BMPN

Linguagem de modelagem de processos. Possibilita desenhar o fluxo do negócio representando o processo de negócio.

Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business process management) se refere normalmente aos meios tecnológicos para as empresas adquirirem visibilidade e controle sobre processos de múltiplos passos e de vida longa que abrangem um amplo conjunto de sistemas e pessoas em uma ou mais organizações.

Um processo de negócio descreve o que deve ser feito, incluindo as entradas e as saídas. Pode incluir atividades manuais e usar qualquer tipo de recurso.

Um workflow descreve como um determinado resultado pode ser alcançado. Abrange de forma mais detalhada as atividades e seus respectivos passos.

Introdução

Um processo é um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas. Os processos possuem atributos e características que descrevem propriedades, comportamento, propósito, ou outros elementos de processo.

Modelos de processo são úteis como uma documentação, um meio para comunicação e alinhamento, desenho e requisitos, ou um meio para analisar aspectos de processo, treinamento e explicação.

Modelagem de processos da organização é o conhecimento e a análise dos processos e seu relacionamento com os dados, estruturados em uma visão Top Down.

A execução operacional do mapeamento de processos inicia-se com a coleta de dados para o levantamento da situação atual do processo (Modelo “As Is”), seguido pela otimização e modelagem do estado desejado do processo (Modelo “To Be”).

O primeiro passo em qualquer projeto de Business Process Modeling (BPM) é entender o processo existente e identificar suas falhas.

Abordagem SOA para a Identificação de Serviços

 A abordagem SOA deve ser tanto top-down (através da decomposição dos processos) quanto bottom-up (expondo as funcionaldades existentes como serviços e compondo-os dentro de processos).

 Ignorar as realidades existentes (aplicar exclusivamente top-down) pode resultar em altos custos por falta de reuso, mas do lado oposto (aplicar excessivamente bottom-up) há risco de poluir a modelagem dos níveis mais altos do processo de negócio com detalhes técnicos e restrições, fazendo com que um processo se torne inflexível e não intuitivo.

 O desenvolvimento iterativo é o único jeito de viabilizar a construção de sistemas complexos dentro de prazos razoáveis. O começo se dá por produzir uma solução apropriada a partir de uma pequena parte do sistema. O sistema irá então crescer, absorvendo novas funcionalidades, remodelando as soluções existentes e refatorando os comportamentos atuais. Como resultado, o sistema irá se tornando cada vez melhor, preeenchendo mais requisitos de forma apropriada. A perfeição nunca será alcançada e a tarefa nunca será terminada, a não ser que o sistema ou o negócio deixem de existir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima