O que é QoS?

QoS – Quality of Service, ou em português “Qualidade de Serviço”, é um método para fornecimento consistente e previsível na distribuição de dados satisfazendo os requisitos pré-estabelecidos do cliente (SLA) para determinados parâmetros (reliability – confiabilidade, delay – retardo, atraso ou latência, Jitter – flutuação ou variação de latência (atraso) que causa pacotes fora da ordem, vazão – largura de banda, etc.). Reduzindo problemas causados por Bursts periódicos (picos de uso) protegendo aplicações sensíveis (tráfego não-elástico, Ex.: VoIP), priorizando a entrega de pacotes (classes de serviço), sem desativar aplicações de prioridade mais baixa.

Modelos de Implementação: IntServ (Serviços Integrados, orientado a fluxo; utiliza o protocolo RSVP) e o DiffServ (Serviços Reservados ou Diferenciados; permite a criação de classes de serviços; indicado para grandes redes).

Temos ainda os protocolos SBM (sinalização), LDP (Sinalização em redes MPLS), RTSP (sinalização). Após criada a conexão e negociação de parâmetros (sinalização) utiliza-se o RTP (transporte de dados), e o RTCP (monitoramento e controle do RTP).

Modelo OSI: Camada de Transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima