De Volta Para o Futuro – Fernando Rizzato e Kelver Merlotti

De Volta Para o Futuro - Fernando Rizzato e Kelver Merlotti

De Volta Para o Futuro: Dos 20 anos de legado a uma arquitetura de microsserviços em uma gigante da logística

Ao colocar uma lupa especificamente em softwares comerciais (ERP, CRM, WMS, CMS e qualquer outra combinação de três letras que você tenha se deparado por aí) podemos dizer que a situação é, de alguma forma, perturbadora. Temos uma infinidade de novas tecnologias, linguagens, formas de armazenamento de dados, além da última solução em performance e recursos incríveis, as quais nascem e morrem em um par de anos. A estes softwares idosos de 24 meses de vida damos o nome oficial de “legado”.

Esta apresentação vai mostrar como o uso de tecnologias capazes de sobreviver e adaptar-se às novidades pode resultar na economia de grandes quantidades de recursos financeiros, preservar o conhecimento do negócio e o capital humano. Do monolito com arquivos locais, passando pelo client/server e chegando aos microsserviços, mantendo o investimento, a produtividade e a elegância.

Para isso, contaremos a trajetória de um grande player do setor de logística ao modernizar seus sistemas construídos ao longo de 20 anos, adaptando-se a um cenário em constante transformação, onde software e hardware são atualizados e se tornam obsoletos em um piscar de olhos.

Fernando é Evangelista da Embarcadero para América Latina, graduado em Informática pela FATEC, pós-graduado em Sistemas de Informação pela USC e possui um MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Há mais de 20 anos na indústria de software, foi gerente de projetos da Borland, palestrante internacional em eventos sobre tecnologia e desenvolvimento e instrutor de diversos cursos para o público desenvolvedor.

Kelver possui mais de 18 anos de experiência com Delphi e é Coordenador Regional de MVPs Embarcadero no Brasil. Especialista em Desenvolvimento de Software para Web pela UFSCAR, já palestrou em inúmeros eventos sobre tecnologia e desenvolvimento pelo país e, atualmente, lidera a área de Serviços da Embarcadero do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *