Gatsby Hoje Em Dia e no Futuro – Preston So

Gatsby Hoje Em Dia e no Futuro - Preston So

O Gatsby é um framework para montar sites rapidíssimos baseado no React. Como parte da categoria JAMstack de tecnologias que está revolucionando o mundo de desenvolvimento web, as propostas de valor do Gatsby contam com seu foco em performance como PWA fora da caixa, flexibilidade na questão de fontes de dados, processos de code-splitting e prefetching inteligentes, otimização de imagens e lazy-loading. Além disso contém um API de GraphQL robusto que junta tudo numa só camada.

Aqui é onde o Gatsby está hoje: a melhor opção para montar sites que precisam de um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), todas as vantagens do SSR e a renderização declarativa e os componentes do React. Porém o futuro do Gatsby nos próximos anos é mais promissor ainda.

De fato, o Gatsby conta com uma demasia de funções inacreditáveis que já estão lançadas ou estão em desenvolvimento, por exemplo temas, que já estão disponíveis e permitem múltiplas configurações do Gatsby em uma só página e componentes completamente encapsulados. Agora, junto com o crescimento diário do ecossistema de temas, o Gatsby está olhando para frente às novas funções que reinventarão nossos fluxos de trabalho como desenvolvedores, entre elas builds incrementais e ferramentas no Gatsby Cloud para encurtar sua jornada a um site rápido e poderoso.

Nesta talk, falei sobre as vantagens já acessíveis agora mesmo no Gatsby e por quê você deve utilizá-lo hoje e continuar utilizando o Gatsby no futuro para aproveitar temas, builds incrementais e o ecossistema inteiro do Gatsby, que já conta com centenas de plugins e uma comunidade extremamente ativa e amigável.

Preston So é um estrategista de produtos, desenvolvedor, futurista de experiências digitais, pesquisador, palestrante e autor do livro Decoupled Drupal in Practice (português: Drupal desacoplado na prática, Apress, 2018). Mundialmente reconhecido pela sua abordagem de assuntos como o Drupal desacoplado, design conversacional e a web descentralizada, Preston é Principal Product Manager na Gatsby, onde trabalha com a experiência do desenvolvedor do Gatsby, a disseminação do seu ecossistema e o desenvolvimento de seus produtos. Ele é também Editor in Chief na Tag1 Consulting, onde dirige marketing de conteúdo e apresenta o Tag1 Team Talks, uma série quinzenal de webinars sobre tecnologias web emergentes.
Preston tem sido um programador desde 1999, desenvolvedor e designer desde 2001, profissional criativo desde 2004, desenvolvedor Drupal desde 2007 e gerente de equipes locais e remotas desde 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *