ECONOMIZE COMBUSTÍVEL JÁ! TE ENSINO COMO – #ComoFunciona Alta RPM

Use o cupom “altarpm” para ganhar 2% de desconto em todas as RODAS e PNEUS no site da Pneufree.com: https://www.pneufree.com.br/

Use o cupom “ARPM10” para ganhar 10% de desconto em todos os FILTRO DE AR ESPORTIVOS do site da RS Air Filter: https://bit.ly/site-rs-filtros

Use o cupom “RPM02” ou “RPM03” para ganhar 3% de desconto em todas as FERRAMENTAS da Loja do Mecânico: https://www.lojadomecanico.com.br/parceiro/j+V3qFE+7wCYGZMUtkM+XA==

Preço do combustível está exorbitante no Brasil. E, já que não podemos parar de dirigir, seguimos tentando economizar combustível. E este vídeo aqui vai te ajudar com isso!

Clique no play e confira!

Siga a Pneu Free no instagram: @pneufreecom
Siga a Pneu Free no Facebook: https://www.facebook.com/Pneufree
Siga a Pneu Free no YouTube: @pneufree.com

Siga a RS Air Filter no instagram: @rsairfilter
Siga a RS Air Filter no Facebook: https://www.facebook.com/rsfiltros
Siga a RS Air FIlter no YouTube: https://www.youtube.com/rsairfilter

Siga a Loja Do Mecânico no instagram: @lojadomecanico
Siga a Loja Do Mecânico no Facebook: https://www.facebook.com/lojadomecanico
Siga a Loja Do Mecânico no YouTube: https://www.youtube.com/user/Lojadomecanico

Conheça a Made For Street:
Site: https://madeforstreet.com.br/
Instagram: @madeforstreetmotorsport
Facebook: https://www.facebook.com/madeforstreetoficina/

Source: ALTARPM

166 Comentários:

FelipeLixandrao

TOP as Dicas Murta!!!

JUNIN LOPES

Dicas top! Tive q aprender todas na marra quando comprei meu primeiro opala, giro o mais baixo possível e só a unha encostando no acelerador.
Quando estive no DF ( lugar muito plano) o 4cc deu uma média de 10 km/l, porém moro em BH, só morro, dava uma média de 8 as vezes 9 km/l kkkkk

Kaiky

Já vi uma pá de gente subindo um morro perto da casa da minha vó esticando a primeira marcha quase cortando giro onde que claramente daria pra subir até de 3 dependendo do carro

Rafa Sc

Provavelmente esse negócio de arrancar de 2 vem dos motoristas de caminhão ou de ônibus, tem caminhão, principalmente os maiores que dependendo das caixas você arranca de 4 marcha..

StarCrafterL

murta como sempre ajudando todo mundo com muita informação, muito importante! podia trazer um vídeo também de como economizar nos carburados, que não tem tanta tecnologia, tanta eficiência, e gastam tanto hoje em dia!

Jhonathan Willian

Donos de Up: agora eu chego na lua com um tanque

Alex willian

Quando peguei a CNH eu ia bem devagar quando via semáforo fechado na subida, assim não precisava fazer rampa . Até hoje paro de acelerar se tiver fechado semáforo lá na frente

Ággelos Lopes

Só uma coisa q não conseguir entender quando vc tira o pé do acelerador e engata uma marcha na descida uma 3° o Giro do Motor Sobe. Para quase 4000RPM. Ai q entra minha duvida como é q a injeção eletrônica corta combustível se a rotação ta lá encima ??? Pq 1000RPM Ok motor gira menos. Mas 4000 pela lógica ele não deveria estar injetando mais?

UZUI_san

André Buiar

Muito bom Murta! Dicas essenciais neste momento de gasosa nas alturas!!

Romani Kegler

A diferença de consumo do mesmo carro com rodas de ferro e pneus 165/70r13 ou 175/65r14 muda de forma relevante?

Daniel Rodrigues

Top demais mano! Faz um vídeo sobre o Zetec Rocam, tenho um fiesta2010 com ZetecRocam, ele tá variando o consumo 7 a 8 km/L tô achando q tá demais vou testar essas dicas e dou o feedback.
Ele da muito problema com o aquecimento do motor, já mexi bastante e direto e reto volta , fico inseguro em fazer viagens longas . O que me fala sobre esse problema corriqueiro?

João Felipe Silva de Souza

Grande Murta!
Esses conselhos são excelentes.
Se um dia tiver a oportunidade você poderia dar essas dicas para quem tem um carro automático mais antigo?
Recentemente eu e um amigo com carros no mesmo sistema mas eu com câmbio AT e ele MT eu eu gastei 1/4 de tanque a mais que ele em uma subida de serra.
Para esses AT De 4 marchas que não tem o controle delas tem dica de econômica?

Lucas Wilson

Murta uma duvida minha, na questão de usar uma marcha mais alta, velocidade baixa e rotação baixa, isso não chega a forçar o motor ? Ou a questão é usar a casquinha do acelerador mesmo ?

Opnez

Força, é questão de analisar a situação no carro naquele momento
Geralmente as marchas mais altas e rotações baixas são sim as mais propícias para a econômia de combustível
Entretanto, se você notar que o carro está perdendo força e não está conseguindo manter a velocidade no acelerador é porque aquela marcha não é suficiente pro deslocamento do seu carro, consequentemente vai acabar forçando mais o motor e consumindo mais gasolina na tentativa de compensar a falta de força da marcha. Esse tipo de coisa vai acontecer basicamente em grandes subidas.

Lucas Wilson

@Opnez Oiê tudo bem ? Muito obrigado pela explicação me ajudando bastante

Biohazard •

@Opnez Acho que não, o que faz gastar gasolina é rotação mais alta, rotação mais baixa gasta menos. Se você coloca uma marcha alta em uma velocidade baixa, pode afundar o acelerador até o final que o carro não responde, a rotação não sobe rápido simplesmente porque o carro não tem força. É claro que não é pra ficar andando por aí com o carro tremendo em marcha alta e velocidade baixa, mas se puder antecipe a troca de marcha, reduz consumo e de combustível, poluição e ruído. Já vi isso escrito no manual do carro.

Marcos Lopes Junior

@Biohazard • Então, na minha opinião vocês dois estão certos! Contudo ainda falta mais um detalhe: Se estiver subindo uma serra, uma ladeira, a necessidade de força é maior e o ideal é o motor mais cheio, pra evitar forçar o motor com rotação baixa e ter que afundar o pé. Agora, por outro lado, se estiver descendo, o ideal é trocar de marcha antes da hora, ou até pular marcha dependendo da situação. aproveitar a gravidade!

Ismah Cabelo Roadie

@Biohazard • não necessariamente… Sendo dois carros IGUAIS, só com motor diferente, o mais econômico é o que estiver gerando maior torque na roda, e a rotação mais próxima do pico de torque, naquela velocidade.

Por exemplo, a 30 km/h um 1.0 é mais econômico que um 2.0. O primeiro está de segunda ou terceira, com giro alto a médio. Enquanto o 2.0 pode estar de quinta tranquilamente, se a rotação não cair muito.

Provavelmente ambos estarão gerando a mesma potência, mas cada um do seu jeito. Motores de mesmo ano e modelo, costumam variar na geometria, apenas o comprimento da biela e comando de válvulas. Questão de baixar custos.
O 1.0, tem uma biela mais curta, e precisa de mais rotação, para compensar a falta de torque.
Já o 2.0 tem biela longa, o que gera muito torque, e já em baixa rotação.

Porém, conforme a velocidade aumenta, a situação vai se invertendo. Até chegar um ponto que o torque na roda, do 1.0, não é mais suficiente para aumentar a sua velocidade, e o 2.0 ainda continua ganhando velocidade.

Todavia, no mundo real, nem sempre os carros são tão iguais assim. Varia o escalonamento das marchas, o peso do volante do motor, o cabeçote, etc… Rodas, pneus, sistema de freio, periféricos do motor, e o todo mais, acaba variando o peso dos carros – inclusive o peso rotacionado.

M&I Reviews

@Biohazard • não exatamente, rotação mais alta não significa gastar mais, o que manda é o quanto pisa no acelerador, pois estar em giro baixo e pisar mais acaba consumindo mais combustível do que giro alto pisando pouco

Alysson Guimarães

Quanto ao A/C no momento certo… Aproveito os declives para liga-lo. Desta forma o carro empurra o compressor e não gasta combustível. Dica de ouro para que anda muito em serras ou estradas sinuosas com variabilidades topográficas.

Jurandir Massoni

Tá igual eu quando tinha meu Nissan Máxima 3.0 V6 Limited, só andava na casquinha do acelerador e nem assim o desgramado economizava, V6 não tem economia nem lascando, só fazia 5 Km/L na casquinha e se pisasse era 3 Km/L, dei graças a Deus quando vendi

Leonardo

Com um motor 1.6 consegui fazer 22,6km/L, gasolina aditivada, subindo serra em Santa Catarina.
Tem um spot entre 1500 e 1800 RPM que o motor “segura” o carro a 80~90km/h e tem um consumo muito baixo. Maioria dos carros consegue fazer acima de 15km/L, é só saber gastar gasolina apenas para o movimento inicial, depois deixa a inércia “trabalhar”

vitor grando

Muito boas as dicas! Ótimo vídeo!

swineone

Boas dicas para quem quer atingir 10, 12 km/l com um carro moderno (1.0 três cilindros turbo, por exemplo).

Já para quem quer atingir 20-30 km/l com o mesmo carro, tem que basicamente jogar tudo fora e fazer o contrário do que foi falado.

Jayson L.D

Já utilizo muitas das tecnicas, no meu Lancer manual 2017 consigo autonomia de 257km com R$100,00, gasolina a 6,30 consumo foi de 16,11 Km/L. Maior parte do trajeto é rodoviario e velocidade media de 80km/h a 2.000rpm em 5°marcha.

????????????????????????????

Muito obrigado,pro meu pai vai fazer a diferença,ele tem uma meriva 1.8 bichona bebé

Weidner Moreira

Tenho certeza com suas dicas muitos irão economizar!!!

Danilo Below Ventura

Todas dicas são importantes e válidas. Porém, tem uma coisa que é o trânsito que se tem nas cidades.
Eu sou de Santos por exemplo, aqui é literalmente 1 semáforo em cada esquina, se não tem semáforo, tem Pare. Ou seja, a cada quadra, você precisa “arrancar” novamente. Rodar dentro de Santos é impossível fazer média boa.
Se um carro faz 8km/L em Santos, se for em outra cidade, vai fazer 10, 11km/L, sem dúvida.

TNT

Essa história do Uber foi difícil, deve dar aflição de ver.

Vanti Vitor

Não ter um carburador 2E é uma opção hahahaha

guilherme gomes

Um filtro de ar mais restritivo pode melhorar o consumo?? já q um filtro menos restritivo faz o carro consumir mais

Vinicius Ferreira

Sou motorista de app, e essas dicas faz toda diferença no dia a dia, algumas já sabia outras não porém vou colocá-las em prática. Tenho um uno atractiv 2015, a média dele e entre 12km/l 13km/l colocando apenas algumas dessas coisas em prática ele sobe pra 14, 15km/l, vídeo top meus parabéns

GuiCaíque

Quero essas dicas pra carros automáticos também!!

Ismah Cabelo Roadie

Automático é sem mistério. Acelerar o mínimo possível, e monitorar o consumo em tempo real (caso exista esse recurso), já se acha o ponto de eficiência.

el rocha

Não tem milagre em auto

GuiCaíque

@Ismah Cabelo Roadie o pior que tem, reduzir a marcha na aleta é um exemplo mas deve ser só isso mesmo

Batatoso

obrigado murta eu precisava deste vídeo

ALTARPM

tmj!!

Esdras Alves de Melo

valeu

LuCaS TwarDowski

Primeiro

Deniz Sant’Ana

As pessoas estão acostumados com a força G, tanto na aceleração quanto na desaceleração.
Andar economizando, vc anula a força G, aliado a impaciência, é quase uma “heresia” para quem não conhece.
Eu rodo em torno de 7000 km / mês.
Quando eu decido economizar, consigo melhorar a média em torno de 30%.
É questão somente de conhecimento e decisão.

Anderson Fraga VCSC

Vc é o cara… Parabéns tem muita gente q não tem essa noção, conheço muitos q diz q não existe o cut-off e teima falando q a banguela é economia.
Kkkkkk

Caio Batista

o meu aspiradao eu ando de 1000 a 2000 rpm ai economiza bem q ai anda em uns 5 km/l for andar normal faz nem 2

Louco Pra Ficar Legal

Sair de 2@ em um declive é de boa pro consumo. Ñ ?

Danilo Dugoni

Murta me tira uma dúvida, em muitas vezes eu acabo indo de 2ª em momentos em que o transito está devagar, não necessita em si de uma aceleração, mantenho o carro a uns 15km/h sem triscar no acelerador, não sei se é uma boa ideia fazer isto. As vezes faço isso tb em uma estrada de terra bem ruim, deixo meio que o motor manter o carro em movimento sem o acelerador bem devagar a uns 15 km de 2.

Nycolas Felix

Sobre essa questão de ficar pondo o carro em ponto morto, geralmente é vício de quem se habituou com carro antigo e carburado. E não tem nada que faça a pessoa entender que isso não funciona mais hahahahaha

ROMILDO ARAÚJO

Parabéns! Mais um inscrito.

washington bahia

Faço isso no meu, acelero e deixo levar co. O próprio giro do motor

vinicius cruz

Vou ensinar como fazer vc desliga o carro e depois empurra ele até o caminho que desejar

Osmar Takashi

Complementando: Tem que fazer a manutenção preventiva do veículo também. Usar um óleo que reduz atrito (os castrol magnatec, mobil SP), alinhamento da direção (menor resistência a rolagem), etc. Ótimo vídeo Murta!

BLACKBIRD

Dá pra usar esses óleos num Santana 2000 1.8 gasolina?
Sou mó cagão pra trocar de marca de óleo KKK.

GuiGamesAranha

Eu fazendo média bem de boa no celtinha, daí aparece um carro do lado cheio de maldades, ja desço uma marcha e aí vai embora a média 🙂

All Ours Garage

Up

Felipe Siqueira

Excelente vídeo

Douglas Peter Fick

Muito bom o vídeo parabéns murta vou usar essas dicas no dia a dia no meu Monza Tubarão 94 2.0 mas vai ser difícil ele ser econômico ksksks mas igual já vai ajudar ! Atualmente faço cerca de 7km/l na cidade !

Guilherme Miranda

Obrigado, você me incentiva a dirigir melhor

Rafael Kowalski Martins

Fiz alguns testes e invez de fazer o cutoff eu jogo no N bem antes, assim eu ando no N 500m invés de andar 100m no cutoff minha média diminui 1 a 1.5 km/L. Agora se for uma ladeira muito forte ou serra uso o cutoff para freiar e economizar. Uso os 2 jeitos!
Top

Rod Almeida

boa, murta!

LuCaS TwarDowski

Me ajudou muito como sempre

ALTARPM

tmj!!

Roqueiro Loco

Com o tempo e dirigido, eu consegui melhorar mais meu consumo, tenho uma kavassaki ninja 250r, quando eu peguei ela tava fazendo 17km/L depois consegui fazer 19km/lL e atualmente to fazendo 20km/L quase 21km/L na cidade e faço isso, quando vejo o sinal fechado eu ja tiro o pé ou a mão do acelerador, vou parando e na descida deixo o motor engatado, e ate em decida forte deixo engatado, gosto de fazer a antecipação e eu faço isso deixo a marcha mais alta possível com o giro mais baixo possível e na estrada gosto de andar no embalo uns 40 a 60km/h ja to de 6 marcha e vou acelerado progressivamente. So quando vou ultrapassar ai sim reduzo marcha e giro alto. E isso se refleti em carro. Tento manter a aceleração e tento acelerar progressivamente. Fiz dois teste com a minha moto, cheguei a fazer 25km/l e mais extremo fiz 27km/l na estrada, mas geralmente faço 21 a 22km/L na estrada. Faz tempo que eu não testo e cálculo o consumo. Mas preciso parar de dar uns esticoes ai garanto que vai ajudar muito no consumo, eu to fazendo usso e ate mesmo descobrir isso, mas uma boa dica

Emerson Nilo

Meu gol g5 1.0 se eu andar sempre a 100/120km/h ele fica super econômico

Lucas Wilson

Excelente video Murta, traz a parte 2 desse vídeo, traz a questão de trocar de marcha na rotação certa ou na velocidade certa

ALTARPM

Vleeeeuu!

Ismah Cabelo Roadie

O grande ponto de criar regras pra trocar de marcha, é que cada situação tem muitas variáveis. Começa da própria geometria do motor, peso arrastado, estratégia de injeção, escalonamento de marchas… Até o relevo, circunstâncias do trânsito, objetivos… O caso é mais complexo do que gostaríamos.

Mauricio Castelhano

Murta me ajuda!! Eu tenho um Ford Ka e não faz mais que 4km/L!!! Será que se abaixar pra 1kg de pressão melhora a autonomia? Kkkk, mas realmente tem muita dica aí que a galera não sabe ou simplesmente ignora

Guilherme Nunes

Murta gente boa

Josué

Da quinta pra terceira, pra ativar o cut off, devo reduzir/freiar antes, ou simplesmente passar pra terceira.

É só isso mesmo

Eu tô conseguindo 90% das vezes, não parar o carro em semáforo vermelho. Eu já olho lá na frente ele fechando, diminuo até a terceira marcha ou segunda e vou devagar. Na maioria das vezes, o sinal abre e eu não parei o carro, que gasta muita gasolina pra tirar o carro da inércia

Leandro Lisboa

Preciso de um conta giros.

Ꮤendelツ

O cut of ocorre em qualquer marcha ou em um certo nível de rpm? Se eu usar o cut off de 100 até 30 por exemplo a central faz o cult off até os 30? Ou tenho que reduzir no meio do caminho pra continuar o cut off?

Wellyston Silva

Sou motorista de app mas também uso o carro pra ir trabalhar todos os dias e é brutal a diferença de consumo entre os dias de semana e o sábado. No GNV, meu Idea 1.8 em dia útil faz uma média de 13km/m³, já em dia de sábado chega a bater 17km/m³ só na diferença de tempo parado em trânsito

Marcelo Cipriano

Cara, desculpe a minha ignorância… Mas 1m³ de GNV não seria muito? Tipo, essa é a capacidade volumétrica de 1000 litros…

Mateus Spanemberg Mayer

@Vyctor Marques no caso quando se diz 15m³ é dito à pressão atmosférica ” 1 ATM” e só para comparar, esses 1 ATM correspondem a cerca de 1 bar, já no cilindro de gnv pode alcançar cerca de 220 bar… por isso cabem esses 15m³ lá dentro

Mateus Spanemberg Mayer

@Marcelo Cipriano não amigo. Está correto. O que ocorre é que o gás ocupa bem menos espaço quando se está pressurizado. Por exemplo no botijão de gás comum de 13kg tem cerca de 40 litros de gás e 5 metros cúbicos do mesmo. Resumindo o gás fica “prensado” do botijão, dessa forma o volume que inicialmente seria meio metro cúbico passa a ser bem maior. Por isso que é tão perigoso quando acontecem acidentes com carros gnv. Pois se explodir um reservatorio daquele, a pressão é gigantesca cerca de 220, 250 bar… isso faz a explosão ser “um pouco fortinha” kkk valeu

Vyctor Marques

@Marcelo Cipriano Eh uma boa dúvida. Agora tô intrigado tbm.. embora um cilindro de GNV normalmente tenha a capacidade de 15m³ (como eh o caso do meu carro), fiquei na dúvida

Jorge

@Marcelo Cipriano deve ser por isso que armazenam ele pressurizado

Marcelo Cipriano

@Jorge Mas volume não se altera com pressão.

Jorge

@Marcelo Cipriano obviamente não tem 15m³ num cilindro pequeno num porta malas, o volume considerado deve ser do gás descomprimido

Marcelo Cipriano

@Jorge Mas o volume do gás sem recipiente tende ao infinito já que uma das características do gás é ocupar todo o espaço em sua volta… Como é possível medir volume de gás, sem estar comprimido ou num recipiente?

Jorge

@Marcelo Cipriano deve ser descomprimido em pressão atmosférica ao nível do mar

Marcelo Cipriano

@Jorge Continua não fazer sentido pra mim

André Lucas

Com essas dicas aí, que por sinal já fazia, no fim de 1 ano, acredito que dá para economizar uns 40% do que seria GASTO se não fosse praticado. Conteúdo de utilidade ambiental e pública.

Marcos Venancio

Essa forma de dirigir em baixa rotação e em marcha alta eu utilizo e realmente faz diferença na economia. Porém, alguns canais aqui no YouTube condenam essa prática por acreditarem que sobrecarrega a transmissão pois a bomba de óleo não teria pressão o suficiente em baixa rotação e não conseguiria trabalhar direito prejudicando a lubrificação do motor! É correto afirmar isso? Marcha alta e rotação baixa não combinam?

Elson Chan

@adg da High Torque priorizar em consumo de combustível ️ muitas dicas também vamos no Paraguai ???????? abastecer mais barato brincadeira rsrsrs

Lucas

Ótimas dicas, só achei que o ronco do carro invadiu muito a cabine e atrapalhou na captação da sua fala.

Yorek

Murta fala sobre o Spyros Panopoulos Chaos o Ultracarro de 3000 CV! E o primeiro a usar bielas de fibra de carbono no motor.

Gabriel V.

Valeu. Será que um carro 1.0 na pauleira e um 2.4 na manha gasta menos que o 2.4?

Tiago Tedesco

Como economizar:
1- Não gravar um vídeo com carro parado e ligado.

Felipe Murayama Mannocci

Essas dicas são ótimas, desde que saiu sai esse vídeo, minha direção melhorou muito.

Guilherme Pimentel

Murta…fazer esse esquema das marchas, não vai estragar o motor???
Tenho um Ford Ka ano 2000 1.0

gsilva220

Seria possivel fazer um teste de economia com admissão de ar quente? O ar quente tem densidade menor, sendo necessário abrir mais o acelerador para gerar a mesma potência, diminuindo as perdas por bombeamento. Apesar de ter que pisar mais, a massa de ar admitido será menor, e o modulo consegue compensar.

Paulo Tarso

Amigo eu tenho um Eitos Sedan 2016 queria passar no dinamômetro e se vc quiser produzir conteúdo em cima disso podemos marcar

Matheus Sousa

Minha cidade é pequena e n tem transito pesado, consigo fazer meu gol 1.8 fazer 10 na cidade andando de 3° e as vezes 4°
E no asfalto pezinho de cinderela, da uns 13

Jauer 07

O vídeo é mto bom só q o meu carro até uns 3 e meio 4 mil rpm a Weber 44 parece um chuveiro e depois dos 4mil até os 7 e meio a turbina vem torrando kskskskskskdkskskskskdkdkd

Judson Felipe

Testa o kit de hidrogênio

Vinicius Ferreira

Murta falou mt de cambio curto e torque em baixa. Eu como dono de honda fiquei ofendido… kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Em tempo: Toda ie eletronica tem cutoff, ou demorou algum tempo pra otimizarem isso? Vlw Murta!!!

Rafael Umbelino

Aí, tinha que fazer um quadro teu desbancando mitos de economia/performance/dicas chamado Murta que Geme 😀

George Fonseca

O carro da frente sempre está menos apressado que o de trás, por isso tô sempre nervoso. Kk

Alessandro

Isso das rotações baixas venho usando desde a greve dos caminhoneiros em 2018. Na epoca conomizei bastante numa motinha que já era economica, usei o combustivel da semana em quase duas. E lá vamos nós de novo a pilotar ainda mais suavemente.

• Ropelato

Alguem sabe me dizer quanto deveria fazer um clio 1.6 16V 2006?

Hugo Rodrigues

Murta concordo com tudo o que vc disse , mas esse facto que o carro consome mais no neutro quando vc vai descendo aí já não concordo , já fiz o teste 1200 12 V 1400 1600v 2000tdi 1500 dci , coloquei 10 l de combustível em ambos e fiz o teste e ganhava sempre mais 10 a 15 km , e perigoso andar no neutro sim é , aqui onde moro tenho uma descida de 10km onde acelero até 90 ele se mantém os 10 km a 90. Pego essa estrada duas vezes por dia onde vou no neutro , e falando sério em um depósito de 45 litros tenho um ganho de quase 60 km. Abraço

Gabriel Siqueira

Quer gastar pouco de combustível , ande a pé! kkkk

thiago f.

Trás mais conteúdo do tipo.

MATHEUS TEIXEIRA

Injeção programável tem cutoff?

Gian Piero

show

Guilherme Aguiar

Quando vejo uma ladeira, eu costumo aumentar a velocidade na subida para ir reduzindo até o final dela. Consigo notar uma grande economia já que quando acelero na ladeira noto que o consumo do veículo não muda tanto. E na subida vou desacelerando até cegar na velocidade de Cruzeiro na parte plana da pista.

Motoqueiro Clandestino

Parabéns pelas dicas.
Principalmente pela questão do Cut-off que muita gente desconhece.
Só um ponto. Você disse que o combustível e o pneu estão caros “no Brasil”. Na realidade TUDO inflacionou no mundo todo (principalmente no ocidente) devido a redução da atividade econômica por conta da pandemia.
A mídia não divulga e muita gente está pensando que é só aqui.

Nicolas Pereira de oliveira

Pronto já aprendi a economizar combustível

Ps: só falta o carro

Rafael Lucchesi Gomes

São dicas simples que funcionam. Eu sempre as pratico e consigo médias que muitos duvidam. Tenho um focus 2.0 duratec manual que dá 15 km/l na rodovia e mais de 10 na cidade. O outro é um Idea 1.8 etorq, que consigo mais de 14 na estrada. Está lá no computador de bordo para quem duvida. Consumo médio em mais de 20 mil km acima de 12,5km/l em ambos.

Leonardo Freitas

O ĺike sempre antes do vídeo

Anderson Roman

e se o carro for carburado vale a pena descer a ladeira desengrenado?

Ismah Cabelo Roadie

Por segurança não, mas por economia sim…

Esdras Alves de Melo

Essa da ponte, foi boa.kkk

A DEUS TODA GLÓRIA!!!!!!

Aproveitando para dizer a todos que O SENHOR JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO, que possamos nos arrepender de nossos pecados e servir somente a O SENHOR JESUS CRISTO, pois ELE nos ama e quer nos salvar, basta entregarmos nossas vidas a DEUS!!

Alexandre Starling

Aprendendo cada vez mais com o professor Murta kkk parabéns pelo conteúdo!!

Bruno david ferreira

Até 2016, época de Lula e Dilma,eu andava de opalão 76 4cc todo dia ,dps comprei uma Dafra 90cc(60km/L) pra não passar fome dps d GOLPE de 2016

Maicol Vieira

Essa é fácil, passar para GNV, foi o jeito aqui, 220 Km com 48 reais.

carlos junior

Tem um detalhe no gnv parece não ser interessante pular marcha.

welberdesigner shop

já vi ônibus desligado pistões kkk

Thánatos ZL

Independente da velocidade, a melhor faixa de rotação é 2 à 3 mil rpm.

Rodrigo Agostinho

Dica: Na cidade …usem 1-3-5

Uillian Pimenta

Sair de segunda marcha so em caminhão e quando tiver vazio, aliás isso é quase obrigatório já que a primeira é bem reduzida

Vitor Leite

Depois de anos mantendo o giro baixo e conseguindo boas médias, fui sendo convencido por outros canais que motor abaixo de 2000rpm tava sempre sendo forçado. Agora posso voltar a economizar combustível sem essa dor na consciência.

Dessas dicas, só não vale a pena pra mim pular marcha pois né… 1.0 sofre.

iago salaberry

no auge da pandemia quando ninguém tava na rua o meu pug 207 1.4 fazia 11 (e olha que eu nao tava buscando o consumo maximo) na cidade de boas, agora pegando transito indo e voltando do trabalho ele faz na casa dos 7 pisando o minimo possivel kkk é foda

Roberto Kaster

Felizmente já sabia das dicas (:
Mas vou passar pro resto da família pra ver se o nosso Corolla 1.8 faz mais de 7,0km/l kkkkkk
Valeu Murta! Sempre compartilhando conhecimento preciso e direto. Já me ajudou muuiito!

Caio Suzuki

Murta, se o carro estiver andando com o giro muito baixo( passar marcha nmuito rapido ) gasta mais combustivel ?

Compre ou Não

Nao, fica mais econômico.

Ismah Cabelo Roadie

Depende do carro. Um V8 na lenta, tem força e potência pra movimentar o carro tranquilamente em quase qualquer situação…

Agora, um 1.0 precisa geralmente da rotação acima da metade da máxima, para subir uma ladeira.

Existe a faixa útil, que é do pico de torque ao pico de potência. Abaixo do pico de torque a eficiência cai, assim como acima. Se ela cai mais rápido acima ou abaixo, depende do projeto do motor.

M&I Reviews

@Compre ou Não gasta sim, pq você precisa pisar mais pro carro conseguir andar, fora que giro muito baixo estraga o motor…

Marcos Yonamine

Obrigado pelas dicas, essa de descer com motor engrenado eu nao sabia, acabei de comprar um Sanderto RS zero e gasta bem, assim vou economizar hehe vlw

Paulo Henrique da Silva

Sempre tentei utilizar dessas maneiras citadas pra economizar combustível, principalmente em relação a calibragem dos pneus, mas depois que comecei a praticar o cut off o consumo do carro veio só melhorando… o consumo que antes era de 9 km/h de etanol, melhorou e tem sido constante em quase todas as médias de 10 km/h
Parabéns pelo conteúdo Murta, vc sempre fantástico nas explicações e exemplos

Ismah Cabelo Roadie

Tem uma ressalva… Motores superquadrados, funcionam melhor em regime de média e alta rotação, e menos carga. Literalmente esticando mais todas as marchas, como é o caso do Civic, e motos em geral.

Enquanto motores subquadrados, funcionam melhor com menor rotação e mais carga. Lembre que potência, torque e rotação são assuntos completamente interligados. E que o acelerador controla justamente a potência gerada.

Fire Tongue

Legal.

Campinas — SP 06/12/21

Gabriel Batista

Carros carburados também gastam menos se deixar engatado com giro relativamente alto em descidas? Ou dá na mesma que deixa na banguela (embreagem/neutro)?

Matheus De Oliveira

Se tem vlog do murta lecionando utilidade publica, tem like!

RikkyFenix

Eu sempre ando buscando aceleração gradativa, subindo lentamente até 2mil RPM isso em linha reta.
(Pessoal no farol sai com pé mais em baixo e vão todos para longe logo de cara.)
Nas subidas tento manter próximo do torque inicial para não gastar muito até a chegada da reta ou descida e se tenho espaço para ir mais rápido antes da subida eu uso a inercia e no final mantenho o torque inicial.
Assim estou economizando muito, fazendo próximo dos 10km/L em um Peugeot 1.6 16v 206 2003(que não é o mais econômico da categoria). E lógico, evitando vias movimentadas ou com muito transito. É questão de conhecer o carro também, eu consigo sentir quando o motor está forçando e andar na aceleração mais adequada para cada situação. Abraços fera.

Pedro Iacopi

foda qnd ce sabe disso mas seu carro tem ronco dahora kkkkkkkkkkkkk se fica fazendo barulho de besta mesmo kkkkkk

Renato Junio

Parabéns Murta, ótimo vídeo, você falou algo crucial que muita gnt esquece quando saí da auto escola e é um dos fatores que mais gera acidente que é andar colado no carro da frente, isso é muito comum no Brasil e é péssimo quando vc precisa frear um pouco mais forte e tem alguém colado na sua traseira. Situação extremamente incômoda

Luis Otávio

É difícil economiza numa A3 98 T mexida ️

Rafael Gilberto

coisas que nem uma auto escola ia dizer, vero

Marcos Alberto

Só vejo os maluco metendo o pé de um Semáforo a outro e eu encostando do lado quadra a quadra.

Jauer 07

Eles não tão preocupados com consumo lskskdkd

Bruno Andrey

Que bacana , me lembro que tinha visto o ultimo vídeo do canal sobre esse assunto e outros que pesquisei aparentemente estou fazendo certo , mas como você menciona no carro 1.0 tem horas que não é possível fazer algumas economias , chega momento que fica no limite e ninguém quer morrer com carro no meio de uma avenida ou rua kkk mas é isso então , baixa rotação com marcha alta e pouco TPS seria a receita ??

O Valdiele Dutra

Eu, um pão duro nato, sempre fiz o máximo para economizar gasosa. Minha ultima média na cidade deu 13,58km/l com um classic 2008 bem redondinho.
O que faz diferença no meu carro:
1- Ando abaixo de 50 km/h (minha esposa até reclama que é muito devagar)
2- Troco as marchas bem cedo, antes dos 2000 rpm
3- Abasteço sempre no mesmo posto (mesmo quando a gasolina é boa a injeção as vezes fica perdida quando você abastece cada dia num posto). Na minha cidade a melhor gasolina é da Petrobrás, depois Ipiranga a Shell deve ser a mais batizada porque é a que menos rende.
4- Sempre que vejo o semáforo fechado eu já reduzo para evitar de ficar parado e depois ter de arrancar com o carro.
No meu carro o ar-condicionado faz muito pouca diferença, tipo 10% a mais, por isso ando sempre com o ar ligado.

Victor Marinho

Uma dúvida: o controle de velocidade de cruzeiro ajuda no consumo?

Ismah Cabelo Roadie

Completamente, já que ele “tira o pé ” quando o carro começa a ganhar velocidade por gravidade. A única forma de ser melhor que ele, é sabendo administrar a inércia (embalo) para não precisar do freio na descida. Isso exige muito conhecimento do trecho, e evidentemente baixo tráfego.

M&I Reviews

@Ismah Cabelo Roadie depende, as vezes ele tenta manter a velocidade que você definiu, numa situação que você não se importaria de diminuir um pouco, então depende do trecho

Rayltson

Vídeo muito bom já usava alguns conselhos e funcionam bem, agora vou usar os que vi aqui, valeu vei

ALTARPM

tmj!!

Matheus De Oliveira

Método de carga funciona? (Acelerador a cabo)

Caio Suzuki

O carro parado ligado gasta muito combustivel ?

ETSS X

Murta, eu mantenho o pedal do acelerador constante no assoalho e não notei economia.

Diogo

Sinto falta dos vídeos com a história dos carros.

José Elias Souza

Murta, no caso, um câmbio mais curto ele consome mais combustível para manter uma média de velocidade, ou não tem interferência de consumo uma relação curta pra uma longa?

Cesar Oliveira ????????

Na teoria sim, um carro na rodovia andando a 100 km/h seria mais econômico andando a 2500 rpm do que andando a 3000 rpm.

Ismah Cabelo Roadie

@Cesar Oliveira ???????? Não necessariamente… Nesse seu exemplo, um motor com maior deslocamento (cilindrada) tende a ser mais econômico, simplesmente por gerar mais torque.
E isso é bem conhecido, pois o 1.0 é econômico na cidade e beberrão na rodovia. Enquanto 1.8/2.0, costuma ser mais econômico na estrada, e gastador na cidade.

Ismah Cabelo Roadie

A questão do escalonamento de marchas, vai implicar em duas coisas opostas:

1 – Torque na roda, que significa capacidade de tracionar peso, acelerar ou retomar rapidamente.

2 – Velocidade de cruzeiro, que teoricamente seria onde há mais eficiência do motor.

Por exemplo… Minha moto, original, atinge sua máxima eficiência a 80 km/h e 6 mil RPM.
Como ando sozinho a maior parte do tempo, posso alongar a relação para que ela atinja uma velocidade maior, para essa mesma rotação. Sacrifico capacidade de tracionar carga, para atingir uma velocidade maior. Com garupa fica bem sofrido, por exemplo.

Todavia, para rodar na cidade, faria sentido justamente o contrário. Com a relação mais curta, consigo mesma saída, usando menos carga de acelerador.

Resumindo a ópera… O escalonamento de marchas, basicamente joga a faixa útil do motor para uma velocidade maior ou menor. Dependendo da necessidade de cada caso.

Vide os carros de rally, que costumam atingir uma velocidade máxima, que é relativamente baixa. Todavia, tem muito torque disponível, para aceleração rápida.

Cesar Oliveira ????????

@Ismah Cabelo Roadie Carro 1.0 costuma ser beberrão na estrada justamente por o cambio ser mais curto e ficar numa rotação mais alta e por ter menos torque tem q pisar mais para manter a velocidade. Um carro 1.8 ou 2.0 tbm vai beber mais se o cambio for mais curto e andar a 3000 rpm e ficaria mais econômico com um cambio mais longo andando 2500 rpm.

Ismah Cabelo Roadie

@Cesar Oliveira ???????? Não necessariamente… Sempre existem mais considerações… Mas a questão é sobre potência, como explico acima. Dois motores, gerando uma potência qualquer, é mais econômico o que gerar mais torque.

O câmbio curto num 2.0, jamais vai existir. O próprio motor é mais pesado, e acelera mais lentamente. Entrando no mundo da preparação é um ponto bem diferente

M&I Reviews

@Ismah Cabelo Roadie sandero rs é 2.0 e tem cambio curto, tanto que faz péssimas média na rodovia

Ismah Cabelo Roadie

@M&I Reviews Como escrevi acima, o mundo real, foge um pouco do mundo ideal, do meu exemplo.

Fabio Ricco

De acordo com o computador de bordo do meu carro, o cut off consome 2litros por 100km.
Geralmente vale a pena embalar na descida ascelando um poco pra na subida ascelerar menos
Última média de um tanque foi 7.2litros de gasolina 98octanos pra fazer 100km
Abarth 1.4t.180cavalos

Wesley Moreira

Sempre uso essa de embalar antes da subida. Fazia 13 antes, depois disso passei a fazer 15 na estrada.

PUNISHER

BLZ CAMBIO MANUEL MAIS NO AUTOMATIC? VALE VIDEO!

Thiago Torelly Feix

Muito bom Murta

RODRIGO dos Santos

Poxa, na minha opinião oque dificulta economia de combustível no carro automático é o freio motor, até na reta quando vc tira o pé ele “freia” e segura o carro de ” correr livre” … Será que esses powershift de acelerador funcionariam na economia de combustível no automático? Obrigado curto muito o canal

Creative Blindão

Automático sempre vai gastar mais . Ele nunca troca as marchas certinho , e faz um controle de embreagem igual um BB de 4 anos .
Já dirigi um semi-automatico e da até agonia as trocas de marchas e saídas . Parece que a embreagem tá patinando .

Sidney Meles

tem vez q vale a pena vc ir na banguela do q ir acelerando até o semáforo…. usa mais a inércia ao invés de continuar acelerando até o ponto de usar o freio motor….

Trik Fuçador

Resumindo esteja de bem com a vida e não se atrase que o seu bolso agradece kkkkkk

Marcelo Martins

Esses vídeos é tão interessante,que passamos 30 minutos vendo o vídeo que nem percebemos,só conteúdo bom neste canal,um dos melhores do YouTube!

Wesley Moreira

Uma coisa que sempre faço na rodovia, pois meu carro é muito fraco em baixa rotação (Palio motor fiasa 1.0) e que melhorou demais o consumo: sempre embalar o carro antes das subidas. Costumo andar cravado em 100 km/h, e quando avisto uma subida, antes, eu coloco 110, 115 ou 120 km/h dependendo da subida. Dessa forma, consigo chegar no final da subida com pelo menos 90 km/h de 5ª marcha. Se eu pegar uma subida cravado nos 100, o carro cai pra 80, 70 ou até mesmo 60, me obrigando a colocar 4ª ou 3ª pra não atrapalhar quem vem atrás, e aí o consumo vai nas alturas. Com essa técnica eu passei de 13 para 15 km/l.

Matheus Pessotti

E quanto a andar com o RPM muito baixo, como por exemplo 1.200 rpm, não faz mal pro motor?

Barcellos

a maioria das injeções ate 2012 nao acionam o cut-off instantaneamente, demorando alguns segundos, então em uma ladeira curta com rotação alta você estará gastando mais que desengrenado, tem video no o mecânico explicando isso

Jonathan Luan Vieira

Pessoal fala por eu ser muito calmo, aí falo pra que ficar nervosa vais fazer um trabalho a mais simplesmente estando com a cabeça mas quente, e fora de muitas questão que dá para tirar de cabeça mas fria fãs tudo melhor…

Marcelo Diniz

Só compensa andar em marcha alta se for deixar a velocidade constante , pq se vc deixar em uma 5a marcha a 40km e precisar acelerar para 60km vai gastar mais por não estar no torque ideal do motor , consequentemente injetando mais combustível .

Roberto Leite

Dirigir estressado ou com muita pressa é tenso demais mesmo. E o pior é que depois que já está assim é difícil relaxar.
Pensa na situação, o motorista estressado faz uma reduzida pra ultrapassar um motorista lerdo, aí chega no semáforo lá na frente e o lerdo chega junto de novo. O motorista estressado fica mais p*** da vida ainda KkKkKkKkKk

Rafael Perrella

Murta, já conheço a maioria das dicas mas eu sempre vejo esses seus vídeos informativos. Os motivos são vários. Os seus vídeos são esclarecedores, as vezes sabemos que aquilo é o que se deve fazer, mas não sabemos o porquê, você consegue passar a mensagem de forma objetiva e fala bem. Além dos vídeos serem divertidos pra quem gosta de carro. Continue assim, cara. Você é show. Abç.

Jefferson Menezes

Murta essa da ponte foi demais!
Valeu aí pelas dicas vou colocar em prática, seu canal é top admiro seu trabalho parabéns.
Forte abraço

Leandro Padilha de Lima

Trabalho com app, um fiesta rocam 1.0, é o 1.0 mais beberrão que tem, e me perguntam como consigo 14 na gasolina dentro da cidade (Curitiba), 80% dessas dicas eu utilizo, pois se for pra perder eu nem saio de casa.

Baztos

Murta, como você teve a Rey pode falar na certeza : com quantos RPM o corsa C entra em cutoff?

Állysson Veloso Miranda

dá pra sentir mano, teste o seguinte. em uma descida onde vc consegue perder velocidade estando de 2ª ou de 1ª, deixe o carro preder velocidade sem usar o freio, quando o cutoff acaba, vc vai notar o freio motor diminuindo um pouco e o carro ficando mais solta, é nessa hora que ele volta a injetar combustível.

lucas gonçalves

Murta, acho que ficaria legal uma segunda parte do vídeo comentando sobre a manutenção adequada também ajudar a economia de combustível, limpeza de bicos, filtro de ar, sonda lambda em bom estado etc…

HSK Share

Na minha cidade as ruas estão em estado deplorável, muitos buracos. Alguns não dá pra desviar, tem que passar de primeira. Outro fator que ferra o consumo é a quantidade de quebra-molas irregulares, altos e curtos. No mais seguir as dicas do alta RPM ajuda a ser menos pior.

LUIZ_ARIEL

Murta, só como sugestão pra uma próxima, fazer o vídeo com um carro com computador de bordo, que dai pra você mostrar o consumo instantaneo e ilustrar melhor para galera. Mas bom vídeo e boas dicas!

Rodolfo A Ribeiro

Murta seria legal um video sobre o sistema de valvulas eletronico, que remove o uso de comando de valvula, Obrigado por fornecer conteudo de qualidade!

Mario Calabrese

Na teoria todo mundo quer economizar combustível, na prática é direção agressiva em 99% dos motoristas…

Ranniery Araujo

Boa tarde !!! Te perguntar , eu trabalho c viagens de uma cidade pra outra pq moro no interior e vou pra outra cidade levando passageiros e encomendas , tenho um Agile 1.4 e na rodovia uso mais o piloto automático , será q isso me dá alguma economia ou devo dirigir manualmente c suas dicas ? Obg pela atenção um abraço …

Wesley Lukas

Já conhecia alguns deles, realmente fazem muita diferença, consigo em circuito urbano fazer de 10 a 11 km/l. Na estrada e pegando um pouco de trânsito já fiz 14,5 km/l.
Num 1.6 16v.
Vou colocar os outros em prática também pra ver onde consigo chegar.

Obrigado Murta

Krunner

Muito boas as dicas, como sempre.
Já faço utilização da direção defensiva há anos, pois piloto moto, e é a mesma regra básica, antecipação dos movimentos sempre!
Abraço Murtaaa!!!

Matheus Neitzel

eu ja conhecia essas dicas a tempo e eu sempre ando assim mas minha irmã q anda comigo sempre reclama q ando devagar pq deixo espaço entre o meu carro e o carro da frente e teve uma vez q ela falou pra eu andar mais rapido e falei q tinha um carro na frente e ela disse pra eu chegar mais perto

Fabio Kussunoki

Muito bom, agora fala pro povo parar de brecar no meio da subida na ladeira e depois começar a acelerar um monte nesse mesmo momento.

Fabio Kussunoki

@ALTARPM pior e que fazem direto isso e quem tá atrás e obrigado a fazer a mesma coisa, mesmo dando distância a pessoa só começa a acelerar de novo qdo vc chega perto

ALTARPM

Faz uma diferença monstra!

Giovanni Bruno

Meu, eu aplico varias dessas dicas que vc deu no video, com um astra 2.0 e relação mais curta (ja peguei com essa relação) em trajeto pesadissimo de serra subindo fiz 350km com meio tanque na gasolina, qualquer decidinha que tinha, larga o carro engatado e deixa descer.

Sandro Wingert

Muro bom o video! Vai ajudar

Rocha Lima

economizar combustível hoje em dia ta osso, kkkkkkkkk mas me culpo por isso so o pé no assoalho

Gabriel V.

É normal o carro dar trancos com o ar ligado? RoCam 1.0 flex gasolina

Lucas Wilson

Quando eu fiz auto escola, não me ensinaram sobre como economizar combustível

Baztos

Auto escola não ensina dirigir, ensina a passar na prova e olhe lá

el rocha

Auto escola não ensina nem o que é faixa da esquerda

Matheus Soares

Murta monstro, sempre aprendendo contigo fera, parabéns a todos

Thánatos ZL

DICA: Nunca use freio motor em descidas esburacadas/irregular, isso estoura as homocinéticas e diminui a vida útil do câmbio.
Só use freio motor em vias absolutamente lisas, caso contrário desça desengrenado. Desgastar os freio é o menor dos males, vai por mim.

M&I Reviews

errado, só estraga o cambio tendo carga no acelerador amigo, e desgastar os freios nunca é a melhor opção

Danilo trinkaus

Pessoa não gosta de saber que dirige errado haha tem que ter q mente aberta.

Johnny.A.P

Dicas Çupremas

Jpedro Js88

Em relação a dica sobre prestar atenção no tempo do farol a frente
Fazendo isso você passa menos tempo parado e hoje em dia te dá até mais segurança, quanto mais tempo parado menos seguro vc está principalmente em cidade grande,
Então essa dica fora fazer economizar combustível pode economizar dor de cabeça e vai te deixar mais seguro

Igor Cadete

Outra dica é andar com o computador de bordo no consumo instantâneo pra vc ir dosando o pe no acelerador

Rafael Lucchesi Gomes

Video muito educativo e ecológico. Cidades com muitos aclives e quebra-molas também são vilões do consumo. Morei em João Monlevade, no interior de MG, uma cidade que tem mais quebra-molas que carros. Irritante e, até mesmo, inseguro muitas vezes. Até moto bebe muito por lá. Acho que é até contra o meio-ambiente.

carlos junior

Eu ouvi de um caminhoneiro ”se dirigir com emoção você quebra o caminhão.
Serve pra qualquer automotor.

Jurandir Massoni

Nossa excelentes dicas Murta, muito legal!!! Feliz Ano Novo…

Victor Alves

Alta RPM só dando as melhores dicas, valeu Murta.

ATENÇÃO: Os comentários não correspondem a opinião do proprietário deste site e foram extraídos de forma automática. Este artigo não possui fim comercial e tem por objetivo apenas o estudo da tecnologia Selenium. Caso algum comentário aqui presente seja abusivo ou fira alguma lei, favor nos informar para que possamos removê-lo o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima