ARP (Address Resolution Protocol)

Address Resolution Protocol ou ARP é um protocolo de camada 3 (Rede) tanto no modelo OSI, como no modelo TCP/IP, usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (Camada 3 – como um endereço IP). O emissor difunde em broadcast um pacote ARP contendo o endereço IP de outro host e espera uma resposta com um endereço MAC respectivo. Cada máquina mantém uma tabela de resolução em cache para reduzir a latência e carga na rede. O ARP permite que o endereço IP seja independente do endereço Ethernet, mas apenas funciona se todos os hosts o suportarem.

O ARP foi implementado em vários tipos de redes; não é um protocolo restrito a redes IP ou Ethernet e pode ser utilizado para resolver endereços de diferentes protocolos de rede. Porém devido a prevalência de redes IPv4 e Ethernet, ARP é utilizado primordialmente para traduzir Endereço IP para Endereço MAC. Também é utilizado em outras tecnologias de IP sobre LAN, como Token Ring, FDDI ou IEEE 802.11, e para redes IP sobre ATM.

No protocolo IP de próxima geração, IPv6, a funcionalidade do ARP é provida pelo Neighbor Discovery Protocol (NDP).

A alternativa para as máquinas que não suportem ARP é um pré-mapeamento (estático) dos endereços.

Ao processo inverso dá-se o nome de RARP (Reverse ARP).

Protocolo ARP

Resolução de Questões de Concursos Anteriores

MEC – Gerente de Segurança – 2011 – CESPE
A configuração de endereço IP por meio do DHCP dispensa o ARP gratuito.
Certo ou Errado?

RESPOSTA: Errado

A questão aborda sobre o ARP gratuito. A principal função do ARP gratuito será a de atualização da tabela cache de ARP nos computadores. Cada computador costuma manter uma tabela cache associando um IP a um MAC. Ao trocar esse IP (DHCP dinâmico), as tabelas cache devem ser atualizadas. O protocolo DHCP não resolve esse tipo de conflito. Para isso, é preciso utilizar o ARP gratuito.

Logo, a questão está ERRADA, pois o DHCP não dispensa o uso do ARP gratuito, pelo contrário, ele é preciso com o DHCP dinâmico.

Apenas para ratificar:

ARP Gratuito, também chamado de ARP Cortesia, é um mecanismo utilizado por computadores em redes TCP/IP para “anunciar” seus endereços IP para a rede local e, portanto, evitar endereços IP duplicados na rede.

ARP E DHCP:  Em qualquer momento que o um DHCP Lease é obtido, o Windows NT envia um único ARP gratuito. Se o Windows NT receber uma resposta ao seu comando de ARP gratuito, Ele enviar uma mensagen DHCP DECLINE para o servidor DHCP, e então tenta obter um novo Lease.

Fonte: Site da Microsoft

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima