O que é o protocolo NTP (Network Time Protocol)?

O Protocolo de Tempo de Rede (NTP, sigla em inglês de Network Time Protocol) é um protocolo de rede usado para sincronizar o relógio de sistemas computacionais em rede com precisão. Ele é baseado em um protocolo de hora universal (UTC) e é comumente usado em redes de computadores para garantir que todos os dispositivos estejam usando o mesmo tempo preciso. Isso é importante em aplicações que dependem de sincronização precisa, como por exemplo, redes de comunicação de voz e vídeo.

O Protocolo de Tempo de Rede (NTP) é um protocolo de rede usado para sincronizar o relógio de sistemas computacionais em rede com precisão. Ele utiliza o protocolo UDP na porta 123 e utiliza timestamps de 64 bits, com 32 bits em segundos e 32 bits em parte fracionada. O escopo de tempo suportado pelo NTP é de 136 anos, desde 1900 até 2036. No entanto, futuras implementações devem utilizar timestamps de 128 bits para estender esse período.

O NTP utiliza uma topologia hierárquica, onde cada dispositivo é tanto um servidor quanto um cliente. A precisão do tempo é determinada pela strata, que é como um nível na pirâmide. Quanto mais baixo a strata de um dispositivo, mais longe ele está do servidor principal, o que resulta em menor precisão. O protocolo NTP pode operar em modo cliente-servidor, modo simétrico ou modo broadcast ou multicast.

No modo cliente-servidor, o dispositivo cliente é responsável por se conectar a um servidor NTP e sincronizar seu relógio com base nas informações recebidas. No modo simétrico, os dispositivos são pareados e assumem o papel de cliente e servidor um do outro. No modo broadcast ou multicast, o servidor envia pacotes NTP para todos os dispositivos na rede que estejam escutando na porta específica.

O NTP também é capaz de calcular a distância da rede, com base na strata e no tempo que o pacote leva para chegar ao destino. Isso permite que o protocolo escolha o relógio mais preciso com base em comparações e intervalos de confiabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima