Comércio Eletrônico

O comércio eletrônico (ou e-commerce) é o processo de compra e venda de bens e serviços realizados através da Internet ou outras tecnologias de informação. Envolve a transferência eletrônica de dados financeiros e outros tipos de informação para concluir transações comerciais.

O comércio eletrônico utiliza uma ampla variedade de tecnologias de informação, incluindo sistemas de gerenciamento de conteúdo, gateways de pagamento, servidores web, criptografia, entre outros. Ele permite que empresas vendam seus produtos e serviços online, ampliando o alcance de seus clientes e potencialmente aumentando seus lucros.

Para a tecnologia da informação, o comércio eletrônico envolve não apenas o desenvolvimento de plataformas de comércio eletrônico, mas também a segurança de informações sensíveis, o gerenciamento de banco de dados de clientes, a otimização da experiência do usuário e a análise de dados para melhorar a eficácia e eficiência do comércio eletrônico.

SCM no Comércio Eletrônico

Os sistemas SCM (Supply Chain Management) são essenciais para o comércio eletrônico, pois ajudam a gerenciar as atividades relacionadas à cadeia de suprimentos, desde a obtenção de matérias-primas até a entrega do produto final ao cliente.

Para o comércio eletrônico, os sistemas SCM podem ser usados para:

  1. Gerenciar estoques: os sistemas SCM ajudam a gerenciar o estoque de produtos em tempo real, garantindo que haja sempre produtos disponíveis para os clientes e evitando a falta de estoque ou excesso de estoque.
  2. Gerenciar pedidos: os sistemas SCM permitem gerenciar pedidos dos clientes, desde o momento da compra até a entrega do produto, incluindo o rastreamento de envio e a comunicação com o cliente.
  3. Gerenciar fornecedores: os sistemas SCM ajudam a gerenciar os fornecedores de matéria-prima, garantindo que eles entreguem os produtos de maneira oportuna e que atendam aos requisitos de qualidade.
  4. Otimizar o transporte e logística: os sistemas SCM podem ajudar a otimizar as rotas de transporte e a logística de entrega de produtos, garantindo que os produtos sejam entregues aos clientes de maneira rápida e eficiente.
  5. Reduzir custos: os sistemas SCM podem ajudar a reduzir os custos de armazenamento, transporte e gerenciamento de estoque, ajudando a aumentar a lucratividade do negócio de comércio eletrônico.

Em resumo, os sistemas SCM são uma ferramenta importante para o comércio eletrônico, ajudando a garantir uma gestão eficiente e eficaz da cadeia de suprimentos, o que pode levar a uma experiência de compra mais satisfatória para o cliente e maior rentabilidade para o negócio.

Bibliografia

Questões

Resolução de Questões de Concursos Anteriores

MPE-RN – Analista de Tecnologia da Informação – 2010 – FCC
Em suas estratégias de e-business, muitas empresas estão tornando o gerenciamento das inter-relações com outras empresas necessárias para a fabricação e venda de um produto como um objetivo altamente estratégico. Sistemas de software que atendem especificamente a essas inter-relações são conhecidos como softwares de

a) CRM
b) EAI
c) ERP
d) SCM
e) SIG

RESPOSTA: D

  1. Errado – CRM (Costumer Relationship Management): Gestão de Relacionamento com o Cliente;
  2. Errado – EAI (Enterprise Application Integration): É uma referência aos meios computacionais e aos princípios de arquitetura de sistemas utilizados no processo de Integração de Aplicações Corporativas;
  3. Errado – ERP (Enterprise Resourcing Planning): também conhecidos como SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
  4. Correto – SCM (Supply Chain Management): Gerenciamento de cadeia de Suprimento é um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas.
  5. Errado – SIG (Sistema de Informação Gerencial): Sistemas utilizados para auxiliar as empresas na tomada de decisões.

O SCM, ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, é um sistema que envolve a gestão de todas as atividades relacionadas à cadeia de suprimentos, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega dos produtos ou serviços aos clientes finais.

Essas atividades são realizadas por meio de uma rede de organizações interligadas, que trabalham juntas para garantir que os produtos ou serviços cheguem aos clientes de maneira eficiente e eficaz.

O SCM abrange diversos processos, incluindo planejamento de demanda, gestão de estoque, compras, produção, transporte, armazenagem e entrega. Ele visa aprimorar o desempenho da cadeia de suprimentos, buscando maximizar a eficiência e a eficácia do processo, reduzindo custos e aumentando a qualidade e a satisfação do cliente final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile