O que é GeneXus?

É uma ferramenta de desenvolvimento de software baseada em conhecimento, da empresa Artech. É orientada principalmente para aplicações corporativas, para web, plataformas Windows (GUI) e Plataformas móveis.

Com ela o desenvolvedor especifica suas aplicações em alto nível (majoritariamente de forma declarativa), a partir do qual se gera código para múltiplos ambientes permitindo gerar e manter de forma automática aplicações em múltiplas linguagens e para diferentes plataformas.

Nessa ferramenta podem-se criar modelos que se preservam ao longo do tempo (bancos de conhecimento) e que são utilizados para gerar e manter as aplicações. Permite projetar, criar e manter o banco de dados (estrutura e conteúdo) e os programas de forma automática. Cada protótipo pode ser uma aplicação que equivale à aplicação de produção. Proporciona independência de plataforma e arquitetura.

GeneXus inclui um módulo de normalização, que cria e mantém uma estrutura de banco de dados (SGBD) otimizada, baseada no modelo de dados não normalizado definido pelo usuário, uma linguagem declarativa (baseada em regras) e uma linguagem procedural simples e poderosa.

Quais as linguagens suportadas pelo GeneXus?

Por utilizar uma linguagem proprietária, isto permite a ferramenta traduzir estas instruções para várias linguagens de mercado em diferentes tipos de plataformas. As linguagens que se podem gerar incluem:

  • Cobol e RPG (para a plataforma IBM AS/400);
  • Visual Basic;
  • Visual FoxPro;
  • C#;
  • Java; e
  • Ruby.

Sendo as três últimas as principais. Para plataformas móveis (Windows CE, Pocket PC e Smartphones), existe o gerador .Net Mobile. Em ambiente WEB, a ferramenta implementa de maneira muito simples e automática códigos AJAX do mais alto nível.

Banco de Dados

Genexus inclui um módulo de gerenciamento da estrutura de dados, o qual normaliza, cria, relaciona e mantém a estrutura a partir de uma visão não normalizada gerada pelo desenvolvedor.

Os DBMS mais populares são suportados, como Microsoft SQL Server, Oracle, IBM DB2, Informix, PostgreSQL e MySQL.

O Genexus é Multiplataforma?

Por ser uma ferramenta baseada em conhecimento, não dependente de uma linguagem ou Banco de Dados em particular – a ferramenta pode, através de uma única definição, gerar aplicativos sem nenhuma intervenção do desenvolvedor, para as várias linguagens e de bancos de dados suportados.

Esta característica é particularmente importante pois torna quase transparente a conversão entre plataformas, principalmente quando elas se tornam obsoletas ou são descontinuadas.

Características Adicionais do GeneXus

  • A ferramenta incorpora a geração e uso de WEB Service com um mínimo de trabalho por parte do desenvolvedor.
  • Para o mundo JAVA, o desenvolvedor pode lançar mão de EJBs sem custos adicionais.
  • Gera facilmente documentos do Excel (.xls) e Word (.doc), sem a necessidade de uso do Microsoft Office.
  • Possibilita fazer requisições HTTP.
  • Sob o ponto de vista de arquitetura, podem-se criar aplicações centralizadas, em duas e três camadas.
  • Implementa um cliente LDAP.
  • Implementa funções para e-mail (SMTP, POP3, IMAP e Outlook).
  • Havendo necessidade, pode-se utilizar código nativo da linguagem em que se está gerando de maneira simples.

Resolução de Questões de Concursos Anteriores

TRE-SP – Técnico Judiciário – 2012 – FCC

Analise o texto:

É uma ferramenta de desenvolvimento de software baseada em conhecimento, da empresa Artech. Com ela o desenvolvedor especifica suas aplicações em alto nível (majoritariamente de forma declarativa), a partir do qual se gera código para múltiplos ambientes permitindo gerar e manter de forma automática aplicações em múltiplas linguagens e para diferentes plataformas.

Nessa ferramenta podem-se criar modelos que se preservam ao longo do tempo (bancos de conhecimento) e que são utilizados para gerar e manter as aplicações. Permite projetar, criar e manter o banco de dados (estrutura e conteúdo) e os programas de forma automática. Cada protótipo pode ser uma aplicação que equivale à aplicação de produção. Proporciona independência de plataforma e arquitetura.

A ferramenta descrita no texto é

a) JCompany.
b) GeneXus.
c) uniPaaS.
d) iBOLT.
e) ERWin.

RESPOSTA: B

A ferramenta descrita no texto é a GeneXus, que é uma ferramenta de desenvolvimento de software baseada em conhecimento da empresa Artech. Ela permite especificar aplicações em alto nível e gerar código para múltiplos ambientes, gerando e mantendo aplicações em diferentes linguagens e plataformas de forma automática. A ferramenta também permite projetar, criar e manter bancos de dados e programas de forma automática, proporcionando independência de plataforma e arquitetura. A resposta correta é, portanto, a letra (b) GeneXus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima