Algumas aplicações na nuvem exigem que seja utilizada chaves privadas no formato PPK; mas sites como AWS utilzam o formato PEM. Como converter o arquivo?
1) Realize o download do aplicativo PuTTYgen;
2) Inicie o aplicativo;
3) Acesse o menu “File > Load private key” e selecione seu arquivo *.pem;
4) Será exibida a mensagem “Successfully imported foreign key (openSSH SSH-2 private key (old PEM format)). To use this key with PuTTY, you need to use the ‘Save private key’ commando to save it in PuTTY’s own format.”;
5) Clique no botão “save private key”;
6) Aparecerá a mensagem “Are you sure you want to save this key without a passphrase to protect it?”;
7) Clique sobre o botão “sim” e selecione o local em que o arquivo será gravado. Não esqueça de utilizar a extensão ppk no nome do arquivo;
Natural de Salvador-BA, é graduado em Analise de Sistemas pela Universidade Católica do Salvador (2003), e especialista em Engenharia de Software pela Universidade Salvador (2010). Atualmente é Analista Judiciário pelo TRT-RJ, trabalhando na equipe de sustentação regional do PJe e buscando redistribuição para TRT-BA/TRE-BA/TRF-1.