Como ESTUDAR PROGRAMAÇÃO: Engenheiro de Computação do IME revela os segredos | Handshake #40

Publicidade


Talvez você já saiba que estudar é importante, mas sinta que não está obtendo os resultados que deseja. Neste vídeo, Hallison analisa sua trajetória de aprendizado e evidencia atitudes e práticas que contribuíram pra sua carreira desde o início da sua formação como engenheiro de computação no Instituto Militar de Engenharia (IME).

⚠️ Publi: Se você quer estudar programação, a ALURA é o lugar ideal para encontrar materiais de qualidade! Assina ALURA com 10% de DESCONTO aqui: https://bit.ly/Alura_PG

A forma como estudamos e, principalmente, a forma como encaramos os estudos são fatores importantes no nosso processo de aprendizado e na nossa percepção de sucesso. Após mais de uma década programando e tendo passado por instituições de ensino de excelência como o IME e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), compartilhamos com você uma análise desta trajetória de aprendizado. Com isto, esperamos te passar uma visão tanto da postura que temos ao estudar quanto de aspectos práticos importantes no estudo da programação, que você pode incorporar ou adaptar para a sua realidade.

Ser AUTODIDATA NÃO é uma OPÇÃO: https://youtu.be/GKPhdBbwycA

Este relato é divido em quatro fases, pois a forma de estudo e aprendizado passa por um processo de evolução. Não adiantaria tentar estudar há dez anos atrás da mesma forma que estudamos hoje, pois não estaríamos preparados para aprender com as mesmas fontes e nem com a mesma velocidade. Você pode se identificar com uma ou mais fases a depender da sua própria situação pessoal.

▶️ Outros conteúdos que podem te interessar:
1. Quantas LINGUAGENS de programação EU SEI? https://youtu.be/yIsjn6E-UPU
2. Três DICAS para APRENDER a PROGRAMAR do ZERO https://youtu.be/x6sKB4PdXu0
3. Como VENCER O BLOQUEIO na hora de ESTUDAR? A segunda coisa MAIS IMPORTANTE para APRENDER algo novo https://youtu.be/0pR36PKRS3U
4. Por que e como estudar ALGORITMOS e ESTRUTURA DE DADOS? https://youtu.be/0pR36PKRS3U

Em 2021, Hallison documentou seu processo de aprendizagem da linguagem Julia, ao vivo, em uma playlist para membros aqui no canal: https://youtube.com/playlist?list=PL5TJqBvpXQv4TO4Y_JZExBCBzNXDLYUCj.

0:00 Estudar programação do jeito certo faz toda a diferença
2:12 Estudando programação no primeiro contato
8:23 Desenvolvendo autonomia nos estudos de programação
12:12 Construindo programas com consistência
17:43 Colhendo os Juros do Conhecimento na programação

📚 Livro para estudar Bancos de Dados - https://amzn.to/3Hjjusc
📚 Livros recomendados de Data Science: https://amzn.to/2XZyxUr
📚 Livros de Algoritmos e Estruturas de Dados: https://amzn.to/3d5wK4m
SetUp - Equipamentos: https://amzn.to/37Cg3N2

Cortes do Programação Dinâmica: https://www.youtube.com/channel/UC7gobM-LHqSO0kwHPnutk4Q
🟣 Canal na Twitch para lives: https://www.twitch.tv/pgdinamica
🟦 Canal do Telegram para receber todos os vídeos: https://t.me/pgdinamica

🥰 Se você gosta do nosso trabalho e acha relevante a nossa atuação no Youtube, considere nos apoiar se tornando membro do canal: https://www.youtube.com/programacaodinamica/join

✉️ E-mails:
– Propostas comerciais: pgdinamica@brunch.ag
– Demais assuntos: contato@programacaodinamica.com.br

👩🏾‍💻👨🏾‍💻 Confira mais conteúdo em nosso blog: https://medium.com/programacaodinamica

TikTok: @pgdinamica

📸 Nos siga no Instagram: https://instagram.com/pgdinamica
📸 @kizzy_terra @hallpaz

🐦 Nos siga no Twitter: https://twitter.com/pgdinamica
🐦 @kizzy_terra @hallpaz

* Curta a Programação Dinâmica no facebook: fb.com/pgdinamica
* Nosso repositório no Github: github.com/programacaodinamica
* Confira os artigos no Python Café: pythoncafe.com.br

Agradecemos o apoio da Alura para a produção deste vídeo, cujo conteúdo consideramos de extrema importância para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossa audiência.

Source: Programação Dinâmica

238 Comentários:

Isalanctos 112: Você simplesmente mudou toda a minha visão sobre o ensino médio, muito obrigado. ( 251 Likes).

Uelber Bell: Cara, todos os anos eu retomo os estudos, mas confesso que fico numa confusão diante de tanto conteúdo e propaganda disponibilizada na internet. Agora eu escolhi algo e estou tentando aprender uma coisa só e depois pensar nas outras. A internet é sempre uma opção incrível, mas as vezes acaba sendo uma bomba de confusão mental. Excelente vídeo para a comunidade, continue mandando mais. ( 9 Likes).

PersonalXZ: Hallison, recentemente eu vi um video do Felipe Deshamps onde ele estava aprendendo programação e na tela do notebook dele estava passando você dando aulas pelo Programação Dinâmica. Eu achei que ficou muito legal aquela parte do video. ( 246 Likes).

Vitória Willani: Isso é muito real: fiz matemática e quando fui aprender programação de um modo mais sólido vi que tudo era muito fácil pra mim pelo pensamento matemático prévio. ( 148 Likes).

  • Programação Dinâmica: A matemática se preocupa em expressar ideias de forma precisa e sem ambiguidade, exatamente o que precisamos para nos comunicarmos com um computador. ( 30 Likes).
  • Programador Binário: ahahhaahha eu ja fui diferente, ja programo a alguns anos e tive nescessidade de revisar algebra basica e intermediaria, e coisas que eu achava utra dificieis quando no ensino medio, e para minha surpresa é mais facil agora, porque eu entendo sobre as letras, x,y etc ahahaha, gostava um pouco de matematica, agora amo de coração ( 7 Likes).
  • Romulo: Pode ajudar sim algumas pessoas, mas não necessariamente é necessário para aprender a programar. Trabalhei num time a um tempo atrás que tinham pessoas formadas em engenharia, física e ciência da computação. Mas o melhor programador da equipe era formado em cinema. Estranho né? É claro que se mandasse ele resolver um problema estilo hackerrank talvez ele demorasse mais que os outros membros do time. Mas para a empresa ele tinha muito mais valor porque entregava o era demandado numa velocidade e qualidade melhor que o pessoal das exatas. Por isso era staff engineer enquanto éramos apenas software engineer. Pode ser um caso super raro, mas confesso que fiquei impactado e passei a questionar um pouco o fato de termos que aprender tanta matemática em cursos de ciências da computação e ignorarmos outros assuntos ( 2 Likes).

Jadson Silva: Alguns conteúdos bem legais sobre aprendizado autodidata são: Livros: Ultra aprendizado, scott young Learn how to Learn, Barbara Oakley A mind for Numbers, Barbara Oakley Growth, Carol Dweck Portais: EnglishExperts Inglês na Ponta da Língua The learning Scientists MOOCS: Learn how to learn Mindshift ( 164 Likes).

vinicius pantoja: "Fácil e difícil é uma medida do quão distante aquele conhecimento está de quem você é agora". Poxa, nunca tinha pensado assim, ou pelo menos, sintetizado de forma tão clara. Que frase maravilhosa ( 27 Likes).

eudes batista: Conhecimento é uma das coisas que quando a gente dividi nós multiplicamos, então uma forma de você aprender um conteúdo muito rápido é ensinando alguém e a outra pessoa ainda ganha de brinde um conhecimento que ela não tinha ( 36 Likes).

Thiago Barbosa: Se sentir capaz de aprender un determinado assunto é super importante. Valeu por compartilhar! ( 33 Likes).

Jean Santos: Hoje, atualmente já estou atuando na área, já estou na minha segunda empresa, trabalho com c#, atualmente peguei um curso de estrutura de dados no Youtube e estou reiniciando meus estudos novamente, no curso é ensinado com C, aprendo em C e depois vejo como fazer a mesma coisa no C#, tem sido bem legal, vc começa a se sentir mais confiante nas tarefas do dia a dia. ( 20 Likes).

Felipe Volpi: Faz uma lista de todos os livros que vc usou para aprender essas 6 linguagens de programação ( 12 Likes).

MATHEUS BRUNATTO FONSECA CARNEIRO: Vídeo muito bom! Fiz um ano de preparação para o IME. Acabei não passando, mas hoje faço engenharia de controle e automação e me identifiquei muito nas 2 primeiras fases que vc falou. Seja matemática, filosofia, programação ou física.... estudar é uma arte e é um investimento de tempo que vale MUITO a pena. ( 6 Likes).

Gustavo Villalta: Adorei sua explicação Hallison, meus parabéns! Continue com esse ótimo trabalho. ( 9 Likes).

David _: Como eu havia comentado em outro video, conhecer e me inscrever nesse canal, foi uma das melhores coisas que fiz esse ano. Vocês são inspiração demais pra mim. Tava muito desanimado estudando, agora acho que deu um gás. Obrigado!! ( 10 Likes).

Antônio Neto: Tenho 51 anos. Não sei nada de programação, exceto um pouquinho de Excel VBA. Porém adoro estudar idiomas, guitarra e piano. As técnicas de estudo são essas mesmo. Interessante como se aplicam ao aprendizado de qualquer assunto. Sou autodidata, embora como o Hallison tenha dito, todo mundo aprende a partir do trabalho desenvolvido por outras pessoas. Como fala bem esse rapaz! ( 16 Likes).

Geissonara Junaica: Parabéns pelo canal e obrigada por compartilhar as suas experiências!.

Maite Vitória: Vcs me dão força demais pra continuar estudando! fico muito animada quando vejo a paixão de vcs explicando as coisas pra nós! Obrigadaaa ( 4 Likes).

Chrys: Estou estudando a linguagem C por conta da universidade também. Vídeo excelente ( 30 Likes).

  • Programação Dinâmica: Obrigado! Sucesso nos estudos ;) ( 2 Likes).
  • Henrique Delben: Estou estudando também, já fez alguns projetos? Estou estudando também porém as vezes fico pensando que talvez esteja perdendo tempo, visto que meu mero objetivo é aprender sobre programação no geral e não, por exemplo criar sistemas operacionais onde o C é muito utilizado
    Diferentemente do html, css ou js que é mais digamos direto, tipo é pra desenvolvimento web e acabou.
  • Chrys: @Henrique Delben , quem dá utilidade para a linguagem C é o próprio programador, ou seja, você. Já que está estudando no geral, recomendo migrar para alguma tecnologia mais requisitada no mercado (JavaScript, Python)..

Jo Pe: Vídeo perfeito, amo o conteúdo desse canal, continuem assim ( 3 Likes).

A.F. A: O legal de aprender e aprofundar conhecimentos, mesmo vc encontrando algum material dúbio, já se tem a noção e até consegue se auto corrigir...mas é muito interessante interagir o tempo todo com todas as informações que deve-se aprender.....

Matheus De Souza: Perfeita a colocação sobre o autodidatismo. Sou fã do canal, vocês são feras! ( 11 Likes).

Vazs dev_: Eu comecei faz algumas semanas, e sei da importância do estudo/dedicação, por eu estar aprendendo sozinho, e esse vídeo me abriu alguns horizontes. Antes eu achava que a programação era algo extremamente complexo, e que somente pessoas muito acima da média poderiam de fato aprender/programar algo mais complexo. Mas sempre ter em mente que você pode aprender, e que a sua dedicação esta ligada a seu interesse, mudou minha aprendizagem. ( 1 Likes).

Jéssyca: Excelente vídeo, Hallison! Falando em Colégio Naval, apareceu-me uma dúvida a ser revertida em curiosidade: como é a didática dos professores de lá (ao menos da época)? Abraços! ( 5 Likes).

Wesley Froxen: Tu, primeiramente, entender a tua capacidade de aprendizado é algo essencial. Uma dica que eu do de algo que eu faço, é sempre que eu vou iniciar algum novo assunto, eu pego algum livro ou video aula daquele assunto bem avancado e do uma olhada rápida e nessa olhada eu sempre fico com aquela sensação né de que "meudeus é muito dificil" e eu faço isso pra no futuro quando eu chegar naquela parte e aprender ela eu poder internalizar aquela ideia de que algo que antes para mim era quase impossivel, se tornou possivel e ate mesmo simples. ( 31 Likes).

  • Programação Dinâmica: Parece uma forma legal de medir seu crescimento, ainda bem que você não se intimida ;) ( 4 Likes).
  • PersonalXZ: Eu já tive essa mesma experiência mas foi com o Inglês, no inicio precisei usar bastante o tradutor Globalink Power Translator, e com o passar do tempo o uso do tradutor deixou de ser necessário, pois já estava tudo na minha mente de tanto usar o tradutor. A parte boa é que hoje temos uma extensão do navegador que mostra a tradução ao passar o ponteiro do mouse e isto é bem produtivo. ( 2 Likes).
  • Joel Guerreiro: Muito boa sua dica cara! ( 3 Likes).
  • Ana Paula Santana de Souza: Cara vou iniciar um curso técnico em automação industrial e tô fazendo isso e eu já estou me tremendo toda ( 1 Likes).

PersonalXZ: Além de estudar programação, a leitura de código-fonte aberto me trás muitos benefícios, eu recomendo. Alguns exemplos de códigos que achei muito interessantes são: JuliaMath/openlibm, Berkeley SoftFloat, e os códigos dos utilitários do Linux. ( 5 Likes).

  • Programação Dinâmica: Ler código-fonte é uma ótima forma de aprender algumas boas práticas, mas é preciso ter uma certa experiência ou filtrar uns repositórios mais simples para não se intimidar..

Matheus Sena: Vídeo sensacional, padrão de qualidade já esperado do canal..

Jonathan Suter: A questão das design patterns, realmente é algo q faz mais sentido pra quem já tá mais inserido no mundo da programação, já desenvolveu ou desenvolveu alguns sistemas e tal. Na época da faculdade pra mim não fazia mto sentido também. ( 1 Likes).

Jales Bussinguer: Hallison, esse vídeo conversa diretamente comigo. Tudo o que você expôs no vídeo eu já pensava/fazia, mas não conseguia comunicar de forma estruturada e com tanta clareza. Obrigado pelo conteúdo de altíssimo nível! ( 3 Likes).

Yuri Owen: Você é muito inteligente, irei acompanhar o seu canal amigo, um prazer receber seus conhecimentos! ( 6 Likes).

Nilson Morais: Perfeito teu comentário no final, vejo muita gente desistindo e se frustrando porque quer pular etapas ou não respeita o próprio tempo de aprendizado. ( 1 Likes).

Regnt Stack: Cara, estava meio desanimado, mas 'conversar' através desse video me serviu como a mentoria que eu estou precisando..

Emerson Maciel: Sempre me inspirei na sua disciplina e consistência. Estou tentando manter a mesma disciplina pra uma área nova. Prazer imenso e ter essa excelente inspiração. Obrigado. ( 2 Likes).

Bezerra: Vi um vídeo sobre a tua história, mas se puder tenta fazer um vídeo mostrando como vc estudava exatas antes de passar no IME, já que era tua especialidade.

Marco Tulio de Carvalho: cada dia q passa fico mais fã de vcs , cada video ensinando algo diferente , obrigado de mais.

Saulo Alex: Opinião super clara e proveitosa. A base elementar, a curiosidade focada, a vontade de criar coisas novas assim como a capacidade de sempre se manter atualizado fazem toda diferença na vida de um bom programador. Bom conteúdo! ( 4 Likes).

Reginaldo Silva: Meu amigo, meus parabéns que maravilha de oratória e conhecimento. Rapaz estou realmente muito feliz pelo seu sucesso..

Derek iwnl: Poxa cara, fico extremamente feliz pelo seu conhecimento e sucesso, fico muito motivado quando vejo alguém que está aonde quero estar no futuro. Você é muito inteligente, Parabéns!! Vou dar meu melhor pra passar no ITA e me formar como engenheiro da computação! ( 2 Likes).

Salvatore Verde: Relatos magnífico para aprender programação parabéns .

Lucas: Adorei o conteúdo, geralmente o pessoal de eng. da computação foca muito em física e elétrica e acaba deixando um pouco de lado a programação....

Angiel Cardoso: Cara que vídeo incrível! Parabéns! ( 1 Likes).

Portho Games BR: Muita dessa sensação de "Falta de progresso" vem da falta de comparativos. Como é um processo lento, você só começa a ver grandes resultados depois de anos, por que ai você começa a perceber que entende coisas que não entendia antes. Mas durante isso, se você não trabalha e não entra em competições, não existe comparativo de melhora. É como estudar engenharia de foguete e trabalhar no McDonnalds. ( 6 Likes).

Alvaro Gomes: Excelente orientação aos jovens, direto e reto ! ( 1 Likes).

Abel Alves: Me inscrevi no canal. Também sou formado pelo IME. Quero voltar a programar para manter o aprendizado contínuo quando me aposentar do magistério. Parabéns. Você fala muito bem. Um verdadeiro IMEano! ( 1 Likes).

Alpha: Hallison eu sou novo aqui no canal, podeira fazer um vídeo detalhando as faculdades de ciências da computação e engenharia da computação? e seus pontos fortes e fracos? ( 3 Likes).

  • Programação Dinâmica: Oi, Alpha, recomendo:
    1. Sobre cursos de computação em geral: https://youtu.be/ULc-XMrJdgE?t=565 (e também a resposta que vem logo antes, aso 5:52)
    2. Sobre o currículo do meu curso de engenharia de computação: https://youtu.be/fAekt-oqCeo e https://youtu.be/Z2WZxQk8zsE
    3. Sobre profissionais que cursaram engenharia de computação e trabalham em áreas distintas: https://youtu.be/DBlEn1i3Ctg

    Ao ver esses vídeos, espero que você entenda que ambos os cursos tem um espectro amplo de atuação e que para além do nome do curso, a instituição de ensino e o que você faz durante este período (para além das exigências normais do curso) tem muito impacto no que você vai aprender e nas suas opções de carreira. ( 1 Likes).

ronaldo basttos: Alguém formado pelo IME e pelo IMPA é uma gota no oceano e merece respeito. ( 2 Likes).

Samara Silva: Que maravilhoso ver alguém falando "sintaxe" corretamente! Fiquei emocionada. ( 3 Likes).

Magno Botelho: Já tem um tempo que quero aprender a programar pra migrar pra área de desenvolvimento front - end, já comecei a assistir algumas aulas, mas sempre acabo desmotivando por não ser algo prático no meu dia a dia de trabalho, mas seu vídeo me motivou a voltar aos estudos, adorei o vídeo..

Shadow Black: Mano estou gostando muito do canal parabéns pelo conteúdo uma pergunta, por que existem tantas linguagens de programação e para quê elas servem?, Desde já agradeço. ( 1 Likes).

  • Programação Dinâmica: Valeu! A Vivi, do canal Peixe Babel, fez um vídeo respondendo a sua pergunta, recomendo: https://youtu.be/1-wfLZYJhsc

    Se continuar com dúvida, pode perguntar pra gente ;) ( 1 Likes).

Digital designer: Um grande investimento para a vida, nos tempos atuais é, para quem tiver tempo, vontade e disciplina, aprender programação..

Fernando J Santos: Cara, você é sensacional em suas análises e exemplificação. Parabéns mesmo pelo trabalho..

Bruno Davis: ótimas dicas mano, muito obrigado. Vou começar o curso de engenharia de computação e já estou estudando C frequentemente. ( 1 Likes).

Lucca Cunha: Tu é muito brabo Hallison, vou iniciar física bacharel agora na UnB, vc e a kizzy são inspiradores. Espero um dia alcançar seu nível, quero seguir área de pesquisa em física estatística ( 6 Likes).

  • Programação Dinâmica: Muito obrigado! Espero que você alcance um “nível” maior que o nosso! ( 1 Likes).
  • João Rodrigues Jota: Passou pelo vestibular? Vou iniciar agora na UnB também, bacharelado em matemática ( 1 Likes).
  • Lucca Cunha: @João Rodrigues Jota sim, pelo vestibular tradicional, parabéns mano, vamos nos ver pelo campus kkkkkk.
  • João Rodrigues Jota: @Lucca Cunha kkkkkk parabens pra ti tbm man.

Jadson Silva: Muito bom esse tipo de conteúdo! Obrigado por trazer essa discussão para o canal. ( 1 Likes).

Marco: Meu amigo, acabei de conhecer o canal de vocês e só tenho uma coisa a falar: Parabéns!! Vocês são fodas demais, muito obrigado pelo conteúdo de vocês!.

Manuela silva: Meu esposo é engenheiro nessa área e tem que estar sempre atualizado , parabéns.

GatherinG: Caraca, parabéns pela dedicação e disciplina !!!! Travo uma guerra contra essas palavras!!.

Victor Pinas Arnault: Eu estou estudando Java pela documentação da Oracle, transcrevendo cada item. Sério. Não existe caminho fácil para aprender a programar. Há quem aprenda a programar o básico em apenas 5 meses, mas levas anos para atingir a maestria. Identificar erros e saber corrigir..

SeaKalm: Que vídeo incrível, vou levar pra vida!.

Eduardo Santana: Parabéns pelo belo trabalho que faz. Sou professor de matemática e física e quero aplicar a programação nas minhas aulas mas queria saber por onde eu posso começar a estudar programação. Obrigado ( 2 Likes).

  • Programação Dinâmica: Obrigado, Eduardo! Se você nunca viu programação, nós temos alguns materiais que podem ajudar:
    1. Curso gratuito de lógica de programação em Python; ver descrição deste vídeo: https://youtu.be/l7lIPXij85I
    2. Playlist de Introdução ao Python aqui do canal: https://youtube.com/playlist?list=PL5TJqBvpXQv6AEfVymby32MinHdxZA-8J
    3. Curso (pago) Python do Jeito Certo: https://vai.pgdinamica.com/pjc-pnp

    Eu já fiz uns conteúdos de matemática com programação em lives no ano passado. Os vídeos são exclusivos pra membros Espresso e superior, mas o resumo e o código produzidos estão abertos no site https://matematica.pgdinamica.com . Neste projeto, eu usei a linguagem de programação Julia (https://youtu.be/Tj0CUAyxjck) e recomendo ela para projetos de ensino de matemática, porque "matemática se escreve como matemática" nela. Uma inspiração de materiais gratuitos (em inglês) que recomendo é este curso do MIT: https://computationalthinking.mit.edu/Spring21/ ( 2 Likes).

Marcelo Lopes: Parabéns ao nosso amigo do video bem didático e comunicativo abraços.

Guhan Mandarim: Eu comecei a ver o vídeo achando que seria um parecido com o meu "como eu aprendi mandarim", mas vou ter que tirar o chapéu, foi além. Curti muito as dicas e acendeu minha vontade de voltar a estudar programação. ( 1 Likes).

lectorem queer: Me inscrevi na hora, super conciso e prático. Obrigado por ter disponibilizado esse vídeo!.

vapo.: Caí de paraquedas nesse vídeo, mas já posso dizer que foi o melhor que assisti esse ano. Sucesso! ( 6 Likes).

Rodrigo Fernandes Da Costa: Hallison muito interessante o vídeo, inclusive me identifico demais com a metodologia descrita durante o vídeo. Fiquei apenas precisando de uma ajuda sua, que é o link da plataforma que você encontrou de exercícios, se puder compartilhar o link aqui conosco, será de grande valia. Obrigado cara, abraços!.

Financial Risk Academy: Muito bom, parabéns!.

joao pedro costa lima: Fala, Hallison! Video irado e me ajudou bastante, cara. Muito obrigado! PS: Lança video das suas dicas capilares que seu cabelo tá irado e to deixando o meu crescer pra ficar assim hahahaha abração <3 ( 3 Likes).

  • Programação Dinâmica: Pô, nem faço nada demais... acho que a dica mestre é cortar de vez em quando, aparar as pontas, sabe? Passei 6 anos sem cortar, depois que cortei, senti que melhorou. ( 1 Likes).

Wadarell XD: Vc é um monstro amigo, se é que me permite, não só pela sua persistência no estudo e inteligência como pela humildade ao passar toda essa sabedoria..

LUIZ FELIPE DE SOUZA DIAS: Muito bom cara, obrigado pelo video!.

FS12: Vai ganhar um like já na apresentação meu irmão... Parabéns!!!.

Elton M. T.: Concordo com tudo meu jovem! Parabéns pelo conteúdo do canal!.

Lhuann Cordeiro: Excelente vídeo. Parabéns Conseguiu vender muito bem o curso da ALURA mesclando com o tema do vídeo..

Daniel Silva: Pelo seu currículo já dá para perceber que há um componente genético. Não se trata apenas de um mero resultado de esforço. Mas, tudo bem, dicas de como praticar o estudo são sempre válidas..

Ednardo Sousa: Parabéns pelo conteúdo do vídeo!!.

Carolina Lima: Cheguei aqui de pára-quedas e amei o conteúdo! Já ganhou uma inscrita :).

Sebastiao Rodrigo: Muito bom, amigo !.

Caio Ladeirad: é incrível em como ele é certeiro nas palavras e na ideia independente da complexidade ( 1 Likes).

Víctor Steiner: "É possível. Sou curioso e para além disso tenho um senso de descoberta. Um processo de tentar realizar idéias antes de buscar respostas prontas. Base. Resolução de problemas antes de escrever código com as instruções para um computador te ajudar a resolver o problema.Construção da autonomia. Autodidata como responsável por meu próprio aprendizado." Cara muito legal o seu video me identifiquei muito! ( 2 Likes).

V Tech Moz: Obrigado pela partilha da experiência, vou rever os meus métodos....

Tomas Herculano: Minha trajetória de 2010 a 2022 - Portugol > Pascal > C > JAVA > Python > Golang ( 1 Likes).

levxyca: Obrigada por esse vídeo, sério!.

Lucas Santos: Rapaz você me inspirou. Obrigado .

Cariocaaaa: Otimas dicas e nao foram genéricas, obrigado pelo vídeo, grande abraço.

John Costa: Eu sou assim na vida eu gosto de mudar, alterar padrões, para ver o resultado isso me custa muitos erros e acertos mas na vida não se pode errar muito, mas na programação serve para fixar melhor liguagens..

Y: Muito bom esse canal. Estou estudando C++ no curso !.

Diego Emmanuel: Gostaria muito de começar a estudar programação. Você teria ou poderia sugerir algum roadmap dos fundamentos da programação antes de adentrar na linguagem propriamente dita? Grato..

Matéria Escura: Pode me responder novamente uma pergunta que te fiz mais perdi o comentário. Como faço para criar um LinkedIn com foco em auxiliar administrativa e adicionar meus conhecimento em front-end, da forma correta. Poderia me dar dicas?!.

Alexandre do Rego Oliveira Oliveira: Parceiro, Tu, é muito inteligente MESMOOOOO, PARABÉNS, Zika demais..

Carlos Shimabuku: Trabalho na área há algumas décadas, desenvolvendo e dando aulas de programaçãoe e foram poucas as vezes que me deparei com alguém dotado de excelente conteúdo como o seu e com tal facilidade e clareza em se expressar. Parabéns meu jovem. Que seu caminho seja repleto de merecido sucesso..

Allan Alvarenga: Eu preciso aprender React devido ao trabalho, mas ainda estou me desenvolvendo em Javascript. A pressão para aprender rápido, mesmo que venha de nós mesmos acaba gerando a frustração. Tentei aprender todos os conceitos antes mas acaba sendo cansativo, minha ideia agora é ir aprendendo por demanda, através de pequenos projetos pra ver se funciona. Muito bom o vídeo! ( 3 Likes).

  • Thiago Felipe: Se precisar de ajuda com React é só avisar. ( 2 Likes).
  • Programação Dinâmica: "Tentei aprender todos os conceitos antes". Tem como aprender "todos"/tudo em algum momento? Eu diria que não. Você tem que aprender constantemente, se há pressa por conta da demanda, revise um pouco das bases paralelamente.

    O ganho vem quando se aprende mesmo, quando você entende e assimila aquilo no tu repertório. O mercado pressiona por "aprender" rápido, sem sequer se importar se você entendeu desde que esteja aplicando - tal como um robô. No fim, se pudesse te substituir por um robô, o mercado faria e se você se concentrar apenas em aprender como um robô para atender o mercado, não vai evoluir como pessoa e logo mais corre o risco real de ser substituído. ( 5 Likes).
  • Allan Alvarenga: @Programação Dinâmica Concordo, não quero ser um repetidor de código. Mas Preciso pagar as contas, então estudar paralelamente é o ideal mesmo..
  • Allan Alvarenga: @Thiago Felipe Muito obrigado!.

Vitor França: Po, gênio não, até pq isso iria desmerecer seu esforço. Mas que é um sábio, é sim. Você e a Kizzy fazem o meu canal preferido. Toda vez saio do vídeo me sentindo recompensado em ter parado uns minutos para escutar vocês. Obrigado! ( 1 Likes).

LelePG: A verdade é que não tem coisa fácil na programação, mas as coisas podem vir a se tornar fáceis de acordo com como tu vai encarar aquele problema e se esforçar pra entendê-lo. É um aprendizado contínuo, inclusive o processo de aprender a melhor maneira de encarar um problema também é um aprendizado contínuo. Eu sinto que a maneira como Halisson descreveu as fases do aprendizado no vídeo são exatamente as fases pelas quais eu passei desde o meu primeiro contato com programação em 2018 quando entrei na faculdade até hoje (2022), e sem dúvida a coisa que mais me ajudou a aprender foi fazer projetos pessoais tentando incluir as coisas que eu estava estudando. Consegui fazer algumas coisas bem legais e aplicar diversos conceitos, além é claro de ter que me virar pra encontrar a solução de problemas que eu tinha ou a forma de fazer algo da maneira que eu queria. E meus parabéns pelo vídeo! Ficou maravilhoso, ainda mais considerando que esta é uma das conversas que todo mundo deveria ter antes de entrar na área de programação..

Eliakim Simões: To começando agora, comecei esse mês, muito obrigado pelas dicas.

Lucas Furtado: Questão de disciplina e consistência pra estudar. Esse é o grande segredo. Não é qualquer um que consegue vencer o próprio cérebro viciado em dopamina...

  • Programação Dinâmica: Exato. A gente precisa aumentar o limiar de percepção de forço e com o tempo o difícil vai ficando mais fácil..

Chaorizador: Eu ja tinha desistido de tentar aprender, mas depois de ver esse vídeo, vou dar mais uma chance..

Grangeiro: Obrigado, velho. E parabéns!.

Emanuel "Ruthusky" Angelo: O material que ele cita: https://www.caelum.com.br/apostila/apostila-java-orientacao-objetos.pdf ( 1 Likes).

Zak Souza: Muito bom! No meu caso a programação foi uma porta de entrada não apenas para o mundo das tecnologias, mas para o mundo do aprendizado geral. Meu primeiro contato foi quando eu tinha 14 anos, em uma língua chamada PAWN. Foi a coisa mais difícil e desafiadora que tentei fazer, mas consegui. Foi lá que entendi que tudo na vida depende de foco, consistência e o mais importante, imaginação. Se você conseguir alinhar bem isso e entender que tudo é uma oportunidade, você irá longe..

Netto Costa: Interessante seu conteúdo! na perspectiva que sou de uma área. Na contramão sou de humanas, porém acho interessante entender o processo da programação.️️️️️️️️️️️️️️️️️️️️️️️.

loading gameplays: cheguei agora no canal mesmo, tu é foda continua o role ai, obrigado.

Nallux: Muito bom! Como consigo a apostila sobre orientação a objeto que você mencionou?.

Marcelo Miranda: Parabéns pela sua didática e conteúdo relevante..

Karina Telles: Adorei. Muito bom..

Saulo xz: ótimo vídeo, eu adoraria ver um vídeo sobre seus livros.

Ariel & Puma: Hallisson, da umas dicas de como vc estuda cálculo por favor. Como vc fez pra ir bem em cálculo e passar no IME. Por favor revele para nós reles mortais que querem se esforçar pra ir melhor em cálculo ( 1 Likes).

  • Luiz Eufrázio Da Costa Moraes Pereira: Mano tu tem uma boa base de matemática ,cálculo nada mais é estudo aprofundado de funções, eu sei pq faço matemática e tinha dificuldade em cálculo pois tinha esquecido alguns assuntos do ensino médio. ( 1 Likes).

Tarciso Salvador: Excelente o vídeo. Passei para minha filha. Obrigado.

MiddleBAWS: Cara video excellente! Posso compartilhar aqui minha opiniao como Techlead de uma multinacional, os melhores programadores que conheci nao eram teoricos e sim praticos, era gente que nas horas vagas solucionava varios problemas tentando aplicar oque conheciam (automatizando, testa, criando coisas com programacao) entao para maioria das pessoas que estao comecando, desepredam essa crenca que programacao eh "ler" e "estudar a fundo". Programacao eh pratica! Igual aprender uma lingua nova como Ingles, frances, espanhol. Pratica > Estudo..

User Alpha 0: Fiz um programa em ruby q resolvia bhaskara quando tinha uns 16, só precisei saber um pouquinho de lógica de programação, mas só pesquisei oq eu precisava então num sei quase nada sobre ela msm sabendo q é importante... enfim, estudem q vale à pena e qualquer um consegue kakakak.

Daniel Redshief: Sua apresentação me assustou, e ao mesmo tempo me passou confiança. Queria ser como vc....

Ricardo Borges: Ola Hallison, antes de tudo parabéns pelo canal! Espetacular! Um serviço ao desenvolvimento do país. Tenho um filho de 12 anos, 6º ano do EFII. O incentivei a aprender scratch aos 9 anos com vídeos tutoriais do YouTube. Com o passar do tempo o desafiei a aprender Python. Ele aceitou e aprendeu o básico. Para “aferir” seu aprendizado tenho estimulado a realização de exercícios da OBI nível junior. Você teria outras dicas, recomendações para continuar estimulando e desenvolvendo a capacidade dele em programação? Fico com receio de não estar aproveitando o máximo de seu potencial. Forte abraço e sucesso PS: Ele gosta de matemática, então está fazendo POTI aos sábados.

Diogo Dias: como eu só descobri esse canal hoje? puta representatividade no ramo, obrigado <3.

Andrey Mariano: Parabens mestre. Fiz materiais no IME, turma 21.

Stefano: Tem uma tecla que fica batendo na minha mente, "a idade", tenho 45 anos e estou estudando JS, CSS e HTML... e falo de conhecimento de causa, a idade PESA!! Isso não quer dizer que eu não vá aprender, mas que é mais dificultoso, disso não tenham dúvidas!! ( 5 Likes).

  • Shanks: Pq vc sente que a idade te atrapalha tanto assim?.
  • Stefano: @Shanks A vida corrida, cansaço de um dia corrido de trabalho, não ter tempo pra estudar como eu teria se tivesse 15, 16, 17 anos... assimilar e entender o que cada "script" faz, (será que só eu tenho essa dificuldade depois dos 40?). Não ponho culpa em ninguém, só acho que romantizam muito dizendo que é fácil e que em 6 meses qualquer um aprende a codar... entende o meu ponto de vista?.
  • Shanks: @Stefano Entendo sim, eu tenho 18 anos, estudo e trabalho e já sinto essa falta de tempo. Penso que quando acabar meu contrato da empresa é melhor eu dar um tempo e correr atrás disso aí, antes que seja tarde demais. Espero que vc consiga no seu tempo, amigo....
  • Stefano: @Shanks tá aí, aproveita sua juventude e dedique-se o máximo que você puder, pq o tempo vai passar você querendo ou não, e desejo que lá na frente você não seja como eu, que olhe pra trás e perceba que pegou caminhos que não levam a lugar algum, apenas trabalhar e pagar contas! E a vida é muito mais que isso!!! não sou depressivo, não viu!!! Kkkk kkkkkk. É só uma reflexão!!.

Julio Cezar Canezin: meus professores da faculdade fizeram computação ser dificil!.

Chess Perito: é possível aprender a programar treinando( a pratica) em máquinas virtuais?.

Talitha Casella: Essa apostila de orientação a objeto é muito boa haha usei ela também.

Campbell Kush: o que acha de organizar uma rotina com estudos dos 3 primeiros anos de matematica do ensino medio e, alem disso, estudar programação?.

D1m111try: 80% do que sei de programação atualmente é tudo por causa da comunidade, videos no youtube, tutoriais, playlists, foruns e etc. Não aprende uma linguagem quem não que, por que poder todo mundo pode..

Danilo Guedes: conteúdo top... obrigado!!.

Estatística Cientistas Sociais: Aprendam muito bem algoritmia e estrutura de dados e lógica matemática. O resto flui..

Mateus · 水: A dicção dele é muito boa, mano. ( 2 Likes).

Luana Ferreira: Faço ADS faz pouco tempo, as matérias ainda são da base, tem muita matemática antes da programação, pensamento lógico. Tenho notado q ajuda muito ter essa base pq quando vou assistir uma aula q não tenha muita base fico perdida e tenho q voltar passos pra trás..

Alvaro Silva: Conhecimento e tipo juros compostos, tu aprende e depois aprende mais e assim só vai aumentando e no fim sua capacidade de realizar trabalho só aumenta como os juros faz com o capital..

sɐuoɾ: Tenho 17 anos, esse ano faço 18 e concluo o ensino médio (estudo integral). Meu maior medo é não ser bom o suficiente pro mercado de trabalho (devido a alta competitividade), ainda mais que programação eu estudo mais por hobby nos fins de semana por falta de tempo. Além disso, ainda tem a pressão de não passar em um vestibular. Então sempre acho que meus conhecimentos estão sempre muito abaixo do que vão ser cobrados de mim e não isso me trava de um jeito que não consigo explicar. Alguém consegue me dar uma luz? ( 1 Likes).

Wallacê Souza: Qual o seu Instagram. Vejo muitos profissionais na área sabendo muito pouco. Para mim falta JavaScript..

Mateus Leon: Eu gostei muito do vídeo, suas exposições, e acredito que muita gente também. Agora, é interessante a necessidade de utilizar um título nos moldes clickbait. Penso em alguns motivos e, dentre um deles, a dimensão do que é estudar programação, pelo mesmo motivo que comentou aos 5:48. A falta de base não nos permite um bom impulso. Por isso, lhe pergunto: como estudar matemática corretamente? Sem conhecer os conceitos de maneira fechada, mas sim correlação entre eles e suas estruturas. Os porquês que consistem a matemática. Novo inscrito, muito obrigado!.

Nov7: Olá, alguém sabe me dizer se o aplicativo Grasshopper é uma boa opção para aprender Java para quem não possui PC? Aliás, Ótimo vídeoooo! ( 2 Likes).

  • Chrys: É um ótimo começo se você não tem base alguma (seu primeiro contato com a programação). Boa sorte na caminhada. ( 3 Likes).
  • Nov7: @Chrys Opa, é exatamente esse meu caso hehe. Vou usa-lo então, boa sorte em sua caminhada também. ( 1 Likes).
  • Guitarra e Timbre, Professor Marcos Antonio: @Nov7 A Khan academy tem vários exercícios, ajuda a praticar, sou iniciante também ( 1 Likes).

Lucas Santos: 9:29 mano estou estudando a mesma apostila. ( 1 Likes).

Eduardo Ribeiro: Na sua opinião, por que existe tanta linguagem de programação hoje? Sendo Java Script e App Script tem um código muito parecido..

Caio Vinicius Teixeira Francisco: Caraca, tu é meu exemplo! Estou na caminhada!.

Douglas Medeiros de Moraes: O Cara é brilhante!.

Th: Mãoooo você é a minha inspiração...

Jonathan Suter: cara kkkkkk, essa apostila da caelum também peguei no meu segundo período da faculdade. Me deu uma boa base de estudo na época e até hoje é boa aquela apostila. Hj tem uma semelhante de C#..

FRANCISCO JOAN GONÇALVES PONTES: Olá, quero trabalhar com processamento de imagem. Estou na dúvida entre ciência de dados e engenharia da computação. Qual desses você indica?.

  • Programação Dinâmica: Com qualquer um dos dois, você vai poder trabalhar com processamento de imagens, não dá pra indicar um baseado só nesse critério. Eu fiz engenharia de computação e trabalho com processamento de imagens, tá cheio de vídeo aqui no canal sobre o assunto.

    Sem contar que o lugar onde você vai estudar pode impactar muito mais; tipo, entre fazer ciência de dados em uma uniesquina e fazer engenharia elétrica no IME (pois é, nem tô falando de computação), eu ficaria com o IME, mas talvez você ficasse com a uniesquina, não sei quais são os critérios relevantes pra ti. Recomendo: https://youtu.be/ULc-XMrJdgE?t=353.
  • FRANCISCO JOAN GONÇALVES PONTES: Cara, sou pós graduando em química na USP, mas gostaria trazer a computação pra química. Fiz 3 anos de ciência da computação na estadual, mas cheguei a terminar, aí tava pensando em fazer algum curso nessa área na univesp (você conhece?).
  • FRANCISCO JOAN GONÇALVES PONTES: Não cheguei a terminar*.

Hilton Reis: Que vídeo cara!!.

Douglas Medeiros de Moraes: Tenho 50 anos e ainda sonho em passar na PF, enquanto esse jovem já foi capaz de passar em um VESTIBULAR de elite, uma coisa monstruosa, e fazer um curso dificílimo. Fiquei até com vergonha, me sentindo um besta, mas serviu de estímulo para ser capaz de aprender português, contabilidade, estatística e outros disciplinas que estão por vir no próximo concurso em 2024 ou 2025. Valeu pelas explicações, isso me estimulou muito. ( 1 Likes).

Thiago Souza: Vale a pena fazer engenharia da computação EAD ?.

Marcos: Estou na casa dos 40 e quero fazer uma graduação da área de TI. Qual escolher? Analise e desenvolvimento de sistemas ou Ciência da computação? ( 1 Likes).

  • Alyson Santos: CC é mais complicado.
  • Anderson Henrique: A área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas além de ser mais curta, é mais prática do que teoria..

Rodolfo Ricardo: Excelente!.

christoffer santos: Só de você estudar obj-c vc é sim um gênio. Essa linguagem foi criada pelo the-monio para causar dor e frustraçào kkkkk.

Israel Filho: O senso de descoberta faaaaaaaazzzzzz diferençaaaaaaa demaaaaaaaiiiiiiissdssss!!!!!! ( 4 Likes).

Sergio José Gomes: Apesar da sua dica sobre os padrões de projeto, eu, particularmente, recomendaria o livro Clean Code ou pelo menos que a pessoa estudasse seus conceitos mesmo sendo iniciante. Claro que nem tudo ali vai fazer sentido para um iniciante, mas o que eu aprendi nesse livro, como iniciante, me ajudou bastante a evoluir, por isso, eu ainda o recomendaria para um iniciante. Principalmente porque a gente assiste um monte de tutorial em que os caras nomeiam as variáveis e funções, mas não pensa no porquê e quando vai criar os próprios programas, começa a criar variáveis de uma letra, funções não semânticas para, depois de 200 linhas de código, ficar mais perdido do que cego em tiroteio, sem entender o próprio código que dirá o erro que está acontecendo com seu programa. ( 1 Likes).

  • Programação Dinâmica: Um erro frequente no processo de aprendizado de qualquer coisa, não só programação, é "tentar aprender tudo ao mesmo tempo". Por exemplo, se você for aprender um novo idioma com um alfabeto diferente, tipo japonês, e focar em ler e escrever os símbolos ao mesmo tempo, terá muito mais dificuldade de avançar do que se aprender a ler (reconhecer) os símbolos e, no futuro, quando estiver mais familiarizado com o idioma, aprender a escrevê-los.

    No primeiro contato com programação, a maioria das pessoas tem que se acostumar a uma nova forma de pensar, a expressar instruções de maneira não ambígua, diferentemente da comunicação humana habitual. Aprender isso bem tem um impacto gigantesco em tudo que será feito depois. "criar os próprios programas" com "variáveis de uma letra, funções não semânticas" e "ficar mais perdido do que cego em tiroteio" faz parte do processo e, naturalmente, um ser pensante vai entender depois dessa experiência que seu processo pode ser melhor - e neste momento vai aproveitar muito mais coisas como "Clean Code". Pra quem não chegou no ponto de construir ou dar manutenção em grandes sistemas, não entender o "erro que está acontecendo com seu programa" tem mais relação com um processo de pensamento computacional mal feito e falta de prática com pequenos problemas, do que com organização e boas práticas..
  • Sergio José Gomes: @Programação Dinâmica é verdade. Faz todo o sentido. Acho que essa questão que você colocou sobre o pensamento computacional pode ter sido, realmente, a minha maior barreira no início e parando para pensar, por melhores que sejam os livros lidos e as dicas adquiridas, o pensamento computacional só vai se desenvolver o máximo e da melhor forma possível com a prática mesmo. Não tem como se desenvolver em programação sem as experiências práticas. Isso é inegável..

Tchézery: Até na hora de dizer que não é um gênio o cara provou que é um gênio.

William Canin: Eu sou da turma dos contra que diz que não precisa fazer curso superior, sim, precisa...então já começa por ai. Ainda vivemos em um sistema de contratação no mercado, que exige por uma graduação superior na área de tecnologia. Depois que concluir (ou ainda no decorrer da formação), pode usar outros métodos para complementar o aprendizado. Não digo que é impossível entrar no mercado sem graduação superior de uma academia, mas que é mais dificil isso é..

Wesley Pimentel: Se o cara é do IME o QI dele já é elevadíssimo, tem gente que pensa que se aplicar as mesmas técnicas terá o mesmo resultado, eu ainda vou ver o vídeo só por graça mesmo, se eu conseguir estudar com 30% da capacidade de que o um cara desse nível já é alguma coisa haha.

Projesusreina: nao sei nada de programacao, mas amo estudar "sozinho", mas as vezes me vejo questionando e mudando a linha dos codigos mas derrepente da erro e nao sei resolver, ai fico bravo, ai insisto e vou em outros materiais e ai vai minha luta , (python) ( 1 Likes).

Ychgwgdg y mwjsjnwi: Tenho 15 anos, tenho mais interesse na area de hardware e eu nao queria estudar software, eu agora vou devorar software e so vou paar de pesquisar mais sobre quando eu morrer kkkkkk seu video me motivou antes eu tinha preguiça de pesquisar sobre software valeu mano sucesso pra ti.

Daniel Oliveira: sai de eng da computação para ciências da computação mas é um curso interessante..

Sal: Aquela apostila também foi minha porta de entrada para o Java..

hyewonn: Vídeo excelente! Muito obrigado ️ Jesus te ama e ele está voltando ️.

Sophia Ramos: Eu sinto muita dificuldade em ter foco... Não sei se tenho TDAH ou algum transtorno, ou se talvez programação não seja pra mim (a distração enquanto manifestação de desinteresse), mas não consigo não adorar o trabalho que vocês fazem!.

  • Programação Dinâmica: Quanto ao TDAH ou outra forma de transtorno, o máximo que podemos fazer é recomendar que procure ajuda médica para investigar se há, realmente, alguma coisa que precise ser tratada com atenção e acompanhamento de profissionais.

    Quanto à motivação, recomendamos o vídeo da Kizzy: "Achava que programação não era pra mim": https://youtu.be/JuTWrj_fc6w

    Caso não haja uma condição médica envolvida, o foco pode ser treinado aos poucos, comprometendo-se a realizar a tarefa desejada de forma bem modesta (talvez 20 min num dia) e incrementando o comprometimento com o tempo. ( 1 Likes).

Carlo Guerra: As vezes, o aprendizado varia conforme o tempo de cada um. Eu precisei de 10 anos para aprender a resolver problemas. Agora é que estou aprendendo programação..

Matheus Humberto Santos Leite Hipólito: Quem domina o conhecimento, faz a sua mudança social, econômica, financeira, status, intelectual, networking. O futuro..

R L: Curtida nº 500 super merecida quando deveriam ser mais de 1000..

x: Comentario nada a ver com o assunto, mas tu fala muito bem mano. Congrats Otima dicção. ( 1 Likes).

jean jagnow: Eu por dois anos estudei todos os dias incessantemente, durante a madrugada, diversos assuntos e tecnologias. Tive diversos sintomas de Burnout, e problemas pessoais devido ao não medir meu tempo investido nisso..

Jhol H: Eu comecei em 2008, hoje sou pós graduado em Engenheiro de Software, já passei por 15 linguagens diferentes, parei nessa pós justamente por não ter mais saco de continuar, pois desde a faculdade, eu já cheguei com entendimento avançado, mas teve uma coisa que me dispertou, eu notei que para cada assunto que eu deveria aprender, seja ele de programação ou não, primeiro eu deveria fazer aquele assunto se tornar importante. Então meu segredo hoje continua sendo o mesmo, eu faço do assunto algo importante que vai somar na minha experiência e estudo a fundo. Todos os meus estagiários passaram e passam por um período de estudos comigo e durante esse período eu vou analisando o esforço e ritmo de cada um, já vi pessoas muito "verdes" que mal sabia escrever um código, se preocupando com clean code, e outros se preocupando mais com as ferramentas usadas, enfim. Vídeo ótimo, passei para os meus alunos, espero que abra mais a mente deles, precisamos de mais programadores! ( 1 Likes).

  • Tatiana Almeida: Estou começando estudando lógica de programação, tem coisas que é tão difíceis, mas não vou desistir, quero muito seguir essa área, quero primeiro ter uma noção sobre ads, pra depois entrar na facul.. ( 1 Likes).
  • Jhol H: @Tatiana Almeida exercite sua lógica diariamente, use lógica em tudo que você faz, com o tempo vai começar a programar e resolver problemas só de cabeça, rs. Boa sorte! ( 1 Likes).

Adriano: Excelente explicação sobre os métodos de aprender só faltou dizer que php é linguagem mais fácil para quem não sabe nada de programação e quer criar ao menos um cadastro de cliente..

lais barbosa: "E por esses motivos todo mundo acha q eu sou um gênio" Obs: Ele é um genio.

Roberta Carina Rodrigues: quero saber sobre orientação a objetos! até pq tou tendo que estudar programação orientado a agentes, já ouviu falar?.

MEC-AM: Actualmente existe Sublime, VSC, Júpiter, etc...mas para iniciantes não era melhor usar um simples editor de texto para ajudar a fixar o código ? Obrigada..

  • Programação Dinâmica: Pra “fixar o código”, o melhor a de fazer é escrever mais código, resolver vários exercícios etc. Não acho que a escolha da ferramenta tem muito impacto nisso. O problema que vejo em IDEs ou editores muito configurados, no começo, é a pessoa achar que só dá pra programar naquele programa ou acreditar que a ferramenta de escrita é a responsável pela execução do código, o que não são verdades. ( 1 Likes).
  • MEC-AM: @Programação Dinâmica obrigada :).

Ramon Freitas: Cai de paraquedas aquí , e curto MT programação.

José 🤓: Eu quero estudar Eng. da computação pela UNINTER, será que a grade curricular fornece conhecimento o suficiente para aprender a programar?.

lucas ferreira: Eu sempre quis entender a relação da matemática com a programação. Eu entendo a parte da lógica, mas como isso está atrelado a pessoas que desenvolvem pra Web?.

  • George Lucas: Se vc aprende matemática e pratica se desenvolve intelectualmente. Além disso, vc será apto a resolver problemas que é o que n falta no desenvolvimento web. Sou engenheiro, pratiquei e pratico muito matematica e fisica, e tb estudo desenvolvimento web e os problemas que chegam são resolvidos ou com o nível de desenvolvimento adquirido ou com a persistencia que essas duas disciplinas exige da pessoa.

Marcos Vivas: virei seu fã!.

A C: Caí de paraquedas no canal e nessa semana eu comecei a estudar javascript, Seu vídeo me deu um norte de como devo orientar meus estudos, +1 inscrita! ( 1 Likes).

  • Shanks: Se vc é programador iniciante tenta começar pelo python, é a linguagem mais fácil e simples de se aprender, depois que aprende python as linguagens difíceis ficam fáceis. ( 1 Likes).
  • A C: @Shanks fiquei mesmo na dúvida em qual dessas duas começar, alguns me indicaram python outros javascript, e deram uma explicação técnica dizendo que o javascript era mais simples e fácil pra iniciantes do que o python... Talvez porque eles começaram a programar justamente com javascript ( 1 Likes).
  • Shanks: @A C O python é muito mais fácil, pois os códigos são mais curtos... um comando que leva 7 códigos no Java, no python dá pra fazer em 3 códigos, fora que não precisa de ponto e vírgula no final, suas sintaxes são mais simples... o python é o melhor pra começar.
  • A C: @Shanks vou dar uma pesquisada, obg .

1berto_o: Faço engenharia de software na Estácio, já estou no 5 semestre mas sinto que não aprendi muito, estou fazendo na Estácio EAD, sinto que quando estou pegando a linguagem eles vão lá e muda, teve uma matéria q usavam c++ já tava me acostumando aí mudaram para Java, e agora está em c, no final eu não aprendi nenhuma por completo... se poder me dá umas dicas do que fazer para melhorar, em qual linguagem focar? A alura é vitalícia? Depois de pago posso usá-la para sempre? ( 2 Likes).

  • Nicole Raissa: Alura não é vitalícia, te da acesso por 1 ano.
  • TioGu: Mano, a escola só te ensina a base, vc que vai escolher a linguagem que vc vai se aprofundar..
  • Cláudia normal: Tô fazendo Ead na Estácio também, e estudo muito mais por fora. Se tu ficar só no que a faculdade te passa vai sentir muito mais dificuldade pra absorver as matérias.
    Algo que me ajuda enquanto estou trabalhando, é assistir/ouvir vídeos sobre os assuntos do dia de cada aula/tema. Não tenho muito dinheiro para livros, então basicamente tudo que estudo por fora da faculdade, está na internet. ( 1 Likes).
  • Programação Dinâmica: Pra você focar em uma linguagem e aprender mais sobre ela, você precisa de um objetivo, precisa saber o que você quer fazer. Tente pensar em algum projeto relacionado a algo que te motiva, pesquise sobre as linguagens mais usadas pela comunidade que atua nesta área e passe um tempo tentando concretizar este projeto na linguagem escolhida. Você vai aprender muito durante o processo.

    Quanto à Alura, a assinatura é anual..

Chess Perito: já q vc 'não é' genial na inteligência, então vc é um gênio da persistência? ah, essa obrigação social que colocam em todos de ser humilde. heheee.

Yasmin Kelly: vc é estudioso, inteligente e bonito além dessa dicção de milhões quero ser como vc qnd crescer (eu falando isso tendo 20 anos).

Luiz felipe: Alguém formado em eng. Da computação pode me falar com oq quem forma em computação trabalha tipo quais áreas de trabalho pliz.

Analista dos Comentarios: por causa do video, vou estudar python orientado a objetos da caelum.

Bigment: Obrigado youtube por me recomendar este vídeo.

Samuel Arao: Já acho que você tem cara de jovem, cortou cabelo, foi para quase 16 anos. Isso sim que é envelhecer bem.

Gustavo Viana: Seria massa um curso de Julia lá na Alura ministrado por vc..

juniorsx: Mudou minha visão de vida...

Valú Schneider: Vocês são muito fodas!.

Douglas Moura: Conheci canal agora e ja me inscrevi ( 1 Likes).

Lucas Acelino: Hallison, eu vim de um ensino médio não tão bom... E na faculdade sinto bastante dificuldade em matérias como lógica de programação/algoritmo e estrutura de dados. É ruim vc se sente incapacitado de aprender algo por não ter uma boa base escolar..

Carlos Pivotto: O longo prazo é a força mais poderosa da natureza..

Fá L.: Pelo exposto, ficou claro por que há tantas vagas na área de TI e 13,7% de desempregados. Esse é o preço da falta de investimentos em educação e dessa cultura do apadrinhamento. Só se esforça nesse país quem não conhece as "pessoas certas"..

Henri Balthazar: Minha Uni tá passando JAVA e eu to usando python por conta do trabalho. Tá tenso demais.

Trocentas Toneladas: obrigado pelo vídeo.

Diogo Carvalho: Brabo, parabéns cara.

Elias Mendes: Super negligenciei estruturas de dado 1 e 2. Agora fazendo estrutura de fados 3 vejo que fiz cagada kkkkk..

  • Programação Dinâmica: Falei mais sobre o estudo de algoritmos e estruturas de dados aqui: https://youtu.be/SqBgnMgFQTU

    Bons estudos! ( 1 Likes).

yuri g0n: Fantástico.

Caio Lahud: Estou estudando Delphi e C# por causa da empresa onde trabalho. Pode dizer que seria similar ao estudo da linguagem C? Tenho feito alguns cursos no youtube e usado livros de programação. Mesmo sendo da equipe de manutenção, vejo que consigo desenvolver com mais tempo e sem aquela pressa da implementação. Também não sou nativamente da área de desenvolvimento, mas tenho conseguido me virar....

Renato Santos: Aprender orientação a objetos Kaeluh Java apostila Padrões de projetos Arquitetura de software.

Emanuel nNil: Para mim é sempre difícil saber, até onde eu sei e se é o suficiente..

  • Programação Dinâmica: Não existe resposta para esta pergunta "em abstrato". Ou você estabelece um parâmetro de comparação, um objetivo concreto que deseja alcançar, algo que deseja se tornar capaz de compreender... ou nunca será o suficiente. ( 1 Likes).
  • Emanuel nNil: @Programação Dinâmica respondido com excelência..

Will Is Myth: Boa noite, tudo bem? Comecei programar em 2004, na época não fazia curso nem faculdade e tampouco eu queria trabalhar com isso, eu queria apenas aprender. O começo foi engraçado, eu pesquisei na internet 'como se tornar um hacker', daí em um dos links alguém criou uma receita com 10 passos e o primeiro passo foi: aprenda programar, de preferência em C (daí fez todo aquele discurso sobre script kiddies e pessoas que pegam exploits prontos vs quem coda seu próprio exploit, etc..). Eu nunca me tornei hacker com aquela lista porque ainda estou no primeiro passo até hoje hahaha. Obviamente gostei de programação e abandonei a pretensão de ser hacker (pelo menos não no sentido dado pela mídia para o termo: invadir PC, criar vírus). O que me fazia estudar C, por que estudei Assembly? e mais, por que nunca aprendi Pascal muito bem e não gostava do Java, Visual Basic e Delphi? Porque eram linguagens fáceis, trazia tudo mastigadinho. O que me movia era realmente recriar a roda, eu já fiz um jogo (snake) em assembly, já fiz um tetris para ps2, engines 3D com directX puro, kernels, bootloaders, já tentei fazer um compilador pra C, etc.. Tudo que eu fazia era porque eu queria entender, implementar, criar. Sem essa vontade pelo aprendizado o cara vai tá lá estudando e reclamando, enquanto quem gosta de aprender prejudica até o próprio sono porque quer mais tempo pra estudar (não pra passar no vestibular, arrumar um emprego ou porque a faculdade cobra, mas por livre vontade). É isso... é igual quando a criança desmonta algum aparelho eletrônico, dizem que tem 'alma de engenheiro', pois programação é assim também. Se o cara ficar mexendo no computador e nunca se interessou por programação, mano.. desculpa dizer, mas programação vai ser sempre complicado pra essa pessoa... Tem que curtir, querer aprender, falar pros amiguinhos: vejam meu kernel feito em C. E tudo isso sem ficar pensando "oh, mas pra que fazer isso, já tem o Windows, o Linux". Mano... programar é uma arte, vc não deixará de pintar só porque já tem uma Mona Lisa, vc quer fazer SUA Mona Lisa, pois não? Isso é programação: vontade de criar, é arte. Não por acaso existe o movimento: https://en.wikipedia.org/wiki/Software_craftsmanship que enfatiza que bons softwares só podem ser escritos se o dev se tornar um artista e ter amor por sua obra: nunca foi pelo dinheiro. Tenho certeza que Richard Stallman, Bjarne Stroustrup, Linus Torlvalds, Dennis Richtie e muitos outros diriam a mesma coisa... Dessa forma, não adianta tentar falar pra alguém que quer aprender programar só pra entrar no mercado que ele irá aprender mais se tiver amor pelo estudo e censo de descoberta. Não é a praia do cara... e não sei se isso se desenvolve, talvez não....

Guilherme Alexandre: estudo pro ita/ime tambem hehe.

  • Programação Dinâmica: Sucesso nos estudos! Temos histórias aqui no canal para inspirar:
    1. https://youtu.be/7n5ZQMWkdQ8
    2. https://youtu.be/iuri3vpmpx4.

Matheus Sena: Todos os humanos deveriam ser autodidatas, a gente iria guerrear menos, iriamos ter mais conhecimento, gerar mais ciência e por consequência mais tecnologia.... infelizmente a escola é um desastre e a maioria das pessoas n se da conta de que tem esse poder. Muito triste..

Orlando Silva: O cara é brabo mermão..

Geissonara Junaica: Eu aprendi a estudar a pouco tempo 6 meses. De lá pra cá tenho me dedicado no meu curso de Ciências biológicas, porém conheci a área de tecnológica e quero migrar de área, vc acha que vale a pena fazer um curso de análise e desenvolvimento de sistemas EAD?.

Claudio Cezar: quero aprender, vamos ver se é facil..

Ayel Victor: Poxa mano mas quando vc falou oque tinha cursado e que tava doutorando eu realmente achei dificil ookapdskopasdk.

  • Programação Dinâmica: “Difícil ou fácil é uma medida do quanto aquilo tá distante de quem você é *agora*” .

João Luiz Silva Santos: Coloca uma música de fundo nos teus vídeos po. Vai ficar muito bom.

DreZitus: Fazer 4 anos de faculdade ou um curso na Internet? Sempre vejo pessoas falando que não precisa fazer faculdade pra ser progamador, mas sempre fico em duvida..

Dissecando: Baita vídeo!.

Jessica Rodrigues: to tentando aprender machine learning por conta do mestrado, mas confesso q é um desafio grande e direto fico sem rumo.

  • Programação Dinâmica: E talvez seja um desafio grande para quem você é hoje, mas pode ser um desafio adequado para quem você será depois de revisar alguma coisa que ainda não compreende bem. Ou talvez só te falte insistir mais mesmo e aceitar que o processo é este, não sei, pois não te conheço, só você pode fazer esse diagnóstico. Recomendo: https://youtu.be/0pR36PKRS3U.

Felipe: Ou seja estude, matemática elementar .

Daniel Silva: Cara, eu não pude perder a chance de elogiar o seu cabelo tá muito lindo.

kali flamel: Tomei um susto quando falou que terminou o ensino médio em 2009 kkkkkk.

Tattiana Salles: Hallison, desculpe perguntar, mas vc citou que fez o ensino médio na escola naval e depois graduação em engenharia no IME, ou seja, sua base educacional foi inteira composta por escolas militares? É isso?.

  • Programação Dinâmica: Eu fiz o ensino médio no Colégio Naval, Escola Naval é uma instituição de ensino superior (para onde eu iria se continuasse na Marinha). Sim, fiz graduação no IME e fui oficial do Exército. Sim, minha base educacional foi, em sua maior parte, em escolas militares..
  • Tattiana Salles: @Programação Dinâmica
    Entendi. Desculpe minha ignorância, não sabia que havia diferença entre a escola naval e o colégio naval. Grata por responder
    Vc acredita que o fato de ter estudado por tanto tempo em escolas militares alterou seu modo de estudo, disciplina ou jeito de estudar? Ou acredita que é algo muito pessoal, independente da formação?.

Eduardo Ramos: Eu aos 7 segundos: nossa, que monstro!! kkkkkkkkk.

Welker Ferreira: So novo aqui, por onde começar?.

Raul Rothschild: Detalhe galera! Ele fez isso tudo em 6 meses, e já saiu ganhando 5k como desenvolver Jr numa empresa unicórnio hein?? Kkkkkkkkkkkkkkkk ( 3 Likes).

Q: Da dinhero ?Como é o mercado de trabalho, atualmente to estudando C++.

Guinha Mesquita: Eu estou querendo começar estudar, pena que estou com 25 anos .

eder: vou começar a facul de engenharia de computação, mas não sei nada de programação e tô morrendo de medo kk.

Roberta Carina Rodrigues: que bom te encontrar.

Flavia Lucca: conteúdo excelenteeeeee e q homem lindo btw.

Lucas Gabriel: tô fazendo análise e desenvolvimento de sistemas. tô triste porque não lembro de quais nada que estudo kkkkk.

Yuri Larios: Opa cara tudo bem ? Minha esposa esta na Faculdade e esta tentando fazer um jogo no processing. E ela esta com dificuldade em certos aspctos voce poderia dar algumas dicas ? A gente conversa por email ou por aqui mesmo ? Obrigado.

Viqtor Sisan: CONFESSO!!! que nem me interesso por programação, só cliquei pq o cara é mto gato.

  • Programação Dinâmica: A mensagem do vídeo pode ser aproveitada por qualquer campo do conhecimento. Todo conhecimento está conectado. ( 1 Likes).

Aline Baruchi: Pessoas vão esquecer como escrever e falar Fonética Fonoaudiologia vai ser necessário.

Bianca Gomes: Não sei nada sobre computação, mas vc é muito fofo haha.

rodrigo nunes: Show.

Wallacê Souza: Uau tantos livros. Aceita um café e uma prosa sobre programação..

Edilson Pedro do Nascimento: Achei que você iria apresentar os livros, estou querendo me aprofundar em matemática mas tudo bem, ótima didática. ( 1 Likes).

  • Programação Dinâmica: Posso apresentar vários livros em outros vídeos, mas a mensagem deste continua sendo mais importante. Não adianta eu te dizer pra estudar Cálculo pelo Apostol, porque foi o que eu usei no IME, se você não tiver a base necessária para aprender com este material ( 1 Likes).

Rick Ferretti: Cara, vc parece o cris do todo mundo odeia o cris quando ele se veste na festa a fantasia, que a mãe dele arruma uma fantasia pra ele ir na festa com o gerome. ahushuas ( 2 Likes).

Jéssica Roberta: Lindeza!.

Victor Pinas Arnault: Lógica de programação não existe, o que realmente há é 'linguística de programação'..

Transforme Seu Corpo: Eu só vou comentar isso, pela sua postura de aprendizagem. Eu gostaria que fizessem o mesmo comigo. Não se diz: "As coisas que eu não estava habituado" E sim: "As coisas com as quais eu não estava habituado." Você não se habitua uma coisa, você se habitua à uma coisa. Todos os brasileiros erram essas coisas, eu como sou poliglota respeito bastante essas regrinhas que são mais importantes em outras línguas. Um abraço, adorei o conteúdo de verdade, não quis ser o chato, só quiser te ajudar a ser melhor do que você já é ️.

Hallison Filho: Quee? Em todos estes anos nesta indrustria vital, eu nunca tinha achado alguém com o nome escrito igual ao meu..

Jackson Ismael: Queria saber de um livro pra mim estuda sou iniciante..

  • Programação Dinâmica: Pense em Python: Pense Como um Cientista da Computação: https://amzn.to/3K4ofrB
    Existe versão gratuita disponível em inglês: https://runestone.academy/ns/books/published/thinkcspy/index.html.

Cleber Júnior: Alguns vão achar que eu sou louco e prefiro que achem msm. Pra mim, o que vier é lucro porque eu vou morrer msm.

Marcos Bastos: Cara, você tem LinkedIn ?.

Gabriella Reboucas: Assinatura expresso eu tenho direito a playlist julia?.

Perkson Lyma: as pessoas sempre buscam uma disculpa pra rebaixar o esforço dos outras para que elas se sintam melhor,, tipico de gente de mente pequena.

  • Programação Dinâmica: Acho que na maioria das vezes é sem maldade, é mais uma desculpa para si mesmo do que um desmerecimento do outro. Quando eu coloco alguém no lugar de gênio, posso me eximir de aprender algo sem pesar, pois somos diferentes, o outro consegue porque é gênio, como eu não o sou, não conseguiria mesmo. ( 1 Likes).

Aline Baruchi: Vão usar o método de professores de inglês Vou pra caligrafia.

John Doe: Yo quiero estudiar en IMPA, pero no me dejarán entrar a Brasil por las élites quieren que esté "pinchado".

Paulo Cesar: Ave maria deus me defenda um homem desse é o fraco.

Halisson Nascimento: meu xará.

Pensamentos impuros: vc parece ser phoda!!.

Factos curiosos: Se um dia eu morrer !!, talvez esteja próximo , talvez não , ou talvez não nunca irá chegar , de nada disso eu tenho certeza , mas da minha salvação pela graça de cristo eu declaro com certeza que sozinho não eu não vou , mas com JESUS lá já estou , mas e vc ?,Estamos preparados ?.

Michael Robert: 200..

Carlos Henrique: Copy e paste hj em dia.

𓂀P a c Kシ︎ 🇧🇷: Vc e bonito, parece com o Michel Jackson gostei da aula.

Caetano Dessupoio: Ó MEU COMENTARIO ALI MENÓ ( 1 Likes).

Jayllan Lopes: Chris.

ATENÇÃO: Os comentários não correspondem a opinião do proprietário deste site e foram extraídos de forma automática. Este artigo não possui fim comercial e tem por objetivo apenas o estudo da tecnologia Selenium. Caso algum comentário aqui presente seja abusivo ou fira alguma lei, favor nos informar para que possamos removê-lo o mais rápido possível.

aprender a programar
maio 29, 2022
0

Comentários

Menu

Pesquisar

Últimos Comentários

Fale Comigo