A ESTRANHA ORDEM das LETRAS do TECLADO


► Descubra qual VIVOBOOK da ASUS é a sua cara: https://bit.ly/3jhaScO
► Confira o VIVOBOOK que usamos por aqui: https://bit.ly/3oCXlPK

Você já se perguntou, alguma vez, por que a ordem das letras do teclado – seja ele do seu computador, notebook, tablet ou celular – são organizadas de um jeito meio estranho? A história dessa ordem é um tanto quanto controversa. Mas, o Manual do Mundo, claro, foi a fundo para desvendar.

► Descubra o segredo das letras F e J do teclado: https://www.instagram.com/p/CVna6lpLiRy/

Existem diversas teorias que justificam o fato das letras do teclado seguirem uma ordem, digamos, “desordenada”. Isso porque, o aparelho não segue um padrão comum utilizado em outros meios: o da ordem alfabética.

No entanto, para entender um pouco mais o contexto disso tudo, é preciso voltar um pouco mais no tempo, precisamente no final do século XIX – período em que as máquinas de escrever foram inventadas e começaram a se popularizar.

► Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCKHhA5hN2UohhFDfNXB_cvQ/join

Se você já ouviu falar nesse nome aqui, o “QWERTY”, saiba que ele é o layout de teclado para o alfabeto latino atualmente mais utilizado em computadores e máquinas de escrever. Basicamente, se trata da ordem das seis primeiras letras do teclado.

Quem criou o padrão que deu origem a ordem que conhecemos hoje foi o inventor Christopher Latham Sholes. Na época, ele trabalhava em um jornal nos Estados Unidos e também produzia máquinas de escrever.

A justificativa para essa ordem embaralhada seria simples: separar as letras o máximo possível para garantir que letras que são utilizadas juntas com frequência não fiquem lado a lado.

O motivo para esse padrão seria por uma questão mecânica. Isso porque, na máquina de escrever, quando duas letras próximas são acionadas ao mesmo tempo, o aparelho trava e aí é preciso arrumar manualmente. Nesse caso, separar as letras seria uma saída para evitar esses contratempos.

No entanto, apesar disso fazer sentido, na prática as coisas não funcionam bem assim, tendo em vista que letras que aparecem muitas vezes juntas estão sim próximas no teclado, como as letras T e H e E e R, no inglês.

Como esse motivo citado anteriormente pode ser, em partes, desconsiderado, existem outras histórias para justificar os padrões das letras: os operadores de telégrafo.

Basicamente, o telégrafo é um aparelho para a comunicação que utiliza eletricidade para enviar mensagens codificadas por meio de fios. Em meados do século XIX, era a maneira mais rápida de comunicação a distância.

Como essa máquina conta apenas com um botão, o jeito foi criar o chamado “Código Morse” – que é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação por meio de um sinal codificado enviado de modo intermitente. A ideia é traduzir as letras em sons.

Assim sendo, uma pessoa ficava com um fone de ouvido, ia escutando esses códigos e passando essas informações para uma máquina de escrever para traduzir essas mensagens.

Como tudo era muito rápido, o teclado teve que ser organizado estrategicamente pensando que os códigos – sons – poderiam confundir quem estava escutando. Por isso, as letras que tinham sons parecidos, ficam próximas para que uma pessoa pudesse rapidamente decifrar o que se tratava a mensagem.

Agora que você já está mais familiarizado com o assunto, não esqueça de assistir ao vídeo na íntegra para entender melhor toda essa história. Aproveita e compartilha esse vídeo com aquele seu amigo que adora curiosidades sobre tecnologia!

► Descubra qual VIVOBOOK da ASUS é a sua cara: https://bit.ly/3jhaScO
► Confira o VIVOBOOK que usamos por aqui: https://bit.ly/3oCXlPK
► Loja Oficial do Manual do Mundo: https://lojadomanual.com.br
► Inscreva-se: https://youtube.com/user/iberethenorio?sub_confirmation=1

Dúvidas e sugestões: contato@manualdomundo.com.br
Negócios: atendimento@manualdomundo.com.br
Imprensa e convites: assessoria@manualdomundo.com.br

Site: http://manualdomundo.com.br
Facebook: http://facebook.com/manualdomundo
Instagram: http://instagram.com/manualdomundo
Twitter: http://twitter.com/manualdomundo

Facebook Mari: http://facebook.com/marifulfaroreal
Instagram Mari: http://instagram.com/amarifulfaro

Twitter Iberê: http://twitter.com/iberethenorio

CRÉDITOS
Direção e apresentação: Iberê Thenório
Produção executiva: Mari Fulfaro
Gerência de projetos: Marcel Albert
Câmera: Felipe Reis
Roteiro: Fernando A. Souza
Consultoria técnica: Roberto \”Pena\” Spinelli
Coordenador de produção: Tiago César Silva
Assistente de produção: Arthur Okuda, Luiza Egger e Vitor Moreira
Edição e finalização: Cris Poveda
Apoio: Asus


????Manual do Mundo Comunicação LTDA
Caixa Postal 77811
CEP 05503-970 SP – SP

Source: Manual do Mundo

164 Comentários:

Jeyse Santos

Eu amava usar máquina de datilografia, no trabalho da minha avó tinham duas, aí sempre ia ao trabalho dela pra usar

Alex Bass

Já usei um notebook com teclado padrão alemão, e ele era bem diferente.

Roberval Rodrigues Silva

Eu aprendi datilografia e meu pai foi operador de telegrafo por um bom tempo. Incrível. Mas nunca conversamos sobre o assunto. Que tal usar um teclado japonês ou um árabe? Em resumo o teclado é pura \”decoreba\”.

Jaqueline Santos

Muito interessante, eu me perguntava sobre isso e hoje sei a resposta!!

Moara Mir

Eu não fiz curso de datilografia por pouco! Mas meus pais sabiam e me ensinaram na Olivetti Lettera, igual à sua do vídeo.
Mas comecei um curso de digitação. Serve?

Cesar Augusto Machado

Antes de eu fazer curso de informática, tive que fazer o curso de datilografia. Era lindo de se ouvir o som da máquina de escrever. Quando o som era continuo mostrava que a pessoa tinha habilidade. Bons tempos

Ronaldo Bezerra

Eu fiz datilografia, o teclado era \”cego\” tinha apenas cores
Incrível conseguíamos digitar normalmente, inclusive fazer tabela kkk
Bons tempos

Taki Ishida

Ele: \”Fala ai se você nunca teve que dobrar o nootbook pra….\”
Eu: Pior que não, difícil dobrar um nootbook sem um nootbook 😀
Kakakak

MIKE SILVEIRA DE OLIVEIRA

Meu, seu canal é demais, parabéns !

Emoziel Seliquis

Fiz um curso de datilografia ainda no ano de 2001, e em 2004, fui o 2° melhor digitador no pc do quartel, graças a esse curso de datilografia.

Fabricio Freitas Drums

Eu ainda não assisti o vídeo, mas creio que seje por os botões estarem em lugares estratégicos pra um melho manuseio preciso em relação as letras mais usadas e as ordens mais comuns

Ricardo Alves

Fiz o curso de datilografia em 1989, tinha 16 anos e era muito importante na época. Uma das primeiras coisas q se pedia num curriculum de emprego.

norbond

Eu fiz curso de datilografia. No meu curso as máquinas tinham uma tampa acima das teclas para não ficarmos olhando e tínhamos que usar os 5 dedos. Hoje digito qualquer texto sem olhar para o teclado.

Norberto Gomes

Fiz curso de Datilografia no SENAC quando eu tinha 14 anos! Me ajudou muito pq hoje eu uso o computador e digito sem olhar para o teclado!

Carla

Eu fiz curso de datilografia, e no curso nós aprendíamos o motivo da ordem das letras. ;D

Diego Souza

Quando eu era mais novo eu usava um programa para aprender datilografia e ainda tinha joguinhos para treinar a velocidade/coordenação motora. Valeu muito a pena, pois consigo digitar de boas sem olhar para o teclado e de forma rápida.

Rosa Viana

Que legal, qual é o programa?
Não sou rápida, mas gostaria de ajudar o meu filho a desenvolver essa habilidade

Erick Tamberg

A história que conheço sobre o QWERTY é outra: no século XIX, os vendedores de máquinas de escrever precisavam fazer demonstrações aos clientes, e a palavra-padrão para isso era TYPEWRITER (máquina de escrever, em inglês).

O arranjo QWERTY colocou todas as letras da palavra TYPEWRITER na fileira de cima, facilitando a vida dos vendedores-demonstradores.

LuanaUchiha????????

Eu não trocaria esse teclado de hoje por nada. Tô acostumada com ele, digito bem rápido, prefiro mil vezes esse do que os outros.

就 一 hert乙 ㄨ ᴀᴇ86

mas pra acostumar com um novo teclado é questão de menos de 1 semana.
trocar de teclado não vai te fazer mais lenta, porque a velocidade que você digita não está no teclado, e sim na sua coordenação motora.

Voltax

@就 一 hert乙 ㄨ ᴀᴇ86 falou e falou

João Pedro

@就 一 hert乙 ㄨ ᴀᴇ86 já ouviu falar em memória motora ?

Arraiapaulista

Recentemente troquei ao Dvorak. Saí de 30 palavras por minuto no qwerty para as atuais 70. A minha troca aconteceu a menos de um mês mas estive sempre melhorando.

Ĉiela drako

@就 一 hert乙 ㄨ ᴀᴇ86 Na verdade é 3 meses para um resultado satisfatório, isso treinando todos os dias, com 6 meses é que a precisão fica boa pra digitar sem olhar pro teclado, mas tem que treinar pelo menos duas páginas todos os dias

Mauricio Felicio

Eu fiz curso de datilografia. Foi há 34 anos atrás e olha me ajudou muuuuito.

Camila Cruz

Eu lembro que na minha primeira aula de informática na primeira série, eu perguntei ao professor porque o teclado não era em ordem alfabética e o prof não soube me responder. Valeu pela resposta 20 anos depois Iberê!! Kkkk

Tidusrox

NA professor

SBW

oi linda tem zap?

mpotaku

@SBW gado d++

ANDRÉZIM

Oiii gatinhaaaaa, tem insta ?

Mateus Mendes

Tb né, tu foi na aula de informática da pré história

Sydney Batista

Nunca tinha pensado nisso!!!Ótimo assunto!!!Parabéns!!!

Polly Tavares

Meu sonho ter esse notebook.. Adoro a marca asus, o teclado é realmente muito bom.. Teho um asus e sou apaixonada pelo teclado..

Elian Gomes

Sua participação no Ciência sem fim foi sensacional, parabéns.

Manual do Mundo

Que bom que gostou!

Enzo Henryckie Rodrigues Dos Santos

Concordo foi incrivel, eu vi!

Elian Gomes

@Manual do Mundo você tem que voltar lá qualquer hora haha
Tem muita história pra contar ainda 😀

JAS十N

Explicação muito boa, coisas que parecem insignificantes mas são de grande importância!

Renata Gabert de Souza

Kkk me senti jurássica. Aprendi a usar telégrafo, e sim, fiz curso de datilografia, que ajuda muuuito quem trabalha escrevendo. Ah recém entrei na década dos 60.

Euzebius Jakov

eu sou do tempo do telefone com roleta kkk

Mateus

Dou graças por essa configuração. Já pensou ter que jogar no teclado apertado WSAD se elas estivessem em ordem alfabética?

Gutenberg Barros

Há uns nove anos eu testei o Dvorak para português. Levei um tempinho pra pegar pq o meu teclado da época não permitia a troca das teclas, então teve que ser de memória e muita tentativa e erro. Desde então não voltei mais pro Qwert, exceto no celular. O Dvorak para português é muito mais produtivo com muito menos esforço sobre as articulações e muito menos movimento das mãos, ou seja, muito mais eficiente. Quando retorno para o Qwert por algum motivo, estranho o quanto minhas mãos têm que se mexer para digitar qualquer coisa. É muito desperdício! Dica: a Microsoft tem um programinha para criar novos layouts de teclado e qualquer um pode criar versões que melhor se adaptem ao seu uso.

Caipira não. Feliz da vida

Sou fã de manual do mundo desde o início. Sempre consultava para aprender experiência de química

Lígia LA

Excelente o seu conteúdo!!!! Ah sim fiz curso de datilografia sim, vai vendo!!!! Obrigada pelo trabalho!

Allyson Thales

Excelente video, fiquei muito na expectativa de falarem do colemak, é um layout excelente e uso desde 2013 😀

Adriana Drica

@Geek Detour Que legal! Porém quando você tem que usar o teclado de outra máquina deve ser algo muito difícil.

Geek Detour

Uau! Que raridade encontrar um usuário de Colemak! Respect Eu uso DVORAK faz 12 anos – quando comprei meu primeiro Mac (e eu sempre ouvia falar que o Wozniak curtia o DVORAK, tanto que é possível você modificar o Apple IIe pra teclar em DOVORAK). Deu trabalho e agora não tem volta

Tiffany Souza

Canal maravilhoso!

Pablo

Realmentente esse canal é o melhor manual do mundo..

Lucas Santos

Há 14 anos atrás fui fazer o curso de informática e no pacote tinha datilografia e eu achava que era coisa top de linha.
Assistindo este vídeo dou risada comigo mesmo .

Beth De Brasília

Sim. Tenho os diplomas até hoje do curso de datilografia. 280 toques por minuto em máquina manual e 380 em elétrica. Por isso sou rápida na digitação até hoje

Pedro Henrique

Vc trabalhava com isso? Em maquina de escrever?

Henrique Guimarães

Eu fiz um módulo de digitação em um curso de informática há muito tempo atrás e, desde então, eu digito sem precisar olhar pro teclado. Eu lembro que houve um período que, quando eu tentava digitar olhando pro teclado, eu ficava confuso e me perdia com as letras. kkkkkkkkkkkkk

Todos os cortes Pod

Sim, já fiz aula de datilografia rssss, e até hoje quando vou digitar no teclado do Notebook eu coloco as mãos nas posições e digito, foi super válido essa aula, abraço

Marcos Guimarães

Haha… Eu fiz o curso de datilografia e aí quando chegou os teclados dos computadores nem todos tinham o padrão da máquina de escrever…

Mile e Dorival 2006

Fiz o curso de datilografia em 1974, até hoje tenho meu diploma guardado.
Conseguia na época digitar 120 toques por minuto.

Alexandre Cavanha

Fiz curso de datilografia. Era tenso quando a professora ouvia que alguém errou…

Byah

E acaba sendo mais pratico o teclado assim, dá pra movimentar os dedos de uma maneira mais leve

Rogério Marrara

Iberê trazendo sempre as explicações de coisas que eu sempre quis entender!

Nicholas Padilha

E eu que faço essa experiência de troca de teclados sem trocar as teclas. Uso o russo, o alemão, o francês… Depois dum tempo, vai rápido.

Acidez Feminina – Taty Ferreira

Eu fiz curso de datilografia aos 12 anos de idade

Gilvan Santos

Eu já tinha ouvido outra história, na época das impressões dos jornais existiam as caixas baixas e caixas altas, e a ordem das letras eram do jeito mais fácil rápido de formar uma espécie de carimbo para criar os textos

Geraldog60

Usamos o modelo QUERT é bem mais fácil , mas na França usa outro tipo de teclado .

Roberto Ricardo

Eu fiz curso de datilografia, em máquina convencional e depois em máquina elétrica a \”IBM de Esfera\”, uma novidade de evolução nos anos 80. Adquiri grande velocidade na digitação do teclado, e quando comecei no computador deitei e rolei, pois a sequência do teclado era a mesma da máquina de escrever, e assim é até hoje. Mas tudo começou na emoção de apertar os dedos nessas maravilhosas máquinas mecânicas!

Madu

Iberê, acho válido colocar um intérprete de libras nos seus vídeos, levar essas informações para mais pessoas seria incrível!

João V. M. Oliveira

Fale sobre a taquigrafia!! Sempre quis saber sobre essa técnica de escrita, ainda hoje utilizada em lugares para a transcrição de discursos.

Everton Neves

Sobre o Código Morse, eu lembro disso aqui:

Dooley: – \”Muito bem. O que é que diz?\”
Cavalo: – \”Diz é… Té té té té té té té té…\”

Samuel

Kkkkkkkkkk

Ritto

Clássico

Gustavo Oliveira

kkkkkkkkkkkk

priscilaferrari1

Bom,se não fosse a datilografia, até hoje estaria a \”catar milho\” no teclado

Joao Abadia

Kkkkkk. Muito legal

Joasiel Pardinho

Kkkkkkkkkkk

Joasiel Pardinho

@José Lucas kkkkk

N a t a n –

exatamente kkkk lembrei também, e axo q tem outro episódio tbm disso.

José Lucas

UUUUUUU EU ODEIO ESSE CARA

Emanuel Lima

Eu lembrei disso também kkkkkk

Patryck Louis Martins

Kkkkkkkkkkk. Muito bom. Rachei aqui

Leandro Sampaio

Pensei na hora também

Diego Ribeiro

E tome-lhe um socão na cabeça. kkkkk

Teclando Teclado

EU O ODEIOOOOO

MART

-Quantos cubo de açúcar vc quer 1 ou 2?
-DOOOis ️
-UM DOIS ,HEHEHE
Aiw iii ahw ahww

Rafaela Valentim de Oliveira

kkkkkkkkkkkk

Aldaires Nunes

Eu fiz curso de DATILOGRAFIA quando tinha 16 anos de idade na passada década de 1980. Até hoje tenho algumas das lições guardadas comigo. Devo minha agilidade de datilógrafo nos atuais teclados graças a esse curso. Detalhe: Uso os dez dedos na digitação. Isso dá uma rapidez incrível na hora de digitar. Sou um dinossauro tecnológico. kkkkkk

Carlos otavio Nascimento

Tenório explica otimamente bem…..sou fã dele

Esdras Felício

Sim.
Eu fiz curso de datilografia, formado em curso profissional, fui redator jornalístico de noticiário de Rádio, usando desde as velhas Remington, Olivetti, ROYAL…. até às elétricas Facit, Remington, Olivetti e IBM.

Por ter feito o curso profissionalizante, hoje dígito usando todos os dedos das mãos, ao contrário da imensa maioria, que \”cata milho\” com um dedo de cada mão.

C A U S

É bom lembrar que existem isso no GBOARD do celular, caso alguém queira treinar ou mudar o teclado, além de ter o teclado Morse entre muitos outros…

eitw_polianax⁷⁷⁷

Tô usando o Gboard agora msm

Ryan

Tem isso todos os teclados com layout americano

Naruto é um lixo

Oi

·urubu·

Nunca vou mudar, pq se mudar eu vou escrever tudo errado, tipo: go (oi)

não consigo botar um nome legal

Vdd

Sandra Figueiredo

Que experiência fantástica! Gostaria de tentar. Imagino o tempo que levaria para memorização e digitação sem olhar o teclado. Muito top esse vídeo. Parabéns!

Claudia Urbano

Muito interessante a história das máquinas de escrever

Iosnei Pogba

O Vídeo foi muito educativo e muito bom,mas a propaganda do AZUS VIVOBOOK ficou melhor ainda,deu até vontade de conhecer a respeito do notebook

R. Galan

Tem o teclado qwertz, q é o usado na Suíça ????????, a única diferença dele é que o Y e o Z são trocados.

Nandasmais

Na oitava série tive aula de datilografia. Fazia parte do currículo!!!
Meu dedo mindinho saía sempre vermelho e inchado! Hehehe

Tiago Dias

Muito interessante. Eu fiz curso de datilografia e utilizo os 2 teclados. AZERTY e QWERTY. Morei um tempo na França e me acostumei.

Malhado

Cara meus parabéns pessoas assim edifica pessoas

Dom Jimisson Vieira

Rapaz totalmente profissional. Ensina a gente e ainda fatura fazendo o comercial do notebook

Creando per Sofia

Eu tive a sorte de ter feito o curso de datilografia e amei. Tb amo esse canal, um dos melhores do mundo

Alvanir Ferreira de Souza

Eu estudei datilografia, até em maquina eletrica e também em uma super moderna fiz um teste a chamada IBM, era com esfera…

Sandra Figueiredo

Fiz o curso de datilografia em 1983 e até hoje digito com grande velocidade e sem olhar o teclado. Já tive a experiência de aprender um pouco o código morse com meu pai que era rádio amador e aprendeu a usá-lo. Era muito incrível!

Leonardo Alves

Asus é sem dúvidas a melhor marca de notebooks. Comprei um, usei 5 anos, passei pro meu irmão mais novo e ele usou mais uns 6 anos e vendeu. Comprei outro, tenho ele há 11 anos e ele está a todo vapor. Agora eu tenho duas máquinas, pq depois de 11 anos ele ficou obsoleto, mas eu uso ele pra ver vídeos e escutar música, e funciona perfeitamente.

Stunk

Adorei o vídeo. Taí uma coisa sobre a qual eu nunca tinha pensado. Datilografia não, mas eu cheguei a fazer curso de digitação…

Júlia Costa

Que massa conhecer essa história! Não fazia ideia! Kkk E tb aprendi a digitar com datilografia.

zerozeroum

Concursos públicos, na década de 70 e 80 tinham prova de datilografia. Era uma experiência inesquecível estar numa sala com 30 pessoas datilografando ao mesmo tempo. Outra coisa: era mais barato comprar uma máquina e aprender em casa do que pagar um curso (que era bem mais caro)!

José Carlos Garcia

Taí uma coisa que eu não sabia, ótima curiosidade, tema muito inteligente, parabéns!

Jose Jose Benedito dos Santos

Muito legal. Eu tinha muita curiosidade para saber o porquê das teclas serem organizadas dessa forma. Muito obrigado.

luiz fernando da Silva

Olá. Fiz curso de datilografia no ano de 1956 kkk faz um tempinho né? E também trabalhei nos
Correios e Telégrafos na área telegráfica, mas nessa época já se trabalhava com telégrafo e teletipo, e estava chegando o telex.

Rafael Rocha

Minha mãe era professora de datilografia. Fui alfabetizado na datilografia. Kkkk vídeo nostálgico pra mim. Parabéns pelo canal.

Rafael Victor

Qwerty

Clovis Abdias da Silva

Iberê, sensacional. Está explicação é um ótimo exemplo da razão do seu sucesso. Parabéns. Eu sempre achei a ordem das teclas intrigante, mas nunca me perguntei pq, vc tirou uma interrogação da minha vida. Obrigado

Dilenio Enderle

Eu fiz curso de datilografia… alias no ensino médio tinha uma matéria chamada mecanografia, que na verdade era de datilografia. Abraços!

????????????.

Nunca achei sentido no teclado, ter a letra nessas ordens kkkkkk , legal ter trazido um vídeo assim no seu canal

angelokafa

O teclado que eu uso é o Dvořák, não tem um motivo específico, eu só tinha visto um teclado estranho, e tentei aprender, agora eu uso ele e tô escrevendo com ele tbm kkkk

Vitor Machado

Iberê é fenomenal! Consegue fazer com que a gente assista uma publi inteira e ainda ficar com gostinho de quero mais. Super merecedor de tudo que conquistou!

Kl Urt

Que vídeo show! Sou de 1980, entrei no curso de datilografia (Remington Rand) em 1989 e até hoje, com 41 anos não sabia dessa curiosidade apesar de ter questionado isso inúmeras vezes. Pra mim é uma coisa tão automática a posição dos dedos sobre cada tecla, algo que devo muito aos 9 meses de aulas diárias do curso de datilografia e que chega a dar frio na barriga de pensar que um dia alguém ainda possa querer padronizar o teclado de forma diferente. Enfim, acho que mais importante que decorar a posição das teclas, é utilizar corretamente o melhor aproveitamento possível de todos os dedos para ser eficiente na digitação. Não encontrei o mesmo site que utilizaram, mas no TypeRacer, minha média é de 515 caracteres por minuto, com precisão de 99.2%.

Monica Yuppi

Eu fiz datilografia, minha nota final foi 9,2 ️

Luciano Andrade

Show! E continuando no assunto teclados: existe algum teclado especial que escreva em russo ou japonês, com aquelas letras estranhas?
E porque o teclado numérico do computador é invertido em relação ao teclado do telefone?

luigi lolata

O teclado japones, é um teclado normal, só que a diferença é que os aplicativos traduzem do alfabeto para os simbolos do idioma deles

Meghamisa ????????

Amei o vídeo. Minhas colegas vão amar assistí-lo.

Josmi

eu fiz datilografia nos anos 90 escrevia cartas com cronômetro nas aulas. mas isso me fez digitar super bem.

Marcelo Duarte

Verdade acho q era 5 segundo pra digitar o alfabeto

Leonardo Antonio Santos Correa

Idem

Geraldo Dedeu

asdf asdf asdf asdf kkkk (só exemplificado)… Fiz o curso nos anos 80

Kaze Player

Bom, eu nasci nos 90, mas fiz curso de digitação num site na internet, é muito bom treinar pra ficar craque na hora de escrever no teclado. Isso ajuda até no teclado virtual do meu tablet, é ótimo!

MART

Datilografia era pra aprender a escrever rápido com o teclado?

Alvaraum! Jordão

@Geraldo Dedeu Eu anos 60; asdfg asdfg asdfg

Maid Thoma

@MART hj em dia as crianças e adolescentes são Deuses quando se trata disso sem sequer ter aula kkkk

꧁Din0ssauro r3i ✰ ꧂

@Marcelo Duarte vo colocor um cronometro pera ai.

Abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

Edit: po 7 segundos e muito ;-;

Fernando Prg

Não. Datilografia era pra aprender a escrever na máquina de escrever. Hj tem computador que dá pra apagar e imprimir. A velocidade é apenas um plus a mais

Fernando Prg

São deuses mas de escrever errado isso sim

Edson Cafranca Gamer

Tu não escreve melhor que eu n eu tô escrevendo isso em menos de 1 segundo

Tiago Costa

Gostei muito desse vídeos tínhamos máquina de escrever e cheguei a fazer curso de datilografia

Paulo Nideck

Muito, muito legal! A melhor explicação que eu já vi!!

testube???

ta e

Jhon Santos

Nossa, seu canal é muito legal
Ja me inscrevi…

bonnie gameplay (jtinha)

Oiaaa

João Sodré

Muito legal, eu fico admirado com pessoas que conseguem digitar sem olhar para o teclado. Meu avô teve máquina de escrever, foi aonde aprendi a digitar, depois com computador minha velocidade de digitação não mudou muito. Tenho 39 anos e percebo que minha agilidade não evoluiu muito

Fernando Prg

Treino. Máquina de escrever é mais difícil que computador

marcio moreira

No começo era o que eu mais tinha dúvida, hoje em dia de tanto usar o teclado nem lembrava mais rs

Fernando Tomei

Curiosidades do mundo que fazem sentido sabermos! haha Muito bom!

Igor Tavares

Eu uso o dvorak a anos e acho ele maravilhoso.

Marcos Gomes

Se for fazer conteúdo patrocinado, que seja com coisas legal!!
Parabéns! ️️

Reue Niemand

Um vídeo sobre esteniotipia seria interessante, aquelas máquinas de escrever usadas em tribunais e para fazer legendas ao vivo para televisão.

Ericson Cesar

o closed caption.

J. Ramos

Vale lembrar, a título de informação, que as letras dos teclados também foram dispostas levando em conta os dedos fortes e os dedos fracos. As letras do alfabeto mais usadas teriam que ficar próximas aos dedos fortes. Valeu

Rafa Manhães

me adaptar na França com os teclados foi mto engraçado! no início trava bastante mas a gente acostuma

Evili G.

Esse canal é muito bom kkkk ️

George Luiz

Caro gostaria que vc explicasse sobre a disposição dos teclados das calculadoras pois os fabricantes não obedecem a mesma ordem

Rogério de Sousa

Iberê: obrigado pdlos seus excelentes vídeos; imagino a trabalheira que tem!!!
Aproveito para lembrar que também usei os teclados AZERT (além do QWERT) e, para que saibamos também aprendi no HCESAR.
Este tinha distribuição das teclas em função duma estatística de uso em português, ficando as mais usada no centro para permitir o uso dos dedos mais \’valentes\’.
Aqui fica a notícia.
Rogério de Sousa / Porto-Portugal

Carlos A. Coelho

Iberê, interessante esta abordagem. Uma pergunta: Você sabe qual a contribuição do padre Landel de Moura para as máquinas de escrever? Fica a sugestão.

Cassio Burgos

Up

WANDERSON SOUZA

Eu fiz curso de datilografia e quando surgiu a máquina elétrica era o suprasumo das máquinas. Tempos bons!

Repórter youtuber

Muito legal seu vídeo Iberê parabéns e também um grande parabéns para grande equipe de editores, câmeras, etc. Acompanho seu canal já a um tempo e sempre vejo muita qualidade em seus vídeos

Ney Jo Lima

Hey Manual do Mundo, curto demais teus vídeos. Tenho 56 anos e sim, fiz curso de datilografia em 1985.

Dra Jeíza Andrade

Só acrescentando uma informação: se vc apertar qualquer duas teclas ao mesmo tempo na máquina de datilografia antiga, elas vão travar, pois ela é construída pra bater a letra no mesmo lugar Mas deu pra entender bem que vc quis dizer que é mais fácil travar se elas ficarem em casas consecutivas, dependendo da velocidade que vc digita. Ótimo conteúdo, parabéns !
Sim aprendi datilografia desde os doze anos com minha avó que era professora. Rsrs

Geek Detour

Eu uso DVORAK há 12 anos
Acho muito confortável: os dedos ficam muito mais tempo na linha central, cansa muito menos a mão. A transição não é fácil, vai pelo menos 1 mês em que você digita mais devagar. Pra mim não tem volta.

Maria José Silva de França

Muito legal mesmo!! Vocês são demais!! Eu sou das \”antigas\” e fiz curso de datilografia kk
Posso sugerir um assunto? Vocês poderiam falar das diferenças entre RX – Tomografia computadorizada e Ressonância magnética? Inclusive por que a RM é tão barulhenta. Obrigada.

Faculplay

Que orgulho do Iberê ser brasileiro.

Manual do Mundo

Obrigado!

Henrique Silva

@Manual do Mundo nossa, figurinha nos comentários

Paulo Silveira

Orgulho do Brasil ter o Iberê

geraldo pereira

fiz o curso de datilografia sim, foi em 1997 e estava na 7 serie, tive curso de informática no mesmo ano também no final foi ate bom que me ajudou muito a digitar na época.

Silvana Moura

Vídeo maravilhoso!!! Trabalhei muito tempo com máquina de escrever, fiz curso de datilografia kkkkkk mas não sabia o porquê da ordem das teclas! OBRIGADA

Cristina Mouta

Bom vídeo! Só uma dica:\”HCESAR\”, é o teclado, nacional de Portugal, reconhecido por decreto de 1937. Faça uma pesquisa Google que encontra informação. Hoje acho que ninguém usa, mas era bem comum.. Em máquina de escrever, usei o AZERT e o HCESAR. Sou bem jovenzinha!

Iva Silva

Eu fiz sim curso de datilografia qdo era adolescente… E passei com nota 10 !
Faz tempo…
Amei as informações do vídeo!

joao quirino

Eu fiz curso de datilografia e isso ajudou a digitar rápido quando uso teclado de computadores.

Anderson Pize

Uma coisa legal que vc esqueceu de dizer é sobre as letras F e J que tem um traço em relevo onde vc posiciona os indicadores, isso ajuda muito pra digitar sem olhar pro teclado. Qnd era adolescente eu era esse ninja da datilografia kkk dei aula por uns 2 anos.

Maria Ramos

Eu fiz curso de datilografia e naquele tempo foi muito útil

Jeiciane Ávila

Eu me perguntei a mesma coisa do título essa semana! IBERÊ LÊ OS NOSSOS PENSAMENTOS

A Torres

Ontem eu abri uma pasta de dente nova, daquelas que tem linhas azuis no creme branco e pensei: será que o Iberê já falou sobre isso?

Jeiciane Ávila

@A Torres sim , ele já falou. No vídeo do borave q ele foi numa fábrica de pasta de dente da oral B , da uma olhada lá canal

A Torres

@Jeiciane Ávila Show! Vou procurar!

GU

Wow,que daora

Manual do Mundo

Caramba! Agora já está por dentro do assunto!

João Felipe Muraroto

Mds, eu também KKKKKKKKKKKKKK fiquei em choque quando vi o vídeo postado a 19 horas atrás

Joao Almeida

Verdade, dias antes do vídeo eu mudei o meu teclado pra ordem alfabética ksksksk

Mateus Felipe

Eu tbmmmm

Underswap Papyrus

Pq ele é ……. Raça absoluta, além da consciência

Banda RADIOBOX

Vídeo sensacional! Qual é o nome do programa pra medir a eficiência da digitação?

The nilist Frog

Keyhero free typing test

Saandroo Sooaarees

Baita vídeo, muito bom!
Eu fiz curso de datilografia quando já estava em extinção a máquina de escrever, porque menos de um ano depois o Windows DOS foi introduzido no Brasil, daí precisei me atualizar pra utilizar o prompt do MS DOS, tela preta, galera da época vai lembrar bem.
Bons tempos de aprendizado.
Abraços!

Fernando Filippin

Teus vídeos são muito bons! Parabéns

F. M.

Na Alemanha usámos o teclado QWERTZ e a posição de alguns caracteres especiais é trocada também

Glauco Natale

Muito legal o vídeo, parabéns.
Qual programa foi usado para medir a velocidade de digitação?

FLAVIO FONSECA

Sim. Fiz curso na máquina de datilografia manual e a elétrica. Meu avô era operador telégrafo dos Correios e Telégrafos em BH.

Reginaldo Menezes

É Iberê eu fiz o curso de datilografia e tenho guardado uma máquina igual essa sua kkkk e até é da mesma cor. Tempo bom.

Sarinha

Que vídeo sensacional! Top demais, já tive uma máquina de escrever e eu era viciada, não tínhamos condições de ter computador, eu amava ficar escrevendo o dia todo, sempre gostei de escrever bastante desde criança. E eu tenho 26 anos, eamava minha máquina, só não lembro o que aconteceu com ela, só lembrei disso pq estou vendo o vídeo, inclusive quando ele apertou a tecla e teve que mexer pra ela voltar pro lugar pq a tecla “agarrou” lembrei que eu também fazia isso com a minha, e em qualquer outro momento jamais lembraria disso e desse detalhe. Por isso que aprender e pesquisar é importante, não só pra aprender mas pra lembrar de algo que vc sabe fazer e tinha esquecido. Fui fundo nas memórias aqui agora, likezao! ️

H – Car

Eu tenho uma máquina de escrever idêntica a essa!

André Albeneir Dos Santos Mello

Ótimo vídeo, de excelente qualidade explicação do assunto

Quanto o teclado na ordem alfabética seria muito mais interessante, de começo daria bug, mas é só treinar o cérebro e a nova geração aprenderia fácil e seguiria o baile. Seria de muito mais coerência. Pois que lembramos que isso já é uma discriminação social, pois se vc pega uma pessoa que não teve muito acesso à escola, não vai conseguir nunca; mas se ela souber o mínimo do alfabeto, ainda assim ela conseguiria.

Nando Plus e Taísa SOS

Todas as teclas jogam os caracteres (hastes) para o centro, portanto as teclas não precisam estar juntas para emperrarem no centro!

Geraldo Paiva Soares

Olá Iberê, queria compartilhar uma situação inusitada que eu vivi: Fui fazer um teste de datilografia numa sala com mais ou menos 30 concorrentes. Quando o instrutor deu a ordem de partida, levei um susto muito grande. Nunca tinha visto nada igual aquilo. O desesperador barulho das teclas sendo pressionadas simultaneamente foi tão intenso que eu literalmente, fiquei aterrorizado e não consegui digitar nada. Resultado reprovei no teste. Rssssss ().
Este vídeo é, na minha humilde opinião, um dos mais interessantes vídeos que você já postou.
Eu sempre pensei que a ordem das teclas do teclado eram estabelecidas de maneira a distribuir o movimentos das mãos para que o desempenho fosse o maior possível sem lesar os tendões. Ah! Sim eu fiz curso de datilografia, mas quando cheguei num tal contrato de locação, empaquei de uma forma que não conseguia digitá-lo no tempo exigido.
Abraço. Parabéns pelo vídeo.
Geraldo – Pindamonhangaba – SP.

RODRIGO Santos

Nunca imaginei que essa era a história, obrigado Iberê por passar cultura hehehe

Manual do Mundo

Que bom que gostou!

Mauro Silva

Eu fiz curso de datilografia (eu tinha 16 anos e a máquina ainda não era elétrica; era raiz mesmo!) e posso dizer que independente de disposição das letras, as hastes sempre enroscavam e enroscavam mais ainda se você fosse muito ágil na digitação (que era o meu caso).

Guilherme Aleixo

Eu sou de 1988 e com 12 a 14 anos fiz curso de datilografia, Na sua explicação não entendi por que agarraria as letras na máquina de escrever, não e necessário bater duas letras juntas. Mais sim e uma de cada vez .

Jose Elias Lopes

O curso de datilografia era excelente. Quem fez no passado , consegue digitar no teclado com mais habilidade. É o meu caso.

Wesley William

O que eu mais amo nesse canal é que o Iberê consegue ter uma ideia TOP pra apresentar um patrocínio e ainda ensinar algo pra gente de uma forma tão envolvente!

Leandro Ferreira

Eu pensei nisso pouco antes de ler seu comentário

Carlos Mori Junior Mori

Acho que operadores de telégrafo, antes de digitarem o texto recebido, em uma máquina de datilografia, deviam escrever no papel com uma caneta, pois a máquina de escrever veio bem depois do telégrafo…

TREM CORINTHIANO

Zse

Coram Deo College

@Carlos Mori Junior Mori aaaaaa

ggeeaannee gege

Iberê, certa vez comprei um netbook com teclado.AZERTY, e passando pouco tempo me acostumei e comecei a escrever na mesma velocidade do teclado QWERTY. porém, eu fiz curso de datilografia.

Henrique Cruz

Minha experiência com a ASUS é maravilhosa, to com o mesmo notebook faz 8 anos, usando todos os dias. Vou pensar em trocar por esse do vídeo quando o dólar chegar a 3 reais (neverrr)

Bruna Bordoni

Minha mãe fez datilografia e digita loucamente! quando eu era criança fiz umas aulas de digitação mas ainda sou bem devagar… tinha uma máquina de escrever na casa da minha vó, eu adorava apertar várias teclas pra elas ficarem todas travadas

Último Lacerda

Rapaz, muito legal e criativo seu vídeo, além de agregar conhecimento para nós.
Parabéns!

quartzo cereja

Eu sempre usei muito o computador e meu pai ficava admirado de eu digitar tão rápido e ter aprendido sozinha kkkkkkkk por que na epoca dele tinha que fazer curso

Ademir Eng. Civil

Tenho 41 anos, fiz o curso de datilografia aos 15 anos. Não me arrependo, colho grandes frutos e não conheço ninguém que seja mais rápido que eu na digitação.

yKiek

serio? vamos ver entre nois 2 quem digita mais rapido?

JP GAMES LIVE

Credo! Pra mim sempre foi QWERT foi legal saber a históra dos teclados

Kirizaki

Muito interessante e gostaria de adicionar uma curiosidade: O padrão Dvorak tem versões dedicadas pra ser usado com uma mão só e é muito útil pra pessoas deficientes.

Adriana Drica

Linda sensibilidade!

Amarildo Oliveira

Eu fiz esse curso de datilografia e posso lhe afirmar que a diferenla que tem entre quem o fez, e quem não fez é a rapidez de digitação e também digitar sem olhar no teclado, e foi dessa forma que eu escrevi esse texto

TV MAX

Muito interessante adorei o vídeo!!!! Parabéns pelo seu trabalho!!!

Servicasa Serviços

Eu fiz o curso de datilografia, e ainda até hoje a telegrafia é muito usada, entre nós radioamadores.

Pam Camily

Isso sim é que é conteúdo de qualidade, conseguir misturar merchan, com conhecimento e diversão é só o manual do mundo mesmo.

wilhan_rbll

Eu fiz curso de datilografia em 1998 na época me ajudou muito Hoje sou um ninja no teclado

Sou Brasileira

Show saber isso! Rsrs
Meu sonho era fazer curso de datilografia, aprendi a digitar rápido no computador por conta própria, mas preciso melhorar.

Edsel Moraea

Eu fiz curso de datilografia em 1977 achava o MÁXIMO! Nas máquinas Olivett, Remigton, manual, é elétricas da IBM…
Edsel
Belo Horizonte MG

Neimes Gontijo

Eu fiz curso de datilografia, hoje me ajuda muito na digitação. Nunca precisei fazer curso de digitação em informática.

Lilly M.

Se as pessoas ainda fizessem curso de datilografia, os teclados não precisariam ser iluminados, as teclas centrais \”F\” e \”J\” são marcadas justamente para sabermos a posição correta inicial para começarmos a digitar, ou seja, até mesmo na escuridão total as pessoas conseguiam escrever nas máquinas de datilografia!
Pensem nisso!
Kkkkkkkkkk

Eliz Akashiya

Eu já decorei os lugares da letras e nem olho mais pro teclado quando digito, se mudasse pra ordem alfabética ia ser um sacrifício pra aprender dnv

Saulo Cantanhede

Muito bacana o vídeo. Ahhh eu fiz o curso de datilografia. Todos os níveis possível!

Osmar Saraiva

Em casa havia um livro de ensino de datilografia. Então com disciplina estudei o mesmo até apreender.

ELETRICITY – O CANAL DA ELÉTRICA

Muito, muito legal! É like! Só não vou escrever se já fiz curso de datilografia!!!

Manual do Mundo

Que demais que você gostou!

ELETRICITY – O CANAL DA ELÉTRICA

@Manual do Mundo Só você para trazerem tanto conhecimento em algo tão simples do nosso dia a dia!

Wigson Souza

@ELETRICITY – O CANAL DA ELÉTRICA Vc também traz muito conhecimentos na nossa área. Já aprendi muita coisa no seu canal!

Antonio Augusto Barbaro _ BRAZIL

Elétrica? Chocado

Gabriel Carvalho

Oi

Darci Savicki

@Manual do Mundo Ppppppppppppppppppppp

Darci Savicki

@Manual do Mundo Ppppppppppppppppppppppppppppppp

Darci Savicki

@Manual do Mundo Ppppppppppppppppppppppppp

Darci Savicki

@Manual do Mundo ppppppppp

Darci Savicki

@Manual do Mundo Pppppp pois ppp

Darci Savicki

@Manual do Mundo pppp

Darci Savicki

@Manual do Mundo Ppppppppppppp

Darci Savicki

@Manual do Mundo Pppppppppp

senhorcucu

Qwert

Darci Savicki

@Manual do Mundo Ppppppppppppppppppppppppppp

geleia plays

Faz uma bola de cano .ok?

The lllTutu

@geleia plays O GELEIA FALSOOOOOOOOO SUA COMPIAAAAAAAAAAAAAAAAAA

santos

L

Samu game

Vc e muito bao cara tu é um gênio

Ricardo

@Manual do Mundo Cerca de 2005 tinha por aí nos porões da Internet um padrão de teclado Brasileiro, não ABNT ou abnt2, mas de um estudo acadêmico que alterava a disposição das teclas conforme estatística daquele estudo, tinha arquivo pra configurar no Windows e tudo o mais, usei por um bom tempo no trabalho, e vou falar: que padrão porreta, deixava qwerty, dvorak etc todos no chinelo.
Bem que você podia pedir ajuda da galera aí pra alguém se manifestar, quem sabe recuperar essa pérola, já busquei de todas as formas, mas nunca mais encontrei.
Parabéns excelente vídeo!

Underswap Papyrus

@The lllTutu Cópia com m? Aí também né meu amigo

Dancinhastop

@Manual do Mundo qual o nome do site que usou?

Diego schenker

Olha, o grande Adoniran


Abraço desde Argentina !!

Diego schenker

@geleia plays Acho que se mudar o \”ok\” por um POR FAVOR, seria mas interessante…

Diego schenker

@Ricardo talvez esteja falando do teclado ? DVORAQ ?

SANDRA CAMARGO

@Manual do Mundo é show

Torno Lab

@manual do mundo faz o gelo eterno com algodao e testa se realmente tem mais durabilidade!

Podcasts Em Gotas

Roberto Fuentes

@Manual do Mundo

Bιᥲᥒᥴᥲ Pᥱrᥱs

Kkkkk por que não ?

Renan Fiorini

Minha mãe fez curso de datilografia e eu ia junto com ela kkkkk

Rodrigo Herpich

A história do código morse é beeeeem interessante, valeria um vídeo Iberê.

Veleiro Closer

Upp

Eduardo Martins

Up

victor pug

Up

Fabrícia Mayaraツ

Up

blackzitoo

Up

Adriano Warez

Up

Rick

Up

ylipzin

Apie

animestop

Up?

andré

Up

Stake Edits

Up

Francisco Quaranta

UP! Conte conosco radioamadores

Gabriel Angello

up

Rauã Santos

Up

Erty_Zkay

up

não consigo botar um nome legal

Up

Minecraft

@não consigo botar um nome legal kkkk a Peppa lacradoraaaaaa arasa arrasa lacração kk

socccos

Faltou testar o teclado português HCESAR. Aposto que consegues mais palavras do que no AZERTY.
Muito obrigado por todos os vídeos.
Grande abraço de Braga Portugal.

Mônica Monteiro

Eu fiz curso de datilografia aos 12 anos.. Até hj uso todos os dedos no teclado do notebook.
Mas prefiro usar um teclado extra. Bem mais confortável.

raphaell balburdia

No meu ensino médio eu sofri um pouco pra aprender a digitar no azerty, quando voltei pro Brasil tive que reaprender a digitar no quert ! Vale a experiência!

Railson Vieira

Uma aula, um comercial! Já acho que preciso de um notebook desses ️

Taliny Fagundes

Que massa!! Obrigada pelo compartilhamento..

Bianca Machado

Eu já fiz o experimento de ficar 1 ano digitando com um teclado Dvorak BR, foi bem bom 🙂 Mas na época eu usava desktops, quando passei pros notebooks desisti pq não era tão simples ficar mudando as teclas do teclado de lugar 🙂

Geek Detour

Bianca, tenho um MacBook PRO com as teclas em DVORAK (e também está em DVORAK no teclado sem fio do meu iMac). Foi bem fácil mudar as teclas de lugar nestes computadores. Há 12 anos, quando fiz a mudança, eu colei adesivos no note da empresa, porque naquele HP não dava certo trocar as teclas de lugar, ficava tudo errado.

Adriano Porto

Excelente video. Acho que foi proposital escrever type write na mesma linha

Lucas Gomes Moreira

A história que eu ouvi sobre o querty era uma mistura das duas. Minha vó contava que quando máquinas de datilografia eram em ordem alfabética, os datilógrafos digitavam extremamente rápido, devido à prática, então foi necessário que se embaralhasse as letras pra que eles escrevessem mais lento e não travassem.

Antonio Braganca Martins

Um absurdo! Essa versão da sua avó, pois as teclas nunca foram na ordem alfabética! E também, sua avó não era Marcos quando o teclado foi inventado!

Eu escrevo com todos os dedos de olhos fechados! O emaranhado mecânico não é o principal, se não falso argumento! Foi feito um estudo no século 18 envolvendo os principais idiomas e a média de incidências das letras, envolvendo vários fatores, inclusive o esforço repetitivo de determinados dedos para pressionar as duras teclas mecânicas! Só posso garantir uma coisa: os caras daquela época sabiam muito e esse arranjo é bastante confortável para escrever de olhos fechados!

KingLion

@Antonio Braganca Martins que toxidez

Gilber Carlos

Para aqueles que fizeram \”DATILOGRAFIA\”, aprenderam o posicionamento correto das mãos… a tecla \”F\” e a Tecla \”J\”, tem uma saliência onde vc posiciona os dedos INDICADORES, a partir destas 2 teclas .. vc sabe exatamente onde estão as demais teclas, podendo reposicionar sua mão sem olhar para o teclado! Curso de DATILOGRAFIA deveria ser levado a sério até os dias de hoje! Pra mim foi muito bom!!!

Luís Fernando

Já fiz um curso rápido de datilografia no PC mesmo. Tinha uma aplicação pra isso. Muito daora huahua

Priscila Barbosa

Nunca assisti uma publi tão boa e tão grande (geralmente até as de 30seg são chatas) tá de parabéns pelo seu trabalho

Elissandro Garcia

8:51 Iberê, o Alt Gr não significa Alt Grande kkk mas sim Alt Graph porque ele era usado para conseguir teclar os símbolos \’graficos\’ da tabela ASCII

will_d76

provavelmente é apelido, mas valeu a informação

Igor Silva

Meu prof se informática me dizia que era Alt \’GIRO\’ pq acionava o simbolo que ficava na lateral da tecla kkkk

Marcelo Luiz Figueira

Eu chamei de Alt Gear a vida inteira. Obrigado por essa!

BOYDA

@Igor Silva eu sempre leio alt girl no meu subconsciente kkkkkkkkkkkkkk

Mamãe Feliz

@BOYDA

Alex Alves

Caramba, essa eu não sabia. Valeu.

J osy

Pois é. Eu sou do tempo que phodao era o cara que sabia os códigos de cor kkk

Mr. Archangel

Eu falo alt gr mesmo. Kk

joaopedro14ful

Alt

Helton Luiz F. S.

Que daora! Eu sempre achava que era Alt \”Gerenciador\” kkk

Erick Tamberg

No teclado do MSX, o Alt Gr era R GRA, e o Alt comum era L GRA. E o \”enter\” se chamava \”return\”.

Eu apanhei um pouco com essa mudança de nomenclatura no início dos anos 90, na transição do MSX para o PC.

·urubu·

@BOYDA alt mulher

·urubu·

Prefiro chamar de alt grande

BOYDA

@·urubu· mulher alt a

Hugo Pinheiro

Sempre chamei de alt grande

Wilson DiMello

É Alt grrrrr

Gheisa Balena

Ei fiz curso de datilografia, o que me ajudou muito quando fui fazer curso de digitação porque sabia a sequência correta de todas as letras. Resultado: hoje digito muito rápido, sem catar e nem olho pro teclado.

ATENÇÃO: Os comentários não correspondem a opinião do proprietário deste site e foram extraídos de forma automática. Este artigo não possui fim comercial e tem por objetivo apenas o estudo da tecnologia Selenium. Caso algum comentário aqui presente seja abusivo ou fira alguma lei, favor nos informar para que possamos removê-lo o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima