Obsolescência Planejada

Alguma vez você já teve que trocar um aparelho inteiro por causa de uma peça? O preço da peça era mais caro, ou quase o preço de um produto novo?

Isso acontece muito com impressoras jatos de tinta, MP3 Players, etc; e já aconteceu algumas vezes comigo.

Muitas vezes, ou quase sempre, isto acontece pois alguns produtos são produzidos seguindo o conceito da obsolescência planejada.

O que significa Obsolescência Planejada?

“Outra forma de dizer "criado para ir para o lixo". São produtos feitos com material de fácil desgaste que logo estragam, para que voltemos a comprar. Aqui também estão inclusos materiais descartáveis. Ex: sacolas e copos de plásticos, DVDs, esfregões, máquinas fotográficas, computadores, etc.”

O que significa Obsolescência Perceptiva?

“Convence-nos a jogar fora coisas que ainda são úteis e que estão funcionando perfeitamente, apenas porque surgiu um novo modelo ou porque mudou a aparência. Ex: televisões, celulares.
Ainda nessa categoria, também há a questão da limitação do uso, muito utilizada em softwares, quando um novo programa só pode ser utilizado com um sistema operacional específico, normalmente mais avançado. Técnica muito comumente usada pela Microsoft.”

Este é o tema do documentário "The Light Bulb Conspiracy".

Natural de Salvador-BA, é graduado em Analise de Sistemas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal, 2003), e Especialista em Engenharia de Software pela Universidade Salvador (2010).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *