VRRP

VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol) é um protocolo de rede que permite a seleção automática de hosts como roteadores IP, aumentando a disponibilidade e confiabilidade de caminhos de roteamento através da seleção automática de Gateways em sub-redes IP.

É um protocolo utilizado para aumentar a disponibilidade de um gateway padrão em determinada rede. Por esse motivo é utilizado basicamente como mecanismo de failover.

O protocolo VRRP é descrito pelo RFC 5798. É um protocolo padrão IEEE muito parecido com o protocolo HSRP de propriedade da CISCO.

O VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol) permite a utilização de pares de roteadores, operando um roteador do par como “máster” e o outro como “backup”, que somente entra em operação se o master falhar.

Os computadores de uma subrede são configurados para utilizar um roteador “virtual” ao invés de um físico. Este rotador virtual é que conhecerá o endereço dos roteadores físicos, e escolherá apenas um deste para atuar como o fornecedor do serviço de roteamento. Em caso de falha no roteador mestre (falta de resposta em um determinado tempo), o roteador virtual passa a utilizar o roteador Backup.

VRRP fornece informação do estado de um roteador, não as rotas processadas e trocadas pelo roteador. Cada instância de VRRP é limitada, em escopo, para uma única subrede. Ele não pública rotas IP em outras subredes.

VRRP pode ser usado em redes Ethernet, MPLS and token ring com os protocolos IPv4 e IPv6.

Resolução de Questões de Concursos Anteriores

MEC – Analista de Sistemas – 2011 – CESPE

O VRRP (virtual router redundancy protocol) permite a utilização de pares de roteadores, operando um roteador do par como master e o outro como backup, que somente entra em operação se o master falhar.

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile