Análise do Samsung Galaxy Note 8 (Samsung SM-N950F)

Depois de 4 anos utilizando o mesmo telefone – Motorola Moto G (1ª Geração) – resolvi trocá-lo. O telefone ainda é o suficiente para mim, mas precisava de uma câmera melhor – como todo pai de uma criança de 2 anos.

A análise a seguir é de uma consumidor que comprou o telefone e não de uma pessoa que ganhou o telefone para falar bem analisá-lo.

Ao iniciar a pesquisa, fiquei na dúvida entre os seguintes aparelhos: Samsung Galaxy S8, Samsung Galaxy S8 Plus, Samsung Galaxy Note 8; Apple Iphone 7 Plus, Apple Iphone 8 Plus e o ASUS Zenfone 4. Depois de assistir a um milhão e meio de análises, cheguei às seguintes conclusões:

1 – ASUS Zenfone 4: Apesar da câmera ser muito boa e em muitas análises ser até considerada com qualidade próxima a dos aparelhos top de linha (flagship) mesmo custando metade do valor, em todas as páginas da ASUS (Facebook, instagram, etc.) há gente reclamando de defeitos. Além disso, a manutenção em sua assistência técnica, caso você não more no Rio de Janeiro ou em São Paulo, terá que ser feita enviando o telefone pelos Correios. Uma pena, já que o telefone tem uma excelente bateria, câmera dupla (que permite o famoso fundo desfocado ou efeito bokeh) e um bom custo benefício.

2 – Samsung Galaxy S8 e o Samsung Galaxy S8 Plus: Excelentes telefones, hardware de ponta; Contudo, o S8 é muito estreito e achei um pouco estranho isso, desconfortável; O S8 Plus, tem uma tela de tamanho excelente e uma boa câmera. Contudo, nenhum dos dois tem câmera dupla. Dos telefones da samsung, apenas o Samsung Galaxy Note 8 tem esta combinação de câmeras. Na verdade, este recurso não é algo fundamental, mas para mim que buscava um telefone para ter uma câmera sempre a mão, sim.

3 – Iphone 7 Plus: Excelente telefone e segundo as avaliações, sua câmera perde por pouco para a câmera do Iphone 8. Contudo seu preço é bem caro para um telefone de 1 ano atrás. Tenho que confessar que sempre achei que o Iphone vendesse mais por marketing do que por qualidade. E que se fossem comparados dois telefones flagship, o Android sairia vencedor. Assim, sempre tive preferência pelos Androids e só analisei os Iphones pois a minha esposa estava querendo adquirir um.

4 – Iphone 8 Plus: Como no Iphone 7 plus, analisei apenas a versão plus, pois é a única que tem câmera dupla e tela com maior tamanho. O preço bem próximo do Samsung Galaxy Note 8.

5 – Samsung Galaxy Note 8: Tinha todos os recursos e segundo algumas análises a melhor câmera do mercado.

Após analisar bastante, terminei adquirindo dois telefones: um Iphone 7 Plus para minha esposa e um Galaxy Note 8 para mim. Abaixo segue minha análise sobre o meu telefone, muitas vezes sendo comparado com o da minha esposa.

No final, fiquei em dúvida entre o Iphone 8 Plus e o Galaxy Note 8, que inclusive tem o mesmo valor. Mas graças a minha preferência por telefones Android, escolhi o Samsung Galaxy Note 8; No final, minha esposa preferiu comprar o Iphone 7 Plus para ela.

Samsung Galaxy Note 8

Sistema Operacional e aplicativos

Podem dizer o que quiser, mas iOS tem uma das interfaces mais defasadas que já vi em sistemas sistemas operacionais; parecem que pararam no tempo seguindo o padrão de design da web utilizado a uns 5 anos. Além disso, as traduções são mal feitas e nem sempre consistentes. Por exemplo: Muitas vezes você encontrará instruções lhe orientado a acessar as configurações do sistema, em outras os ajustes. Encontrei algumas vezes mensagens de erro em inglês, quando deveria estar aparecendo em português. Contudo, o sistema operacional me parece mais rápido do que o Android. Os mesmos programas que testei no Note 8, parecem abrir mais rápido no iOS do Iphone 7; mesmo que este seja uma geração anterior que o meu.

Câmera

É muito complicado comparar qualidade de imagem. Visualmente as fotografias tiradas sob mesmas condições parecem iguais ou muito semelhantes. Mas no Iphone o tempo de foco me parece consideravelmente mais rápido do que no Note 8.

Além disso, as imagens com pouca iluminação e as imagens com fundo desfocado (Bokeh – Foco Dinâmico no Note8 ou Modo Retrato no Iphone) são melhores quando tiradas do Iphone 7.

O Foco Dinâmico me decepcionou um pouco, pois acreditava que as duas câmeras eram utilizadas para realizar esse efeito de forma ótica – aparentemente elas são usadas apenas para obter informações de distância e cálculos para a aplicação do efeito via software, algo que poderia ser feito utilizando o photoshop.

Fonte de Ouvido AKG

Alguns consideram uma boa marca de áudio, para mim o fone foi uma decepção muito grande. Apesar de não ser um audiófilo e nem ligar muito para qualidade de som. Este fone, e pelo que li, outros da mesma marca tem uma som muito agudo sem graves, parece que estamos ouvindo um rádio à pilha.

Tela

A tela do Note 8 é a maior do mercado, embora tenha uma maior área de trabalho isso nem sempre é o melhor. Por exemplo, hoje eu não consigo digitar apenas com uma mão como fazia. Acredito que este seja um dos problemas dos phablets.

A tela curva do Note8 às vezes atrapalha quando precisamos selecionar algo utilizando a caneta.

Além disso, a tela do IPhone 7 me parece ter uma melhor qualidade de imagem; com mais nitidez.

Outro problema da tela do Note 8 é seu auto custo, para trocar, você terá que desembolsar o preço de um telefone novo (R$ 2.100,00); e mesmo que o dano não tenha afetado o touch a troca é realizada apenas por inteiro.

Carregador

Levou exatamente 1 hora e 25 minutos para realizar a carga completa. Enquanto o Iphone 7 Plus levou quase 3 horas.

Antes de completar 1 ano de uso, o cabo do Note 8 já estava apresentando problemas; e o telefone passou a carregar apenas no modo “carregamento lento”. A assistência técnica para trocar o cabo (que ainda estava na garantia) exigiu que o celular ficasse para ser testado e que os dados fossem todos apagados. Preferi comprar outro cabo (R$ 70,00).

Peso

Este é outro fator que me incomoda no Galaxy Note 8. Contudo, é uma característica dos phablets. Mas muitas vezes eu tenho que apoiar a mão em algum local, pois o peso depois de alguns minutos passa a incomodar.

Resumo

Não pretendo trocar meu Note8 pelo Note9, mas migrar para um IPhone ou experimentar o Google Pixel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile