologias que o mercado pede. O lado do hobby é quando você estuda as coisas que você realmente gosta no seu tempo livre. Ultimamente estou estudando programação em ambiente UNIX por hobby e Node.Js por questões de trabalho.

Gundam 7463

@Null Pointer Gah No DEV de motor de jogos, jogos, programação mais baixo nível voltado pra performance, não se pode contar com coisas prontas sem saber como funcionar por trás. Acredito que nunca passei por algo do tipo. Vejo muitos projetos legais e que funcionam na programação web por exemplo no github, mas no lado mais “escuro” da programação (C/C++, Lua e etc) pouca coisa realmente boa.

Null Pointer Gah

@Gundam 7463 Acho que é questão de gosto. Para a maioria dos programadores o prazer está só em criar produtos legais, aí só um JavaScript e suas ferramentas já fazem várias aplicações interessantes. Para mim o prazer também está em saber como o computador funciona e lidar com ele. Vou ficar na programação web só pra ganhar experiência com projetos e depois vou em busca de algo desse tipo. Os projetos mais interessantes do C está na parte da criação de ferramentas para sistemas operacionais e coisas semelhantes.

Matheus Ricardo Brunelli

@Null Pointer Gah Caraca mano, me identifiquei demais com vc. No meu tempo livre ao invés de eu ir passear eu fico escrevendo código baixo nível kkkk

Raul Esteves

@Heraldo Lucena isso explica pq a performance da maioria do codigo que tem por ai é uma porcariai

Alejandro Mopi Lafuente

Falou tudo! No fundo esse é o REAL motivo do fracasso, falta de base. Avisados estão depois não chorem

Edimar Junior

@Null Pointer Gah Cara, te garanto, as vagas ruims que só pedem experiências com tecnologias.
As vagas boas, querem saber se tu é um bom profissional no geral.
Pode até ver, 80% de quem passa pra Google/Facebook e etc são os que dominam algoritmos/estruturas e não quem sabe tecnologia.

Brito Leopoldo

E aí Lucas, tranquilo? Você tem planos de voltar para o Brasil? Parabéns pelo canal!

Lucas Montano

no momento não 🙂

Manoel Neto

Boa Sorte Lucas, te admiro!

Eu comecei a estudar programação dia 03/11/2020 ou seja não tem nem dois meses, mas já comecei segunda-feira a procurar estágio na area de desenvolvimento, minha faculdade eu comecei a fazer dia 7 de novembro se não me engano… Estou fazendo isso por baixo dos panos, para fazer a mudança de emprego… Mesmo sabendo que estágio a pessoa não é uma funcionária, mas preciso dá um ponta pé. Muita motivação e informação da area vem dos seus vídeos, por isso fico muito confiante de que estou no caminho certo.

Rafael Vilela

Estou pensando muito nisso. Estou no processo de mudar de área, sempre fui apaixonado por tecnologia, mas quando tinha 21 anos entrei em uma grande empresa e fui para área financeira, resultado, com 22 anos comecei a cursar contabilidade, faltam dois períodos para terminar, mas não tenho perspectiva e nem vontade de continuar nessa área, comecei a estudar programação pelo programador Br estou adorando e aprendendo, também estou pensando em trancar agora a faculdade e iniciar 2021 já no curso novo ADS. Tudo por baixo dos panos, não quero ouvir comentários do tipo: vai desistir da faculdade ou começa e não termina etc…

Manoel Neto

@Rafael Vilela entra nesse site e faz o bootcamp da Everis… Se tu terminar, pode ganhar uma vaga de emprego… Sem falar que os curso e certificação são gratuitos… Tudo é gratuito e você tem um roteiro para estudar sem se perder muito.

Manoel Neto

@Rafael Vilela se quiser se inscrever no meu canal, fica a vontade, fiz um vídeo meio bost, só para ter uma introdução, mas os próximos ué já gravei, mas não postei ainda, são bem interessantes e podem te ajudar muito.

Quo Fintech

@Rafael Vilela Apenas uma sugestao: a experiencia que vc ja tem na area financeira pode te servir muito na area de tecnologia. Se vc puder finalizar contabilidade vc ja vai ter um diferencial em relacao a muitos desenvoldedores. Apenas uma opiniao…

Manoel Neto

@Rafael Vilela Exatamente, não conta para ninguém, pois muitos vão falar, eu simplesmente tranquei processos gerenciais, estava na metade do curso… Mas fazer o que? Eu não tava curtindo… Agora em ADS eu tô muito apaixonado com as descobertas, só não curti as disciplinas de português e matemática que tive no início, mas ainda bem que foram no início, mas próximo trimestre vai ter umas disciplinas mais legais, tipo lógica de programação, fundamentos para computação e banco de dados…
Tô mega ansioso para essas aulas, a de teoria de sistemas de informação e a de IHC eu curti de mais.

Glauco

Eu comecei dessa forma e aos 31 anos, e eu eu ouvir de muita gente que eu já estava velho para fazer estágio ou até mesmo trabalhar com programação, hj com 33 sou programador mobile Jr e terminei minha faculdade esse ano. Então não desista dos seus objetivos.. sucesso

Rafael Vilela

@Manoel Neto Valeu mano pela resposta, vou entrar no canal e olhar o conferir também o bootcamp da Everis, vou dá uma olhada. Valeu!

Rafael Vilela

@Quo Fintech Então, já fiz algumas pesquisas e um amigo próximo me disse a mesma coisa, ele é desenvolvedor e disse que se eu for migrar de área ou se eu continuasse na área contábil o conhecimento de programação e contabilidade iria me agregar muito. A dúvida seria, em que sentido iria me agregar visto que as áreas são diferentes? Por exemplo, estou aprendendo JavaScript, CSS e HTML como poderia unir o conhecimento contábil com tudo isso? Talvez, como eu estou no início da programação eu ainda não tenho a visão expandida.

Manoel Neto

@Rafael Vilela tenho a mesma dúvida.

Rafael Vilela

@Quo Fintech Entendi perfeitamente o que você quis dizer, me fez pensar em algumas coisas. Realmente muita gente têm dificuldades em coisas simples financeiras na parte contábil, por exemplo, receita, despesa, o que é lucro, prejuízo, DRE, etc… Uma vez vi Filipe Dechamps comentar sobre isso, ele usou algumas outras profissões como exemplo e inclusive de contador, ele falou o quanto agregaria valor para um contador ter conhecimentos contábeis e ser programador. Conhecimento a mais com certeza só irá me agregar, valeu pelo toque amigo.

Quo Fintech

@Rafael Vilela Depende da carreira que vc quer desenvolver, se quer trabalhar em empresas ou desenvolver seu próprio software. Alguns pontos: 1) vc poderia ser programador e se especializar na área financeira, já que pra muita gente eh difícil de entender. 2) tanto no caso de trabalhar numa empresa ou vender seus próprios softwares, entender como uma empresa gera caixa vai te dar vantagens na comunicação com teu chefe/cliente. 3) caso decida empreender vc já tem um conhecimento fundamental, que a maioria dos empreendedores não tem. Enfim, são alguns pontos…espero ter ajudado 🙂

Rafael Vilela

@Quo Fintech Uma coisa que vi e me fez pensar também somando com o que você disse, eu estava na play store procurando bons apps para controle de finanças achei alguns pagos e outros com alguns problemas, e tive a sacada que mesmo não criando um app desse (não sei do futuro) eu vi que uma pessoa com conhecimento financeiro poderia corrigir aquelas falhas. Não sei se é bem isso que você quis me dá o toque.

Paulorockz

Sucesso Lucas! Manda ver, só não esquece da gente haha

Lucas Montano

nunca 😀

Gustavo Souza – Site do Sobrinho

Boa sorte mano, também estou nessa correria aí

Felipe Salles

Parabéns Lucas, sucesso na nova jornada e obrigado pelos conteúdos, ensinamentos e sinceridade nos vídeos!

Leonardo Amorim

Fala o seu novo emprego!!!!

Eh muito drama…

Se preparar para os processos sempre é importante. Muito legal sua experiência. Sucesso no novo trabalho

Leonardo Amorim

Fala mais sobre o novo emprego Lucas

Lucas Montano

só pra deixar 100% esclarecido: eu estava muito feliz trabalhando na Speakap, é uma ótima empresa com um produto massa e eu recomendo fortemente ficar de olho nas oportunidades de emprego que eles possam estar oferecendo

Leonardo Fernandes

Cara, que bom ter compartilhado isso com a gente! Muito obrigado.

Carlos Guttemberg

Parabéns Lucas por essa nova oportunidade!! Ótimo vídeo com ótimas dicas, e bem direto ao ponto, parabéns pelo conteúdo do canal!!

Guilherme Bencke

Abracos de Porto Alegre, tche… Tu sabes que eu sou um cara que curte legado… Minhas melhores oportunidades foram exatamente em projetos que eram criticos a empresa, e que sequer tinham controle de versao confiavel, e meu trabalho foi exatamente colocar a bola no chao e continuar apartir dali migrando de .NET2.0 para o .NET atual, atualizando tudo e tal. Acho q software legado desde que relevante é uma boa oportunidade

Lucas Montano

Mas tche… ai me caiu os butia dos bolso

Guilherme Bencke

@Lucas Montano Sim, 1.4 milhao de linha de linha de codigo, solution do VStudio com 164 projetos. Desenvolvedor original processando a empresa. Bem, desde 2015 organizando, kkkkk Bem pelo menos agora tem git e CI. Mas é isso, e assim… Acho q esse cenario se torma cada vez mais comum, ai tu precisa do cara q se especializa em legado-abandonado-mas-critico-sem-git

Francisco Cajlon Jhonathan Moura Batista

Sem emprego

Alessandro Almeida

Parabéns, sucesso, estou iniciando por Javascript, em breve ao mobile, começando por Java e depois Kotlin

Sandro Ferri

Parabéns Lucas, muito sucesso pra ti!

Também decidi trocar de empresa nesse 2021, a atual que trabalho é muito desorganizada em todos os critérios. Decidi começar como estagiário em uma empresa grande para aprender a cultura desde o começo, já que eu só tenho 6 meses de experiência como Dev. Passei na prova técnica e estou aguardando as próximas etapas (que envolvem treinamentos e a entrevista), inclusive sou da região metropolitana de POA .

Abraço e muito sucesso pra ti nessa nova jornada

Juan melo

Me dá sua vaga então kkkkkkk

Ricardo Pereira

Lucas, vc conhece algum livro bom com Algoritmos e Estruturas de Dados avançado?

Lucas Montano

eu tenho o Cracking the code interview, é o mais completo. o problema é que ele é super denso, é algo que tem que ir lendo aos poucos: https://amzn.to/2n24ID3

Felipe

Comecei estudando Segurança da Informação até queria retornar para essa faculdade, mas por alguns problemas não retornei. Fevereiro começo ADS e pretendo com todos meus esforços concluir essa formação. E desde o início desse mês já estou buscando ter uma boa base para Fevereiro já pegar as matérias com mais facilidade.

kohetsu

lucas, eu tenho uma pergunta pra vc. eu tenho bacharel em física, eu tenho chances na área de programador no brasil e no exterior? eu tenho experiencia internacional em pesquisas na física, cursos de programação e algumas experiencias como programador, mas eu fico com um pé atrás por causa do diploma.

Joabe Ramone

Muito bom ouvir sobre isso!

Lopes

Resumo, tu criou seus critérios e na balada baixou em 5, 3 te deram chance e no final pegou 1. Tá ótimo. hahaha
Sucesso Lucas!

Growth With Data

Mudei de emprego agora no final de 2020 tbm. Parabéns pelo novo desafio Lucas mas a pergunta que não quer calar (se ela puder ser respondida) pra onde vc foi cara? Abraço!

Francisco Cajlon Jhonathan Moura Batista

Eu cheguei aqui

Marcos Fabricio Bezerra

Parabéns, Lucas!!! Boa sorte e sucesso nesse novo desafio.

Canal Cotidiano

Boa sorte na tua nova jornada

Lucas Montano

valeu Nelson!

P.E EDSON

Bacana!!!! To aqui!!

Luiz Paulo Nascimento

Ótimo vídeo, Lucas! Hoje ainda sou Junior, mas para os próximos anos quando eu for mais experiente, com certeza irei utilizar muito do seu conhecimento compartilhado para ir pra fora do país

luquinhasaude

Poxa xará,agora ganhou mais um inscrito,grato pelo incentivo para estudar e aplicar mesmo que esteja começando!

Lucas Montano

valeu Lucas!! bem vindo ao canal, sucesso pra ti em 2021!!

Rafael

Sou muito introvertido, não tímido, no sentido de que sempre fiz tudo sozinho e por isso sou péssimo para trabalhar em grupo.
Existe algum tipo de vaga ou um tipo de empresa onde eu posso trabalhar, sem que essa característica seja um problema?

Ezequiel Lorenzatti

Eu também era introvertido, isso limitava muito minha vida não só profissional como pessoal também, num determinado momento da vida eu me desafiei a encarar esse problema de frente e tocar o foda-se, lidei com isso sozinho e superei, eu sei que para algumas pessoas isso pode ser muito difícil, sugiro você procurar uma ajuda psicológica, e depois se preocupar com o trabalho, essa é uma vaga de trabalho que não existe, digo isso com conhecimento de causa.

Programação Binária

Muito bom Lucas ! Boa sorte na sua nova jornada 😀

Jonathas Jesus

Top Lucas. Preciso aprender a programar direito kkk. Depois busco as oportunidades. Ja estou estudando ADS. Já é um começo

Kaiki Mello

Show o vídeo, qual site ou livro tu recomenda para esses exercícios de estrutura de dados ?

Luan Silva

Segundo

Arthur Serafim

To no mesmo estado que voce estava, estou no processo com 3 empresas, também com aquela favorita (empresa da ????????).

Sempre que aplico mando pra pelo menos 30 empresas, pq so aplico pra vagas remotas e a concorrência é bem grande!

Brazilian Dev

Excelentes dicas. Boa sorte no novo emprego!

Lucas Montano

valeu!

Danilo Marques

Sucesso cara. O novo emprego tbm eh na Holanda?

Lucas Montano

aham! vamos ficar aqui por Amsterdam

Nicolas Emkis

Acabei de passar por um processo bem parecido, só que aqui no Brasil. Um ponto que acho muito interessante, é que nessa posição que tu já está em uma empresa massa e não está desempregado e nem com pressa pra sair, é que tu consegue analisar muito mais calmamente as outras propostas, é muito diferente do contexto de PRECISAR de emprego

Gustavo Petry

Parabéns meu guri!
Todo sucesso do mundo pra ti em 2021!
Tu vais chegar a fazer um vídeo futuramente contando qual é a tua empresa nova?
Grande abraço!

MobTies

dev, calvo e tcheco. O HOMEM É COMPLETO!!!

Sucesso nessa nova fase, mister !

Pedro Alves

Só uma coisa: cuidado com o excesso de aplicações simultâneas, elas podem se virar contra você. Há uns anos li um artigo onde o desenvolvedor falava que fez isso (inclusive aí na Europa) na loucura insana para não perder a validade do visto de trabalho pois ele havia sido desligado do emprego anterior. Não deu outra: o cara quase têve um burnout pelo excesso de desafio com prazo relativamente curto (pois eles se encavalavam) e quase que ele não conseguiu dar conta dos processos. No fim deu tudo certo e ele conseguiu ser aprovado em uma empresa e manter e se manter na Europa.

Jonathan Nascimentto

Quatro profissionais de RH não gostaram do vídeo. rsrsrs

luquinhasaude

23 agora kkkkk

Rennan Oliveira

Show Lucas, sucesso demais nessa nova etapa, você merece

Dotcode

Esse último ponto de fazer múltiplos processos ao mesmo tempo é muito interessante, e faz muito sentido. Sucesso nessa nova jornada, Lucas!

Augusto Santos

Pro pessoal q quer ter uma noção de como é os “números” pra um devjúnior, principalmente agora na pandemia: Eu enviei cerca de 90 currículos, consegui umas 20 entrevistas, alguns pediram desafios técnicos, fiz cerca de 15 e depois de tudo isso eu recebi uma proposta de uma empresa q nem tinha pedido desafio técnico, foi somente avaliado meu github na entrevista. Felizmente foi uma oferta muito boa e 100% home office.

Joyce Vicentini

Lucas show seu vídeo com informações valiosíssimas. Parabéns. Tô fazendo faculdade de TI, Tecnologia em Sistemas para Internet, o foco é programação, banco de dados, construção de páginas Web e engenharia de software. Vc acha que eu consigo um trabalho aí fora com 1 ano de experiência? Abraços

Fernando Sousa

Boa sorte!

Lucas Montano

obrigado Fernando!

Diego Cantelli

As a developer, as a software enginneer. Você pelo visto acompanha bastate os vídeos do tech lead né?

Leonardo dm

Estou no mesmo barco, mas como você da tchau p seu time, sendo que eles eram legais com você ????

Lucas Montano

foi bem emocionante cara, fizemos umas reuniões de despedidas e tal.

Wagner Lima

“Já ouviu falar da Kenzie Academy? Somos uma escola norte americana de programação.”

Ezequiel Lorenzatti

Todo desenvolvedor deveria fazer dessa forma, inverter o cenário e buscar por uma vaga que esteja alinhada com seus propósitos, e não ficar mendigando vaga dizendo que exige uma super qualificação, já é bem claro para qualquer desenvolvedor que as vagas não são descritas pela equipe técnica.

Edhie Tyrs

então é pra passar fome até achar a vaga dos sonhos ???? para man kkkkkkkkkkkkkk

Ezequiel Lorenzatti

@Edhie Tyrs primeiramente você não entendeu nada doque eu quiz dizer, segundamente continue mendigando vaga que pensando assim esse será o seu futuro.

Juan melo

Único ytb que eu acompanho desde sempre, seu canal é muito bom mesmo

Alpha_Jib

Opa, Lucas, tudo bem, cara?
Adoro seus vídeos e eles sempre acrescentam algo na nossa vida, mesmo que 1%.
Eu só gostaria de fazer um adendo, caso esse comentário seja de alguma valia.

Sei que coloca a TV de background pra adicionar no seu cenário, porém reparei que o que estava passando nela estava dando flashes claros na parede em alguns momentos, apenas. Eu gostaria de te pedir, se der para colocar algo passando na TV que seja mais tranquilo ou algo assim por conta de pessoas fotossensíveis ou que sofrem de epilepsia fotossensível.

Abração, sucesso e feliz ano novo pra ti, família e todos que lerem.

Lucas Montano

foi surpresa pra mim tambem, nao sei o que eram aqueles flashs (eu estava assistindo um video sobre o futuro da nossa galáxia) acredito que foi quando a nossa se encontrou com Andrômeda daqui alguns bilhoes de anos

Luis Felipe

Meu ratio para conseguir estágio foi de 1/26 , mas ai chego na hora minha universidade não aprovou.

KERTON MARINHO

Esse cara sabe dar dicas, entre poucos que tem no Youtube ,que vale a pena acompanhar cada vídeo e ouvir o que tem a dizer.

Pedro Ottavio

Ótimo vídeo

Paulo Augusto

Eai Lucas blz? Eu não sou muito de comentar os vídeos..

Mas não poderia deixar de dar os parabéns pelo ótimo trabalho que tu fizeste nesses quase dois anos que eu acompanho.
Conheci seu canal enquanto eu iniciava meus estudos em programação, com certeza seus conteúdos me ajudaram muito.
Toda sua dedicação em trazer com qualidade esse tipo de conteúdo me trouce resultados e agregou demais na minha carreira como empreendedor/programador.

Considero você com um dos meus maiores mentores.

Sucesso em suas jornadas!

Que 2021 seja cheio de saúde e muita alegria pra vocês!
Abraço!

Luiz Felipe

Parabéns, Lucas. Aconteceu o mesmo comigo. Eu estava descontente no meu antigo trabalho, me apliquei em 6 vagas, passei em 3 e escolhi a que mais encaixou no meu objetivo ( A que eu mais queria eu não passei kkkk). Sou Dev DotNet Jr e estou muito feliz com a fase atual e quero te agradecer tbm por todo o conhecimento e dicas. Abraço e sucesso meu amigo.

Ramon Paolo Maran

Lucas, tenho uma pergunta bem idiota para te fazer.
Vendo esse vídeo eu lembrei que vc queimou seu antigo Mac e a empresa te deu esse novo Mac(que é caro). E você pegou esse novo Mac a pouco tempo. Ou seja. A empresa te deu algo valioso para vc poder trabalhar para eles, mas vc já vai sair do emprego. A empresa pede para vc devolver, fica chato ou algo tipo? Perdão pela pergunta boba

Lucas Montano

Fala Ramon! eu virei agua e “queimei”o meu Mac pessoal. O Mac novo nós compramos, para substituir esse pessoal que estragou . O Mac da empresa ja foi devolvido, em perfeito estado.

Guaraci Falcão

Uma briga essa história de legado.. maior conflito manter e inovar em VBA e VB ..

Lucas Montano

enquanto isso da para ir ganhando uma grana mantendo sistema legado 😀

Guaraci Falcão

@Lucas Montano Fazer o que? Kkkkkkkkk

Rita de Cassia Fontenele

Aaaa como eu amo teus vídeos.

Allan Johnson

https://12factor.net/codebase dá uma sacada nisso, ou faz um vídeo sobre BFF

Felipe

Mais um excelente vídeo, seu canal e uma base forte para que eu possa manter o foco na área tecnologica. Sempre vejo junto dos meus estudos. Vlw mesmo é um excelente 2021 com muito sucesso

Xadrez Arte – Esdras Araújo

Por que você não abre sua empresa? Não agora mas futuramente

Filipe Holanda

Faltou a empresa hahaha

WallemberG

Boa tarde! Seu nome é Lucas Montano, Ok. Mas qual é o nome do Canal?

Pedro Bonfim

Lucas Montano no Flow Pdc 2021 kkkkkkkkk

Pedro Longaresi

5 empresas neste fim de ano me procuraram, destas 3 me enviaram proposta 🙂 Acabei fechando com a Totvs para o cargo de QA (nivel senior).
Se candidatar a apenas uma é fria, pois, vira refem da empresa e da vaga

Felipe Salles

Primeiro

Wesley Brito

Lucas, ai também existe muita oportunidade pra dev iOS(Nativo) ?

Josue Barros – Desenvolvedor Web

Quais melhores livros que você indica para ficarmos feras em Estrutura de Dados, Algoritmos e Padrões de Projeto?

Lucas Montano

Eu tenho esses dois no meu Kindle para Algo:

Cracking the code interview: https://amzn.to/2n24ID3
Entendendo Algoritmos: https://amzn.to/2Wt9qIE

E esse para Padroes: https://amzn.to/2J5QPeM

Renato Martins

Eu me inscrevi pra tanto processo seletivo que não ta escrito JKKKKKKK e eu ficava abalado por que parecia que eu não estava avançando ou que tinha algum problema comigo quando chegava na entrevista, mas felizmente consegui um estágio na melhor empresa dos processos que fiz, que era a UOL Pagseguro

marcus

fica a duvida: qual é a empresa nova hahaha

LK

O que te faz avaliar novas propostas quando se está em um local considerado “ideal” ?
Estou a pouco mais de 3 meses em uma empresa que me agrada muito, nesse meio tempo recebi convites para +- 15 entrevistas, dentre elas 5 ótimas empresas nas quais eu possuía grande chance de ser aprovado, mas não participei de nenhuma devido ao pouco tempo que estou na empresa atual, isso é um erro da minha parte? Ou se manter mais tempo em uma empresa me torna mais atrativo aos olhos do mercado ?

IlustraDev

Parabéns Lucas. Sucesso e tudo de bom

Lucas Montano

Valeu!!

Resumão

Sou consultor SAP a 9 anos, trabalho na España actualmente e nas entrevistas q fiz 90% delas só queriam saber os projetos e a experiência que eu tinha, metade delas tnham perguntas técnicas. Na España perguntam muito se a intenção eh ficar na cidade já que querem alguém por anos. Bacana seu vídeo compartilhando experiência.

Wellington Hayner Santos Sousa

Vídeo interessante! História bacana! Mas ficou a curiosidade: e qual é a nova empresa?

Nilson Aguiar

Pô Lucas, kd o nome da empresa? hahahaha
Corri até no LinkedIn para ver e não tá lá. :/

ATENÇÃO: Os comentários não correspondem a opinião do proprietário deste site e foram extraídos de forma automática. Este artigo não possui fim comercial e tem por objetivo apenas o estudo da tecnologia Selenium. Caso algum comentário aqui presente seja abusivo ou fira alguma lei, favor nos informar para que possamos removê-lo o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima