Decida qual é o nível de fluência ágil mais adequado para seu time – Suzyanne & Juliana

Decida qual é o nível de fluência ágil mais adequado para seu time - Suzyanne & Juliana

O Modelo de Fluência Ágil foi introduzido pela primeira vez em 2012, por James e Diana Larsen que reconheceram um problema naquela época que ainda persiste hoje – há muitas organizações em que as transformações do Agile falham ou, no mínimo, não fornecem os benefícios esperados quando começaram a jornada ágil.

James e Diana observaram que as equipes ágeis se desenvolvem através de quatro estágios distintos de fluência: foco de valor (Focusing), entrega de valor (Delivering), otimização de valor (Optimizing) e otimização de sistemas (Strengthening), cada uma com seus próprios benefícios, proficiência exigida e principais métricas. Ofereceram isso como uma maneira de pensar e planejar investimentos para criar as condições do Agile que melhor se adequem ao seu esforço de desenvolvimento, necessidade e valor para o cliente.

Nesta apresentação, vamos mostrar como o modelo de Fluência Ágil funciona de uma maneira geral, como e por que ele é preferível a outros modelos disponíveis e as principais lições aprendidas com base em nossa experiência.

Suzyanne Oliveira é Analista de Negócios na ThoughtWorks, possui mais de 10 anos de experiência na área de TI como Project/Product Management e desenvolvimento de startups. Está entre os 50 profissionais de TI a serem acompanhados no Brasil (conforme pesquisa da Gama Academy). Já atuou como Desenvolvedora Web, PM, Gerente de Vendas e Analista de negócios em empresas de pequeno porte até multinacionais. Também é CEO da Linkest, co-fundadora do CODE GIRL e criadora do processo mystartupbr.com.

Juliana Chahoud é Consultora Principal de Desenvolvimento da ThoughtWorks e foi professora no MBA em Desenvolvimento de Aplicativos e Games na FIAP. Trabalhou anteriormente como Engenheira de Soluções no Twitter e foi líder técnica em times de desenvolvimento de aplicativos como PlayKids, 99 Taxis e ZAP Imoveis. Possui mestrado em Inteligência Artificial pela USP e atua há vinte anos na área de TI em Desenvolvimento de Sistemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *