O que é o procolo de rede ICMP?

O Protocolo de Mensagem de Controle de Internet (ICMP) é um protocolo de rede que é usado para enviar mensagens de erro e de informação entre dispositivos de rede. Ele faz parte do protocolo IP e é comumente usado para verificar se um host remoto está ativo e respondendo a solicitações de conexão. Além disso, o ICMP também é usado para informar a origem de erros na rede, como quando um pacote é descartado porque o destino está inativo ou quando o tamanho do pacote excede o limite suportado pelo roteador. Isso permite que os dispositivos de rede identifiquem e resolvam problemas de comunicação de forma eficiente.

O ICMP é conhecido como um protocolo de Reporting, pois ele emite informações de controle e erro para verificar problemas na rede. Ele aparece quando há impossibilidade de roteamento ou congestionamento na rede, permitindo que os dispositivos de rede tomem medidas para resolver esses problemas.

Utiliza o IP para transporte da mensagem

Destino pode ser inalcançável por vários motivos:

  • Rede ou host inalcançáveis
  • Porta inalcançável
  • Rede ou host desconhecidos

Mensagens podem ser geradas pelo internet control message protocol (ICMP) quando ocorrerem problemas no processamento de datagramas. Por exemplo, uma mensagem ICMP será enviada para a máquina que originou um datagrama, quando for inalcançável o destino desse datagrama.

Resolução de Questões de Concursos Anteriores

CETESB – Analista de TI – 2009 – VUNESP

A Internet possui protocolos especialmente implementados para monitorar e controlar o seu funcionamento. Para pesquisar se uma máquina com um determinado IP está ativa ou não, pode-se utilizar o protocolo

a) ARP.
b) ICMP.
c) SMTP.
d) SNMP.
e) BOOTP.

RESPOSTA: B

A resposta correta é a letra B) ICMP. O Protocolo de Mensagem de Controle de Internet (ICMP) é um protocolo de rede que é usado para enviar mensagens de erro e de informação entre dispositivos de rede. Ele é comumente usado para verificar se um host remoto está ativo e respondendo a solicitações de conexão. Portanto, para pesquisar se uma máquina com um determinado IP está ativa ou não, pode-se utilizar o protocolo ICMP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile