Gênesis 2:1-25

Gênesis 2

Descanso de Deus

No sétimo dia, Deus descansou de toda a sua obra que havia criado. E Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele Deus descansou de toda a sua obra criativa.

A terra, antes da criação do ser humano

Esta é a história da criação do céu e da terra. Quando a terra ainda não tinha plantas nem ervas, quando ainda não havia chovido e não havia nenhum homem para cultivar a terra, um rio saía do Éden para regar a terra. Depois, ele se dividia em quatro braços: o rio Pison, que circunda toda a terra de Havilá, onde há ouro; o rio Gihom, que circunda toda a terra de Cush; o rio Tigre, que vai para o oriente de Assíria; e o rio Eufrates.

Criação do ser humano

Então, Deus trouxe o ser humano para o jardim do Éden para cultivá-lo e cuidar dele. E Deus fez crescer, do solo, todo tipo de árvores agradáveis de se ver e boas de se comer. E no meio do jardim, Deus colocou a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Nomeação dos animais

E Deus trouxe todos os animais da terra para o ser humano, para ver como ele os chamaria. E o ser humano deu nomes a todos os animais domésticos, aos pássaros do céu e a todos os animais selvagens. Mas, entre todos os animais, o ser humano não encontrou nenhum que fosse como ele. Então, Deus fez o ser humano dormir e, enquanto ele dormia, tirou uma das suas costelas e fechou a carne no lugar dela. E com a costela que Deus tirou do ser humano, ele fez uma mulher e trouxe-a para o ser humano.

O primeiro casamento

Quando o ser humano viu a mulher, disse: “Finalmente, esta é osso dos meus ossos e carne da minha carne. Ela será chamada mulher, porque foi tirada do homem”. Por isso, o homem deixou seu pai e sua mãe e se uniu à sua mulher, e eles se tornaram uma só carne. O homem e sua mulher estavam nus, mas não se envergonhavam um do outro.

O mandamento de Deus

Então, Deus disse: “Não comam da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque se vocês comerem dela, certamente morrerão”.

O jardim do Éden

E Deus colocou o ser humano no jardim do Éden para cultivá-lo e cuidar dele. E Deus deu esta ordem ao ser humano: “Pode comer de qualquer árvore do jardim, mas não comam da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se vocês comerem dela, certamente morrerão”.

Expulsão do Éden

Então, o SENHOR Deus disse: “Não é bom que o ser humano esteja só. Vou fazer uma ajuda que lhe seja adequada”. E o SENHOR Deus fez cair o ser humano num sono profundo e, enquanto ele dormia, tirou uma de suas costelas e fechou a carne no lugar dela. E da costela que o SENHOR Deus tirou do ser humano, ele fez uma mulher e a trouxe ao ser humano. Então o ser humano disse: “Finalmente, esta é osso dos meus ossos e carne da minha carne. Ela será chamada mulher, porque foi tirada do homem”. Por isso, o homem deixou seu pai e sua mãe e se uniu à sua mulher, e eles se tornaram uma só carne. O homem e sua mulher estavam nus, mas não se envergonhavam um do outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima