BPEL: O que é e como usar em processos de negócio com web services

BPEL é a sigla para Business Process Execution Language, uma linguagem padrão executável para especificar ações de processos de negócio com web services. BPEL surgiu da combinação e substituição das especificações IBM’s WebServices Flow Language (WSFL) e Microsoft’s XLANG, e foi padronizada pela OASIS.

Neste artigo, vamos explicar o que é BPEL, quais são os seus principais conceitos e como ela pode ser usada para criar soluções de negócio confiáveis e seguras com web services. Também vamos mostrar uma ferramenta muito utilizada para trabalhar com BPEL: o Oracle BPEL Process Manager.

O que é BPEL?

BPEL é uma linguagem baseada em XML que permite descrever a lógica de acoplamento e fluxo entre serviços web. BPEL pode ser expressa de maneira visual através de diversas ferramentas de edição, ou escrita diretamente em um editor de texto. Assim como web services, BPEL pode ser exposta como WSDL para que outros serviços possam utilizá-la.

BPEL oferece dois paradigmas de operação: coreografia ou orquestração. A coreografia consiste em um modelo descentralizado, onde cada serviço comunica diretamente com os outros serviços que depende, sem uma autoridade central. A orquestração consiste em um modelo centralizado, onde um serviço coordenador controla o fluxo e a troca de dados entre os serviços participantes.

A orquestração é o modo mais utilizado para implementar BPEL atualmente. Nesse caso, o serviço coordenador é chamado de processo BPEL, e ele define as atividades que devem ser executadas pelos serviços envolvidos no processo de negócio. As atividades podem ser básicas (como invocar um serviço, receber uma mensagem ou atribuir um valor) ou estruturadas (como sequência, escolha, repetição ou paralelismo).

Como funciona BPEL?

Para entender como o BPEL funciona, é importante saber que ele utiliza um conjunto de elementos e atributos para definir o fluxo de um processo de negócios. Esses elementos incluem atividades, fluxos de controle, variáveis, processos, serviços web e muitos outros.

Por meio desses elementos, o BPEL permite criar processos de negócios altamente automatizados e integrados, que podem ser executados em diferentes plataformas e sistemas. O BPEL também oferece suporte a padrões abertos de integração, como o SOAP (Simple Object Access Protocol) e o WSDL (Web Services Description Language).

Assim, o BPEL se torna uma ferramenta poderosa para empresas que desejam integrar seus sistemas e processos de negócios de forma eficiente e segura.

A Linguagem de Execução de Processos de Negócio (Business Process Execution Language – BPEL) desempenha um papel fundamental dentro da modelagem e execução dos processos de negócio em ferramentas e mecanismos.

 Um arquivo BPEL consiste de um arquivo XML semelhante a:

<?xml version=”1.0″?>
<process name=”changeAddress” …>
  <variables>
    <variable messageType=”” name=”“>
  </variables>
  <flow>
    <receive …/>
 <!- for this request (operation and input) –>
    <invoke …/>
 <!- call other service –>
    <assign …/>
 <!- map data –>
    <reply …/>
 <!- return data –>
  </flow>
</process>

Embora seja de boa leitura para humanos, ler e escrever arquivos BPEL manualmente é tedioso e sujeito a erros. Normalmente, deve-se usar uma ferramenta BPEL para modelar e executar um processo.

A idéia é possibilitar aos especialistas em negócios (e não aos especialistas em TI) modelar, modificar, monitorar e depurar os processos de negócio ou suas partes, arrastando e soltando atividades e estruturas de controle para o modelo gráfico em elaboração com auxílio da ferramenta BPEL escolhida.

Existe uma forte associação entre BPEL e Web Services, mas outras tecnologias podem ser utilizadas para compor serviços.

Além de BPEL há outros padrões de BPM, dentre os quais se inclui a BPMN (Notação de Modelagem de Processos de Negócio; Business Process Modeling Notation), mantido pela OMG (Object Management Group).

A figura abaixo fornece um panorama mais amplo a respeito dos padrões de BPM:

Resolução de Questões de Concursos Anteriores

TJ-PE – Técnico Judiciário – 2012 – FCC
Os elementos que compõem um processo BPEL são denominados atividades. A atividade utilizada para enviar uma resposta para uma fonte externa é conhecida como

a) sendMessage.
b) invoke.
c) assign.
d) go.
e) reply.

RESPOSTA: E

A atividade utilizada para enviar uma resposta para uma fonte externa é conhecida como “reply”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima