A velocidade do site influencia o SEO?

Você nem precisa ouvir com muita atenção porque o pessoal do SEO está gritando dos telhados: a velocidade do site é tudo. Não passa um dia sem um novo artigo, white paper, representante do Google ou especialista em SEO nos dizendo que otimizar a velocidade é uma das coisas mais importantes que você pode fazer no momento. E eles estão certos, é claro! A velocidade do site influencia o SEO de várias maneiras. Aqui está uma pequena visão geral de como a velocidade do site e o SEO se combinam.

Texto por Edwin Toonen para o blog da YOAST

Você não terá uma segunda chance para essa primeira impressão: tudo começa com velocidade

Imagine isto: você fez um grande esforço para garantir que seu site funcione bem, tenha uma ótima estrutura e inclua um conteúdo direcionado e relevante. Mas essa não será a primeira experiência que seu visitante/cliente/consumidor em potencial tem com seu site. Eles terão que carregar seu site primeiro antes de poderem acessar esse conteúdo. Se levar muito tempo para carregar, haverá uma queda significativa e muito menos pessoas visitarão seu site. Um concorrente muito mais rápido está a apenas um clique de distância. Não investir em um site rápido é quase como se você não se importasse com seus clientes. Não há razão para eles ficarem, certo?

No celular, a velocidade do site é ainda mais um problema. Segundo uma pesquisa do Google, o site móvel médio leva mais de quinze segundos para carregar, enquanto as pessoas esperam que eles carreguem em menos de três segundos antes de pensarem em sair completamente. Cada segundo conta, conforme mais tempo o site leva para carregar mais as conversões diminuem acentuadamente. Dito isso, quais são as razões para melhorar a velocidade de carregamento do seu site?

  • A velocidade do site é um fator de classificação
  • Sites rápidos são mais fáceis de rastrear
  • Sites de carregamento rápido têm taxas de conversão mais altas
  • Reduz as taxas de rejeição
  • Melhora a experiência geral do usuário (menos estresse!)

Tudo se resume a isso: melhore a velocidade do seu site se você quiser clientes satisfeitos e mecanismos de pesquisa felizes! E quem não quer isso, certo?

A velocidade do site é um fator de classificação

O Google disse várias vezes que um site rápido ajuda você a ter uma classificação melhor. Ainda neste mês, o Google lançou a chamada ‘Atualização de velocidade’, tornando a velocidade do site um fator de classificação para pesquisas em dispositivos móveis. O Google enfatizou que isso afetaria apenas os sites mais lentos e que os sites mais rápidos não receberão um impulso, mas eles certamente estão analisando a velocidade do site em geral. Somente os sites mais lentos são atingidos agora, mas e o futuro?

O tempo de carregamento influencia o rastreamento

Os sites modernos são incrivelmente manejados e desembaraçados. Essa bagunça já pode fazer uma grande diferença. Corrija a estrutura do site , limpe as postagens antigas e desatualizadas e coloque esses redirecionamentos em ordem. Invista em um plano de hospedagem melhor e realize tunning desses servidores. Quanto maior o seu site, maior o impacto das otimizações de velocidade. Isso não afeta apenas a experiência do usuário e as taxas de conversão, mas também afeta o orçamento e a taxa de rastreamento . Se os seus servidores forem rápidos, o Googlebot poderá aparecer com mais frequência e realizar mais tarefas.

Sites de carregamento rápido têm taxas de conversão mais altas e taxas de rejeição mais baixas

Seu objetivo deve ser o site mais rápido do seu nicho. Seja mais rápido que seus concorrentes. Ter um site ou uma plataforma de comércio eletrônico que leva muito tempo para carregar não é bom. As pessoas apertam o botão voltar em uma fração de segundo, para nunca mais voltar. Não é bom para a sua taxa de rejeição ! Ao oferecer um site rápido, você não apenas trabalha para melhorar sua taxa de conversão, mas também cria confiança e fidelidade à marca. Pense em todos os momentos em que você xingou a tela porque teve que esperar uma página carregar – novamente – ou estar rodando em círculos porque a experiência do usuário foi muito ruim – novamente. Isso acontece com muita frequência – não seja esse site.

A velocidade do site melhora a experiência do usuário

Você sabia que as pessoas experimentam um estresse real ao sofrer atrasos nos dispositivos móveis? E que esse nível de estresse é comparável a assistir a um filme de terror? Você acredita nisso? Foi isso que o pessoal da Ericsson Research descobriu há alguns anos atrás. Melhorar a velocidade do site em geral significa fazer as pessoas felizes. Eles vão gostar de usar seu site, comprar mais e voltar com mais frequência. Obviamente, isso significa que o Google verá seu site como um ótimo resultado de pesquisa, porque você está entregando os produtos no que diz respeito à qualidade do site. Eventualmente, você pode obter um bom impulso no ranking. É uma situação ganha-ganha!

Otimizar seu site não é apenas olhar para números bonitos

Otimizar o site para velocidade não é tão simples quanto obter uma boa pontuação em todas essas ferramentas de teste de velocidade do site. Não foque apenas em pontuações e métricas. A maioria dos testes imita um ambiente irreal, mas adivinhe: o mundo real importa ainda mais. Todo usuário é diferente. Todo visitante usa um tipo diferente de conexão à Internet, dispositivo e navegador. Descubra quem são seus usuários, como eles acessam seu site e o que fazem enquanto estão lá. Combine ferramentas clássicas como o PageSpeed ​​Insights, recentemente atualizado pelo Google, pingdom, WebPageTest.org e Lighthousecom ferramentas analíticas para obter uma ampla visão geral dos problemas de velocidade em seu site. Use as recomendações para começar a melhorar a velocidade do site, mas use-as com moderação; essas recomendações geralmente são difíceis de implementar e não são realmente realistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima