PHP vs NODE – na prática

Fala pessoal, sejam muito bem-vindos a mais um vídeo aqui canal. Depois de pesquisar bastante sobre esse assunto “bem polêmico”, resolvi fazer um vídeo com testes na prática sobre a velocidade do PHP em comparação ao NODEJS, espero que gostem!

Navegação
00:00 Introdução
00:40 Curiosidades
03:56 Testes na prática
12:17 Testes de CPU
14:51 Conclusão

▸ Meu Instagram
https://www.instagram.com/rodrigo_coding/

▸ GitHub
https://github.com/rodrigoKulb

▸ Discord do Canal
https://discord.gg/P3UNQ3E

▸ Website
http://rodrigo-kulb.com.br/

▸ 45% de desconto na Hospedagem HostGator
https://www.hostgator.com.br/38471-77-3-32.html

Source: Rodrigo Kulb

36 Comentários:

Vinicius Passos: Vídeo muito massa, com informações úteis e prática! Parabéns! ( 1 Likes).

José Ronaldo Kulb: Muito bom. Ainda fico com o tradicional PHP ( 4 Likes).

Henrique Mayer: Um teste interessante seria usar o Swoole no PHP, para testar de forma assíncrona também. ( 3 Likes).

marcos miguel: Olá deveria colocar o Python na comparação é qual versão do php foi utilizado obrigado Bom trabalho ( 2 Likes).

  • Rodrigo Kulb: Olá Marcos, verdade ótima sugestão quanto a versão do PHP foi a 7.2.

Bruno Lucas: Muito bom a forma de como faz seus vídeos Rodrigo.. alguém conhece grupo que eu possa membrar sou iniciante nesta área e pelo pouco que observei é imensamente admirável .. obg por quem puder ajudar ( 4 Likes).

Fernando Rangel: Boa Rodrigo, ficou show o video, deve ter dado um trabalhão kkk ( 2 Likes).

Rafael Kulb: Muito legal esse vídeo Ro. 🙂 ( 2 Likes).

Magno Moura: Ótima proposta do vídeo. ( 1 Likes).

Arthur Lehdermann: Faz de novo com php 8 ( 1 Likes).

Flash Hits: Comecei a estudar Node e achei bem burocratico. Php eu gosto justamente por ser simples ^^ ( 4 Likes).

Jr ‘s: Acho que sempre o PHP se sairá melhor, até por que 78% da Net está em PHP, é quase impossível o PHP morrer, isso não entra no caso, mas resumindo.. PHP vale muitoo, acho que melhor que Node. ( 4 Likes).

Filipe Deschamps: Valeuuu pela citação! E muito legal os testes, principalmente no navegador ???? ( 76 Likes).

Rodrigo Kulb: Fala pessoal gostaria de fazer uma correção no teste 03 (Escrevendo em arquivos) e no teste 05 (Cadastro MySQL linha) conforme levantado pelo @Dias de Dev nos comentários abaixo. O teste do node rodou do forma assíncrona, então não poderia ser comparado com o PHP refiz os testes “Simulando” o node do forma síncrona, tivemos os seguintes resultados: 01 – (NODE) 5.856 vs 3.057 (PHP⭐) 02 – (NODE⭐) 4 vs 12 (PHP) 03 – (NODE) 5.204 vs 1.253 (PHP⭐) resultado atualizado 04 – (NODE⭐) 21 vs 328 (PHP) 05 – (NODE⭐) 5.071 vs 5.364 (PHP) resultado atualizado 06 – (NODE) 3 vs 2 (PHP⭐) Tivemos um empate galera! NODE 3 x 3 PHP Vou criar um vídeo para explicar o que aconteceu! ( 17 Likes).

Mônica Kulb: ???????????????????????????????????????????????? ( 1 Likes).

spi: Que vídeo massa Rodrigão, abraço! ( 2 Likes).

GUI Talks: Falaa Rodrigão! Tu explica muito bem cara. Aprendi sobre Threads semestre passado na faculdade e demorei uns bons dias para conseguir entender. Queria ter visto este teu vídeo uns seis meses atrás hehehehe. Sei que é relativamente novo o Deno, mas ja que tu comentou, faz um vídeo comparando o Deno vs Node.js na prática, eu realmente queria ver onde o Deno performa melhor que o Node. Fica ae minha sugestão. Grande abraço, ótimo vídeo! ( 2 Likes).

  • Rodrigo Kulb: Valeu Guilherme, sim estou planejando a parte 2 desse vídeo fazendo testes com o node síncrono! Vou estudar um pouco mais sobre o deno para montar esse vídeo! ( 1 Likes).
  • Rodrigo Kulb: @Eduardo Franco Obrigado pelo comentário Edu!! Gosto muito da prática, ela sempre mostra a realidade das teorias! ( 1 Likes).
  • Eduardo Franco: @Rodrigo Kulb Estou curioso pelo vídeo do deno também. Mas este vídeo aqui está de parabéns, excelente explicação e testes!! ( 1 Likes).

Alberth Albuquerque: Muito Top! ( 1 Likes).

Marcos Paulo Guedes: aproveite e faça com Java que é outra linguagem utilizada no backend. Java x Node x Php. E também com os bancos de dados MySQL x PostgreSQL x Oracle… ( 1 Likes).

Hudson Almeida: interessante o teste, mas seria bom com as ultimas versões do PHP 7.4 no caso e do node 15, lembrando que o PHP 8 está prestes a sair e promete melhorias consideráveis em cálculos matemáticos e outros aspectos. Por mais interessante que seja o teste apenas essa baliza não justifica usar uma tecnologia ou outra. ( 2 Likes).

  • Rodrigo Kulb: Sim, falando de milissegundos a diferença é mínima. A melhor linguagem é aquela que te agradar mais!.

Leandro Carmo Santos: Tenho uma dúvida, aprendi html, css e JS vanilla, agora quero pegar um backend….então nasceu a dúvida PHP ou Node.js?? o que faço ?? Valeu! ( 3 Likes).

Fernando J Santos: Cara, video muito bem produzido… Parabéns. ( 1 Likes).

Kauan Douglas: Que vídeo foda! Será que o PHP 8 vai conseguir mais desempenho? ( 4 Likes).

  • Rodrigo Kulb: Obrigado pela comentário! Estou com o PHP 8 Alpha instalado em minha maquina, esperando sair o BETA para fazer um vídeo novo! ( 4 Likes).
  • Fabiano Souza de Oliveira: @Rodrigo Kulb Já temos o PHP 8 lançado, com o JIT então acho que vai ser um tiro esses testes – https://www.youtube.com/watch?v=rj-OkErkvPY Testei aqui com script simples de tudo e já deu 50% mais rápido a execução do meu fonte! flw….

Lucas Schulze: Q U A L I D A D E ( 1 Likes).

Rafael Moura: Muito bom! ( 1 Likes).

Kleber batista galvao: show ( 1 Likes).

Caio Henrique: Cara, faz essa comparação mas utilizando o ReactPHP :), acharia bem bacana ( 1 Likes).

  • Rodrigo Kulb: Boa Caio vou estudar a possibilidade! Obrigado pelo comentário!.

Fabiano Souza de Oliveira: Muito bom o vídeo, seria legal testar com o PHP 8 agora e tbm com o JIT ativado, que tal? Dica de JIT – https://www.youtube.com/watch?v=MApPlio46Fs ( 1 Likes).

  • Rodrigo Kulb: Olá Fabiano muito obrigado pela sugestão, estou organizando novos testes e com certeza vou incluir o PHP 8! ( 2 Likes).
  • kelsilva tenorio: O php 8 e pra 32bits ou somente 64? ( 2 Likes).

Flávio_Flutter_Dev: Brother p trabalho qual vc indica aprender? ( 1 Likes).

  • Rodrigo Kulb: Eu utilizo 100% de PHP em minha empresa, estou estudando node agora e estou apaixonado. Para trabalho no momento node.js está mais em alta. Mas qualquer uma das 2 é sucesso..

PH: Compara a nova versão do PHP ( 1 Likes).

Uelton Barreto: Node x Django essa é a batalha dos Titans.

Andre Lops: Legal, faz com php8 ( 1 Likes).

Dias de Dev: Interessante benchmark, mas enviesado. Rsrs Tanto a escrita em arquivos quanto o acesso a banco foi feito de forma assíncrona no node e síncrona no PHP. Não é a mesma lógica. Não são comparáveis. E o PHP pode ser single threaded. Todos os exemplos que você rodou foram executados em uma única thread. Você disse que a inserção rolou em múltiplas threads. Não foi o caso não. Quem gerenciaria múltiplas threads do PHP seria o fpm. Você está no console. Era só usar um cliente MySQL assíncrono, como vc fez no node. 😉 ( 42 Likes).

  • Jonathan almeida: ????????????????, deveria trazer mais conteúdo refazendo esse teste por exemplo, sobre PHP 8 , e o pq vc não ser tão Fan do laravel kk ( 10 Likes).
  • Magno Moura: Fazer o teste com php 7.4 e 8 e usando essa observações no seu comentário. ( 8 Likes).
  • Dias de Dev: @Jonathan almeida Hahahah Jonathan, desses testes, acho que só o de cálculos complexos seria afetado pelo PHP 8. O restante era só usar a ferramenta certa. Escrever no arquivo de forma assíncrona, por exemplo. Quanto ao Laravel, minha birra é com Active Record e abuso de métodos estáticos, pra resumir… ( 9 Likes).
  • Kilderson Sena: O que o Vinícius falou tem total procedência e com certeza mudaria absurdamente o resultado do benchmark. Talvez role de fazer algo que dê para comparar, afinal de contas não podemos comprar Banana com Limão né ?! ( 5 Likes).
  • Rodrigo Kulb: Olá Dias de Dev, realmente sei que o JS trabalha de forma assíncrona, colocando atividades em paralelo, até justifica o uso de CPU maior. E esse foi um ponto importante que esqueci de destacar. Obrigado pelo feedback! O cadastro do banco em BLOCO onde o PHP foi mais rápido. Como você explicaria? ( 4 Likes).
  • Dias de Dev: @Rodrigo Kulb A comunicação entre o PHP e MySQL “nasceu pra ser”. Via de regra, apenas com linguagens compiladas (como C) você vai ter uma performance maior. Os drivers são muito otimizados pra essa comunicação. Os drivers pra node muito provavelmente vão sofrer otimizações com os anos, mas parece estar bem maduro pelas minhas pesquisas. ( 8 Likes).
  • Rodrigo Kulb: @Kilderson Sena boa! Eu tentei comparar as 2 linguagens de forma nativa, sem muitas modificações..
  • Rodrigo Kulb: @Dias de Dev novamente obrigado pelo comentário já me inscrevi no seu canal! TMJ! ( 1 Likes).
  • Dias de Dev: @Rodrigo Kulb opa, muito obrigado. 😀 ( 2 Likes).
  • Rodrigo Kulb: @Dias de Dev estava pensando aqui em como fazer os testes de forma síncrona. O que acha de fazermos juntos para um vídeo parte 2? Podemos fazer tipo uma collab com o resultado. ( 6 Likes).

Douglas Oliveira: Parabéns pelo vídeo! Boa qualidade ( 1 Likes).

Jose Alysson: se eu fosse fazer esses testes meu pc ia explodir ( 2 Likes).

Elder Castro: Legal o vídeo, seria interessante em vez de usar o Php 7.2 usar o 7.4 com swoole ia dar uma boa diferença. ( 3 Likes).

Chrystian Lopes: seria interessante ver esse benchmark usando PHP 8. fica a dica bro!.

ATENÇÃO: Os comentários não correspondem a opinião do proprietário deste site e foram extraídos de forma automática. Este artigo não possui fim comercial e tem por objetivo apenas o estudo da tecnologia Selenium. Caso algum comentário aqui presente seja abusivo ou fira alguma lei, favor nos informar para que possamos removê-lo o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile