HD Externo LG HXD5 500GB

Como havia dito no post anterior, o HD externo de 3.5” não é a forma mais confiável de backup. E lhe digo o motivo: Os HDs externos de 3.5” precisam de uma fonte de energia externa, eles não podem ser alimentados pela USB. Então, no caso de uma queda de energia, o HD poderá ser danificado e inutilizado. Isso já aconteceu comigo ao menos três vezes me fazendo perder três HDs (2 de 80GB, e um de 250GB).

Óbvio que ao falar em backup de documentos importantes não estou me referindo a documentos corporativos. Para estes, temos soluções mais robustas como RAID, Backup em fita, etc. Estou falando de documentos pessoais, e soluções como RAID são muito mais caras do que armazenamento em Pen Drives, SD Cards, HDs externos, DVDs, backup online e etc. Para este tipo de documentos eu recomendo a utilização de HDs Externos de 2.5” alimentados exclusivamente através da USB. Pois, se você utilizar um notebook, mesmo com uma queda de energia os HDs não serão desligados abruptamente e assim não serão danificados.

A algum tempo atrás, antes de comprar meu conversor de IDE para USB da COMTAC eu utilizava uma gaveta externa que ficava aberta sobre minha estação de trabalho. Em um determinado dia consegui encostar o circuito da gaveta (que estava exposto por estar aberta) em uma unidade de DVD ROM causando um curto circuito e perdendo o HD e os dados que estavam nele: código fonte de sistemas, documentos, modelos de documentos, snippets, filmes e muito mais.

Esta semana comprei algumas Video Aulas que me custaram um investimento de aproximadamente 1.700 reais e não quero correr o risco de perdê-las. Devido ao histórico de problemas em DVDs e perdas de HDs por motivos diversos, achei que a melhor solução seria comprar HDs Externos. Por isso, comprei dois. Assim, posso manter meu backup de forma redundante e em dois locais diferentes.

Após analisar diversos modelos optei pelo LG HXD5 500GB que na internet estava por um preço de R$ 180,00. No shopping terminei comprando pelo valor de R$ 229,00. Preferi pagar um pouco mais caro, pois HDs são sensíveis e os Correios não tem a fama de cuidar muito bem de suas encomendas (arremessando-as – veja aqui). Agora imagine as consequências disso em um HD.

O 2 HDs Externo são essas duas caixas azuis:

Sua instalação é muito simples, basta conectá-lo a porta USB e pronto. O Windows instalará o driver correto e você será informado de que um novo hardware foi instalado com sucesso. O HD Externo aparecerá como um novo HD:

A velocidade do HD é bem próxima a de um Pen Drive. Não é tão rápido quanto eu esperava, mas nada que atrapalhe. O Dispositivo parece ser sólido, mas não sei se sofreria algum dano ao cair no chão.

Até o momento estou gostando, e espero poder continuar confiando durante muito tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima