Oinegue: Um sistema de Justiça que não condena o culpado nem livra o inocente


O âncora do BandNews FM No Meio Do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, avalia a decisão da segunda turma do Supremo Tribunal Federal de anular uma das condenações do ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

O político foi condenado por diversos crimes ligados à corrupção, mas a segunda turma do STF decidiu por anular um desses inquéritos nesta quarta-feira (8), abrindo a possibilidade de outros também serem anulados.

A sentença entende que o juiz não poderia julgá-lo, já que deveria o processo deveria ser encaminhado para a Justiça Eleitoral. O jornalista aponta que essa é uma situação comum, que o mesmo aconteceu com Eduardo Cunha, Henrique Eduardo Alves e Lula.

As mudanças nas decisões judiciais foram o tema do comentário de abertura do programa desta quinta-feira (9).

Segundo Oinegue, a sociedade brasileira financia o Estado por diversas razões, como educação, segurança, saúde e também para criar um sistema de Justiça, um avanço na humanidade. É importante que tal sistema realize suas funções de forma correta, é necessário realizar o julgamento de maneira que respeite o Estado Democrático de Direito. O criminoso deve ser julgado e condenado de acordo com as leis vigentes. O âncora aponta que quando não se inocenta os inocentes, não se culpa os culpados e não se realiza os trâmites corretamente, apenas se têm um “amontoado de togados”.

O jornalista explica que quando um juiz condena alguém na instância errada, nada acontece com o magistrado. O mesmo é visto com procuradores que denunciam alguém pelo delito errado e, além disso, o réu que se beneficia de um erro dos juristas continua impune, o que não configura um Judiciário eficaz.

Para Eduardo Oinegue, o problema ainda se alastra para a esfera econômica, tendo em vista que as anulações dos casos fazem com que o dinheiro público usado nos casos seja desperdiçado. Nessa dinâmica a população investe um valor alto em um Poder Judiciário caro e ineficiente para não receber retorno do que está previsto na Constituição.

Source: Rádio BandNews FM

51 Comentários:

Alberto Carlos

Moro 2022

Alberto Carlos

Moro 2022

Marcelo Castro

Os juízes brasileiros abandonaram a judicância e se investem no papel de justiceiros, cada qual querendo impor sua particularidade. Enfim não são juízes.

Miguel Angellus

Oinegue ensaboado!!!
Que análise horrorosa….Afffffff

Ligia Silva

️️️️️

Andréia Terzariol Couto

Oinegue, ouça seu colega Reinaldo Azevedo. Ele, antes de falar, estuda sobre leis. Falar sobre o que não entende… ou jornalista lavajatista?

Marcos Jesus

É tudo relativo na Justiça brasileira. (Não para o pobre e negro, esses são penalizados ao rigor da Lei) Um sistema de Justiça sem forma e sem consistência

Alberto Carlos

Moro 2022
Moro 2022

Roberto Milesi

A primeira instância parece funcionar. Acho que o problema está no Stf.

Alberto Carlos

Moro 2022

Ilson Napoleão

Contonua, vai se cansar

Maria José Pereira da Silva

Sim, sempre quem paga as contas somos nós!
Um processo que passou anos sendo julgado por várias instâncias e agora que vem dizer que foi julgado no lugar errado? Isso acontece, para réu que tem advogados, pagos a peso de ouro.
Sinceramente, isso é o fim do mundo!

Alberto Carlos

Moro 2022

Sandra Helena Soares Baldo

Procurador e juiz são os que decidem onde se julgará? Ou é outra instância que decide? Até onde se sabe são sorteados os juízes, portanto não há razão para sequer se cogitar punição a eles. O erro aí não foi de juízes e procuradores. Eles cumpriram seu trabalho e muito bem.

Nerd de Midgar

Compra um fundo verde oinegue.

Osvaldir Santos

Sempre a segunda turma libertária do STF . Será coincidência?

Sandra Helena Soares Baldo

Oi negue por que um juiz que julgar não sendo o competente para deve ter alguma penalidade se ele não pegou o caso por querer mas foi sorteado, designado para esse caso? Ser punido por cumprir seu dever, ser punidos pelo caso \”ter caído em suas mãos \”? Discordo totalmente. Somente se o juiz pegasse por si este ou aquele caso essa punição seria cabível.

Naty ????

Senhor!

Reinaldo

Orengo, Buenos días.
Eu fico rindo só de pensar que alguém ainda possa acreditar na Justiça Brasileira. Todos esses que usam Toga deveriam ser EXPLULSOS do Cargo sem direito a aposentadoría por estarem politizados. Nenhum deles usa a constituição, falha msl feita e já caduca do País. É jovem, mas com falhos de interpretação que permitem esses desvarios. Somos reféns dos políticos em quem votamos e usam o cargo para beneficiar a si mesmos e a amigos políticos. Esse país não tem jeito.

antonio sobral Sobral

O senhor parece abordar a problemática da justiça de forma genérica, abragente, impessoal e quero concordar, no entanto cita a pessoa LULA! Qual a razão?

Josias dos Santos

Oinegue,obrigado

Marcos Pinheiro

Os juízes desembargadores só condenam pessoa que cometeram pequenos crimes a anos atrás….mais quem realmente rouba assalta o país inteiro quê são os políticos tapam os olhos infelizmente isso é uma vergonha.! Mais a mão do senhor pesa nesses homens…!!!

Fatima Schneider

Isso tudo acontece no Brasil porque o Brasil é um cabaré kkkkkkkk

Celso Jonusan

Já começou errando… Ninguém financia o Estado, sendo o próprio ESTA0O…

antonio felix

Parece q esse é mais um puxa saco do Gilmar Mendes

Luiz Tadeu Baptista

Os santos e incompetentes poderosos podem tudo. Até errar, fraudar, prender etc. Esqueceram que só pode ser condenado se a prova é legal e irrefutável. Se a prova é uma fraude. Ora pra deus TSF, confie em deus e espere. A pena é curta. Todos que tem foro privilegiado confiam na justiça.

Alberto Carlos

Moro 2022

Maria Avelar

Concordo com você Oinegue.

Mark one

E os trouxas votam neles

Alberto Carlos

Moro 2022

Maria Avelar

Se o juiz e o procurador estavam errados porque os acima deles não fizeram a coisa certa desde o princípio?

Ademar Faria

Essa onipotência dos juízes brasileiros transforma a Justiça numa bagunça que acaba desaguando na impunidade

João

Bate bate no número 1 das pesquisas!

Rogério

É impressão minha ou esse vídeo é um passa pano para corruptos.

estevão de almeida silveira

Fora que além de ser um sistema injusto, ele também está degradando a fé no estado e na democracia

Sandra Helena Soares Baldo

Porteira aberta…

Hélio Luiz de Andrade

Aos poderosos as benesses da lei, aos pobres o rigor da lei. Viva a justiça brasileira.

Edison E.

Você deveria, mas não conseguirá Oinegue, deixar de demagogia e hipocrisia.
Nem tente!

Alberto Carlos

Moro 2022

Alberto Carlos

Moro2022

Maria Flávia

Você acredita mesmo nas sentenças da segunda turma. São decisões políticas. Evidentemente. Sabe o que a gente escutava quando era criança: que só pobre é condenado. É isso aí, justiça só para pobre.

aga-menor

Se a condenação não pudesse ser anulada pela competência seria por outro motivo. A verdade é que é só o sistema corrupto se protegendo e protegendo os seus. Vai chegar o dia em que eles vão anular sentença pela vestimenta inadequada do juiz

Sandra Helena Soares Baldo

Hoje seu raciocínio está tendencioso

Mark one

Os três poderes desse país são

verdadeiras casa de mãe Joana.

antonio felix

Simples,no STF só tem indicado por políticos… ai tem q ajudar o réu q o colocou lá. Só ver o q o Gilmar Mendes faz

Gilberto Vieira Braga

E quando a alegação de competência de foro por sete recursos, perderam todos, depois mudaram o entendimento, qual a lógica disso??? Justiça ou benefício de quem ele indicou no STF.

aga-menor

Oinegue pagando pedágio pro Gilmar Mendes

JOG

Está bravinho pois os juízes midiáticos estão sendo desmascarados. Quer punir o criminoso siga a lei. Quer fazer política se candidate.

Sandra Mara

Oiniegue. Não seria mais fácil ir direto ao ponto, ou seja, votem no juizeco. Me poupe.

Smailon Sabião

Isso é o resultado quando dá palco para pretensos políticos de toga. Qual a responsabilidade dos jornalistas que não denunciaram as irregularidades durante o processo?

Rita de Paula

Realmente é desanimador essa \”justiça\” brasileira.

Roberto Milesi

O Bretas condenou de acordo com as regras do jogo.
Ocorre que o STF alterou as regras no meio do processo.

ATENÇÃO: Os comentários não correspondem a opinião do proprietário deste site e foram extraídos de forma automática. Este artigo não possui fim comercial e tem por objetivo apenas o estudo da tecnologia Selenium. Caso algum comentário aqui presente seja abusivo ou fira alguma lei, favor nos informar para que possamos removê-lo o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile