TOGAF

O livro referência para esta assunto é “Implantando TI” do Aragon.

O The Open Group Architecture Framework (TOGAF) é um framework – um método detalhado e um conjunto de ferramentas de apoio – para o desenvolvimento de uma arquitetura corporativa. Ele pode ser usado livremente por qualquer organização que pretenda desenvolver uma arquitetura corporativa para uso dentro dessa organização.

TOGAF foi desenvolvido pelos membros do Open Group, que trabalha no âmbito do Fórum de Arquitetura (www.opengroup.org).

O desenvolvimento inicial do TOGAF Versão 1, em 1995, foi baseado no Technical Architecture Framework for Information Management (TAFIM), desenvolvido pelo Departamento USA de Defesa (DoD).

O DoD deu ao Open Group permissão explícita e incentivo para criar o TOGAF, com base no TAFIM, que em si foi o resultado de muitos anos de esforço de desenvolvimento e muitos milhões de dólares de investimento do Governo Americano.

A partir dessa base sólida, os membros do Open Group Architecture Forum desenvolveram versões sucessivas do TOGAF a cada ano e publicaram no site público do Open Group.

O que é corporativo?

Uma boa definição de “corporativo”, neste contexto, é uma coleção de organizações que tem um conjunto de metas e/ou single bottom line. Nesse sentido, uma organização pode ser uma agência governamental, uma corporação inteira, uma divisão de uma corporação, um único departamento, ou uma cadeia de organizações geograficamente distantes unidas pela posse comum.

O termo “corporativo” no âmbito da “arquitetura corporativa” pode ser usado para designar tanto a empresa inteira, englobando todos os seus sistemas de informação e um domínio específico dentro da empresa. Em ambos os casos, a arquitetura de crosses multiple systems e vários grupos funcionais dentro da empresa.

A confusão também surge da natureza evolutiva do termo “corporativo”. Uma empresa hoje frequentemente inclui parceiros, fornecedores e clientes. Se o objetivo é integrar uma empresa, a empresa dispõe de parceiros, fornecedores e clientes, bem como unidades de negócio interno.

Nota: Conceito de Extended Enterprise representa uma evolução nos negócios corporativos que supera o que há de mais novo em termos de tecnologia e gestão, como o comércio eletrônico, a automação da força de vendas e o gerenciamento do relacionamento com os clientes (CRM).

Um exemplo de Extended Enterprise é a McDonalds, suas Joint Ventures, Franchisees, empresas de publicidade que desenvolvem sua propaganda, os fornecedores de ingredientes para seus produtos, os designers dos brinquedos do MC Lanche Feliz, e todas as empresas que fazem parte do seu ecossistema.

As grandes corporações e agências governamentais podem incluir múltiplas empresas e, portanto, pode haver projetos de arquitetura sendo tratado em separado. No entanto, muitas vezes há muito em comum sobre os sistemas de informação de cada empresa e geralmente há um grande potencial de ganho na utilização de um framework de arquitetura comum.

Por exemplo, um framework comum pode fornecer uma base para o desenvolvimento de um repositório para a arquitetura de integração e reutilização de modelos, desenhos e base de dados.

O que é uma arquitetura?

A definição de uma arquitetura dada pela norma ANSI/IEEE STD 1471-2000 é:

“A organização fundamental de um sistema com seus componentes incorporados, suas relações uns com os outros e o ambiente e os princípios que regem a sua concepção e evolução.”

Até o momento o TOGAF abraça, mas não estritamente a terminologia da ANSI/IEEE STD 1471-2000. NoTOGAF, “arquitetura” tem dois significados, dependendo do seu contexto:

  • Uma descrição formal de um sistema, ou um plano detalhado do sistema em nível de componente para orientar a sua execução.

  • A estrutura dos componentes, suas inter-relações, bem como os princípios e diretrizes que regem seu projeto e evolução ao longo do tempo.

No TOGAF nós nos esforçamos para encontrar um equilíbrio entre a promoção dos conceitos e da terminologia da ANSI/IEEE Std 1471-2000 – garantir que o uso de termos definidos pela ANSI/IEEE Std 1471-2000 é consistente com o padrão – e mantendo a terminologia comumente aceita que é familiar à maioria dos leitores do TOGAF.

Uma descrição de arquitetura?

Uma descrição de arquitetura é uma descrição formal de um sistema de informação, organizada em uma forma que suporta o raciocínio sobre as propriedades estruturais do sistema. Ela define os componentes ou blocos que compõem o sistema de informação global e prevê um plano de quais produtos podem ser adquiridos, e sistemas desenvolvidos, que irão trabalhar juntos para implementar o sistema. Assim, permite-lhe gerir o seu investimento global de TI de uma forma que atenda as necessidades do seu negócio.

Um framework de arquitetura?

Um framework de arquitetura é uma ferramenta que pode ser usada para o desenvolvimento de uma ampla gama de arquiteturas diferentes. Deve descrever um método para projetar um sistema de informação em termos de um conjunto de blocos de construção e para mostrar como os blocos se encaixam. Ela deve conter um conjunto de ferramentas e fornecer um vocabulário comum. Deve incluir também uma lista de normas recomendadas e produtos compatíveis que podem ser usados para implementar os blocos do sistema de informação.

Porque eu preciso de uma arquitetura corporativa?

A principal razão para o desenvolvimento de uma arquitetura corporativa é apoiar os negócios, fornecendo a tecnologia e a estrutura fundamental para o processo de uma estratégia de TI. Este, por sua vez, torna um bem sensível para uma estratégia de negócio bem sucedida.

CEOs de hoje sabem que a gestão eficaz e exploração da informação através de TI é a chave para o sucesso empresarial e os meios indispensáveis para alcançar vantagem competitiva. Uma arquitetura corporativa atende a essa necessidade, fornecendo um contexto estratégico para a evolução do sistema em resposta às necessidades em constante mudança do ambiente de negócios.

Além disso, uma boa arquitetura corporativa permite-lhe alcançar o justo equilíbrio entre a eficiência de TI e inovação empresarial. Ele permite que as unidades de negócios individuais a inovar em segurança na sua busca de vantagem competitiva. Ao mesmo tempo, assegura as necessidades da organização de uma estratégia integrada de TI, permitindo o mais próximo possível sinergia em toda a empresa.

As vantagens técnicas que resultam de uma boa arquitetura corporativa trazem importantes benefícios para as empresas, que são claramente visíveis na linha de fundo (bottom line):

  • Uma operação de TI mais eficiente:

    • Baixo custo de desenvolvimento de software, suporte e manutenção

    • Aumento da portabilidade das aplicações

    • Melhoria da interoperabilidade e mais fácil gerenciamento do sistema e rede

    • Melhor capacidade de tratamento das questões críticas de toda a empresa, como a segurança

    • Mais fácil upgrade e troca de componentes de sistemas

  • Melhor retorno sobre o investimento existente e redução do risco de investimento futuro:

    • Redução da complexidade da infraestrutura de TI

    • Máximo retorno sobre o investimento em infraestrutura de TI

    • Flexibilidade de fazer, comprar ou de out-source de soluções de TI

    • Redução do risco global de novos investimentos e os custos de propriedade de TI

  • Contratos mais rápidos, simples e baratos:

    • Decisões de compra são mais simples, porque a informação que regem os contratos está prontamente disponível em um plano coerente.

    • O processo de aquisição é mais rápido – maximização na velocidade de contratação e flexibilidade sem sacrificar a coerência arquitetônica

Porque eu preciso de um framework de arquitetura corporativa?

Usando uma estrutura de arquitetura vai acelerar e simplificar o desenvolvimento de arquitetura, garantir uma cobertura mais completa da solução desenhada, e ter certeza de que a arquitetura selecionada permite um crescimento futuro, em resposta às necessidades do negócio.

Projeto de arquitetura é um processo tecnicamente complexo, e em um projeto heterogêneo, as arquiteturas de múltiplos fornecedores são particularmente complexas. TOGAF desempenha um papel importante para ajudar a “desmistificar” o processo de desenvolvimento da arquitetura, permitindo que usuários de TI possam construir soluções verdadeiramente abertas baseadas em sistemas que atendam às suas necessidades dos negócios.

Porque isso é importante?

Os clientes de TI, que não investem em arquitetura corporativa normalmente encontram-se inexoravelmente empurrado para soluções de fornecedor único, a fim de garantir uma solução integrada. Nesse ponto, não importa quão aparentemente “aberto” um único fornecedor de produtos pode ser em termos de aderência aos padrões, o cliente será incapaz de perceber os benefícios potenciais de ter seu ambiente verdadeiramente heterogêneo, com vários fornecedores de sistemas abertos.

O que especificamente levam-me a desenvolver uma arquitetura?

Normalmente, uma arquitetura é desenvolvida, porque as pessoas têm preocupações fundamentais que precisam ser tratadas pelos sistemas de TI dentro da organização. Essas pessoas são geralmente referidas como os “interessados/stakeholders” no sistema. O papel do arquiteto é a resposta a estas preocupações, através da identificação e refinamento dos requisitos dos interessados, apresentar a visão do desenvolvimento da arquitetura de forma a mostrar como as preocupações e as necessidades vão ser abordadas e mostrando o trade-offs que serão feitos em conciliar os interesses potencialmente conflitantes das diferentes partes interessadas.

Sem a arquitetura, é altamente improvável que todas as preocupações e exigências serão consideradas e respeitadas.

O que é o TOGAF?

TOGAF – The Open Group Architecture Framework é um framework. Ele permite a você criar, avaliar e construir a arquitetura correta para sua organização.

A chave para o TOGAF é o Architecture Development Method (ADM) – um método confiável e comprovado para o desenvolvimento de uma arquitetura de TI da empresa que atenda às necessidades do seu negócio.

Que tipo de arquitetura lida com o TOGAF?

Existem quatro tipos de arquitetura que são comumente aceitas como subconjuntos de uma arquitetura global da empresa, que o TOGAF é projetado para suportar:

  1. Arquitetura de Negócio (ou Processos de Negócio) – define a estratégia empresarial, governança, organização e processos de negócio-chave.

  2. Arquitetura de Dados – descreve a estrutura de ativos físicos e lógicos de uma organização de dados e recursos de gerenciamento de dados.

  3. Arquitetura de Aplicações – este tipo de arquitetura fornece um modelo para os sistemas de aplicação individual a ser implantado, suas interações e suas relações com os processos “core” de negocio da organização.

  4. Arquitetura de Tecnologia – descreve o software lógico e as capacidades de hardware que são necessários para apoiar a implantação de negócios, dados e serviços de aplicativos. Isso inclui infraestrutura, middleware, redes, comunicações, processamento, normas, etc.

Quem pode se beneficiar do uso do TOGAF?

Qualquer empresa, organização ou projeto para empreender o planejamento, a concepção e implementação de uma arquitetura corporativa para o suporte de aplicativos de negócios de missão crítica, utilizando sistemas abertos de blocos de construção.

Clientes que projetam e implementam arquiteturas empresariais usando TOGAF é assegurado um projeto e uma especificação de contratos que facilita muito a implementação dos sistemas abertos, e permite que os benefícios dos sistemas abertos sejam revertidos a favor de suas organizações com o risco reduzido.

O que especificamente TOGAF contém?

TOGAF fornece um senso comum, prático, prudente e eficaz método de desenvolvimento de uma arquitetura corporativa.

TOGAF é composto por três partes fundamentais:

  1. O TOGAF Architecture Development Method (ADM), que explica como derivar uma arquitetura corporativa especifica que atenda aos requisitos do negócio. O ADM prove:

    1. Uma maneira confiável e comprovada do desenvolvimento da arquitetura

    2. Visão da arquitetura que permitem que ao arquiteto garantir que um conjunto complexo de condições são tratadas de forma adequada

    3. Links para estudos de casos práticos

    4. Orientações sobre ferramentas para o desenvolvimento da arquitetura

  2. A Continum Enterprise, que é um repositório “virtual” de todos os ativos de arquitetura – de modelos, padrões, descrições de arquitetura, etc. – que existem tanto dentro da empresa como no setor de TI em geral, que a empresa considera disponível para o desenvolvimento de arquiteturas. Em lugares pertinentes em toda a ADM TOGAF, há lembretes para considerar que ativos de arquitetura o arquiteto deve usar, se existirem.

  3. O TOGAF Resource Base, que é um conjunto de recursos – diretrizes, modelos, antecedentes, etc., para ajudar o arquiteto à utilização do ADM.

TOGAF oferece dois modelos de referência para inclusão:

  1. O TOGAF Foundation Architecture – uma arquitetura de serviços gerais e funções que fornece o fundamento em que arquiteturas especificas e Architecture Building Blocks (ABBs) pode ser construída. O Foundation Architecture por sua vez, inclui:

    • O TOGAF Technical Reference Model (TRM), que fornece um modelo e taxonomia de plataforma de serviços genérica;

    • O TOGAF Standards Information Base (SIB), que é um banco de dados de padrões abertos da indústria que podem ser usados para definir os serviços particulares e outros componentes de uma arquitetura corporativa especifica.

  2. A Integrated Information Infrastructure Reference Model (III-RM) baseia-se na TOGAF Foundation Architecture e é especificamente destinado a ajudar o projeto de arquiteturas que permitem apoiar a visão do fluxo de informação sem fronteiras.

Estrutura do Documento TOGAF

Quatro partes principais do documento TOGAF:

PARTE I – Introdução: Esta parte apresenta uma introdução de alto nível para alguns dos conceitos chave por trás da arquitetura corporativa e em particular a abordagem TOGAF.

PARTE II – ADM (Architecture Development Method): Este é o core do TOGAF. Ela descreve o TOGAF Architecture Development Method (ADM) – uma abordagem passo-a-passo para o desenvolvimento de uma arquitetura corporativa.

PARTE III – Enterprise Continuum: Esta parte descreve o TOGAF Enterprise Continuum, um repositório virtual de ativos de arquitetura, que inclui o TOGAF Foundation Architecture, e o Integrated Information Infrastructure Reference Model (III-RM).

PART IV – Recursos: Esta parte compreende o TOGAF Resource Base – um conjunto de ferramentas e técnicas disponíveis para uso na aplicação TOGAF e no TOGAF ADM.

Nota: Traduzido e Adaptado do TOGAF© Versão 9 “Enterprise Edition”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile