O que é o dwm.exe, e porque ele está sendo executado?

Sem dúvida você está lendo este artigo porque descobriu que este programa está sendo executado em sua máquina, ocupando seu processador e mais memória do que você acredita ser certo.

A primeira coisa que você precisa saber é que este arquivo não é um vírus (90% de certeza). E caso você o remova, é bem provável que o seu Windows Vista deixe de funcionar.

Por que 90% de certeza? Pois, os vírus atuais tentam despistar o usuário copiando as características de arquivos do sistema, dessa forma o usuário ficaria receoso de apagá-lo.

Então o melhor a fazer é tentar passar um antivírus para ter certeza. Não que antivírus seja a última palavra em segurança, acredite em mim: Não É! Mas, infelizmente, é a melhor opção disponível. Explicarei isso em um artigo futuro.

Afinal, então o que é dwm.exe?

Desktop Window Manager (dwm.exe) é o gerenciador de janelas do desktop. Graças a ele você tem os lindos efeitos visuais que o Windows Vista apresenta: Janelas Transparentes, imagens na barra de tarefas, e até o modo alternar em 3D.

O que acontece no Windows Vista é que as aplicações gravam as imagens em uma área reservada de memória, e o windows vista consegue sobrepor a essas imagens todos os efeitos que você conhece. Se por um lado é bonito, por outro o consumo de memória pode se tornar inaceitável! Para amenizar a perda de processamento, o Windows Vista utiliza a aceleração de hardware da sua placa de video. Por essa razão o Windows exige mais recursos dos computadores. E no final das contas quem leva a culpa é o dwm.exe que é o responsável por gerenciar estas funcionalidades.

Se você abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows, o processo dwm.exe deverá estar tomando de 30 à 50 MB de memória aproximadamente, e este tamanho varia de acordo com o número de janelas que você mantém abertas no seu sistema.

Você pode desativar o dwm.exe?

A resposta para esta pergunta é não! Mesmo habilitando o modo básico de recursos gráficos, o dwm.exe não é desligado, mas ele irá consumir muito menos memória. O que para alguns pode ser a salvação.

Fonte: HowTo Geek

10 comentários em “O que é o dwm.exe, e porque ele está sendo executado?”

  1. Bom dia!
    Após tentar resolver um problema com o dwm.exe, o meu notebook deixou de exibir a tela inicial.
    O problema se deu após executar as seguintes ações:
    1. Teclas "Windows + R"
    2. "Executar" digitei "MSCONFIG" + OK
    3. "Serviços" + "Ocultar todos os serviços da Microsoft" + "Desativar tudo" + "Aplicar"
    4. "Inicialização de programas" + "Desativar tudo" + OK + "Reiniciar" .

  2. Sonia Leite

    OLÁ
    Meu caso é o seguinte,o meu é windows 7 não é vista e vi esse dwm numas das pastas,pq fui gerenciar tarefas para ver se estava sendo executado um tal de delta home em meu computador para desativá-lo..ai a unica coisa que começava com d era ele,olhando a data nas propriedades dele é a mesma que apareceu o delta home no meu navegador..seria ele o invasor??????

  3. Mas e se o meu computador não for um vista, e sim o windows 7? ainda assim ele ocupa tanto da memória quanto o vista?

  4. Sérgio Quirino

    Olha, a respeito do artigo, consegui resolver esse problema com o dwm da seguinte forma: em EXECUTAR digite REGEDIT, depois clique em HKEY LOCAL MACHINE – SYSTEM – CURRENT CONTROLSET – CONTROL – WINDOWS na tela ao lado clique em ERROR MODE na tela que irá abrir altere o valor de 0 para 2.
    Espero que ajude, comigo funcionou bem.

  5. Luiz Platini

    Agradeço por tirar a duvida sobre este serviço que esta sendo executado na estação de trabalho

  6. Emilio Passos

    Brilhante explicação
    Rapida e rasteira
    Muito obrigado pelos belos tópicos postados
    Ja add em favoritos.
    Abraços e parabens pelas utilidades aqui compartilhadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile