Event Driven Architecture na Creditas – Camila Campos

Event Driven Architecture na Creditas - Camila Campos

Cada vez mais estamos evoluindo para um cenário onde contextos bem definidos do business são representados por serviços independentes que expressam a realidade por trás do código. Tendo em vista que nossa realidade é assíncrona e que muito do que acontece no mundo é visto por nós como “coisas” (ou eventos) que acontecem em diferentes contextos ao nosso redor, o objetivo de modelar software que expresse a realidade também tange a comunicação entre serviços de diferentes contextos, em forma de eventos.

Nessa talk, veremos como uma arquitetura baseada em eventos pode ser uma opção coerente e viável para a comunicação entre serviços, abordando suas vantagens e desvantagens. Apresentaremos um case de como a Creditas, uma fintech de crédito com garantia, aplicou e validou Event Driven Architecture em seu business e entenderemos qual foram as motivações para esta adoção e as lições aprendidas do uso em produção desta arquitetura.

A chata dos testes e do código bonito. Se formou em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e trabalha como engenheira de software na Creditas. É organizadora do Rails Girls São Paulo e do Women Dev Summit.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *