O que é Oracle Reports?

Oracle Reports é uma ferramenta para desenvolver relatórios utilizando dados armazenados em um banco de dados Oralce. Oracle Reports consiste de um Oracle Reports Developer (um componente do Oracle Developer Suite) e do Oracle Application Server Reports Services (um componente do Oracle Application Server).

Oracle Reports é uma ferramenta de geração de relatórios que permite aos desenvolvedores criar relatórios complexos a partir de dados em bancos de dados Oracle. Ele é parte do Oracle Fusion Middleware – antigamente, do Oracle Developer Suite – e é usado para ajudar as empresas a analisar e compreender os dados em seus sistemas de informação. Com Oracle Reports, os desenvolvedores podem criar relatórios detalhados e personalizados que incluem gráficos, tabelas, imagens e outros elementos de visualização de dados. Além disso, o Oracle Reports permite aos usuários acessar e interagir com os relatórios gerados a partir de diferentes dispositivos, como desktop, web e dispositivos móveis.

Os relatórios podem ser entregues diretamente a impressora ou salvos em formado de arquivo nos seguintes formatos:

  • HTML
  • RTF
  • PDF
  • XML
  • XLS (Microsoft Excel)

Resolução de Questões de Concursos Anteriores

TRT 24 Região – Técnico Judiciário – 2011 – FCC

O Oracle Reports produz relatórios em vários formatos, EXCETO:

a) XLS.
b) HTML.
c) PDF.
d) XML.
e) DOC.

RESPOSTA: E

O Oracle Reports é uma ferramenta de geração de relatórios que permite aos desenvolvedores criar relatórios complexos a partir de dados em bancos de dados Oracle. Ele pode produzir relatórios em vários formatos – ou impresso diretamente -, como XLS, HTML, PDF e XML, mas não produz relatórios no formato DOC. O formato DOC é usado pelo Microsoft Word para armazenar documentos de texto. Por isso, a opção e) DOC não é uma opção válida nesse caso.

TRT 9 Região – Técnico Judiciário – 2010 – FCC

Um executável Oracle Reports que traduz e entrega informação entre HTTP e o Reports Server, permitindo executar um relatório dinamicamente no browser web, é denominado Reports

a) Editor.
b) Builder.
c) Runtime.
d) Services.
e) Servlet.

RESPOSTA: E

Reports Servlet (rwservlet): Um executável do Oracle Reports executable que traduz e entrega informação entre Web Servers ou contêiners J2EE (por exemplo, OC4J) e o Reports Server, permitindo executar um relatório dinamicamente a partir de um Navegador web.

A resposta certa é e) Servlet. Um servlet Oracle Reports é um executável que traduz e entrega informação entre HTTP e o Reports Server, permitindo executar um relatório dinamicamente no browser web. Ele é usado para integrar os relatórios gerados pelo Oracle Reports com aplicações web, permitindo que os usuários acessem e interajam com os relatórios a partir de um navegador. O servlet Oracle Reports é um componente importante do Oracle Fusion Middleware e é usado em conjunto com outras ferramentas, como o Oracle Reports Builder e o Oracle Reports Runtime, para permitir a criação e execução de relatórios em ambientes web.

TRT 5ª Região – Analista Judiciário – 2008 – FCC

Com relação a linguagens de programa, julgue os itens que se seguem.

No Oracle Reports, o Report Builder usa um Report Wizard, um Data Wizard e um Web Wizard para automatizar a criação de relatórios.

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

Isso é correto. No Oracle Reports, o Report Builder é uma ferramenta gráfica de arrastar e soltar que permite aos desenvolvedores criar relatórios complexos de forma rápida e fácil. Ele tem um Report Wizard, um Data Wizard ou um Web Wizard para automatizar a criação de relatórios. Esses wizards são ferramentas diferentes que podem ser usadas em conjunto com o Report Builder para ajudar os desenvolvedores a criar relatórios. Por exemplo, o Report Wizard é uma ferramenta que guia os usuários passo a passo na criação de relatórios básicos. Já o Data Wizard é uma ferramenta que ajuda os usuários a selecionar e configurar fontes de dados para seus relatórios. E o Web Wizard é uma ferramenta que ajuda os usuários a publicar e compartilhar seus relatórios na web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile