Pouco Espaço: “O espaço de armazenamento do telefone está ficando baixo”

Problema: Tenho um 1GB livre de espaço em meu cartão de memória, mas o meu celular Android a todo momento exibe mensagem de que o espaço de armazenamento está ficando baixo.

Diagnóstico: Não é o espaço do cartão de memória que está ficando baixo, por esse motivo não adianta comprar mais um cartão SD com maior capacidade. O problema de pouco espaço disponível se encontra na memória de armazenamento interno do celular.

A maioria dos celulares tem uma memória interna, que não pode ser expandida. Além do celular vir de fábrica com diversos arquivos armazenados na memória interna (manual, instalador de drivers e aplicativos, papel de parede). O celular está configurado para que todo aplicativo novo que seja instalado utilize a memória interna e não o cartão SD.

Solução: Os aplicativos podem ser configurados para trabalhar na memória interna do celular ou dentro do cartão de memória. Para configurá-lo:

  • Selecione a opção Configurações, Aplicativos, Gerencia Aplicativos;
  • Selecione o aplicativo que deseja;
  • Selecione a opção “Mover para o cartão SD”
  • Repita esta operações em todos os aplicativos.

Alguns aplicativos podem ser movidos, pois foram escritos nativamente com esta possibilidade. Outros vão se recusar a ser movidos; para mover estes programas será necessário obter o acesso Root ao sistema (alguns chamam de rooteamento). Dentre os aplicativos que não podem ser movidos se encontram aqueles pré-instalados em fábrica, como é o caso dos aplicativos GMail, Facebook, NDrive, dentre outros; mas este é assunto para um outro post…

Atualização (23/08/2012): visite o artigo para saber “Como fazer para que os próximos aplicativos sejam instalados automaticamente no cartão SD

2 comentários em “Pouco Espaço: “O espaço de armazenamento do telefone está ficando baixo””

  1. Tenho um celular H7300,ele tem 128mb de memoria interna ja utilizei uma boa parte ainda tem 26mb de memoria interna disponivel mais quando baixa qualquer aplicativo ppr menor que seja aparece uma mensagem dizendo que nao tem menmoria suficiente so que existe memoria.Meu celular tem 128 de memoria interna e como ja falei ainda tem 22 m disponivel.Sera que tem que ativa alguma funcao?preciso de ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima