Como realizar o emparelhamento Bluetooth do controle Ípega PG-9028 com o Windows 10

Para conseguir jogar utilizando um controle sem fio em seu PC, a primeira coisa que você precisa fazer é comprar um Adaptador USB para Bluetooth, caso seu notebook ou PC já não tenha um.

A instalação destes Dongles são muito simples: basta plugá-los e o Windows instalará os drivers genéricos para Bluetooth ao reconhecê-los.

Mas calma, para utilizar o controle, será necessário realizar uma atividade chamada emparelhamento/pareamento. Para realizá-la, clique com o botão direito no ícone do Bluetooth no systray da sua barra de tarefas do Windows 10.

image

Selecione a opção “Adicionar um dispositivo Bluetooth” para abrir a tela abaixo:

Esta tela sempre permanecerá procurando por novos dispositivos Bluetooth para realizar a conexão;

Assim, ligue seu joystick: segurando botão “X”, aperte o botão “Home”. Ele será ligado e o LED “Search” ficará piscando.

Volte a tela do Windows 10 e você verá um novo dispositivo com o texto “Pronto para emparelhar”:

Clique no item “PG-9028” e selecione a opção “Emparelhar”. Aparecerá uma janela de senha. Digite “0000” e clique em avançar.

O Windows iniciará o emparelhamento e instalará alguns drivers do novo dispositivo.

Agora, o LED “Search” de seu controle deixará de piscar e ficará permanentemente aceso, o que significa que ele está pronto para ser utilizado. Isto pode ser observado na tela de gerenciamento de dispositivos Bluetooth: aparecerá que o PG-9028 está conectado:

Pronto! Você já pode utilizar seu Joystick. Lembre-se que, caso utilize-o em emuladores, é necessário ativar o gamepad nas configurações e selecionar quais teclas serão acessadas para cada botão no controle.

OBS.: Nas próximas vezes em que você for utilizar o controle, basta apertar o botão “Home” que o Windows realizará a conexão de forma automática.

Testei com sucesso no SNES9x e no ZSNESW.

3 comentários em “Como realizar o emparelhamento Bluetooth do controle Ípega PG-9028 com o Windows 10”

  1. Olá nobre Paulo. No final do artigo vc cita: "Nas próximas vezes em que você for utilizar o controle, basta apertar o botão “Home” que o Windows realizará a conexão de forma automática." Eu tenho uma Ipega 9023, e esse procedimento funciona bem, pois basta eu emparelhar uma única vez e apertar o Home para usar novamente. Porém, adquiri um 9088 e não funciona. Toda vez tenho que remover o dispositivo e conectar novamente. Se apenas apertar o Home, ele não se conecta, e os 4 leds ficam piscando, sem ter conexão. Será que o meu 9088 veio com defeito?

  2. Olá Paulo! Você chegou a parte de digitar o código ("senha") para realizar o emparelhamento? Verifique no manual se eles não solicitam um outro código para que o seu funcione; o manual deve ser fácil de encontrar através do Google, caso você não o tenha mais.

  3. Saudações Paulo!
    Eu tentei fazer o procedimento, porém, o meu joyestick é de modelo PG-9078 e o Windows 10 até localiza localiza o joy sem problemas até então porém, no momento que clico para conectar aparece uma mensagem de falha (tente novamente). Só consigo conectar via cabo USB.
    Gratidão pelo tutorial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile