Frames por Segundo em Jogos. Programando do Jeito Certo.

Frames por Segundo em Jogos. Programando do Jeito Certo.

Neste vídeo eu mostro como considerar o framerate (fps) no código dos jogos. O principal conceito é sempre atualizar o mundo considerando o tempo entre os frames.
Nos jogos a movimentação dos personagens tem que ser sempre as mesmas independentemente da taxa de frames do momento. Se um personagem tem que andar 5 unidades de mapa por segundo, ele tem que percorrer essas 5 unidades independente se o fps for 60 ou 30.
No código que fizemos até o momento, estávamos usando um valor fixo por frame para a atualização dos vetores, considerando apenas 60 fps. Mas é errado considerar um valor fixo, pois se o framerate cair ocorrerá um efeito de câmera lenta, o que deve ser evitado a todo custo.
No vídeo eu corrijo o código do nosso raycasting para considerar o tempo entre o frame anterior e o atual.
No P5.js temos a variável “deltaTime” que é exatamente o que precisamos.

#fps #framerate #raycasting

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