BOOTP – Bootstrap Protocol

O BOOTP (Bootstrap Protocol) é um protocolo que foi antecessor ao DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) e que hoje em dia não é muito utilizado devido à maior utilização do DHCP. Ele foi definido pela RFC951 e é utilizado para distribuição de endereços IP em redes.

Quando uma nova máquina é adicionada à rede, ela envia um pacote broadcast (255.255.255.255) e o servidor BOOTP responde ao pedido. O BOOTP utiliza o protocolo UDP e possui uma técnica de “timeout and retransmission” caso o datagrama não chegue ao destino. O checksum do UDP é habilitado nesse protocolo.

O BOOTP é adequado apenas para redes estáticas de pequeno porte, pois cada máquina precisa ter um IP único configurado no servidor e é necessário ter uma quantidade maior de IPs disponíveis. Além disso, o administrador precisa produzir um arquivo de configuração para cada máquina.

O arquivo de bootstrap é enviado via TFTP (Trivial File Transfer Protocol) e o servidor recebe os pedidos na porta UDP 67.

Resolução de Questões de Concursos Anteriores

MEC – Gerente de Suporte – 2009 – FGV

O Unix permite a utilização de um recurso, que aloca parâmetros dinamicamente, sendo uma evolução do Bootstrap Protocol – BOOTP [RFC951], protocolo padronizado pelo IAB para configuração automática de parâmetros de redes de um sistema.

Ao oferecer um endereço IP a um cliente solicitante, nesse recurso, o servidor lhe envia outros parâmetros opcionais, como máscara de rede, endereços de roteador e de servidores de DNS, nome do cliente, nome do domínio DNS e rotas estáticas.

Esse recurso é conhecido como:

a) Trivial File Transfer Protocol (TFTP)
b) Common Internet File System (CIFS)
c) Network News Transfer Protocol (NNTP)
d) Internet Control Message Protocol (ICMP)
e) Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP)

RESPOSTA: E

O protocolo que é a evolução do BOOTP é o DHCP. O DHCP é um protocolo que permite a configuração automática de parâmetros de redes de um sistema e é uma evolução do BOOTP (Bootstrap Protocol). Quando um cliente solicita um endereço IP, o servidor DHCP também envia outros parâmetros opcionais, como máscara de rede, endereços de roteador e de servidores de DNS, nome do cliente, nome do domínio DNS e rotas estáticas.

a) O Trivial File Transfer Protocol (TFTP) é um protocolo simples de transferência de arquivos.

b) O Common Internet File System (CIFS) é um protocolo de arquivos utilizado para compartilhar arquivos em redes de computadores.

c) O Network News Transfer Protocol (NNTP) é um protocolo utilizado para transferir artigos de notícias pela internet.

d) O Internet Control Message Protocol (ICMP) é um protocolo de controle utilizado para enviar mensagens de erro e informação entre dispositivos de rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima