Limpando histórico de edições dos artigos da mediaWiki

Quando um site mediaWiki começa a receber visitantes diversos problemas começam a aparecer, os principais deles são o spam e o vandalismo.

O administrador passará horas removendo propaganda indesejada e recuperando artigos apagados por vândalos. O problema é que muitas vezes um artigo é editado diversas vezes, dificultando através do histórico de atualizações descobrir qual a última versão correta para que possa ser possível restaurá-lo.

Por esse motivo, é importante criar uma rotina de limpeza. Eu após revisar todos artigos, faço uma limpeza das versões antigas deixando no sistema apenas a última versão revisada pelo administrador. Assim, no outro dia, para efetuar a nova limpeza, basta restaurar os artigos vandalizados para a versão mais antiga ainda armazenada no sistema (que é a última versão revisada pelo Administrador).

Para efetuar esta limpeza é necessário que você tenha acesso a linha de comando do seu servidor, e execute o comando abaixo no diretório de manutenção do sistema mediaWiki (diretório “maintenance”):

[sourcecode]
php deleteOldRevisions.php –delete
[/sourcecode]

Você tem uma outra abordagem para tratar vandalismo em seu site mediaWiki?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima