a verdade sobre trabalhar no exterior como programador

Source: Lucas Montano

Resumo:

O vídeo discute os desafios de trabalhar com tecnologia e morar no exterior. O falante menciona que a parte mais difícil desta experiência pode ser encontrar um senso de pertencimento e se adaptar à cultura local. Eles sugerem que construir um bom grupo de apoio e ser proativo em buscar conexões sociais pode ajudar com isso. Eles também mencionam a importância de ficar atualizado com as últimas tecnologias e continuar aprendendo e desenvolvendo habilidades para se manter competitivo no mercado de trabalho. Finalmente, eles recomendam cuidar da saúde física e mental para manter um pensamento positivo e lidar com o estresse de morar e trabalhar no exterior. Eles fornecem recursos, como serviços de aprendizado de língua e consultoria, bem como recomendações de livros e dispositivos que foram úteis em suas próprias experiências. O falante também menciona alguns dos projetos que fundou ou cofundou, incluindo Planejei, Descartaê e Finanças Pessoais.

43 Comentários:

Filipe Alvarenga

Todo mundo sabe que sobram vagas em quantidades absurdas no mercado de tecnologia. Ou seja, se você é um profissional de qualidade tem o poder de escolher entre empresas que dispensam o famoso whiteboard e optam por um processo seletivo mais humano e de qualidade ao invés de testar habilidades que não são práticas no dia a dia usando metodologias invasivas (é de conhecimento comum que produzimos melhor quando temos o ambiente ideal para entrar em concentração profunda, alguém te monitorando em um teste que não reflete o dia a dia da atividade definitivamente não cria esse ambiente). Acho importante deixar bem claro que o mercado de desenvolvimento de software ainda é um “oceano azul” de possibilidades e nós temos o poder de escolher. Existem muitas empresas fantásticas com processos seletivos muito mais adequados. Sem problemas se você é adepto do whiteboard, mas lembrem: a falta de balanço entre oferta e demanda no mercado de tecnologia favorece os programadores, se você discorda deste tipo de processo seletivo não se curve tão fácil, existem MUITAS alternativas. No final do dia o processo seletivo não é apenas uma barreira de entrada, ele também dita o perfil de pessoas que a empresa vai acabar contratando. Ou seja, se você discorda veementemente da metodologia de seleção da empresa, ainda que você “decore” os macetes para passar neste tipo de entrevista, provavelmente vai enfrentar desafios em se ajustar ao perfil dos seus pares. Um dos grandes diferenciais do nosso mercado é que nascemos com esse viés de quebrar o “establishment”, se compararmos com qualquer outra profissão a nossa é a que mais se organizou para prover alternativas que vieram através dos próprios devs inconformados, através do open-source, das comunidades independentes, somos bons em quebrar filosofias e ideias que são empurradas de cima para baixo pelas grandes corporações em favor de alternativas melhores. Tenham em mente que a mesma ideia vale no que toca o assunto de processos seletivos 😉

Airton Toyansk

Muito semelhante ao que acontece aqui em Israel. Com duas diferenças: o processo de seleção aqui é mais curto, geralmente com uma conversa de 10 minutos e em seguida direto para o teste técnico (normalmente inclui testes com algoritmos), e o hebraico ao invés do holandês 🙂

Daniel Castro

True… true… O cansaço mental que sinto ao fim do dia falando inglês e tentando mesclar com um pouco de Tcheco aqui em Praga é realmente bastante perceptível.

Allan Almeida

Lucas, participei do processo pra Adyen e fiquei na parte técnica, já pela empresa, por não ter encontrado um lugar tranquilo na entrevista, então reclamaram do barulho ao redor e acabou sendo exatamente como descreveu, com head Hunter e tudo. Obrigado por compartilhar conteúdo e mais sucesso por aí.

Guilherme Stella

Lucas, essa UX é como um amigo me disse: Simples e eficaz. Entra no g1 e no NY Times. A diferença é discrepante, mas ambos são jornais. o NY Times é basicamente a tela branca com as notícias, simulando muito bem o papel jornal. Simples e eficaz.

Fernando Passaia

Eu concordo contigo: Moro na Hungria e aqui o design dos aplicativos também é bem pior, a qualidade, usabilidade, tudo isso é inferior de FATO… e também concordo que eles se focam mais em Business, em botar o negócio pra rodar…

Max Junior

Tu me inspira Mano, espero poder em pouco tempo largar o transporte por apps pra me dedicar integralmente a programação!!! Tmj, continue assim!

Paula Wiltiner Reis Santana

Oi,Lucas. Então, eu fico pensando em mudar de carreira e fazer engenharia de software nos EUA . Você acha que vale a pena ?

Yan Augusto

Amigo, me ajuda com uma dúvida , estou interessado em buscar mais capacitação porque sei que algumas empresas (senão todas) querem que o empregado tenha diploma. Minha duvida é , se faço bacharelado ou tecnólogo , sabe me dizer se no final das contas para uma empresa conta muito isso ?

Tiago Cunha Fernandes

Trabalho em um cliente que tem muitas aplicações feitas na europa, que vieram de matriz / outras unidades.. e realmente UX e principalmente UI eles passam longe mesmo.. porem posso dizer que normalmente são livres de bugs e funcionam muito bem com toda alta complexidade do negócio.

Fernando Vargas

Show! Muitos boas as dicas, os videos para membros tem ajudado muito mesmo e acredito que vai me ajudar ainda mais em um futuro próximo! ;D

Paulo Ricardo

Nossa isso me fez pensar na dificuldade de fazer o que vc fez sendo novo, tenho 18 anos e penso na possibilidade de começar uma carreira no exterior mas não sei nem por onde começo.

Mayra Amaral

Conteúdo fantástico como sempre.

Victor Jesus

Bom, eu tenho 15 anos e estou muito em dúvida do que escolher para o meu futuro, penso muito em me formar aqui no Brasil e futuramente viajar para outro país e conseguir construir minha vida através desse grande passo, porém não tenho ninguém para me informar sobre essas coisas, esse ano irei focar ao máximo para ficar ao menos intermediario no Inglês e conseguir falar de forma natural, acredito que se conseguir dá esse UP terei mais facilidade em me desenvolver caso eu viaje para conquistar um emprego fora do país, quero ser uma pessoa que consiga sair do circulo padrão da minha familia e do meu bairro que consiga me diferenciar e ajudar todos que estão ao meu redor. Tenho muitos anos ainda para pensar, porém sou um cara muito “certinho” por isso estou aqui para ficar mais informado sobre. OBRIGADO PELO CONTEÚDO!

Alexander Moreira

Obrigado por tantos elogios ao nosso país. Engraçado como é Bom ouvir isso de outro ponto de vista, digamos que é um ponto de vista bem distante.

Lucas Vinicius

Meu medo quando penso em futuramente ir trabalhar no exterior é: de que meus colegas de trabalho estejam mais avançados a respeito de tecnologia do que eu, digo no quesito de acesso a informação por estarem em mais contato com o inglês do que eu aqui no Brasil.

Allan Cássio

Seus vídeos assim são bons. Eu particularmente gosto

rogerio b lucio

Lucas lhe acompanho a tempos e vejo q vc se apresentava programador react-native e pelo q vc fala agora, esta desenvolvendo mas nativo, explique mais sobre isso? E do pq estao retirando RN da empresa e desenvolvendo kotlin, abraco

Nycollas Duarte

flexibilidade de horário assim é massa. video bem informativo, nice!!

Palavra na Bandeja

Vlw meu querido! Sucesso nos negócios em Amsterdam!

Bruno Felix

Seus vídeos são muito bons.

Douglas

Falando em aluguel na Europa, vc mora num baita apartamento pelo visto. Qual o valor (pode ser um valor aproximado só). To morando aqui em Dublin – Irlanda, e apesar do mercado de TI ser muito bom, o aluguel de algo como esse seu apartamento aí não sai por menos de 2000 euros, talvez até 2500 dependendo do local. Penso em ir pra Berlim, mas Amsterdam é um lugar que me chama a atenção também. Valeu!

Moisés Guedes

Ensinar como ser um programador de sucesso na Europa é fácil, quero ver revelar como tu tirou essa foto bonitona no perfil do canal!

Ricardo WanMeyl

Lucas, o que você diz sobre pessoas iniciando programação com idade avançada? Por exemplo, possuo 50 anos, se eu inciar do zero a programar, qual seria sua dica, ou se o mercado não comporta profissional com idade acima da média?

josivanio M.

Lucas, vc falou que desenvolve nativo, estou estudando android studio com Java. Kotlin é melhor?

mzk

tendo cidadania europeia, sem experiência e faculdade, consigo alguma coisa fora?

Marlon correia

estou com uma seria dúvida estou no 5 pedido de engenharia elétrica, e sou formado e matemática pela Federal, eu gosto muito de programação e meu sonho e residir fora do Brasil, estou pensando em fazer análise e desenvolvimento que a graduação e curta, mas estou comedo do mercado e ate aceitação como irei começar do 0….. qual o seu Conselho?

AlveS

Vc sabe sobre o mercado de machine learning ai na Holanda? Sabe se tem muito mercado?

Isaias.F

Espero um dia trabalhar na Holanda também, tomar um chimas nesse frio kkkk

Edgar Almeida Dikenge

Uma dúvidasinha o algoritimo é Em alguma linguagem conhecida

Thalles Rosa

Ensina como fica a arquitetura flux no kotlin, abrço.

WILLIAN BARATA

Boa noite.. Me explica um algo, o desenvolvimento nativo, contempla apenas front-end ? Ou seja, você consome informações de uma api, ou vc faz processamentos direto no kotlin?

Dante yomashiro

Trabalho home off e muito difícil conseguir ???

Wesne

Então, o audio da camera acabou ficando melhor que o do microfone na minha opnião kk

Emilio Hoffmann

Uma das coisas que acho mais nada a ver nas entrevistas são os testes de algoritmos. Por exemplo eu tô fazendo um teste pra dev Android e o cara me manda uma prova de faculdade praticamente… Tem que fazer sort, Fibonacci e não sei mais o que. Eu acho que esses testes não mostram em nada a qualidade do cara como dev android. Muito mais válido pedir pro cara fazer um app chamando uma api.

Albert Kennedy

Qual linguagem você utiliza atualmente irmão? Programador front end, precisa ser design?

João Leonello

em qual nível de desenvolvimento se deve estar para aplicar para vagas no exterior?

Lucas Riechelmann Ramos

estou aplicando para vagas aqui em Dublin, e o inglês está me matando, muito difícil entender os irishs no telefone

João Santos

Massa o vídeo… demorou essa pizza aí hein kkk

RCNeto

Preciso ser formado em Ti pra arrumar trampo ai, ou apenas com os cursos conseguiria?

PersonalXZ

como se escreve jobitubidano ? pra eu pesquisar no Google

Marcos

Tem demanda no front and com frame Vue.js?

Andrey Monteiro

Esse cara deve ser de POA

ATENÇÃO: Os comentários não correspondem a opinião do proprietário deste site e foram extraídos de forma automática. Este artigo não possui fim comercial e tem por objetivo apenas o estudo da tecnologia Selenium. Caso algum comentário aqui presente seja abusivo ou fira alguma lei, favor nos informar para que possamos removê-lo o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima