Como recuperar pendrive USB que o computador não reconhece?

Segundo a Wikipedia:

“Pen Drive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash, com aspecto semelhante a um isqueiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB. As capacidades atuais de armazenamento são variadas, existindo pen drives com capacidade de até 256 GB. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada, sendo a mais comum a USB 2.0 e a mais recente a USB 3.0. Surgiu no ano de 2000, com o objetivo de substituir o disquete, resgatar dados de computadores estragados, realizar backup com mais facilidade, abrigar determinados sistemas e aplicativos mais utilizados.”

O pendrive por ser um dispositivo que utiliza memória de estado sólido não enfrenta problemas de corrupção de dados devido a choques. Porém, isso não o torna invulnerável a falhas de software, ou problemas decorrentes da vida útil da memória flash utilizada internamente pelo dispositivo.

Contudo, O principal problema encontrado é a corrupção do sistema de arquivos. E para solucionar este problema, na maioria das vezes uma simples formatação é suficiente. Algumas vezes porém o dispositivo não é reconhecido pelo sistema operacional, o que torna impossível formatá-lo. Nestes casos alguns programas podem ser úteis para ajudar a solucionar o problema, como é o caso do: HP Drive Key Boot Utility

Caso a dica não funcione, é bem provável que o pendrive não possa mais ser recuperado, isso acontece algumas vezes pelo fim da vida útil do pendrive devido a quantidade de gravações na memória (que é limitada), ou por falta de cuidado na utilização.

Um dica importante, que muitos ignoram, é o processo para remover o pendrive do computador. é necessário selecionar a opção de remover hardware antes de remover o pendrive do computador. Isso garantirá que o Windows não irá tentar acessar dados no momento da remoção do pendrive, o que poderá queimá-lo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima