FTP (File Transfer Protocol)

 

FTP (File Transfer Protocol)

Protocolo de comunicação para transferência de arquivos. Pode trabalhar no modo ativo ou passivo. Pode transferir arquivos no modo ASCII, Imagem (Binário), EBCDIC, Local (formato proprietário).Tem duas versões: sFTP (FTP sobre SSH) e FTPs (FTP sobre SSL). Existe ainda uma versão simplificada tFTP que é executado em UDP, muito utilizado em memórias ROM.

 

Porta: 21 (TCP para controle) e 20 (TCP – para transmissão de dados) – Out-of-Band

Modelo OSI: Camada de Aplicação

RFC: 959

File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos) é um protocolo de comunicação que permite uma rápida e versátil forma de transferir arquivos, sendo uma dos protocolos mais utilizados na Internet.

O FTP (definido pela RFC 959) é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o padrão da pilha TCP/IP para transferir arquivos, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos.

O FTP trabalha com o modelo cliente-servidor e possui a característica de utilizar uma conexão de controle (dedicada aos comandos FTP e suas respostas); e uma conexão de dados (dedicada à transferência de dados).

A porta padrão do protocolo FTP é a porta 21 (TCP), que é utilizada para troca de comandos. Porém, a porta 20 também é utilizada, mas para dados apenas. Enquanto os dados são transferidos, a conexão de controle fica ociosa, podendo gerar timeout.

FTP suporta sessões anônimas, onde um usuário qualquer pode se conectar sem se autenticar. Muito utilizado em servidores públicos para distribuição de softwares.

Uma versão do FTP que opera sobre SSH e que criptografa os dados sendo transferidos objetivando proteção contra hackers é o SFTP. Cuidado para não confundir:

·         Secure FTP (SFTP): Utiliza o SSH para transferir arquivos com segurança.

·         FTP over SSL/TLS (FTPS): Utiliza um FTP server com certificado SSL/TLS instalado, esse certificado valida a identidade do servidor e as informações oriundas do certificado são usadas para criar um túnel cifrado diretamente entre os clientes e o servidor.

Funcionamento

Um cliente realiza uma conexão TCP para a porta 21 do servidor. Essa conexão, chamada de conexão de controle, permanece aberta ao longo da sessão enquanto uma segunda conexão, chamada conexão de dados, é estabelecida na porta 20 do servidor e em alguma porta do cliente (estabelecida no diálogo entre ambos) como requisitado para a transferência de arquivo. A conexão de controle é utilizada para administração da sessão (comandos, identificação, senhas) entre cliente e servidor utilizando um protocolo semelhante ao Telnet. Por exemplo, “RETR filename” iria transferir o arquivo especificado de um servidor para um cliente. Devido a essa estrutura de duas portas, FTP é considerado out-of-band, ao contrário de protocolos in-band, tal como HTTP.

O servidor responde na conexão de controle com três dígitos de código de estado em ASCII com uma mensagem de texto opcional. Por exemplo, “200” ou “200 OK” significa que o último comando obteve sucesso. Os números representam o número do código e o texto opcional representa as explicações ou parâmetros necessários. Uma transferência de arquivo em progresso, sobre uma conexão de dados, pode ser abortada utilizando uma mensagem de interrupção enviada sobre a conexão de controle. FTP pode ser executado em modo ativo ou passivo, os quais determinam como a conexão de dados é estabelecida. No modo ativo, o cliente envia para o servidor o endereço IP e o número da porta na qual ele irá ouvir e então o servidor inicia a conexão TCP. Em situações onde o cliente está atrás de um firewall e inapto para aceitar entradas de conexões TCP, o modo passivo pode ser utilizado. O cliente envia um comando PASV para o servidor e recebe um endereço IP e um número de porta como resposta, os quais o cliente utiliza para abrir a conexão de dados com o servidor. Ambos os modos foram atualizados em Setembro de 1998 para adicionar suporte ao IPv6 e feitas algumas mudanças no modo passivo, tornando-o modo passivo estendido.

Durante a transferência de dados sobre a rede, quatro representações de dados podem ser utilizadas:

·         Modo ASCII: usado para texto. Dado é convertido, se necessário, da representação de caracteres do host remetente para 8-bit em ASCII antes da transmissão, e (novamente, se necessário) para a representação de caracteres do host destinatário. Como consequência, esse modo é inapropriado para arquivos que contenham dados numéricos em binário, ponto flutuante ou forma decimal codificada em binário.

·         Modo imagem (normalmente chamada de modo Binário): a máquina remetente envia cada arquivo byte a byte e como tal, o destinatário armazena o fluxo de bytes conforme ele os recebe. (O suporte ao modo imagem tem sido recomendado para todas as implementações de FTP).

·         Modo EBCDIC: utilizado para texto simples entre hosts utilizando o conjunto de caracteres EBCDIC.

·         Modo local: permite que dois computadores com configurações idênticas enviem dados em um formato proprietário sem a necessidade de convertê-los para ASCII.

Para arquivos texto, controle de formato diferente e opções de estrutura de registro são fornecidos. Esses recursos foram projetados para suportar a formatação Telnet ou ASA.

Transferência de dados pode ser feita em qualquer um dos três modos a seguir:

·         Modo fluxo: dado é enviado como um fluxo contínuo, liberando FTP de fazer algum processamento. Ao invés disso, todo processamento é deixado para o TCP. Nenhum indicador de fim de arquivo é necessário, a menos que o dado esteja dividido dentro de registros.

·         Modo de bloqueio: FTP quebra o dado dentro de vários blocos (bloco de cabeçalho, contagem de byte e campo de dado) e então o passa para o TCP.

·         Modo comprimido: dado é comprimido utilizando um algoritmo simples.

Existe ainda 3 modos de conexão:

·         Modo ativo: Abertura de porta dinâmica pelo cliente, com bind para porta 20 (dados) – Comando PORT – argumentos: IP e porta

·         Modo passivo: Abertura de porta dinâmica pelo servidor com bind para porta dinâmica no cliente – Comando PASV

·         Modo passivo estendido: Modus operandi idêntico, mas o servidor transmite apenas o número da porta.

Lista de Comandos

Segue abaixo a lista dos principais comandos do protocolo FTP:

·         !: Executa o comando na máquina local.

·         ?: Semelhante a help.

·         append: Adiciona dados a um arquivo existente.

·         ascii: Configura o tipo de transferência de arquivos para ASCII.

·         bell: Emite um bip quando um comando é executado.

·         binary: Configura o tipo de transferência de arquivos para binário.

·         bye: Encerra a sessão FTP.

·         cd: Seguido de caminho/diretório muda para o diretório informado.

·         delete: Apaga um arquivo. Para mais de um arquivo usa-se mdelete.

·         debug: Estabelece a modalidade de depuração.

·         dir: Mostra o conteúdo do diretório servidor atual.

·         disconnect: Semelhante a bye.

·         get: Obtêm um arquivo do servidor. Para mais de um arquivo usa-se mget.

·         glob: Seleciona a expansão para nomes de arquivo.

·         hash: Demonstra cada bloco do arquivo durante a transferência. Cada bloco compõe-se de 1024 bytes. Utilizado para verificar o andamento da transferência, emitindo um sinal # a cada bloco enviado.

·         help: Lista sumariamente todos comandos disponíveis.

·         literal: Permite enviar comandos arbitrários.

·         ls: Mostra uma lista abreviada do conteúdo do diretório servidor. Para mais de uma pasta usa-se*mls.

·         mkdir: Cria um diretório ou subdiretório no servidor.

·         noop:Enviar um subcomando de não operação ao servidor, geralmente para comprovar se o servidor continua ativado.

·         prompt: Ativa/desativa o modo interativo.

·         put: Envia um arquivo ao servidor. Para enviar mais de um arquivo usa-se mput.

·         pwd: Mostra o diretório de trabalho.

·         quit: Finaliza a sessão FTP.

·         quote: Envia subcomandos do servidor FTP, como se encontram no servidor.

·         recv: Similar a get.

·         remotehelp: Solicita ajuda do servidor FTP remoto.

·         rename: Renomeia um arquivo.

·         send: Semelhante a put.

·         status: Obtém informações de estado do servidor.

·         trace: Demonstra o caminho percorrido pelo arquivo na transferência.

·         type: configura o modo de transferência de arquivos (ASCII, binário, etc.).

·         user: Iniciar a sessão no servidor.

·         verbose: Ativa/desativa a modalidade literal.

TFTP

• Serviço menos sofisticado que o FTP;

• Não provê autenticação;

• Interação e comandos são menos complexos;

• Usa UDP – Transmite em blocos de tamanho fixo (512 bytes) e aguarda um ack de cada pacote

• Usado em memórias ROM para download de configurações básicas. Exemplo: Cable Modem da Net que faz o download das configurações e velocidade de operação para um determinado usuário.

Bibliografia

Questões

·         Redes de Computadores:

o   Protocolo FTP (File Transfer Protocol);


o  

 

Resolução de Questões de Concursos Anteriores

TER-MS – Técnico Judiciário – 2012 – CESPE

Acerca dos serviços mais conhecidos da Internet, assinale a opção que apresenta o serviço que é utilizado para compartilhamento de arquivos na Internet.

 

a) SMTP

b) POP3

c) FTP

d) NFS

e) Telnet

RESPOSTA: D

Essa questão é danada! Confunde o candidato com a opção C, FTP, que é na verdade um protocolo para transferência de arquivos, quando a opção correta é a D, NFS, que é uma espécie de sistema de arquivos em rede (Network File System).

Através do NFS é possível compartilhar e acessar facilmente um diretório remoto, ou seja, um diretório que esteja em outra máquina. O detalhe é que o NFS é mais utilizado em redes locais do que na Internet propriamente dita.

Portanto, resposta certa, letra D.

Importante prestar atenção nas palavras-chave: Serviço, Compartilhamento.

TER-CE – Técnico Judiciário – 2012 – FCC

O Protocolo FTP (File Transfer Protocol) é utilizado para enviar e receber arquivos por meio de uma rede TCP/IP. Neste protocolo são criados comandos para interagir com o servidor, como o Comando TYPE que

 

a) lista o conteúdo de um arquivo remoto.

b) configura o modo de transferência de arquivos (ASCII ou binário).

c) especifica o tipo de conexão a ser utilizada (SSH ou passive mode).

d) exibe a lista de arquivos de um determinado tipo.

e) informa o tipo de transferência (stream, bloco ou comprimido).

RESPOSTA: B

TST – Analista Judiciário – 2012 – FCC

Por questões de segurança, o gerente da rede de computadores de uma empresa quer desabilitar qualquer acesso externo, por meio da internet, para a transferência de arquivos utilizando o protocolo FTP (File Transfer Protocol). Para isso, o gerente deve configurar o Firewall para bloquear os acessos pela Porta TCP de número

 

a) 13.

b) 21.

c) 23.

d) 25.

e) 443.

RESPOSTA: B

Correios – Analista dos Correios – 2011 – FCC

Julgue os seguintes itens com base no modelo de referência TCP/IP.

 

A comunicação por primitivas que ocorre entre o processo de um usuário e o sistema operacional passa necessariamente pela camada de apresentação do modelo TCP/IP. Esse procedimento é necessário para resolver o problema de sequenciamento, que ocorre ao ser usado o UDP como protocolo de transporte para o FTP (file transfer protocol).

 

Certo ou Errado

RESPOSTA: Errado

O protocolo FTP utiliza o protocolo TCP para transporte de dados.

MEC – Gerente de Segurança – 2011 – CESPE

A fim de se obter adequada configuração de segurança em um firewall, deve-se configurar o serviço FTP para operar em modo passivo.

 

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

TRT 14ª Região – Técnico Judiciário – 2011 – FCC

Durante a transferência de dados sobre a rede, o protocolo de comunicação pode utilizar uma das representações de dados, ou seja: ASCII, EBCDIC, imagem e local. Trata-se do protocolo:

 

a) FTP.

b) IP.

c) IMAP.

d) TELNET.

e) SSH.

RESPOSTA: A

Se tratando de FTP, durante a transferência de dados sobre a rede, quatro representações de dados podem ser utilizadas:

Modo ASCII: usado para texto. Dado é convertido, se necessário, da representação de caracteres do host remetente para 8-bit em ASCII antes da transmissão, e (novamente, se necessário) para a representação de caracteres do host destinatário. Como consequência, esse modo é inapropriado para arquivos que contenham dados numéricos em binário, ponto flutuante ou forma decimal codificada em binário.

Modo imagem (normalmente chamada de modo binário): a máquina remetente envia cada arquivo byte a byte e como tal, o destinatário armazena o fluxo de bytes conforme ele os recebe (o suporte ao modo imagem tem sido recomendado para todas as implementações de FTP).

Modo EBCDIC:utilizado para texto simples entre hosts utilizando o conjunto de caracteres EBCDIC.

Modo local:permite que dois computadores com configurações idênticas enviem dados em um formato proprietário sem a necessidade de convertê-los para ASCII

ABIN – Agente Técnico de Inteligência – 2010 – CESPE

Se um usuário que utiliza um sistema do tipo Windows XP quiser enviar vários arquivos de uma única vez, deve inserir o comando mget do FTP na linha de comando.

 

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Errado

Ele deve utilizar mput. O mget é utilizado se o usuário deseja fazer o download de múltiplos arquivos ao mesmo tempo.

ABIN – Agente Técnico de Inteligência – 2010 – CESPE

O FTP suporta o tipo de transferência binária.

 

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

Suporta os tipos:

·         ASCII;

·         Imagem (Modo Binário);

·         EBCDIC;

·         Local.

ABIN – Agente Técnico de Inteligência – 2010 – CESPE

O FTP suporta o tipo de transferência ASCII.

 

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

Suporta os tipos:

·         ASCII;

·         Imagem (Modo Binário);

·         EBCDIC;

·         Local.

ABIN – Agente Técnico de Inteligência – 2010 – CESPE

Se um usuário estiver utilizando um sistema do tipo Linux e quiser que o arquivo permaneça inalterado durante sua transmissão, ele poderá utilizar o comando FTPS -no-change.

 

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Errado

São formas e tranferir arquivos entre cliente servidor o Secure FTP (SFTP), FTP over SSH e FTP over SSL/TLS (FTPS).

Secure FTP (SFTP): Utiliza o SSH para transferir arquivos com segurança.

FTP over SSL/TLS (FTPS): Utiliza um FTP server com certificado SSL/TLS instalado, esse certificado valida a identiado do servidor e as informações oriundas do certificado são usadas para criar um tunel cifrado diretamente entre os clientes e o servidor.

ABIN – Agente Técnico de Inteligência – 2010 – CESPE

O comando pwd no FTP permite ao usuário visualizar o diretório que se encontra na máquina remota.

 

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

BRB – Advogado – 2010 – CESPE

O protocolo FTP, utilizado para videoconferência na Internet, tem um modo de conexão ativo, em que o cliente negocia os parâmetros da conexão.

 

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Errado

O Protocolo FTP é utilizado para transferência de arquivos, e não para videoconferência.

TRT 08ª Região – Analista Judiciário – 2010 – FCC

Uma versão do FTP que opera sobre SSH e que criptografa os dados sendo transferidos objetivando proteção contra hackers é o

 

A) SSL.

B) SFTP.

C) SMTP.

D) TFTP.

E) NTP.

RESPOSTA: B

SSL – O Transport Layer Security – TLS (em português: Segurança da Camada de Transporte) e o seu predecessor, Secure Sockets Layer – SSL (em português: Protocolo de Camada de Sockets Segura), são protocolos criptográficos que conferem segurança de comunicação na Internet para serviços como email (SMTP), navegação por páginas (HTTP) e outros tipos de transferência de dados;

SFTP – o SSH File Transfer Protocol ou SFTP é um protocolo de transferência de arquivos e de manipulação funcional. É tipicamente utilizado com o protocolo de segurança SSH; É basicamente o protocolo FTP operando sobre o protocolo SSH.

SMTP – Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet;

TFTP – O Trivial File Transfer Protocol (ou apenas TFTP) é um protocolo de transferência de arquivos, muito simples, semelhante ao FTP. O TFTP é usualmente utilizado para transferir pequenos ficheiros entre “hosts” numa rede, tal como quando um terminal remoto ou um cliente inicia o seu funcionamento, a partir do servidor;

NTP – O NTP (Network Time Protocol) é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores baseado no UDP, ou seja, ele define um jeito para um grupo de computadores conversar entre si e acertar seus relógios, baseados em alguma fonte confiável de tempo. Com o NTP é fácil manter o relógio do computador sempre com a hora certa, com exatidão por vezes melhor que alguns milésimos de segundo.

CETESB – Analista de TI – 2009 – VUNESP

O protocolo TCP (Transmission Control Protocol) estabelece um campo denominado Port para identificar o serviço de rede. O Port designado para identificar o serviço de transferência de arquivo por meio do FTP (File transfer Protocol) é o

 

a) 21.

b) 23.

c) 25.

d) 50.

e) 122.

RESPOSTA: A

MEC – Administrador de Redes – 2009 – FGV

O File Transfer Protocol (FTP) é o protocolo padrão da arquitetura TCP/IP, utilizado para copiar arquivos de um host para outro. O FTP estabelece duas conexões TCP, por meio de duas portas conhecidas, uma usada para a conexão de controle e a outra para conexão de dados.

 

Essas portas são identificadas, respectivamente, pelos números:

 

a) 20 e 21

b) 21 e 20

c) 42 e 43

d) 66 e 67

e) 67 e 66

RESPOSTA: B

SDS-SC – Técnico em Informática – 2008 – Consulplan

Qual comando devemos usar no FTP para emitir um aviso sonoro ao término de um comando?

 

a) ring

b) tone

c) bell

d) hash

e) sign

RESPOSTA: C

SDS-SC – Técnico em Informática – 2008 – Consulplan

Utilizando o comando FTP do Windows XP, qual comando temos que executar para exibir o símbolo # a cada buffer transferido?

 

a) prompt

b) hash

c) verbose

d) debug

e) literal

RESPOSTA: B

TJ-DF – Analista Judiciário – 2008 – CESPE

No serviço FTP (file transfer protocol), a sinalização de comandos de manipulação de arquivos e diretórios compartilha com o subprotocolo de transferência de arquivos o mesmo canal de transporte.

 

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Errado

A conexão de controle utiliza a porta 21, a conexão de transferência de dados utiliza a porta 20. Devido ao motivo de utilizar duas conexões, o protocolo FTP é chamado de out-of-band.

AL-TO – Assistente Legislativo – 2005 – CESGRANRIO

Um usuário está com uma conexão de FTP aberta e quer transferir um grande arquivo. Para verificar o andamento da transferência, qual comando do FTP deve-se utilizar a fim de que o caractere # seja exibido na tela depois de cada buffer de dados processado?

a) binary

b) chmod

c) hash

d) prompt

e) rmdir

RESPOSTA: C

Polícia Federal – Perito Criminal – 2004 – CESPE

Trata-se de uma sessão FTP de controle, na qual o cliente realizou três tentativas malsucedidas de se autenticar no servidor e foi desconectado por este.

 

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

TER-AL – Analista Judiciário – 2004 – CESPE

O FTP (file transfer protocol) é utilizado para o download de arquivos na Internet. O upload por meio desse protocolo deve ser realizado apenas por uma versão modificada, denominada TFTP (trivial file transfer protocol).

 

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

O upload pode ser feito por um cliente FTP. Além disso TFTP é um outro protocolo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile