NFS – Network File System

NFS (acrônimo para Network File System) é um sistema de arquivos distribuídos desenvolvido inicialmente pela Sun Microsystems, Inc., a fim de compartilhar arquivos e diretórios entre computadores conectados em rede, formando assim um diretório virtual. O protocolo Network File System é especificado nas seguintes RFCs: RFC 1094, RFC 1813 e RFC 3530 (que tornou obsoleta a RFC 3010).

Normalmente embutido em um sistema operacional, o NFS permite que pastas sejam compartilhadas entre computadores, sendo vistas pelos usuários como se fossem pastas locais. Ele utiliza RPCs (Remote Procedure Calls) para permitir o acesso remoto aos arquivos e diretórios.

Finalidade

A finalidade do cliente NFS é tornar o acesso remoto transparente para o usuário do computador. Através de uma interface cliente-servidor, o NFS permite que o usuário acesse arquivos e diretórios remotos como se estivesse acessando localmente. Quando um usuário faz uma requisição ao servidor, este responde confirmando ou negando o acesso, dependendo das permissões do usuário. Uma vez confirmada a requisição, a hierarquia de arquivos e diretórios remotos se torna parte do sistema de arquivos local da máquina.

O NFS também está relacionado com o Sistema de Nomeação de Arquivos, que é responsável por identificar a localização de um determinado arquivo ou diretório através de seu nome ou caminho. Para isso, o sistema deve oferecer resolução por nomes (mapeamento de nomes legíveis por humanos para nomes legíveis por máquinas) ou resolução por localização (mapeamento de nomes globais para uma determinada localização), ou ambas.

Utilização

Um exemplo de utilização do NFS é a disponibilização das áreas de trabalho dos usuários em toda a rede. Quando um usuário faz login em uma máquina, seu diretório de trabalho pode ser acessado via NFS. Se o usuário muda de máquina, seu diretório pode ser acessado novamente sem a necessidade de configuração adicional.

A interface do NFS é pública e muito utilizada para o compartilhamento de leituras e organizações acadêmicas, devido às suas vantagens, como:

  • Transparência
  • Unificação de comandos
  • Redução de espaço local
  • Independência de sistemas operacionais e hardware

Em um sistema cliente-servidor, o cliente pode, ao fazer login na máquina, “importar” automaticamente os diretórios e arquivos que ele criou em sua área pessoal, por exemplo (para implementar esse sistema de importação de arquivo associado a um usuário específico, é necessário configurar um sistema com LDAP ou NIS, além do NFS).

Implementação

Para que os clientes possam acessar o servidor NFS, é necessário que os seguintes daemons estejam em execução:

  • nfsd: daemon NFS, que atende às solicitações dos clientes NFS
  • mountd: daemon de montagem NFS, que executa as solicitações que o nfsd lhe passa
  • portmap: daemon portmapper, que permite que os clientes NFS descubram qual porta o servidor NFS está usando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima