Quais os benefícios da Análise de Pontos de Função?

Pode-se destacar vários benefícios da aplicação da análise de pontos de função nas organizações:

  • Uma ferramenta para determinar o tamanho de um pacote adquirido, através da contagem de todas as funções incluídas.
  • Provê auxílio aos usuários na determinação dos benefícios de um pacote para sua organização, através da contagem das funções que especificamente correspondem aos seus requisitos. Ao avaliar o custo do pacote, o tamanho das funções que serão efetivamente utilizadas, a produtividade e o custo da própria equipe é possível realizar uma análise do tipo "make or buy".
  • Suporta a análise de produtividade e qualidade, seja diretamente ou em conjunto com outras métricas como esforço, defeitos e custo. Porém se o processo de desenvolvimento da organização for caótico (cada projeto é desenvolvido de forma diferente), mesmo que a contagem dos pontos de função do projeto e o registro do esforço tenham sido feitos de forma correta, a análise da produtividade entre os projetos será prejudicada.
  • Apóia o gerenciamento de escopo de projetos. Um desafio de todo gerente de projetos é controlar o "scope creep", ou aumento de seu escopo. Ao realizar estimativas e medições dos pontos de função do projeto em cada fase do seu ciclo de vida é possível determinar se os requisitos funcionais cresceram ou diminuíram; e se esta variação corresponde a novos requisitos ou a requisitos já existentes e que foram apenas mais detalhados.
  • Complementa o gerenciamento dos requisitos ao auxiliar na verificação da solidez e completeza dos requisitos especificados. O processo de contagem de pontos de função favorece uma análise sistemática e estruturada da especificação de requisitos e traz benefícios semelhantes a uma revisão em pares do mesmo.
  • Um meio de estimar custo e recursos para o desenvolvimento e manutenção de software. Através da realização de uma contagem ou estimativa de pontos de função no início do ciclo de vida de um projeto de software, é possível determinar seu tamanho funcional. Esta medida pode ser então utilizada como entrada para diversos modelos de estimativa de esforço, prazo e custo.
  • Uma ferramenta para fundamentar a negociação de contratos. Pode-se utilizar pontos de função para gerar diversos indicadores de níveis de serviço (SLA – "Service Level Agreement") em contratos de desenvolvimento e manutenção de sistemas. Além disso permite o estabelecimento de contratos a preço unitário – pontos de função – onde a unidade representa um bem tangível para o cliente. Esta modalidade possibilita uma melhor distribuição de riscos entre o cliente e o fornecedor.
  • Um fator de normalização para comparação de software ou para a comparação da produtividade na utilização de diferentes técnicas. Diversas organizações, como o ISBSG, disponibilizam um repositório de dados de projetos de software que permitem a realização de benchmarking com projetos similares do mercado.

Fonte: Métricas de Software – Agência Estadual de Tecnologia da Informção – Governo de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima