Google Web Fonts: Uma coleção de fontes grátis e otimizadas para web

image

O que a alguns anos atrás era preciso se realizar utilizando imagens, hoje pode ser feito com a personalização de fontes através de CSS. Porém, utilizar fontes sempre foi muito dificil devido a falta de garantia de que o usuário teria a mesma fonte instalada em seu computador. Com novos recursos oferecidos através de novas versões do CSS isso se tornou possível.

Agora, o problema seria apenas onde encontrar fontes gratuitas para utilizar em seu website!

O Google Web fonts é justamente a ferramenta ideal para resolver este seu problema. Através de uma API ele permite que se escolha uma fonte entre uma coleção de 447 fontes open-source disponíveis, e com o uso de um pequeno snippet é possível utilizá-lo em seu website:

Por exemplo:

1) Adicionando o código abaixo em seu website:

[sourcecode lang=”html”]
<link href=’http://fonts.googleapis.com/css?family=Kaushan+Script’ rel=’stylesheet’ type=’text/css’>
[/sourcecode]

2) E este código ao CSS de algum texto.

A API do Google Web Fonts irá gerar o CSS específico para cada browser para que ele possa utilizar a fonte. Tudo que você precisará é adicionar o nome da fonte ao CSS do texto que se deseja formatar. Por exemplo:

[sourcecode lang=”css”]
font-family: ‘Kaushan Script’, cursive;
[/sourcecode]

Você estará utilizando a fonte “Kausha Script” em seu Website. E o melhor, caso o usuário não tenha esta fonte, o navegador irá fazer o download, instalar, e passará a utilizá-la de forma transparente e instantânea.

Eu não sei vocês, mas eu acho esta ferramenta incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima