Javascript destrói PHP?

Olá,
Seja bem vindo a mais um vídeo. Eu queria te agradecer por assistir, apoiar e se inscrever no canal. O seu like foi muito importante para esse vídeo atingir novas pessoas. Então muito obrigado!

Você sabia que eu criei um curso online de desenvolvimento Frontend que vai te ensinar HTML, CSS, Javascript, Firebase, jQuery, Bootstrap e muito mais, mesmo que vc nunca tenha programado na vida?
Confere aqui:
https://programadorbr.com/p/dev-frontend

Ah, eu tb criei um segundo canal para falarmos de Marketing digital:
https://www.youtube.com/channel/UC5WWNfEzz8gOzijWT9tsW8w?sub_confirmation=1

E para quem está procurando por uma hospedagem, eu consegui com a hostgator um super desconto.
Vou deixar aqui em baixo os links. Mas fique atento que essa promoção com esse descontão só vale para
primeira compra, então talvez seja mais interessante pegar um plano anual para cima. Ahhh e ela pode
acabar a qualquer momento.

Links para o hostgator:

Hospedagem de sites: https://programadorbr.com/hostgator/hospedagem_de_sites.html

Criador de Sites: https://programadorbr.com/hostgator/criador_de_sites.html

Hospedagem WordPress: https://programadorbr.com/hostgator/hospedagem_wordpress.html

Revenda:Hospedagem de sites: https://programadorbr.com/hostgator/revenda_de_hospedagem.html

VPS: Hospedagem de sites: https://programadorbr.com/hostgator/vps.html

Servidor Dedicado:Hospedagem de sites: https://programadorbr.com/hostgator/servidor_dedicado.html

Participe do Grupo do Canal:

https://www.facebook.com/groups/canalprogramadorbr/

Minhas redes Sociais:

Insta: https://www.instagram.com/progbr/
Twitter: https://twitter.com/progrbr

Source: Programador BR

89 Comentários:

Matheus Costa: Vc citou que o front end e mobile se faz com react e react Native, tem outras opções que também usam javascript como é o caso do angular e Ionic, que também dá pra fazer uma pwa e um app desktop com o mesmo código ( Javascript ) ;).

  • Programador BR: Matheus Costa eh verdade… o exemplo eh pq com o React native vc teria solução nativa no mobile, por isso o destaque foi pra ele. ( 1 Likes).
  • Matheus Costa: @Programador BR show! Mas agora o Ionic adotando o capacitor ( que está em uma versão bem beta ainda ) vai ficar uma solução nativa também. Fora o stencil que estão criando também que é uma solução bem legal pra galera web/mobile..
  • Programador BR: Opa, vou dar uma olhada depois. To por fora ( 1 Likes).

Mô tédio – sem nada para fazer: tô com a visão boa think outside the box..

João Ribeiro: Só alguns reparos: Se eu tivesse começado hoje, também teria apostado mais no JavaScript. Contudo, na empresa onde eu trabalho, apenas uso PHP, porque todas as plataformas que já existiam são em PHP, logo, os conhecimentos apenas de JavaScript não teriam sido suficientes para eu estar a trabalhar na empresa onde estou neste momento. Outra questão também passa pelo facto do futuro não passar exatamente pelo JavaScript. O futuro da web vão ser as linguagens compiladas (C, C++, Rust) em ambiente do tipo WebAssembly (WASM). E isso está muito relacionado com as questões do código aberto ou do código compilado. As empresas vão querer poder vender código sem que o cliente possa ter acesso ao código fonte. Mas isso são outras discussões. JavaScript sim, mas ainda há muito trabalho em PHP e o PHP não vai desaparecer tão cedo. ( 41 Likes).

Ivan Cézanne Seara: PHP foi minha primeira linguagem web e fiquei ofendido. ='( ( 1 Likes).

  • NaCℓ: A minha também. Conheci com meus 12 anos ;’).
  • Programador BR: Em breve vai ter o PHP destrói JS para compensar… mas ainda dá tempo de ir para o JS e ficar feliz huauha ( 2 Likes).

Vitor Simões: Quarto.

Francisco Machado Magalhães Neto: Sobre rodar no Raspberry Pi, dá pra programar pra essa plaquinha em praticamente qualquer linguagem, inclusive PHP. ( 9 Likes).

igor lopes maceno: Tenho uma camiseta dessa kk.

Bruno Ferreira Gomes: node.js ou python?.

  • Bruno Ferreira Gomes: ps: uso python pra trabalhos com engenharia. a conta importa, a interface não..
  • Programador BR: Peloa lógica do vídeo falaria node, mas para casos específicos Python >>> node.

Flavio Fernando do Prado: Fala Igor tudo bem ? acompanho sempre seu canal, me diga uma coisa, qual biblioteca que você recomenda para criar relatórios em pdf no javascript ?.

Antônio: Oi tudo bom? Sou novo em js. Existe algum plugin do js para gerar os acesso para o serviços Rest? Hoje uso o jquery, criei um crud em rest, e tive que criar um controlador de acesso ao crud em js. No caso tenho um estados.js, que lista, adiciona, edita e deleta os estados, usando os serviços do rest. Tem algum plugin que gere esse meu estados.js ?.

happy guy: Kkk esse título vai dar uma briga kkk.

Bruno Peralva: Só um adendo: Já era possível usar o JavaScript em backend mesmo antes do surgimento do Node.JS ( 11 Likes).

Gerador de Nomes Pesquisar: estou aprendendo js todo programador fala q quando vc ta começando tem q programar pra aprender se n n da mas n consigo pensar em nada tp um programa q de pra fazer com oque eu sei ( 1 Likes).

Leonardo Severo: Eu to focando no Dart, e acho que ele vai ser um baita concorrente do JS. ( 5 Likes).

  • Jefferson Lima: Acompanho Dart desde a origem dele, Amo essa linguagem, mas não acho que ele seja um concorrente, a google tem mudado a filosofia e alinhado o Dart com o ecmascript. Atualmente tenho estudado flutter que é um concorrente de peso ao RN, e resolver um punhado de problemas que o RN não esta conseguindo resolver. ( 2 Likes).
  • Programador BR: Tenho que trazer mais conteúdo sobre isso aqui. ( 1 Likes).
  • Mbtc doge: Da uma olhada no Blazor tbm, pode ser de seu interesse → https://docs.microsoft.com/pt-br/aspnet/core/client-side/spa/blazor/?view=aspnetcore-3.0 ( 1 Likes).

Fernando Tozetto: Fala Igor, blz? cara no seu ultimo podcast valei que tinha largado os estudos em Java para me dedicar ao JS, primeiro porque JS não deixa nada a desejar como você explicou no seu vídeo o outro seria essa comunidade incrível que está em ebulição constantemente, inquieta, sempre um passo a frente, você poderia falar um pouco mais sobre esse assunto em um dos seus podcast? Grande Abraço ( 1 Likes).

Gilglécio Oliveira: dart? ( 1 Likes).

Andrei Coelho: Você colocou pontos muito relevantes. Mas vou deixar aqui a minha contribuição com relação a minha experiência… Pontos fortes do javascript Realmente o javascript vem se renovando e reinventando a web durante uns anos. A criação de bibliotecas como jquery, three.js para criar animações 3D, o tipo de dado em json e até o Node.js coloca o javascript como uma linguagem poderosíssima que só o futuro dirá aonde ela vai chegar. Uma coisa que não foi colocada sobre o Node.js X PHP é a performance do Node. Que ganha do php, phyton e várias outras linguagens nesse quesito. Além disso, seria interessante destacar que o Node, ao contrário do PHP, vem acompanhando a tendência do mercado com relação a data-science no uso do Mongo para big-data, na criação da biblioteca TensorFlow, etc… O PHP tem API que trabalham bem com o Mongo, mas o Node trabalha muito melhor e com mais desempenho com mongo do que o php. Assim como o mysql “nasceu” para o php, o mongo “nasceu” para o javascript (Node.js). Benchmarks do Node: (Node.js arrebenta o Phyton em performance) https://benchmarksgame-team.pages.debian.net/benchmarksgame/faster/node-python3.html (É disputado… mas o Node.js bate no PHP em performance) https://benchmarksgame-team.pages.debian.net/benchmarksgame/faster/php-node.html Pontos fracos do Node O maior problema do Node.js será deixar de ser um single thread. Em um futuro onde as aplicações serão todas em cloud (na minha visão) as aplicações em javascript ficarão menos performáticas e com menos robustez (dependendo da aplicação) por esse motivo. Coisa que o java e o php estão na frente neste quesito. Além disso, websocket com javascript, apesar de ser mais fácil de criar e até gerenciar, ainda é uma vantagem do php e do java em termos de desempenho (comparado ao PHP 7). Mercado Isso ainda é uma desvantagem do Node.js contra o PHP. O PHP ainda tem os frameworks mais utilizados do mercado. Não é a toa que existe uma gama de servidores de hospedagem que atendem mais o php do que o Node. Mas o Node vem crescendo! Opinião Não existe uma linguagem “bala de prata” para todos os problemas da web. É claro que é uma vantagem você utilizar a mesma linguagem para fazer o front e back com o mesmo stack, mas nem sempre essa é a melhor solução. Fazer “sitezinhos” por ai qualquer linguagem faz e faz MUITO bem! Mas quando se trata de aplicações mais robustas em cloud, usar o Node.js pode não lhe atender completamente… Não porque ela é ruim. Mas porque é uma tecnologia “nova” cheia de desafios pela frente. Mas trata-se de algo muito poderoso e com um futuro muito mais promissor que a maioria das linguagens existentes hoje, ao meu ver. ( 9 Likes).

Santos Fernando Tinga: Um dos grandes erros desse video é o facto de teres comparado directamente com PHP. Voce poderia dizer porque eu escolheria o JS para iniciar sem fazer comparação directa com o PHP. Cada um escolhe uma linguagem por preferência e não porque uma é melhor que a outra. Contudo meus parabéns pela matéria. E não acredito muito que o futuro seja o JS ( 1 Likes).

  • Programador BR: Em qual momento eh dito para não escolher php? Pq eh proibido comparar as linguagens. Fique a vontade para dar o deslike, mas esse comentário não faz nenhum sentido. Até pq se vc assistiu o vídeo viu que a comparação não vai mto além do título, e o comentário pinado acho que já responde bem esse argumento… mas obrigado por interagir..
  • Santos Fernando Tinga: Certo @Programador BR .

felipe Martins: Quarto kkk.

Lucas Dev: comecei com php, e achei que ia abraçar a causa pro resto da vida. Aí depois conheci o js… aí meu aaamiiigoooo….. ( 81 Likes).

  • L.Filipe Soares: to do mesmo jeito, node js é vida! kkkkk ( 1 Likes).
  • Vitor Gorzoni: Node > abismo > php ( 2 Likes).
  • Pedro dos Anjos: Acho perfeita a união do PHP com JavaScript. Fiz muitas páginas que no mesmo código usaram os dois e tudo funcionou rápido e perfeito. ???????? ( 8 Likes).
  • NaCℓ: Cara, o ReactPHP ou o SWOOLE deixa o php também assíncrono não bloqueante e etc assim como o nodejs. Sem contar que PHP é uma linguagem que já está muito estabelecida em relação à WEB, por isso há hospedagem php barata e até gratis para todos os lados, somando isso com php assincrono, o php fica tão relevante que eu nem consigo imaginar. Não é nada mal saber tanto javascript quanto php. Usa o que você sabe mais. Não pesquisei sobre apps desktop ou mobile com php, mas conectar raspberry pi com php já fizeram assim como o node. Quem sabe php mais que javascript (como eu) é uma boa. ( 4 Likes).
  • Lucas Dev: @NaCℓ concordo com você! o php continua sendo ótimo, e vai ser usado por muitos anos, inclusive quando desenvolvo para web uso somente o php como backend, e não node, porém todo o front é um framework reativo (trabalho com vue). Não abandonei ele (PHP) e nem vou. Porém você precisa aceitar o fato de que o javascript é mais aberto a idéias. Você pode fazer apps nativos para mobile, apps para desktop, IOT, até mesmo os capacetes dos astronautas da NASA são controlados via js. Enquanto o php permanece com o mesmo proposito. ( 4 Likes).
  • tifok lilu: Ate vc chegar em poo em js, que na vdd não é poo é função. ( 1 Likes).
  • Anderson Ricardo: Mesma coisa aqui kkk.
  • tifok lilu: @Pedro Henrique Developer como se tivesse muuuuuita hospedagem em deno.

Programador BR: -Antes de comentar assista o vídeo. Argumentos já superados. – Há, mas o PHP é uma ótima linguagem, tem muitas vagas e etc. Concordo, mas todos tb concordamos que a BMW faz carros incríveis, e tb concordamos que de forma geral podemos dizer que a Ferrari destrói a BMW. Uma coisa são exclui a outra. – Há mais vc fala isso pq vc tem um curso de Javascript. Pelo contrário, eu poderia escolher qualquer linguagem do mundo para criar um curso, escolhi Javascript exatamente pelos motivos do vídeo. A opinião do vídeo foi a base para o curso e não o curso base para o vídeo. ( 27 Likes).

  • NaCℓ: Faz um vídeo sobre o ReactPHP e o Swoole, tem muita gente que não conhece que o php também pode ser igual o node..
  • Daniel Silva: Javascript é legal. Mas, para backend especialmente quando precisamos atender a muitas requisições, eu não o adotaria. Muito menos Python. Acho que C# atende a bem mais requisições mantendo o alto nível e a produtividade..
  • Emilly Monteiro de Souza: @Daniel Silva porque javascript nao atenderia muitas requisições? ja ouviu falar em TypeScript ? Se o intuito é comparar javascript com linguagens tipadas e orientadas, bom , o javascript já foi tipado e orientado..

Filipe Giácomo: O PHP e o JAVASCRIPT se completam! ( 1 Likes).

  • Programador BR: Então, com o node js vc pode substituir o php no Back, ai ficaria com a stack toda em Js . ( 1 Likes).

Rafael Mendes: Igor, mas e o preço da hospedagem? é unico motivo da minha duvida. a hospedagem em php, é muito barata. mas para o momento,eu gostaria de me especializar em javascript, já que eu to no front, decidir me especializar no back com js, mas os preços das hospedagem em node é caro. então não pode gerar um impecilio na hora de negociar com um cliente?.

  • Programador BR: Fala Rafael, esse vídeo na verdade só mostra os benefícios do JS, mas para fazer uma escolha vc tem que levar em consideração muitos outros fatores. PHP te permitiria fazer coisas para WordPress, o que poderia ser bom para alguns clientes. Mas vc vai ter que aprender uma linguagem totalmente nova, e isso pode levar mais tempo, tempo que vc vai deixar de faturar..
  • Rafael Mendes: @Programador BR Eu gostaria mesmo era de trabalhar de freela com nodeJs e já tenho ideias de produtos, mas acho que vou priorizar aprender php so por conta da hospedagem mesmo.
  • Programador BR: @Rafael Mendes Dá uma olhada no vídeo de hoje ( 1 Likes).
  • Programador BR: @Rafael Mendes Se vc pretende fazer um SaaS, talvez o node possa ser uma opção… Vc tem que levar em consideração o custo de dominar bem duas linguagens (JS front e PHP back) Isso vai te fazer levar mais tempo, diminuir a qualidade. Outra coisa é que você precisa alinhar seu mindset. ( 1 Likes).
  • Rafael Mendes: @Programador BR Bom pretendo fazer SaaS, mas pra entrar dinheiro eu vou precisar pegar clientes individuais. mas pensei no que vc falou. Realmente o custo de aprender duas linguagens, além de banco é foda e apesar das hospedagem node ser um serviço mais caro , não é inviável, e eu dei uma olhda em dois serviços de hospedagem, e queria saber o que vc acha, que é a umbler que eu olhei uma hospedagem nodejs p tá 8 reais 1 aplicação. e olhei o digital ocean uma a partir de 5 dolares.

MrFabianoLucas: Estou estudando há 2 meses e fiquei chocado de ver que os caras se ofendem, se xingam e deixam de seguir alguém por causa de linguagem. Aqui nos comentários mesmo tem alguns casos. Fiquei pensando: “Cara, que noia que é essa??” Parecem fãboys de game ou de banda brigando kkkkk. ( 1 Likes).

Wellington Dantas: É fácil ver que o principal objetivo do vídeo é vender curso de Node.js..

Lucas Neves: Segundo kkk ( 1 Likes).

Rosival de Souza: Pois então primeiro o NODEJS não chega aos pés do PHP pelo tempo de mercado documentação versionamento etc, outra coisa se o PHP é a linguagem de programação mais usada na Web “Incluse o Facebook usa porque sera?” outra o Javascript é uma linguagem de FrontEnd o resto que foi criado é gambiarra e a parte de segurança como fica já foi testado? Aonde eu quero chegar eu adoro JavaScript e uso em todos os meus projetos e eu não pelo menos até agora nunca trocaria o PHP que é bem mais amadurecido e estável pelo NODEJS, e como ficam as hospedagens para NODEJS, banco de dados Firebase custo benefício, e aposto que se der um “explode” no BackEnd do NODEJS ele abre as pernas comparado ao Poderoso PHP que tem uma comunidade gigantesca. ( 6 Likes).

Gilglécio Oliveira: react native não produz aplicativo nativo. apenas os componentes são nativos, mas ainda sim é javascript rodando… diferente do flutter… que gera REALMENTE nativo. ( 9 Likes).

  • GRK: @Walter Porfirio entra em contato que posso te ajudar na sua jornada, segue o link pra me adicionar como seu amigo aqui no YouTube pra poder te mandar meu contato: https://youtu.be/addme/TmfsrMGakwlV7XrVXNFkDqdeRUTeYw.
  • Gilglécio Oliveira: https://www.youtube.com/watch?v=EjWqTangPiM.
  • GRK: ele já falou dessa questão do react não ser exatamente nativo no canal ( 2 Likes).
  • GRK: eu sou desenvolvedor Flutter, tá aprendendo ainda? se quiser posso te dar uma força ( 2 Likes).
  • Walter Porfirio: @GRK Vale apena começar por Flutter? no universo mobile….
  • Anderson dos Santos Cruz: pra quem já desenvolve pra react native, da pra aproveitar praticamente 80% do que sabe pra desenvolver pra reactjs e vice versa, só por isso eu já prefiro o react.
  • GRK: @Walter Porfirio depende do seu objetivo, o mercado pra Flutter quase não existe muito ainda, de certa forma eu não recomendaria, mas se você tem interesse e quer começar projetos e coisas do tipo, começar pelo Java pra dev mobile é ótimo..
  • Walter Porfirio: @GRK Entendo… meu objetivo é entrar pro mercado, e pensei em começar pelo react native.
  • Walter Porfirio: @Heraldo Lucena Entendi.. show man.
  • Programador BR: Tecnicamente você está certo. Porém o único problema de linguagens hibridas como o ionic é exatamente a parte da interface, isso que gera o problema de performance e que resulta em menor qualidade. Resolvendo isso, rodar o código em js ou em nativo não faz diferença prática para 95% dos apps. PAra os outros 5 %, ou para animações, o flutter vai ter vantagem, mas ai vc perde o lance de usar React.js. Tem que ver caso a caso, mas na prática, hoje estratégicamente o RN ainda leva essa vantagem. ( 4 Likes).

Bruno Tomé: Cloud functions tu pode usar golang e python também ( 2 Likes).

  • Bruno Tomé: E agora dá pra usar qualquer linguagem em container serverless com o Cloud Run também (http://cloud.google.com/run ), to comentando só pra agregar mesmo, mas meus endpoints lá são todos em node.js :D.

mms: Sou programador desde os 14 anos, com pequenas pausas que fiz na carreira, voltadas a área financeira e de controladoria. Atualmente com 30 anos, resolvi me atualizar novamente e depois de muito estudo e muitas linguagens de programação depois, me vi num ambiente em que o React.js, Node e React Native preenchem quase 100% das soluções que desenvolvo, e as soluções on-premises(C#) estou mudando para estas novas tecnologias. E as soluções de backend do Firebase, foram as decisões mais acertadas que tomei para 2019, essas são essências para os novos programadores ficarem atentos! ( 8 Likes).

ivan silva: E MEU CARO TEM MAIS VAGAS DE PHP NO INDEED DO QUE JAVA SCRIPT QUEM DEFINE SE A LINGUAGEM É BOA OU RUIM NÃO SOMOS NÓS PROGRAMADORES MAS SIM O MERCADO ESSA É A VERDADE TRISTE.

Francisco Rabelo: Javascript X Flutter. Estou em cima do muro, não sei pra qual lado pular. De um lado o javascript e do outro o flutter. Faz um vídeo comentando sobre as vantagens e desvantagens dos dois. Agradeço!!.

ivan silva: 14/04/2019 VAGAS DE JAVA SCRIPT NO INDEED 37, DE PHP 409 ( 3 Likes).

Del Piero: Meu primeiro video nesse canal e já gostei, o rapaz tem muito conhecimento e humildade ao mesmo tempo ( 1 Likes).

  • Projeto ULTIMATE: Acho que é por Javascript ser uma das linguagens mais detestadas….

Henrique Feitoza: Eu quero um video sobre o firestone xD… Tem pouco conteudo com react native..

Alisson Santana: Eu amo essas aulas s2.

Tgr Bruno: Esse vídeo seu responde porque eu disse que futuramente php e uma linguagem com pé na cova ( 1 Likes).

Maurício Silva: Eu gosto muito do Js, mas por estudar php a mais tempo eu tenho mais conhecimento, mas tô fazendo o curso dev web igor, acredito que quando tiver manjando mais do js vou migrar kkkkkk ( 8 Likes).

  • Luciano Braga: Também estou no meio do caminho. Uso Laravel apenas pra criar API e JS pra front end, mobile e desktop. ( 1 Likes).
  • Maurício Silva: @Luciano Braga isso aí cara, eu tô aperfeiçoando meu conhecimento em Laravel ( 1 Likes).
  • Weslley Oliveira: To na mesma. Foquei bastante no PHP e começar a estudar mais sobre js e nodejs. Ta meio estranho por enquanto kkk mas to avançando aos poucos ( 1 Likes).

Dan: PHP vs Javascipt: ——————————————————————————————————– Back-end Sim | Sim ——————————————————————————————————– Front-end Sim | Sim ——————————————————————————————————– Acessa bd Sim | Sim ——————————————————————————————————– Desktop Não | Sim ——————————————————————————————————– Mobile Não | Sim ——————————————————————————————————– Enfim.. PHP te dá muito $, mas não te dá dinheiro. Entendedores entenderão. ( 1 Likes).

Bruno Santana Santos: Fala Igor, blz?? Cara, espero que me responda… Vou começar do zero e minha idéia era começar por javascript. Em outro vídeo você indica bastante o “php do zero ao profissional”… Vi que no meio do curso tem módulos de javascript (iniciante, intermediário e avançado). ** Da pra aprender então “tudo” de javascript nesse curso ou tem outro curso melhor, focado em javascript, que você indicaria ?? *.

  • Programador BR: Bruno Sant fala Bruno. O curso de php do zero eh bem legal, mas a parte mais forte eh php. Eu fiz um curso exatamente para preencher esta lacuna do iniciante. O link tá na descrição desse vídeo. Eh um curso feito por mim que ensina tudo sobre JavaScript + html e css..

Mbtc doge: Eu não gosto de muito de JS, uso no meu front-end pq não tem jeito… minha linguagem para o back-end é o C# (Asp.net core S2). Torço para o Blazor da certo, para o webAssembly começar a reinar no Client! ( 1 Likes).

GTIcontrol.com: Espero que não esteja fazendo isso só para vender curso de JavaScript. Tem curso de PHP? Eu vejo muito vaga pedindo PHP. Quem não conhece também faria um curso. Vc tem curso de PHP? Não diga que não ensina pq não tem utilidade. Veja o tanto de vagas que pedem PHP..

  • Programador BR: https://youtu.be/bxO5feMcK7Q.
  • Programador BR: Esse vídeo eh sobre javascript, tem vídeo sobre php… Php eh uma ótima linguagem, e tem muito mercado, mas não eu não tenho um curso de php pelos motivos que eu expliquei nesse vídeo. Apesar de php ser uma ótima linguagem, eu começaria por JavaScript. Fiz um curso de JavaScript por conta dos motivos que explico no vídeo e não o contrário, não fiz um vídeo pq tenho um curso de JavaScript..
  • Programador BR: A propósito, se vc assistiu o vídeo, viu que não falo mal de php nele, se não assistiu, indico que assista..

Apollo Multi Services – AMS: Dislike PHP + JavaScript são um casal que se amam ???????????? ( 1 Likes).

Pedro dos Anjos: Acho perfeita a união do PHP com JavaScript. Fiz muitas páginas que no mesmo código usaram os dois e tudo funcionou rápido e perfeito. ???????? ( 2 Likes).

  • Emilly Monteiro de Souza: o node foi feito pra vc não precisar utilizar php com javascript, apenas o javascript é o suficiente..

Luis Felipe: JS para desktop ja esta num bom ponto?Ou ainda tem que amadurecer um pouco mais?.

  • Programador BR: O vscode e o atom, por exemplo, são feitos em electron. Mas o ideal eh avaliar o que vc quer desenvolver.

Isaque Rosa: Primeirooo kkk.

cazifat cazifat: Olha o Js destruindo o PHP: > typeof NaN < "number" Só se o Js destruir com a bunda, Js é linguagem de gambiarreiro... ( 17 Likes).

  • blabla blabla: Finalmente alguém sensato.
  • José Octávio: $.
  • Stalingrado: Falou bosta. Javascript está por toda web..
  • Flávio Souza: @Stalingrado e php ta por onde então ? kkkkk.
  • Stalingrado: @Flávio Souza Está na web tbm, mas não como o Javascript. 🙂 Se um dia o WordPress abandonar o PHP, teremos uma queda absurda dele na Web. Igual ocorreu com o jQuery. ( 2 Likes).

Lester Cerioli: O JavaScript veio para melhorar o trabalho de desenvolvimento e de uma forma simples dar mais dinamismo ainda aos sites. Eu uso muito Javascript em minhas aplicações. ( 2 Likes).

Ryan Matheus: Comecei pela ordem que precisei, primeiro HTML, depois CSS, fui para o Javascript e para o PHP, o javascript é uma linguagem bem completa, gosto bastante de utilizar ele com o jQuery, estou aprendendo o nodeJS agora, poís não tinha necessidade de aprender até determinado momento, mas quero poder estilizar o bootstrap e o bulma com algumas alterações do sass e só com o node eu posso fazer isso.

  • Emilly Monteiro de Souza: pelo amor de deus esquece q JQuery existe, JQuery é passado, da uma olhada em react, vue, svelte. bootstrap também é passado, apesar de ainda ser uma mão na roda, porém eu recomendo que vc aprenda a mexer com o css puro pra não depender mais das frameworks de estilização, vai melhorar muito sua vida no front.

Ricardo Assis: Discordo na parte de empreender. Creio que seja muito mais fácil ganhar dinheiro com o PHP devido aos custos de hospedagem. Repassar custos do Firebase para o cliente em projetos pequenos o inviabiliza. PHP 8 tá chegando e creio que será quase um.padrao de Back end. ( 1 Likes).

Paizao PND: Qual melhor programação em questão de ter emprego no brasil?.

Yuri4Dev: Terceiro kk.

Rendley Arnou: O PHP foi só pra colocar no título do vídeo? Não falou sobre php.

  • Programador BR: Não tinha mto o que falar pq ele estava destruído kkk… na verdade a ideia desse vídeo eh destacar a multi funcionalidade que o js tem e o php nao… mas talvez tenha que fazer outro falando do lado bom do php..

William Bertol: Faz um video sobre React Navigation.

Carlos Ricardo Ziegler: Otimo conteudo, na minha humilde opiniao, como iniciante, vejo muito mais vagas para Javascript do que para php, e no quisito que vc comentou, a variedade de servicos oferecidos com a Linguagem javascript é muito maior que php. Gostaria da mesma “comparacao” com Python.. Pelo que vi sao as duas linguagesńs que mais se destacaram nos ultimos anos como mostra o o video aqui: https://www.youtube.com/watch?v=cKzP61Gjf00.

Felipe Lourenço: Era um vídeo sobre isso que eu tava procurando…. Seu canal é “Bão” de mais !! Parabéns !! ( 3 Likes).

Ricardo Barbosa: Essa saga de qual linguagem é melhor nunca tem fim, linguagem melhor é a que melhor vai resolver problemas..

gouken: hoje programo apenas em typescript: frontend (angular/firebase) e backend (firebase/cloud sql). só no deploy é que ocorre o transpile para javascript. ( 2 Likes).

  • gouken: Fala Anderson santos cruz ! O firebase é bastante amplo. Não é só o banco de dados “firestore” ou “realtime”. Também tem o Authentication, Cloud Funcions, Hosting, Storage etc… O que vou dizer é apenas a “minha verdade” baseado na experiencia… Ok? ( 1 Likes).
  • Programador BR: Ótimo comentário ( 1 Likes).
  • Anderson dos Santos Cruz: eae gouken blz? Vale apena manter o acesso ao firebase direto do front end? um backend em nodeJS tipo utilizando express não seria mais interessante? por questões de segurança, deixando o backend isolado da aplicação? Ja que trabalha com isso, queria saber sua opnião, valeu.

Alessandre Livramento: Tudo certo Igor ..!! Cara estava vendo na descrição que vc tem um teclado da Logitech o k380, e ja faz um tempo que venho olhando esse modelo e o K780 que tem a parte numero ao lado. Meu interesse mesmo seria comprar o da Apple mas é mais que o dobro que o K380, então gostaria de saber de vc o que acha desse teclado que vc tem. Eu vou utilizar com Mac mini, por isso interesse maior no da Apple..

  • Programador BR: Eu acho mto bom… eu usava um da Apple e acho que ele tem uma pegada parecida..
  • Programador BR: Ele ainda te permite conectar em mais de um dispositivo… então as vezes eu to usando o MacBook e o pc e com uma tecla mudo de um para o outro… o meu mouse faz isso tb..
  • Alessandre Livramento: @Programador BR Eu tenho um teclado da Logitech com esse sistema praticamente novo mas infelizmente vou ter que comprar outro pois quando comprei não vi que ele é padrão abnt2 e sempre fui acostumado com padrão americano e esse teclado que tenho até tem uma tecla que mostra o símbolo do PIPE e como estou estudando javascript preciso desse símbolo e não tem jeito de reproduzir ele eles colocaram na tecla e sai outra coisa já entrei em contato com a Logitech e não tem jeito, pra mim foi erro de projeto pois se vc coloca uma tecla e mostra que se digitar vai sair aqui que esta ali tem que funcionar . Eu preciso mesmo é do da Apple pois comprei o novo Mac mini e tu acredita que se formatar tens que ter o teclado ou mouse da apple senão não funciona. Tive que formatar uns meses atras pois fiz merda no sistema fiquei fuçando e fiz o que não deveria, ai quando tu reinicia o mac e aperta o option para ele detectar o pendrive o sistema não detecta o teclado de forma alguma tive que colocar um teclado usb qualquer e mesmo assim tive que conseguir um mouse apple senão ele não passa da seleção da linguagem mas estou relutando para comprar um teclado apple pois é muito caro, esse que tu tem custa R$ 208,00 e o da apple 550,00 se pagar a vista ai não de né..

Maconark: PHP Swoole deixa node comendo poeira!!!.

ey sjj: o ruim do JavaScript que até agora só vi hospedagem própria para node e não hospedagem compatilhada como o PHP ( 23 Likes).

  • NaCℓ: E ainda tem o reactphp e o swoole pra deixar o php assincro e nao bloqueante e etc como o node é..
  • Sr. Nobody: esse tutoria mostra como hospedar um aplicativo Node.js no host compartilhado, fiz com o hostgator e deu certo. https://medium.com/@mayomi1/how-to-host-a-node-js-app-on-shared-host-52e12a62a259.
  • Davi Ribeiro: @Sr. Nobody funciona no hostgator?.
  • iKrazy: @Davi Ribeiro vey tu n leu a msg dele n?.
  • Eudson Willian: @iKrazy kkkkkk.

RBsoft Tecnologia: Duas coisas completamente diferentes!! NADA A VER ESSE VIDEO!! VA PROGRAMAR A NIVEL DE SERVIDOR COM JS MANÉ!!.

  • Programador BR: Amigo, vc tá pelo menos uns 5 anos atrasado… Procure sobre node.js, firebase cloud functions… ( 1 Likes).
  • Victor Nascimento: Quem é RBSoft tecnologia na fila do pão? Conhecimento atrasadissimo..
  • Victor Nascimento: A propósito, seu domínio tá fora do ar. Vai cuidar dos próprios problemas antes de bradar arrogância por aí, RBSoft. Vergonha para a Bahia..

Gustavo Jobstraibizer: Pesado o título. Mas tbm prefiro o JS.

Flavio Tavares Silva: Você mora em Vancouver? ( 1 Likes).

  • Programador BR: sim, na verdade em uma cidade do lado.
  • Flavio Tavares Silva: @Programador BR obrigado! Hehehe acabei de enviar a mesma pergunta no Instagram hehhe. Mas já respondeu aqui. Ano que vem estarei em Vancouver, vou tentar o express entry daqui do Brasil com minhas skills e ver no que dá hehehe. Valeu!! Abração!.

Primavera Gravatas: Kkkkkkk eu estava pesquisando programação e acabei achando esse vídeo…..esse cara fala grego kkkkk. Eu chego lá…..intaum vou pro js ( 1 Likes).

Cedrio: cara tem algum link pra todos os seus conhecimentos em programação ou vc pode posta aqui?.

  • Andrei Coelho: @Cedrio cara… as empresas dizem que querem tudo isso… mas quando você vai lá, o foco é sempre uma tecnologia! Tipo… Os caras falam, Laravel, jquery, c#, etc… Quando você vai ver, o foco é Laravel com o mínimo de jquery! Nem c# tem… Esses recrutadores não sabem direito do que estão falando..
  • Cedrio: @Andrei Coelho é foda, pior que eu mando mesmo, saio mandando, mas nem resposta.
  • Programador BR: Não entendi.
  • Cedrio: @Programador BR os seus conhecimentos em programação, tipo boostrap, js, react js, react native, etc é que toda vaga de front end junior que vejo eles pedem 1 milhão de coisas, parece que aprendo a tal ferramenta que eles querem, e de repente aparece mais coisa pra aprender, é direto, ai eu to querendo monta uma padronização das coisas que pedem, html, css e js já não é mais o suficiente, outro dia mesmo vi uma vaga de junior que pedia javascript AVANÇADO, c#, full php é paia.

Leonardo Moura: Bom dia, gostaria mesmo de fazer uma pergunta. Estava pesquisando sobre hospedagem e percebo que os locais para se hospedar o site em Node tem espaço menor se comparado nas hospedagens em PHP. Então, se construirmos uma aplicação de Ecommerce (por exemplo) em Node, com muitas imagens precisaremos de muito espaço. Nessa ideia qual a sua sugestão? Onde hospedar essas imagens?.

Luiz Pires: Eu programei em PHP profissionalmente da versão 4 até a versão 5.3 (se não me falha a memoria) depois disso sai da área de desenvolvimento, montei uma empresa. Há uns 6 meses resolvi largar tudo (vendi a empresa ) e voltar a área de desenvolvimento e optei por JS e isso doeu no amago da minha alma, porque na época do php 4 e 5 JS não era considerado nem linguagem, era o mocorongo la que não tinha capacidade de programar em uma linguagem de verdade que aprendia JS para entrar como estagiário e depois passar para uma linguagem de verdade. E hoje principalmente para que empreende ou quer empreender na área de desenvolvimento e não tem dinheiro para ter uma equipe (este é o meu caso) JS é sem dúvida a melhor opção. O projeto que eu estou desenvolvendo mesmo para eu prototipar ele eu precisaria aprender 3 linguagens de programação fora html e css e isso não é viável para quem precisa voltar para o mercado o mais rápido possível ( 9 Likes).

  • Eudson Willian: Lendo seu comentário hj me deparo nessa mesma situação, programei php por um bom tempo, porem resolvi dar um tempo da programação web, e agr que desejo voltar, o js abraça todos os planos para os meus futuros empreendimentos, inclusive sem investimento nenhum para equipe kkkk.

Lucas Martins: Agora, eu sou muito engajado com o SEO dos projetos que eu faço e/ou participo, pois acho que é fundamental para qualquer webapp ter um bom alcance. E o que sempre me deixou com pé atrás de usar Javascript é o fato de o Javascript ainda não ser muito friendly para os Robots de indexação. A não ser que você implemente um SSR ou Pre-rendering da sua aplicação SPA, ela não terá tanta eficiência como um site tradicional feito em PHP (para usar de exemplo também hahaha)..

  • Programador BR: O Google tem trabalhado bastante em cima do SPA, não tem essa deficiência toda não, e tem mais a proposta de criar WebApps…. Podemos até fazer uns testes aqui eventualmente. Mas de qualquer forma vc pode usar o node de back para renderizar seu html no server assim como o PHP faz. O resultado vai ser o mesmo do PHP….. Vou fazer um vídeo sobre isso. ( 1 Likes).

use essa imagem ;-;: eu só aprendi PHP pq queria fazer paginas dinamicas, e meu pai ja trabalhou com PHP e me falou que dava, mas tava na duvida entre JS e PHP, aprendi php e consegui oque queria ( 5 Likes).

Samuel Fernandez: Excelente!! Agradeço por me ajudar a definir no que dar mais ênfase para estudar e, também, para me candidatar à vaga de estágio. Como iniciante nesse vasto mundo de Dev, estava com muitas dúvidas e este vídeo foi extremamente assertivo! Valeu!.

Hadark Noob: Gostaria de saber quais apps você já colocou na play store ( 2 Likes).

Assis Feitoza: Top.

Louis Spencer: Muito bom.

Adriano Almeida | DEV: Muito bom mano! Trabalho com PHP a bastante tempo, + de 6 anos e to sofrendo com o peso do JS faz um tempo, estou aos poucos aplicando o máximo possível de JS. Valeu ai mano pelo seu trabalho e um forte abraço! ( 3 Likes).

Mídia Warspear: 9° o/ ( 1 Likes).

Rafael Santana: Venho observando que o JS teve um crescimento muito grande de uns anos para cá.. Surpreendente!! Estou estudando essa linguagem e vejo que tem grande poder.. Estou vendo a playlist do #canalFessorBruno.

Rafael Silva: Eu tenho uma dificuldade enorme pra aprender Javascript moderno depois que apareceu esse javascript v6 (ou ecma6, sei lá), let, muita coisa que não entra na mente por parecer erro de sintaxe… Só conheço js puro para front-end e PHP para back-end. Mas essa aí de usar javascript no back-end pode ser melhor que o PHP… ( 1 Likes).

  • Luis Eduardo: Let e Const e simples, resumindo tudo e: não utilize var, nunca mais, sempre use const, se der erro use let. (const e uma constante, ou seja, não da pra alterar o valor dela, a não ser q seja um objeto, dai da pra vc alterar os atributos desse objeto) ( 2 Likes).

Victor Lira: Atualmente estudo PHP e estou dando uma aprofundada melhor em javascript, porém diante de todas essas vantagens para o js, seria melhor eu largar PHP e apostar totalmente em js ou continuar estudando ambas linguagens ( 1 Likes).

Jonas Rodrigues: Boa tarde brother! Gosto muito dos vídeos, gostaria de pagar o curso, mas daqui de Portugal não me aparece a opção de pagar em 12x valew abraço.

Lucas Martins: Meu feedback do dislike: Não acho que precisava colocar o PHP em questão, o título poderia ser algo como “Porque escolho Javascript” ou algo assim. Tem 2 tipos de programadores: aquele que escolhe sua linguagem preferida e resolve o problema, e aquele que analisa o problema e escolhe uma linguagem/framework para resolve-lo. Eu sou o segundo. Uso Javascript, PHP, Python, Java, C++, não importa, qual vai resolver com melhor eficiência?! ( 38 Likes).

  • Programador BR: Eu entendo seu ponto de vista, mas como vc falou de resolver o problema com eficiência, foi o que eu fiz. O título precisa chamar atenção para as pessoas assistirem o vídeo. E esse título chama mais atenção que pq eu escolho o js. Esse vídeo tá tendo uma performance 66% superior aos outros em relação número de view por hora. ( 24 Likes).
  • Anderson Unsonst: @Programador BR você realmente conseguiu chamar mais atenção, mas ao mesmo tempo conseguiu irritar muita gente com esse clickbait ( 5 Likes).
  • Programador BR: Po se vc olhar a taxa de likes e deslikes irritou pouca gente. Até agora não tem uma taxa muito diferente dos outros vídeos não. ( 6 Likes).
  • Programador BR: Queria que todos dessem esse feedback, assim eu poderia explicar algumas decisões e melhorar o canal. A propósito já prepare o deslize para deixar, daqui a algumas semanas, no vídeo “PHP destrói JavaScript?” Kkkkk ( 7 Likes).
  • Lucas Martins: @Programador BR Sim, eu entendo isso, apesar do meu dislike eu gostei do vídeo. O meu dislike foi mais por uma crítica mesmo, e sempre que eu dou um dislike em algum vídeo eu justifico dando um feedback nos comentários. Aliás eu tô fazendo uma maratona do seu canal aqui pois adorei teu canal. O jeito como vc fala das coisas e até por sua filosofia ser bem parecida com a minha. Sou um programador e empreendedor, e admiro muito o que você faz. Eu fico ansioso pelos próximos vídeos haha, mas enquanto isso vou dando uma passada nos mais antigos pois estou aprendendo muito com eles. ( 2 Likes).
  • Lucas Martins: Ah, e pra complementar, eu tenho milhares de perguntas que gostaria de fazer. Mas vou dilui-las nas próximas lives se eu conseguir..
  • Lucas Martins: @Programador BR Hahaha, não vou dar mais deslikes, só queria dar o feedback mesmo. Os youtubers de vez em quando tem que apelar nos títulos mesmo pra chamar atenção. Ate te dou uma ideia: “Fui programar em Javascript e olha no que deu” xD ( 1 Likes).
  • Pedro dos Anjos: Acho perfeita a união do PHP com JavaScript. Fiz muitas páginas que no mesmo código usaram os dois e tudo funcionou rápido e perfeito. ????????.
  • Pedro dos Anjos: O PHP pode não ser perfeito, mas me fez gostar e aprender. Uso muito os dois no mesmo documento. Também dei dislike só pelo título e a comparação que não precisava..
  • Programador BR: Como eu já expliquei acima, o título faz parte do jogo do YouTube. Um monte de gente não teria assistido com outro título. Se o título foi o motivo do deslike, tá ótimo, missão cumprida. Rsrs.

Guilherme Luiz: acesso vitalicio no seu curso?.

Yago: Ei cara? queria te pedir ajuda mano, sou um “programador web” iniciante e queria tirar minhas duvidas, só que não acho ninguém para tirar elas, poderia me ajudar alguém ai? ( 1 Likes).

  • Mídia Warspear: Dizimbuxa ( 1 Likes).
  • gouken: fala fio… ( 2 Likes).
  • Yago: @Mídia Warspear eu queria saber como um freelancer entrega os trabalhos, por exemplo Se tem que entregar com um sistema para o cliente modificar o site quando quiser sem saber programar ou eu quem fico ali pra poder modificar pra ele ( 2 Likes).
  • Yago: @Mídia Warspear kkkkkkkkkkkk, você já tem lgum projeto? ( 1 Likes).
  • Yago: @gouken você sabe me responder? ( 1 Likes).
  • Mídia Warspear: @Yago n sei responder. Tmb sou iniciante ;+; ( 1 Likes).
  • Mídia Warspear: @Yago tava pensando em criar site de jogos para android ( 1 Likes).
  • edinaldo mf: @Yago como diz o programador BR depende se o cliente que fazer toda a manutenção sem saber nada de programação você faz a parte de adm do site com isso o valor desse site e maior , agora se o cliente quiser apenas o site rodando ai esse valor com certeza será menor mais em compensação você pode oferecer o serviço de manutenção com isso você vai ganhar desse cliente mais do como o outro que você entregou tudo pronto pra ele . ( 2 Likes).
  • Yago: @edinaldo mf muito obrigado mano de verdade ❤ essa duvida tava me limitando a ir atrás das lojas aqui do meu bairro mais agora posso fazer tranquilo.
  • Yago: @Mídia Warspear tipo a steam?.

BernardoPoyer: Tenho uma dúvida, me interessei por Dev. Web, principalmente por causa do JS, mas nunca fui bom em designer, elaboração de páginas bonitas, essa coisa toda. Isso pode ser um problema para minha carreira (que ainda nem começou rsrs)? ( 1 Likes).

Matheus Lopes: Firebase é excelente porém o preço….

  • Programador BR: Todos os primeiros projetos que faremos no projeto Bettina vai usar o firebase, ai vamos ver se isso eh um fato ou um mito. ( 1 Likes).

Hudson Almeida: Pergunta difícil, posso até concordar que se o projeto for o desenvolvimento de uma aplicação que terá versão web, mobile e desktop o javascript é uma boa pedida, mas se for só web vem tranqüilo que com php não tem arrependimento..

  • Programador BR: Eu vou fazer um vídeo em breve mostrando casos que o js vai ser melhor e casos que o php vai ser melhor. ( 1 Likes).

Andson Pontes: qual o melhor curso de nodejs atualmente ?.

JOSUÉ Silva: Cara, teu vídeo me ajudou a decidir por uma única linguagem pra me dedicar e economizar tempo. Muito Obrigado!!.

Teo Quaresma: Eu já estudava essas tecnologias antes desse vídeo. Atualmente trabalho como PHP, mas para desenvolvimento de app pessoal uso só o javascript. Se me perguntarem qual é o melhor direi sem dúvida que é o javascript por além dos motivos citado no vídeo como por outros motivos pessoal..

  • kelsilva tenorio: Seria app em javascript pra celular?.
  • kelsilva tenorio: @Teo Quaresma e a melhor solução que tem ? Qual melhor estuda e reactive Native ou nodejs?.
  • Teo Quaresma: @kelsilva tenorio também, com React Native.
  • Teo Quaresma: @kelsilva tenorio depende do que tu queres focar, nodejs é back-end e o React React/Native é front-end..
  • kelsilva tenorio: @Teo Quaresma eu pretendo fullstack mas será que a pessoa tem vida social????.
  • Teo Quaresma: @kelsilva tenorio aí depende do quanto tu vai te dedicar ????.
  • kelsilva tenorio: @Teo Quaresma etendi.

ATENÇÃO: Os comentários não correspondem a opinião do proprietário deste site e foram extraídos de forma automática. Este artigo não possui fim comercial e tem por objetivo apenas o estudo da tecnologia Selenium. Caso algum comentário aqui presente seja abusivo ou fira alguma lei, favor nos informar para que possamos removê-lo o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima