Ciclo PDCA

PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Ajustar) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act). Outra versão do ciclo PDCA é o OPDCA, onde a letra agregada “O” significa observação ou como algumas versões dizem “Segure a condição atual”. A ênfase na observação e na condição atual tem correspondência com a filosofia de produção enxuta (Lean Manufacturing / Toyota Production System).

Consiste em uma sequência de passos utilizada para controlar qualquer processo definido.

É uma ferramenta que auxilia na organização do processo de implementação de melhorias, dando uma diretriz para a condução desses processos.

O ciclo PDCA é uma ferramenta gerencial que tem foco na melhoria contínua. Cada letra representa uma etapa do processo: Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Act (agir corretivamente). As ferramentas de melhoria contínua e qualidade total, em geral, têm como característica o envolvimento de todos os níveis hierárquicos da organização, em suas respectivas competências.

O ciclo PDCA visa a melhoria contínua dos processos e a normalização dos procedimentos mais eficientes.

Na lição do professor Rodrigo Rennó, o ciclo PDCA é uma ferramenta que tem como objetivo “simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar deste processo e melhorar a qualidade da organização“.

Foi desenvolvido a partir da percepção de que os problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, são causados pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo.

O PDCA tem o seu centro de ação no “processo”; ele padroniza as informações de controle, reduz e evita erros lógicos, facilita o entendimento das informações, melhora a realização das atividades, e proporciona resultados mais confiáveis. Resumindo: melhora todo o processo. Como a afirmativa menciona “melhoria” e “processo” e não apresenta nenhuma afirmação equivocada, é aceita como verdadeira.

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização criado em 2005 com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos brasileiros e para o aumento da competitividade do país, utiliza-se de um conjunto de tecnologias de gestão como cartas de serviços, pesquisas de satisfação, indicadores de desempenho, gestão de processos e avaliação do nível de gestão, tendo por referência principal o Modelo de Excelência em Gestão Pública. Uma dessas ferramentas da Gestão da Qualidade Total está voltada para a melhoria contínua, ou kaizen, e representa uma sequência que inicia em planejar uma melhoria ou mudança em algum processo da organização, para ganhar em desempenho ou resolver determinado problema. Colocada em prática, averígua-se os resultados da implementação e atua-se na correção de desvios ou reforça-se aspectos corretos da medida. A ferramenta comentada é conhecida por Ciclo PDCA.

Etapas

lu1176424834s_tmp_2ce95daf3f00da57

Plan (Planejar)

Estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com o resultado esperado (a meta ou metas). Ao estabelecer expectativas de saída, a integridade e precisão da especificação é também uma parte da melhoria alvo. Quando possível começar em pequena escala para testar os possíveis efeitos.

A primeira etapa do PDCA exige o estabelecimento de metas e procedimentos técnicos aptos a alcançar os resultados propostos.

Atividades:

  • Definir Metas;

  • Definir Método.

Do (Executar)

Implementar o plano, executar o processo, fazer o produto. Coletar dados para mapeamento e análise dos próximos passos “VERIFICAR” e “agir”.

A fase de execução do planejado também implica a formação e o treinamento dos funcionários para a correta realização das metas estipuladas.

Atividades:

  • Educar e Treinar;

  • Executar;

  • Coletar os Dados.

Check (Verificar)

Estudar o resultado atual (medido e coletado no passo anterior “executar”) e compará-lo em relação aos resultados esperados (objetivos estabelecidos no passo “PLANEJAR”) para determinas quaisquer diferenças. Procurar por desvios na aplicação do plano e também olhar para a adequação e abrangência do plano permite a execução do próximo passo, ou seja, “AJUSTAR”. Traçar dados pode fazer isso muito mais fácil para ver as tendências ao longo de vários ciclos de PDCA e assim converter os dados coletados em informação. Informação é o que você precisa para a próxima etapa “AJUSTAR”.

Atividade:

  • Checar Resultados (Meta x Resultados Obtidos)

Act (Agir)

Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto. Quando uma passagem por estes quatro passos não resultar na necessidade de alguma melhora, o método ao qual o PDCA é aplicado pode ser refinado com maiores detalhe na iteração seguinte do ciclo, ou a atenção deve ser colocada de uma forma diferente em alguma fase do processo. O plano PDCA quando aplicado junto ao Sistema de Gestão da Qualidade pode implementar ações para atingir a melhoria contínua, assegurar a operação e controle dos processos produtivos. No sistema de Gestão da Qualidade podemos encontrar não conformidades nos processos, para tratar a não conformidade utilizamos o plano PDCA.

Ações:

Ação Corretiva: Plano de ação para eliminar a causa de uma não conformidade existente, visando eliminar ou reduzir a possibilidade de reincidência dessa não conformidade. Ou seja, é a ação tomada para garantir que o problema nunca mais aconteça. É claro que a ação corretiva deve ser tomada logo depois da ação imediata.

Ação Preventiva: Plano de ação para eliminar a causa de uma não conformidade potencial, visando eliminar ou reduzir a possibilidade de ocorrência dessa não conformidade. Ou seja, é uma ação que tomamos antes que o problema aconteça, garantindo que essa hipótese nunca venha a ser concretizada.

Ação de Melhoria: Plano de ação para implementar melhorias contínua nos processos

Bibliografia

Questões

Resolução de Questões de Concursos Anteriores

ANAC – Analista Administrativo – 2012 – CESPE

Tipicamente, o ciclo PDCA inicia-se com o monitoramento e a avaliação da periodicidade dos resultados (chek), evoluindo para o planejamento (plan), posteriormente, para a ação (act) e, finalmente, para a execução (do).

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Errado

Inicia com Planejamento, Execução, Verificação, e por fim Ação.

ANAC – Analista Administrativo – 2012 – CESPE

Com relação a estrutura e estratégia organizacional, julgue os itens subsequentes.

Embora seja uma ferramenta utilizada pelo núcleo estratégico das organizações, o PDCA não é recomendável para os gerentes de linha.

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Errado

O ciclo PDCA é uma ferramenta gerencial que tem foco na melhoria contínua. Cada letra representa uma etapa do processo: Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Act (agir corretivamente). As ferramentas de melhoria contínua e qualidade total, em geral, têm como característica o envolvimento de todos os níveis hierárquicos da organização, em suas respectivas competências.

Na lição do professor Rodrigo Rennó, o ciclo PDCA é uma ferramenta que tem como objetivo “simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar deste processo e melhorar a qualidade da organização”.

TER-CE – Técnico Judiciário – 2012 – FCC

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização criado em 2005 com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos brasileiros e para o aumento da competitividade do país, utiliza-se de um conjunto de tecnologias de gestão como cartas de serviços, pesquisas de satisfação, indicadores de desempenho, gestão de processos e avaliação do nível de gestão, tendo por referência principal o Modelo de Excelência em Gestão Pública. Uma dessas ferramentas da Gestão da Qualidade Total está voltada para a melhoria contínua, ou kaizen, e representa uma sequência que inicia em planejar uma melhoria ou mudança em algum processo da organização, para ganhar em desempenho ou resolver determinado problema. Colocada em prática, averigua-se os resultados da implementação e atua-se na correção de desvios ou reforça-se aspectos corretos da medida. A ferramenta comentada é conhecida por

a) diagrama de Deming.

b) diagrama de Ishikawa.

c) ciclo PDCA.

d) gráfico de controle ou de dispersão.

e) gráfico de Pareto.

RESPOSTA: C

TRF 2ª Região – Analista Judiciário – 2012 – FCC

Tratando-se da gestão da qualidade, o ciclo PDCA é

a) uma ferramenta de representação das possíveis causas que levam a um determinado efeito.

b) um método gerencial para a promoção contínua e reflete a base da filosofia do melhoramento contínuo

c) um diagrama que auxilia na visualização da alteração sofrida por uma variável quando outra se modifica.

d) o desdobramento de dados, a partir de levantamento ocorrido, em categorias e grupos para determinar sua composição, objetivando a análise e pesquisa para o desenvolvimento de oportunidades de melhorias.

e) a representação gráfica que mostra a distribuição de dados por categorias.

RESPOSTA: B

O Ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo. Praticando as fases do Ciclo PDCA de forma cíclica e ininterrupta.

EBC – Analista (Administração) – 2011 – CESPE

A cadeia de valor representada pelo PDCA (plan, do, check, act) é uma ferramenta da qualidade que não sugere retroalimentação do sistema utilizado para aprimorar a gestão de desempenho de uma organização.

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Errado

Ela sugere a retroalimentação, é um processo de melhoria continua.

TRT 4ª Região – Técnico Judiciário – 2011 – FCC

O Ciclo PDCA tem como objetivo

a) a melhoria contínua de processos de gestão.

b) a definição dos objetivos estratégicos da organização.

c) o aceleramento da qualificação do quadro funcional.

d) o aperfeiçoamento do benchmarking da organização.

e) a melhoria do ambiente concorrencial da organização.

RESPOSTA: A

TRT 23ª Região – Técnico Judiciário – 2011 – FCC

Com relação ao método PDCA, considere as afirmativas abaixo.

I. A primeira etapa do PDCA exige o estabelecimento de metas e procedimentos técnicos aptos a alcançar os resultados propostos.

II. A fase C do ciclo PDCA exige a punição severa dos erros cometidos na fase de execução.

III. A terceira etapa do ciclo PDCA compreende a correção dos processos que não alcançaram os resultados desejados.

IV. A fase de execução do planejado também implica a formação e o treinamento dos funcionários para a correta realização das metas estipuladas.

V. O ciclo PDCA visa a melhoria contínua dos processos e a normalização dos procedimentos mais eficientes.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I, IV e V.

b) II, III e IV.

c) I e V.

d) II, IV e V.

e) I, III, IV e V.

RESPOSTA: A

I – Correto;

II – Falso – É a etapa de verificação se os objetivos foram alcaçados, qualquer medida será tomada na última etapa (Agir);

III – Falso – A mesma resposta do item anterior;

IV – Correto

V – Correto

TRT 24ª Região – Técnico Judiciário – 2011 – FCC

O ciclo de controle de Deming é identificado pela sigla

a) ACDP.

b) PCAD.

c) PDCA.

d) DAPC.

e) PADC.

RESPOSTA: C

AL-SP – Agente Técnico Legislativo Especializado – 2010 – FCC

O método do Ciclo PDCA está associado ao conceito de

a) análise do ambiente concorrencial.

b) job enrichment.

c) planejamento estratégico.

d) benchmarking.

e) melhoria contínua de processos.

RESPOSTA: E

CAERN – Administrador – 2010 – FGV

Considerando a figura abaixo, assinale a afirmativa INCORRETA.

lu1176424834s_tmp_2c1e9f3590f7d1a7

a) O ciclo acima não é recomendável para o setor público.

b) Contempla as etapas a serem desenvolvidas.

c) As iniciais PDCA compreendem os itens Plan, Do, Check e Act.

d) É associada a programas de qualidade.

e) É utilizada no setor privado.

RESPOSTA: A

TRT 12ª Região – Técnico Judiciário – 2010 – FCC

A respeito do ciclo PDCA, analise:

I. Consiste em uma sequência de passos utilizada para controlar qualquer processo definido.

II. É uma ferramenta que auxilia na organização do processo de implementação de melhorias, dando uma diretriz para a condução desses processos.

III. É usado para identificar uma ou duas categorias de situação nas quais a maioria dos problemas ocorre. Essa ferramenta enfoca o esforço nas categorias que oferecem maior potencial de melhoria, exibindo suas frequências relativas.

Está correto o que consta APENAS em

a) III.

b) II.

c) I e II.

d) I.

e) II e III.

RESPOSTA: C

TCE-GO – Analista de Controle Externo – 2009 – FCC

O método PDCA

a) é utilizado em processos produtivos para manter o nível de controle e, como tal, não tem aplicabilidade na melhoria desses processos, que precisam ser analisados a partir de ferramentas como a espinha de peixe.

b) estabelece, na etapa do planejamento (plan), as metas da organização, enquanto que os métodos utilizados para atingir as metas são definidos na etapa da ação (do).

c) foi desenvolvido a partir da percepção de que os problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, são causados pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo.

d) é utilizado para realizar o diagnóstico estratégico externo de uma organização, etapa em que são identificados oportunidades, problemas ou ameaças.

e) é a ferramenta utilizada para calcular os índices que serão incorporados na matriz GUT para definir o grau de gravidade, urgência e tendência.

RESPOSTA: C

Alternativa A – Falsa: Totalmente equivocada a afirmativa. O PDCA é uma técnica simples para o controle de processos, que também pode ser utilizada para o gerenciamento contínuo das atividades de uma organização. É um método utilizado para controlar e melhorar as atividades de um processo.

Alternativa B – Falsa: As etapas do PDCA são: Planejamento (Plan); Execução (Do); Controle/Verificação (Check/Control); Ação Avaliativa (Act). Na etapa do planejamento são estabelecidos objetivos, metas e os meios para alcançá-los. Portanto a afirmativa é falsa por afirmar que “os métodos utilizados para atingir as metas são definidos na etapa da ação”.

Alternativa C – Verdadeira: Embora o texto não aborde os conceitos tradicionais, é a única alternativa passível de ser aceita como verdadeira. O PDCA tem o seu centro de ação no “processo”; ele padroniza as informações de controle, reduz e evita erros lógicos, facilita o entendimento das informações, melhora a realização das atividades, e proporciona resultados mais confiáveis. Resumindo: melhora todo o processo. Como a afirmativa menciona “melhoria” e “processo” e não apresenta nenhuma afirmação equivocada, é aceita como verdadeira.

Alternativa D – Falsa: Completamente equivocada a afirmativa. Todo o seu conteúdo se refere ao planejamento estratégico e a análise SWOT, e não ao PDCA.

Alternativa E – Falsa: Totalmente equivocada a afirmativa. Trata-se novamente de ferramenta distinta do PDCA. A matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) tem como finalidade orientar decisões mais complexas, que envolvem muitas questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima