O que é HTML5?

HTML5 é uma linguagem de marcação para a internet que foi criada para facilitar a construção de sites dinâmicos e aplicações web. É a quinta versão da linguagem HTML (HyperText Markup Language), que é amplamente utilizada para estruturar e dar formato ao conteúdo de páginas web. HTML5 adiciona novas funcionalidades e tags à linguagem HTML, permitindo que desenvolvedores criem sites com vídeo e áudio incorporados, gráficos em 2D e 3D, suporte para múltiplos dispositivos e outras funcionalidades avançadas sem a necessidade de plugins adicionais.

A linguagem HTML5 permite a utilização de uma série de APIs que ajudam na criação de aplicações Web. Estas APIs podem ser acessadas por meio de scripts JavaScript e usadas em conjunto com alguns elementos HTML. A API Canvas permite desenhar na tela do navegador utilizando o elemento <canvas> e JavaScript.

Resolução de Questões de Concursos Anteriores

MPE-AP – Técnico Ministerial – 2012 – FCC

A linguagem HTML5 traz um conjunto de novos valores possíveis para o atributo type do elemento <input>, com objetivo de definir melhor os tipos de dados de entrada nos campos dos formulários. Fazem parte desses novos valores: tel, url, email, date, time, number,

a) char, search, range, meter, color, week e month.
b) datetime, datetime-local, string, search e color.
c) search, datetime, month, week, datetime-local, range e color.
d) date-time, range, color, month, week e boolean.
e) datetime, month, week, meter, range, search, boolean e color.

RESPOSTA: C

São suportados: Button, checkbox, color, date, datetime, datetime-local, email, file, hidden, image, month, number, password, radio, range, reset, search, submit, tel, text, time, url, week.

MPE-PE – Analista Ministerial – 2012 – FCC

Na HTML5, é um atributo booleano que, quando especificado, indica que o conteúdo do elemento <iframe> deve ser renderizado de maneira que pareça fazer parte da página que contém o <iframe> sem bordas ou barras de rolagem.

O atributo citado no texto acima é o

a) smooth.
b) pattern.
c) seamless.
d) sandbox.
e) srcdoc.

RESPOSTA: C

A opção correta é a letra (c) seamless. O atributo seamless é um atributo booleano presente no elemento iframe na linguagem HTML5. Quando especificado, ele indica que o conteúdo do iframe deve ser renderizado de maneira que pareça fazer parte da página que contém o iframe, sem bordas ou barras de rolagem. Esse atributo é útil para incorporar conteúdo de outras páginas web de maneira que pareça parte integrante da página principal. Outros atributos possíveis do elemento iframe incluem src, srcdoc, sandbox e name.

TJ-PE – Técnico Judiciário – 2012 – FCC

Analise o texto:

Na HTML5, esse atributo exibe uma mensagem no campo antes dele ganhar o foco. Quando o campo ganha o foco, a mensagem é apagada automaticamente. Essa mensagem geralmente é utilizada para instruir o usuário no preenchimento do campo.

O atributo citado no texto é o

a) placeholder.
b) pattern.
c) seamless.
d) sandbox.
e) scoped.

RESPOSTA: A

A opção correta é a letra (a) placeholder. O atributo placeholder é um atributo do elemento input na linguagem HTML5. Ele exibe uma mensagem no campo antes dele ganhar o foco. Quando o campo ganha o foco, a mensagem é apagada automaticamente. Essa mensagem geralmente é utilizada para instruir o usuário no preenchimento do campo. Outros atributos possíveis do elemento input incluem type, name, value, autofocus e required.

TJ-RJ – Analista Judiciário – 2012 – FCC

HTML, DHTML, JavaScript e PHP são linguagens utilizadas no desenvolvimento de sites da World Wide Web. A seu respeito é correto afirmar que

a) o código de uma aplicação JavaScript deve ser interpretado pelo servidor HTTP ao passo que o código de uma aplicação PHP deve ser interpretado pelo cliente HTTP.

b) o código de uma aplicação JavaScript deve ser interpretado pelo cliente HTTP ao passo que o código de uma aplicação PHP deve ser interpretado pelo servidor HTTP.

c) tanto o código de uma aplicação JavaScript como o código de uma aplicação PHP devem ser executados pelo cliente HTTP.

d) tanto o código de uma aplicação JavaScript como o código de uma aplicação PHP devem ser executados pelo servidor HTTP.

e) o código de uma página HTML deve ser interpretado pelo cliente HTTP ao passo que o código de uma página DHTML deve ser interpretado pelo servidor HTTP.

RESPOSTA: B

A opção correta é a letra (b) o código de uma aplicação JavaScript deve ser interpretado pelo cliente HTTP ao passo que o código de uma aplicação PHP deve ser interpretado pelo servidor HTTP. HTML, DHTML, JavaScript e PHP são linguagens utilizadas no desenvolvimento de sites da World Wide Web. O código de uma aplicação JavaScript deve ser interpretado pelo cliente HTTP, ou seja, pelo navegador web que o usuário está utilizando. Isso permite que o JavaScript crie conteúdo dinâmico e interativo na página web, sem precisar enviar requisições para o servidor. Por outro lado, o código de uma aplicação PHP deve ser interpretado pelo servidor HTTP, ou seja, pelo servidor web que está fornecendo a página. Isso permite que o PHP acesse bancos de dados, execute cálculos, envie emails e outras tarefas que requerem acesso ao servidor.

TRE-SP – Técnico Judiciário – 2012 – FCC

A linguagem HTML5 permite a utilização de uma série de APIs que ajudam na criação de aplicações Web. Estas APIs podem ser acessadas por meio de e usadas em conjunto com alguns elementos HTML. A API permite desenhar na tela do navegador utilizando o elemento e

As lacunas I, II, III e IV são preenchidas correta e respectivamente por:

a) tags XML, Canvas, <svg>, XML.
b) linguagens dinâmicas, Scalable Vector Graphics (SVG), <canvas>, XML.
c) scripts JavaScript, Canvas, <canvas>, JavaScript.
d) tags Scalable Vector Graphics (SVG), SVG, <canvas>, JavaScript.
e) taglibs Java, Canvas, <canvas>, XML.

RESPOSTA: C

A opção correta é a letra (c) scripts JavaScript, Canvas, <canvas>, JavaScript. A linguagem HTML5 permite a utilização de várias APIs que ajudam na criação de aplicações Web. Uma dessas APIs é a API de Canvas, que permite desenhar na tela do navegador utilizando o elemento canvas e scripts JavaScript. A API de Canvas é amplamente utilizada para criar gráficos em 2D, jogos, animações e outros tipos de conteúdo interativo. Outras APIs possíveis na linguagem HTML5 incluem a API de Geolocalização, a API de Drag and Drop e a API de Web Storage.

TRE-PE – Analista Judiciário – 2011 – FCC

Na HTML5, o atributo do elemento <input> que especifica uma expressão regular Javascript para validar a entrada de dados em um campo texto é o

a) masked.
b) expression.
c) override.
d) placeholder.
e) pattern.

RESPOSTA: E

A opção correta é a letra (e) pattern. O atributo pattern do elemento input na linguagem HTML5 permite especificar uma expressão regular Javascript para validar a entrada de dados em um campo texto. Essa expressão regular é usada para verificar se o valor inserido no campo corresponde ao padrão especificado. Isso permite que se valide a entrada de dados de acordo com regras específicas, como formato de telefone, email, data, horário, entre outros. Outros atributos possíveis do elemento input incluem type, name, value, autofocus e required.

TRE-RS – Analista Judiciário – 2010 – FCC

No HTML 5.0 são permitidos para o atributo type do elemento input somente os valores:

a) text, hidden, password, button, submit, reset, radio, checkbox, file e url.

b) hidden, text, search, tel, url, email, password, datetime, date, month, week, time, datetime-local, number, range, color, checkbox, radio, file, submit, image, reset e button.

c) hidden, text, search, url, password, date, time, checkbox, radio, file, submit, image, reset e button.

d) text, password, checkbox, radio, file, submit, reset e button.

e) hidden, text, search, url, password, datetime, date, month, week, time, number, range, color, checkbox, radio, file, submit, image, reset e button.

RESPOSTA: B

São suportados: Button, checkbox, color, date, datetime, datetime-local, email, file, hidden, image, month, number, password, radio, range, reset, search, submit, tel, text, time, url, week.

A opção correta é a letra (b) hidden, text, search, tel, url, email, password, datetime, date, month, week, time, datetime-local, number, range, color, checkbox, radio, file, submit, image, reset e button. O atributo type do elemento input permite especificar o tipo de dado que será inserido no campo de um formulário HTML. Na linguagem HTML5, são permitidos vários valores para o atributo type, incluindo hidden, text, search, tel, url, email, password, datetime, date, month, week, time, datetime-local, number, range, color, checkbox, radio, file, submit, image, reset e button. Cada um desses valores corresponde a um tipo de dado específico, como texto, senha, data, horário, cor, entre outros.

TRF 2ª Região – Técnico Judiciário – 2012 – FCC

Pedro está criando a página de um artigo de revista utilizando HTML5 e deseja colocar um pequeno texto relacionado ao assunto principal do artigo à esquerda, circundado pelo texto principal. Consultando a documentação oficial da HTML5, Pedro decidiu usar o elemento cuja descrição é apresentada a seguir:

This element represents a section of a page that consists of content that is tangentially related to the content around the element, and which could be considered separate from that content. Such sections are often represented as sidebars in printed typography.

Com base na descrição é possível concluir que o elemento escolhido por Pedro foi:

a) acronym
b) article
c) sidebar
d) aside
e) section

RESPOSTA: D

A opção correta é a letra (d) aside. O elemento aside representa uma seção de uma página que consiste em conteúdo tangencialmente relacionado ao conteúdo ao redor do elemento e que poderia ser considerado separado desse conteúdo. Essas seções geralmente são representadas como barras laterais em tipografia impressa. Esse elemento é útil para incluir conteúdo secundário ou tangencial em uma página, como citações, notas ou referências relacionadas ao conteúdo principal. Outros elementos possíveis para representar seções de uma página HTML incluem section, article e nav.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima