Brasil.IO: Libertação de Dados Públicos, com Python – Álvaro Justen

Brasil.IO: Libertação de Dados Públicos, com Python - Álvaro Justen

Analisar dados públicos não é tarefa fácil: estão disponíveis em muitas páginas, formatos de arquivos e padrões diferentes e por isso é comum a necessidade de criar softwares especializados para capturar, converter e limpá-los antes de analisá-los. Apesar de termos muita informação pública disponível no Brasil, muitos desses dados não são utilizados por jornalistas, cientistas políticos, estatísticos, advogados e pessoas de diversas outras áreas por conta da dificuldade de acesso a esses dados.

Ferramentas simples e básicas para quem trabalha na área da tecnologia podem gerar um impacto impressionante se aplicadas em áreas que ainda não possuem cultura de análise de dados disseminadas, como programas que convertem formatos ou mesmo gerenciamento de um banco de dados e utilização de SQL para análises superficiais.

Nesta palestra, serão apresentados aspectos técnicos do Brasil.IO, portal que nasceu para resolver esse problema. Brasil.IO é uma comunidade de desenvolvedores que criam scripts para capturar, limpar e estruturar bases de dados de interesse público, que ficam disponíveis no site para download e para acesso através de uma interface com filtros e também por uma API. O projeto é software livre e é utilizado por jornalistas, pesquisadores e ativistas, facilitando a criação de narrativas e aplicativos guiados por dados.

Turicas (aka Álvaro Justen) é programador e professor de programação. Ativista de software livre desde 2004 e programador Python desde 2005, atualmente trabalha capturando, convertendo, limpando e analisando dados em diversos projetos jornalísticos brasileiros; é fundador do portal de dados abertos acessíveis Brasil.IO e está sempre viajando para congressos, libertando dados públicos inacessíveis, torrando café e hipnotizando pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *