Como escrever um programa “Hello World” em Laravel?

Para criar um novo projeto em Laravel, você pode usar o comando composer create-project no terminal. Por exemplo, você pode usar o seguinte comando para criar um novo projeto chamado “nome-do-projeto” usando a versão mais recente do Laravel:

composer create-project --prefer-dist laravel/laravel nome-do-projeto

Isso irá criar um novo diretório chamado “nome-do-projeto” e instalar todas as dependências do Laravel necessárias para o seu projeto. Depois de executar o comando, você pode entrar no diretório do projeto e iniciar o servidor local com o comando php artisan serve para testar o seu projeto.

É importante notar que você precisará ter o Composer instalado em sua máquina para executar o comando acima. Se você ainda não o tem, você pode baixá-lo e instalá-lo em https://getcomposer.org/. Além disso, é recomendável que você tenha uma versão recente do PHP instalada em sua máquina para trabalhar com o Laravel. Se você precisar de mais ajuda para começar a trabalhar com o Laravel, você pode consultar a documentação oficial em https://laravel.com/docs.

Uma vez instalado, em seguida, abra o seu navegador e acesse a URL http://localhost:8000 para verificar se o servidor está funcionando corretamente.

Agora que o servidor está rodando, você pode criar uma rota e um controlador para exibir a mensagem “Hello World”. Para fazer isso, você pode usar o comando php artisan make:controller no terminal para criar um novo controlador chamado “HelloController”. Por exemplo:

php artisan make:controller HelloController

Isso irá criar um novo arquivo chamado HelloController.php no diretório app/Http/Controllers. Abra esse arquivo e adicione o seguinte código para criar uma nova ação chamada “index” que exibe a mensagem “Hello World”:



<?php

namespace AppHttpControllers;

use IlluminateHttpRequest;

class HelloController extends Controller
{
public function index()
{
return "Hello World";
}
}

Em seguida, você precisará criar uma rota para a ação “index” do seu controlador. Para fazer isso, abra o arquivo routes/web.php e adicione o seguinte código:

Route::get('/hello', 'HelloController@index');

Isso irá criar uma rota que mapeia a URL http://localhost:8000/hello para a ação “index” do seu controlador “HelloController”. Depois de adicionar a rota, você pode acessar a URL no seu navegador e ver a mensagem “Hello World” sendo exibida.

É importante notar que este é apenas um exemplo básico de como escrever um “Hello World” com Laravel e existem muitas outras maneiras de fazer isso. Para obter mais informações sobre como trabalhar com rotas e controladores no Laravel, consulte a documentação oficial em https://laravel.com/docs

Utilizando o Blade no Hello World em Laravel

Se você não quiser que a mensagem “Hello World” esteja no controlador, você pode exibi-la em uma visualização Blade. Blade é o sistema de templates do Laravel que permite criar layouts e visualizações reutilizáveis para sua aplicação. Para usar o Blade para exibir a mensagem “Hello World”, você precisará criar uma nova visualização e, em seguida, retorná-la a partir da ação do seu controlador.

Para criar uma nova visualização, crie um novo arquivo chamado “hello.blade.php” no diretório “resources/views”. Em seguida, adicione o seguinte código ao arquivo para exibir a mensagem “Hello World” em uma página HTML básica:



<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Hello World</title>
</head>
<body>
<h1>Hello World</h1>
</body>
</html>

Depois de criar a visualização, você pode retorná-la a partir da ação do seu controlador. Para fazer isso, abra o arquivo app/Http/Controllers/HelloController.php e modifique a ação “index” para retornar a visualização em vez de uma string:



public function index()
{
return view('hello');
}

Isso irá fazer com que a visualização seja exibida quando a rota correspondente for acessada. Depois de fazer essas alterações, você pode acessar a URL http://localhost:8000/hello no seu navegador para ver a mensagem “Hello World” sendo exibida na página.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile