De Fortran a Julia: Computação Científica no Mundo Real – Melissa Weber Mendonça

De Fortran a Julia: Computação Científica no Mundo Real - Melissa Weber Mendonça

Hoje em dia, quando se fala Computação Científica é comum que se pense em Data Science. No entanto, existe muito mais no mundo da computação científica que não se conhece fora do nicho da matemática aplicada.

Nesta palestra, falaremos sobre os fundamentos da computação científica, sua história e a importância das implementações clássicas dos algoritmos básicos de Álgebra Linear Numérica para o desenvolvimento de diversas áreas da computação. Exploraremos também algumas aplicações destas técnicas, incluindo High Performance Computing (Computação de Alto Desempenho) e algumas técnicas usadas por cientistas e Engenheiros de Software Científico (Research Software Engineers) no desenvolvimento de aplicações científicas. Finalmente, discutiremos o surgimento de linguagens mais modernas, em especial Python e Julia, suas vantagens e desvantagens para a computação científica.

Melissa Weber Mendonça – Professora no Departamento de Matemática na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadora em Matemática Aplicada com foco em Otimização, Análise Numérica e Álgebra Linear Numérica. Participante de comunidades de software livre há vários anos, palestrante em diversos eventos como FISL, Python Brasil e outros. Membro do PyLadies Floripa. Evangelista de Python, LaTeX e software livre em geral.

Acesse o conteúdo completo em: http://bit.ly/2mbqrIo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *